MARCAS DOS DISCÍPULOS DE JESUS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Temos aqui dois homens que ouviram o Evangelho, compreenderam o evangelho e seguiram a Jesus.
Escutam a pregação do Evangelho
V.35-36 - No dia seguinte, após o batismo de Jesus, João é encontrado na companhia de dois de seus discípulos, pessoas que estavam ali aprendendo com o profeta João Batista, e que possivelmente eram convertidos já, mas, agora, João vê Jesus passando e diz: Eis o Cordeiro de Deus!
E esses dois discípulos foram bem discipulados, pois, eles não se perguntam a quem devem seguir, a Jesus ou ficar com João, mas, eles logo seguem a Jesus.
Eles já escutaram o Evangelho por meio da pregação de João, e aqui, é o momento que os discípulos não somente ficaram no ouvir o evangelho, mas, Eles veem o Evangelho em carna, pois, eles encontram Jesus e o segue.
V.37a - Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto.
E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo. (Romanos 10.17)
Esses dois discípulos foram os primeiros seguidores de Jesus, os primeiros discípulos a serem chamados.
André é um deles, e o outro não sabemos quem é, contudo, pode ser que seja o próprio apóstolo João que por modéstia, não cita o seu nome.
V. 37b-38- Seguem o seu mestre Jesus
37b: seguiram Jesus
No dia anterior, é provável que esses homens estavam ouvindo a pregação de João Batista (V.29)
Mas, não houve no dia anterior uma ação ativa deles, mas hoje, neste dia os dois homens dão um passo decisivo no qual se lembrarão pelo resto da vida.
V.38: E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais?
Observe: Jesus não disse: a quem (estão procurando), mas o quê vocês procuram.
Vocês vieram a mim para quê?
Eles estavam buscando era a remoção do pecado por este Cordeiro de Deus? De forma correspondente, era salvação completa e gratuita? Era a entrada no reino? O que quer que fosse, ele era (e é) capaz de suprir.
Ao responder, os dois discípulos de João Batista chama ele de Mestre (Rabi) que significa grande; portanto, mestre ou professor.
Os dois discípulos, pois, perguntaram: Onde se hospeda, onde estás morando?
Não nos foi revelado se esta morada temporária de Jesus era um lar em Betânia além do Jordão ou uma tenda de pano ali perto, construída de galhos entrelaçados; isto não tem grande importância.
Mas, o que importa é que os discípulos desejavam uma oportunidade de conversar com Jesus sem interrupções. Visto que isto era um tanto difícil no espaço aberto, eles perguntaram onde Jesus estava se hospedando no momento, e isso mostra que ele queria receber um convite para visitá-lo.
E esse interesse deles tinha sido completamente despertado pelo testemunho de João Batista de que Jesus é o Cordeiro de Deus.
Eles seguiram o Cordeiro, seguiram os passos de Cristo, andaram ali buscando a Jesus e assim aprendendo aos seus pés, e buscando não somente ouvir, mas, também viver o Evangelho.
Investem em tempo de qualidade com o mestre
V.39: Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima.
Eles queriam ter esse tempo com Jesus, mas, Jesus não os chama apenas para um conversa, mas, Ele os convida para acompanhá-lo.
E naquele mesmo dia eles foram com Jesus e viram onde ele estava hospedado.
É interessante o que comenta o comentarista William Hendriksen: E permaneceram com ele aquele dia; era mais ou menos a hora décima. O ponto realmente importante aqui não é
“O que significa a hora décima?”, mas sim “Por que o autor chega a mencionar o horário?”. A resposta é: o autor, como foi demonstrado, era um destes dois discípulos. Aquele dia com Jesus mudou toda a sua vida! Deixou uma impressão tão forte sobre ele que ele nunca esqueceu a hora exata em que o convite foi recebido e a decisão de aceitá-lo foi tomada.
Alguns dizem que essa hora décima pode ser 10 da manhã, 4 da tarde ou até mesmo 10 da noite que é o menos provável, contudo, isso não importa, mas, aqui notamos, os discípulos buscando um tempo com o próprio Deus.
Não perca seu tempo. Mas, use ele para ter seus momentos de oração, de leitura e meditação da Palavra.
