A17 - Segurança, podemos ter certeza da salvação?
3 Perguntas Iniciais
I. Presunção
II. Dúvidas
III. Plena certeza da nossa salvação
Conclusão
Um resumo da visão arminiana
O arminianismo ensina claramente que um cristão pode perder a salvação. Disse Armínio: “Eu nunca ensinei que um verdadeiro cristão pode, total ou parcialmente, cair da fé e perecer, embora me pareça que algumas passagens das Escrituras deixam margem para isso”.
Em termos mais simples, às vezes os arminianos equivalem a segurança eterna a uma licença para pecar. Evidentemente, os calvinistas pecam e usam isso como desculpa, mas os arminianos fazem o mesmo. Nossa vida deveria estar de acordo com a nossa doutrina, porém, seja ela boa ou má, não faz com que essa doutrina seja falsa ou verdadeira.
De uma forma mais prática, a visão arminiana, que considera a possibilidade e a realidade da perda da salvação, resulta em uma catalogação de pecados. Numa determinada categoria estão os pecados que levam à perda de salvação; em outra, aqueles que não levam. Obviamente, alguns pecados são piores do que outros (Mt 7.1–5; Jo 19.11), mas se um pecado resulta na perda da salvação, então qualquer um pode fazer o mesmo. A resistência a essa conclusão pode colaborar para o ensino do perfeccionismo do arminianismo.