(At 19:21-41) Éfeso, a idolatria e o amor ao dinheiro
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 28 viewsNotes
Transcript
21-22 >> As missões de Paulo
Paulo, ainda em Éfeso, deseja ir à Jerusalém, com o fim de participar da festa de Pentecostes (At 20:16 “Porque Paulo já havia determinado não aportar em Éfeso, não querendo demorar-se na Ásia, porquanto se apressava com o intuito de passar o dia de Pentecostes em Jerusalém, caso lhe fosse possível”), passando pela Macedônia e Acaia, para buscar ofertas para os pobres da Judeia (Rm 15:25-27 “Mas, agora, estou de partida para Jerusalém, a serviço dos santos. Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, e mesmo lhes são devedores; porque, se os gentios têm sido participantes dos valores espirituais dos judeus, devem também servi-los com bens materiais”).
Seu destino era Roma, a capital do mundo.
23-27 >> Os dois senhor: Cristo ou as riquezas?
O Caminho. O cristianismo, que é, por causa de Cristo, o único caminho, a única religião verdadeira, como hoje, era causa de tumulto. O Evangelho sempre incomodou.
Demétrio era um ourives, trabalhava fazendo imagens e as vendendo abundantemente. Era um negócio lucrativo. Em Éfeso ficava o maior prédio do mundo, cerca de 18m, que era o templo de Diana, ou Ártemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Vinha gente de todo mundo adorar ali, e compravam imagens. Diana era a deusa da fertilidade, e sua adoração ocorria por meio de orgias.
Demétrio chamou seus colegas artífices para falar da ameça que Paulo representava. De cara, seu argumento inicia demonstrando que seu interesse era meramente financeiro. Não vinha de devoção religiosa. Era a fonte de lucro deles que estava sendo ameaçada. Só depois, por sutileza, ele fala da ameça ao templo e à Diana.
Demétrio diz que Paulo tem “desencaminhado” muita gente. Lembrando que Cristo é “O Caminho”. E ele diz que a pregação de Paulo era que não eram deuses os que eram feitos por mãos humanas. Ora, e eram?! Eles não sabiam disso? Que aquilo que é feito por mãos humanas não é Deus… Não! Rm 1:18-24 “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si;”
28-34 >> A coragem de Paulo, e a insensatez dos idólatras
Um grupo grande de pessoas se juntaram para defender seu negócio e seu ídolo - qual era a diferença entre os dois?! Ele encontra dios companheiros de Paulo e os levaram ao teatro.
Paulo, corajosamente quis ir à multidão para falar, mas foi impedido pelas súplicas dos seus amigos, incluindo asiarcas, que era goverdores da Ásia. Este episódio nao é descrito aqui de forma completa, mas provavelmente a este episódio aqui na Ásia a que Paulo faz alusão em suas cartas, quando diz 1Co 15:32 “Se, como homem, lutei em Éfeso com feras, que me aproveita isso? Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, que amanhã morreremos”; e 2Co 1:8-11 “Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foi acima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos; o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos, ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por meio de muitos.”
A assembléia tinha virado uma confusão - palavra que se repete e descreve a natureza desse ajuntamento. A maioria nem sabia porque estava ali. Isso é tanto a natureza quanto a consequência da idolatria.
Um judeu, Alexandre foi colocado para falar. Talvez a intenção dos judeus era dizer que não tinham nada a ver com esse tal de Paulo e com esse Caminho. Eles preferiram se juntar aos idólatras, que aos cristãos!
35-41 >> O fim do tumulto
O escrivão era o principal magistrado da cidade. Éfeso era uma cidade com uma idenpendência singular dada pelo Império, e eles poderiam perder isso se o Imperior entendesse que estava ocorrendo algum movimento social contra o Império. Preocupado com isso, certamente, o escrivão busca acalmar os ânimos e dissolver a assembleia. Seu interesse, como o de Demétrio, era o mesmo, era se proteger. Diferente de Paulo, que tentou ir para o meio de uma multidão raivosa, porque não amava a sua vida neste mundo, porque estava disposto a morrer pelo Evangelho, porque cria na ressurreição.
APLICAÇÃO
“A avareza é idolatria”, ensina o apóstolo Paulo. Você que não adora imagens, mas o dinheiro tem ditado as normas da sua vida, você é um idólatra. O dinheiro tem mexido com seu emocional, seja muito dinheiro ou a falta dele. O dinheiro tem mexido no modo como se relaciona com as pessoas, principalmente com sua família - idolatria. Você está fica ignorante, burro. A palavra ignorante tem dois sentido, mas estão associados - sem conhecimento e violento. Uma coisa leva a outra, e isso acontece por causa da idolatria.
Uma característica do cristão é a coragem. Precisamos ser corajosos. Não existia na história da humanidade um povo mais humilde, que se sacrifica pelo outro, e um povo mais corajoso, que foi devorado pelos leões, chifrados pelos touros, carbnizados pelo fogo, afogados e enforcados. Esses são os cristãos. O amor laça fora o medo. Abandone a timidez. Viva o evangelho. Fale de Cristo. Defenda a Palavra, o único caminho, a família, o casamento, a vida! Saiba que você vai perder coisas. Mas aquele que tenta ganhar a vida nesse mundo, a perde; porém aquele que perde sua vida aqui, ganha, vida eterna!