UM HOMEM IGUAL A NÓS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 44 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

17.1 ao 6
17 Ora, Elias, de Tisbe, em Gileade, disse a Acabe: “Juro pelo nome do SENHOR, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra”
2 Depois disso a palavra do SENHOR veio a Elias:
3 “Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão.
4 Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá”.
5 E ele fez o que o SENHOR lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou lá.
6 Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã e de tarde, e ele bebia água do riacho.
Lembro-me da primeira vez em que li o livro de 1Reis, fiquei fascinado, especialmente a partir do capitulo 17 onde de forma repentina surge um homem chamado Elias.
Desde aquele dia Elias tornou-se para mim um especie de SUPER HERÓI, os personagens da Marvel não me encantavam mais, os feitos deste grande homem eram incríveis. Eu queria ser como ele mas em minha mente era totalmente impossível, afinal, conhecemos sua história, Elias parecia ser de outro mundo, vejamos:
Vivenciou uma fome que durou três anos e meio
Enfrentou os profetas de Baal no monte carmelo e invocou fogo dos céus
Alimentou os famintos
Ressucitou os mortos
Foi arrebatado ao céu num redemoinho e numa carruagem de fogo
Porém, as Escrituras dizem que Elias “ era um homem de natureza igual a nossa”
Tiago 5.17–18
17 Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. 18 Orou outra vez, e os céus enviaram chuva, e a terra produziu os seus frutos.
Elias era uma pessoal real, como qualquer mortal, ser humano com paixões humanas e necessidades humanas, igual a toda outra pessoa.
Elias era igual a nós, porque vivia em um período cheio de maldade, assim como nós.
Então eu entendi, Elias não é um Super - Herói , mas um homem assim como eu e você, na verdade ele é um exemplo de santidade e comunhão com Deus.
Eu entendi que seus feitos não estavam sustentados pela sua força, sabedoria ou qualquer outro meio terreno, mas Tiago nos diz que ELIAS OROU FERVOROSAMENTE, não trata-se de uma oração poderosa mas um Deus poderoso, não é sobre um Super-Homem mas um vaso de barro para que a excelência seja de Deus.
Gênesis 5.24
24 Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.
Precisamos andar com Deus, não é sobre suas obras, o quão eloquente você é; quantos milagres você realizou ou quantas faculdades você fez, em um mundo caído como nosso precisamos ANDAR COM DEUS.
As Escrituras fala muito pouco sobre esse homem, porém, o que sabemos é suficiente, ele andou com Deus.
Vejamos o cenário em que Elias está inserido:
(16.29 O Reinado de Acabe, Rei de Israel)
29 No trigésimo oitavo ano do reinado de Asa, rei de Judá, Acabe, filho de Onri, tornou-se rei de Israel, e reinou vinte e dois anos sobre Israel, em Samaria. 30 Acabe, filho de Onri, fez o que o SENHOR reprova, mais do que qualquer outro antes dele. 31 Ele não apenas achou que não tinha importância cometer os pecados de Jeroboão, filho de Nebate, mas também se casou com Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a prestar culto a Baal e a adorá-lo. 32 No templo de Baal, que ele mesmo tinha construído em Samaria, Acabe ergueu um altar para Baal. 33 Fez também um poste sagrado. Ele provocou a ira do SENHOR, o Deus de Israel, mais do que todos os reis de Israel antes dele.
Basicamente os livros de 1º e 2º Reis irão relatar a história dos Reis de Israel, neste texto em que acabamos de ler podemos ver claramente que a nação estava longe de Deus, mergulhada na idolátria, seus Reis antecessores foram todos ímpios e fizeram o que Deus reprova, porém, o atual Acabe, provocou a ira do Senhor, o Deus de Israel, mais do que todos os reis antes dele.
Tudo isso não deve soar estranho, pois também vivemos em tempos semelhantes aos de Elias. Vivemos dias em que as crianças consideram os pecados de seus pais triviais; dias de sexo casual, drogas, violência gratuita e massacre de crianças não nascidas; dias nos quais os líderes seculares e espirituais confiam em suas próprias estratégias, em vez de confiar nas instruções que Deus deu para o bem-estar da nação e para o crescimento da igreja. Vivemos dias nos quais as pessoas se curvam diante dos ídolos do dinheiro, do poder, da beleza, do sexo e do ego. Tiago estava certo: Elias era um homem igual a nós, ele viveu em tempos maus.

