Habitantes ou Visitantes?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Salmos 91

Introdução
O salmista vai direto ao ponto trazendo uma realidade direta sobre habitação, “AQUELE QUE HABITA” habitar na presença do altissimo, é ter comunhão plena com o criador, habitação é permanencia, habitação é constancia , habitação é continuidade.
No livro TESOUROS DE DAVI - CHARLES SPURGEON ESCREVE: O que habita no esconderijo do Altíssimo. As bênçãos aqui prometidas não são para todos os cristãos, mas para aqueles que vivem em íntima comunhão com Deus. Todo filho de Deus olha para o santuário interior e para o trono de misericórdia, contudo nem todos habitam no lugar santíssimo; eles correm até lá em momentos específicos e desfrutam de aproximações ocasionais, mas não residem, habitualmente, na misteriosa presença. —C. H. SPURGEON
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trans. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição. (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 378.
I. NECESSIDADES E EXPECTATIVAS
Do que precisamos nos dias dificeis ?, o que nós aguardamos nos dias tenebrosos?, qual nosso oração no momento da dor?
O Tesouro de Davi Versículo 1

Descansa à sombra do Onipotente. Não há abrigo que possa ser comparado à proteção da sombra do próprio Jeová. O Onipotente está onde a Sua sombra está e, portanto, aqueles que habitam em Seu lugar secreto são protegidos por Ele mesmo. Que sombra no dia de calor escaldante! Que refúgio na hora da tempestade mortal! A comunhão com Deus é segurança. Quanto mais nos agarrarmos ao nosso Pai Todo-Poderoso, mais confiantes seremos. —C. H. SPURGEON

Esperamos ser socorrido, mais não andamos ao lado daquele que presta o socorro, queremos ser ouvidos, mais estamos distante da sombra, estamos distante do lugar de respouso, estamos distantes do abrido, estamos distante do dono da sombra, do dono do abrigo.
II. O CAMINHO DE QUEM ESTÁ PRÓXIMO
O Tesouro de Davi Versículo 3

Pois ele te livrará do laço do passarinheiro. Não são então as riquezas deste mundo a armadilha do diabo? Infelizmente encontramos poucos que podem se vangloriar da libertação deste laço. Quantos lamentam-se por estarem aparentemente tão pouco envoltos em tal rede e quantos ainda labutam com toda sua força para envolver-se e nela emaranhar-se mais e mais.

Vocês que a tudo abandonaram e seguiram o Filho do homem que não tem onde reclinar a Sua cabeça, alegrem-se e digam: Ele me livrou do laço do passarinheiro. —BERNARD

E da peste perniciosa. Aquele que é Espírito pode nos proteger dos espíritos maus. Aquele que é misterioso pode nos resgatar dos perigos misteriosos. Aquele que é imortal pode nos redimir da doença mortal.

Há a peste mortal do erro, da qual estamos seguros se habitarmos na comunhão com o Deus da verdade. Há a peste fatal do pecado, pela qual não seremos infectados se permanecermos com o Deus triúno e santo. Há também a peste de enfermidade e até mesmo dessa calamidade nossa fé ganhará imunidade se for desta elevada ordem que se abriga em Deus, caminha em calma serenidade e aventura-se em todas as coisas, por amor ao dever. —C. H. SPURGEON

NO ATENTADO DAS TORRES GEMEAS
Anne Graham, filha do pregador norte-americano Billy Graham, quando entrevistada por um programa de TV sobre esse assunto, deu uma resposta extremamente profunda e sábia. Ela disse: “Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu [no 11 de setembro], tanto quanto nós. Por muitos anos nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que Ele calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua bênção e Sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?”
Anne Graham citou também outros fatos que vou resumir aqui, como o de um ateísta americano que se queixava que era impróprio fazer orações nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, muitos concordaram com isso. Depois disseram que seria melhor não ler a Bíblia nas escolas, e que também os pais não poderiam mais disciplinar seus filhos quando se comportassem mal.
Foi sugerido também que deveriam deixar as filhas fazerem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais, e a sugestão foi aceita sem questionar. Também foi sugerido que não seria possível segurar os rapazes quanto à sexualidade e que fossem distribuídas camisinhas à vontade para eles, sem precisar dizer aos pais.
Além disso, foi sugerido também que fosse impresso mulheres nuas em revistas alegando que seria uma coisa sadia, em seguida a indústria cinematográfica começou a promover filmes e shows com profanações, violência, sexo explícito, gravando também músicas que estimulassem o estupro, drogas, assassinato, suicídio e temas satânicos.
Por fim, ela concluiu dizendo que, se analisarmos tudo isso seriamente, iremos facilmente compreender que nós estamos colhendo exatamente aquilo que temos semeado.
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear,
isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.” (Gálatas 6.7,8)
Onde estava Deus no 11 de setembro? Ele estava onde sempre esteve, à disposição do homem, que prefere trocar a verdade pela mentira, mas Ele se revela a nós e nos oferece redenção e vida eterna através da pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more