Orando em tempos de aflição

Salmos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Orando em templos de aflição

Salmo 61 ARA
Ao mestre de canto. Com instrumentos de cordas. De Davi 1 Ouve, ó Deus, a minha súplica; atende à minha oração. 2 Desde os confins da terra clamo por ti, no abatimento do meu coração. Leva-me para a rocha que é alta demais para mim; 3 pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo. 4 Assista eu no teu tabernáculo, para sempre; no esconderijo das tuas asas, eu me abrigo. 5 Pois ouviste, ó Deus, os meus votos e me deste a herança dos que temem o teu nome. 6 Dias sobre dias acrescentas ao rei; duram os seus anos gerações após gerações. 7 Permaneça para sempre diante de Deus; concede-lhe que a bondade e a fidelidade o preservem. 8 Assim, salmodiarei o teu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os meus votos.
Este Salmo começa com oração ou, em qualquer caso, com o breve registro de uma oração, a qual Davi apresentara a Deus em tempo da mais profunda angústia. Entretanto, ocupava-se principalmente com as orações de Deus, expressando sua gratidão por um miraculoso livramento que havia experimentado proveniente de algum iminente perigo, bem como pelo seu estabelecimento sobre o trono. (João Calvino, Salmos, ed. Franklin Ferreira, Tiago J. Santos Filho, e Francisco Wellington Ferreira, trans. Valter Graciano Martins, Primeira Edição., vol. 2, Série Comentários Bíblicos (São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2009–2012), 542.)
O CLAMOR DE UM REFUGIADO
A atitude diante das adversidades:
Confiança em Deus (demonstrada):
Na expressão de adoração (v.1)
Deus vivo, não ídolos - ouve
Deus único - Deus e não deuses
Na prática da oração (v.1)
o salmista: suplica, ora (v.1), clama (v2) e pede (v.3)
o salmista: persevera em oração - não desvanecer e perder o estímulo neste santo exercício.
o salmista: ora longe de casa (no seu banimento) - Até aos confins da terra - lugar de seu banimento, eliminado do acesso ao templo e da cidade real. "Na parte subseqüente do Salmo, ele se denomina de rei, título este jamais assumido por ele antes da morte de Saul, e à luz dessa circunstância podemos inferir imediatamente que o tempo referido era aquele em que ele fugiu apavoradamente da fúria de seu filho Absalão, ocultando-se no deserto de Maanaim e lugares de uma descrição semelhantemente solitária. Monte Sião era o local onde a arca do concerto se achava depositada e era a sede da realeza; e Davi, ao ser banido dali, que era a principal e mais qualificada localidade, fala como se houvera se afastado para as partes mais remotas da terra". (João Calvino, 543.)
o salmista: ora no abatimento do seu coração
o salmista: depende de Deus para levá-lo a onde ele não pode ir sem ajuda (1Sm 2.2)
Na lembrança da sua salvação (v.3)
Quem Deus é: refúgio e torre forte contra o inimigo.
Comentários do Antigo Testamento: Salmos 1. Oração por Proteção (vs. 1–5)

O salmista faz um retrospecto para os livramentos, e faz disto a base para a confiança para o futuro. Ele encontrara em Deus um verdadeiro escudo quando fosse atacado por inimigos (v. 3).

Nada anima mais nossa esperança do que nos lembrarmos da pregressa benevolência de Deus, e, em meio às suas orações, amiúde encontramos Davi dedicando-se a reflexões desse gênero.

Calvino nos lembra uma verdade que não devemos esquecer: "Ao esperarmos pelo livramento divino, é preciso que vigiemos bem para não cedermos às insinuações dos sentidos; tenhamos sempre em mente de que ele nem sempre opera segundos os meios aparentes, senão que nos livra quando usa métodos que são inescrutáveis à razão. Se porventura tentarmos prescrever qualquer linha particular de procedimento, não estaremos agindo de outra forma senão voluntariamente limitando seu infinito poder. (João Calvino, 545)
2. O RETORNO DE UM ABENÇOADO (V.4-5)

No versículo que se segue, ele expressa a confiança de que habitaria, desse tempo em diante, no santuário do Senhor. Não posso concordar totalmente com aqueles que pensam que Davi estava ainda em sua condição de exilado de seu país natal quando isto foi escrito, e deve-se meramente entender como que assegurando a si mesmo a certeza de seu regresso. Ele parecia regozijar-se mais na restauração já obtida do que abrandar sua tristeza mediante a antecipação dela no futuro; e isso se fará ainda mais evidente quando chegarmos à consideração do contexto imediato. É notável que agora, quando estava regressando de seu banimento e se estabelecia em seu próprio palácio, seu coração se expandia ainda mais no culto divino do que em toda a riqueza, esplendor e prazeres que a realeza proporcionava.

Ele se vê como um abençoado:
Por poder assistir no tabernáculo de Deus (v.4)
Sua maior alegria não está na cidade, no trono, nas riquezas, mas no Senhor e no Seu culto. Ele queria estar sempre ali.
Ele não é um adorador preso às práticas externas da religião, mas um homem que se deleitava em Deus.
No esconderijo das asas pode se referir ao querubim. (cuidado com práticas externas de religiosidade ou tradicionalismo)
Por ter sido ouvido em suas orações (que implicaram em votos)
Se a lembrança das bênçãos o fez orar, a resposta às suas orações o leva a se colocar debaixo das sombras das Suas asas (na sua presença)
Ele recebeu a herança dos que temem a Deus.

Ele louva a Deus por aqueles que temem seu nome não serem abandonados ao mesquinho privilégio de se regozijarem por uns poucos dias, senão que garantia-lhes uma permanente herança de felicidade. Esta é uma verdade que não pode ser questionada. Os ímpios, não tendo pela fé nenhuma possessão dos divinos benefícios que poderiam participar, vivem dia a dia, por assim dizer, da pilhagem. Só os que temem a Deus é que contam com o verdadeiro e legítimo desfruto de suas bênçãos.

A herança dos que temem a Deus pode ser a recompensa da obediência à aliança e pode ser a intimidade do Senhor que é reservadas somente para aqueles que O temem (Sl 25.14)
3. A CONTINUIDADE DO REINADO (V.6-8)
As bênçãos de um tempo presente
As bênçãos de um tempo futuro
A expressão de adoração pelo cumprimento da aliança de Deus com ele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more