DEUS LEVANTA UM HOMEM

TISBE, EM GILEADE : GILEADE FICAVA NA ÁREA NORTE DA TRANSJORDÂNIA MAS NÃO SE SABE A LOCALIZAÇÃO EXATA DE TISBE, DESTE VILAREJO.
DEUS LEVANTA UM HOMEM DE UM VILAREJO QUE NEM CONSTA NOS MAPA,LUGAR DESCONHECIDO E OBSCURO, SEM TÍTULOS, SEM PROJEÇÃO, ELIAS NÃO POSSUI UMA LINHAGEM REAL E DEUS O LEVANTA PARA PROVAR QUE NÃO PRECISA DE ESTRELAS PARA FAZER SUA OBRA.
CAP17.1 : PROFETA DIZ QUE NÃO CAIRÁ ORVALHO NEM CHUVA NOS ANOS SEGUINTES, EXCETO MEDIANTE A MINHA PALAVRA
O discurso de abertura de Elias é uma dura repreensão contra Acabe e o falso deus que ele adorava. O estilo de vida de Acabe era uma negação do fato de que Deus vive. Quando Acabe considerou o pecado algo trivial e quando confiou em seus próprios esquemas e criou ídolos pagãos, ele estava, de fato, negando a existência de um Deus vivo. Seus atos declaravam: “Deus está morto”.
MUITOS VIVEM DE QUALQUER FORMA, ASSIM COMO ACABE, NEGANDO A EXISTÊNCIA DE DEUS COM SEUS ATOS, CONSIDERANDO O PECADO COMO ALGO TRIVIAL.
QUE NÓS, IGREJA DE DEUS, VIVAMOS DE TAL FORMA QUE DEMONSTRE QUE NOSSO REI VIVE.
Elias também repreende duramente o deus falso de Acabe, Baal que segundo sua própria teologia vivia apenas na época das chuvas mas estava morto durante a estação seca, deus fraco.
COM ISSO ELIAS PROVOU QUE O DEUS VERDADEIRO DA FERTILIDADE NÃO É BAAL, COMO ELES ACREDITAVAM, ELES PODERIAM RECORRER AOS SEUS IDOLOS MAS NÃO TERIAM SUCESSO, DEUS VIVO DE ELLIAS É O SENHOR DE TODAS AS ESTAÇÕES.RECORRA SOMENTE A DEUS.

DEUS PROVEDOR

No versiculo três, Deus tira o Profeta de cena, ela sai do Palácio para esconder-se perto do riacho de Querite ao leste do Jordão.
Lá você beberá do riacho e os corvos levaram pão e carne para você.
Aqui aprendemos uma lição importante:
Não duvide das promessas
Deus disse que Elias beberia do ribeiro, e ele bebeu. Deus disse que os corvos alimentariam Elias, e eles o fizeram. Não duvide das promessas das Escrituras – elas são palavras de confiança.
Se Deus diz que exaltará os humildes, perdoará os pecados pelo amor de Jesus e preparará um céu repleto de alegria para todos os que nele confiam, então acredite! Ele é um Deus que cumpre a sua palavra de promessa.

CONCLUSÃO

A Bíblia não revela quão difícil foi ficar em Querite, mas não deve ter sido fácil. O profeta estava se escondendo de Jezabel para se afastar do perigo. Ele estava escondido do povo de Israel.
É provável que, para um homem da palavra e de ação como Elias, ficar parado e inativo pode ter representado uma grande provação.
No entanto, tudo o que a Bíblia revela é que Elias permaneceu exatamente onde Deus o colocara. Elias ficou onde estava, porque sabia que Deus estava com ele.
MINHA ORAÇÃO É QUE HAJA UMA CONVICÇÃO EM SEU CORAÇÃO QUE DEUS PROVEDOR É CONTIGO.
Related Media
See more
Related Sermons
See more