A igreja não é tão crente quanto nos dias passados.
Temos exemplos de tantos discípulos que investiam tempo com Deus diariamente, e não deixavam de investir tempos com o Deus grandioso.
V.40-42 - Apresentam Jesus para outras pessoas
40-42: 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
André ouviu o testemunho de João Batista acerca de Jesus e o seguiu.
E logo depois que André abriu os olhos de sua alma para reconhecer que Jesus era o Messias, encontrou seu irmão Simão e o levou a Cristo também.
Isso é uma marca dos verdadeiros discípulos de Jesus, eles levam outros a Jesus.
André era o tipo de homem que estava disposto a ocupar o segundo lugar, pois, não obstante tenha levado seu irmão Pedro a Cristo, jamais exerceu a mesma influência que seu irmão. André era o tipo de homem que está sempre levando alguém a Cristo. Mais tarde, foi ele quem levou o menino com os cinco pães e dois peixes a Cristo (6.8,9) e também foi ele quem apresentou os gregos a Jesus (12.22).
Mas, aqui temos algo importante demais, temos o próprio André levando seu irmão a Jesus, e Jesus mudou o nome de Simão para Pedro, fazendo dele um discípulo, um apóstolo.
Somos chamados a levar as outras pessoas até Cristo. Somos chamados a levar os nossos familiares, amigos e irmãos até Jesus.
Não existe melhor coisa do que seguir a Jesus com pessoas que tanto amamos, que são nossos familiares não somente através do nosso sangue, mas também através do sangue de Jesus.
O ministério desse homem chamado André é um ministério de característica discreta.
Se formos comparar ao ministério de Pedro por exemplo, mas André teve o privilégio de levar Pedro a Cristo.
Talvez você seja como André, um dos discípulos que é discreto, que aos pouco, que no oculto, sem muito conhecimento, sem muita influência, mas, mesmo no seu dia a dia, mesmo em sua casa, mesmo em seu bairro, você como um verdadeiro discípulo apresenta Cristo para outras pessoas.
Quando nós temos um encontro com Jesus, quando nós realmente entendemos o Evangelho e conhecemos a Cristo, nós não ficamos parados, mas, nós queremos que mais pessoas conheçam Jesus, e sejam por Ele salvas dos seus pecados.
A salvação é muito preciosa, é muito boa, é muito boa para deixarmos guardada apenas para nós mesmo.
André entendeu isso, reconheceu que o Evangelho é uma mensagem que não pode ser escondida, mas, ela deve ser difundida para todos os povos, tribos, línguas e nações, e principalmente, ele entendeu que primeiramente precisa testemunhar dessa mensagem para aqueles que estavam logo ali do seu lado, o seu irmão Pedro.
Andre disse: Achamos o Messias!
André levou seu irmão ao lugar certo e à pessoa certa.
Ele não o trouxe para a Igreja. Ele o levou a Jesus. Que ato importante foi esse! Por causa do interesse de André, Simão mais tarde se tornou um grande pescador de homens e um dos principais apóstolos do Senhor. Simão recebeu mais publicidade que seu irmão, mas André sem dúvida compartilhará da recompensa de Pedro, porque foi André que o levou a Jesus.
E, quando Simão, fraco, impulsivo, volúvel e apaixonado, aproximou-se de Cristo, então houve a promessa: Tu […] serás chamado Cefas, ou seja, pedra ou fragmento de pedra. Se alguém de fato crer em Cristo, o resultado será uma completa transformação do seu caráter; em lugar de fraqueza, haverá força, coragem, paciência e foi isso o que Deus fez na vida de Pedro a partir da sua conversão.
APLICAÇÕES:
Ninguém pode ser salvo se ão ouvir a pregação do Evangelho. Todos os discípulos de Jesus foram convertidos por ouvir o Evangelho.
Ninguém pode ser discípulo de Jesus se não segui-lo.
Invista Tempo com Deus, não negocie isso.
Ninguém é discípulo de Cristo se não tem a alegria e coragem de apresentá-lo aos outros. Apresente Cristo a todos, sem exitar. Você não precisa ser bom em oratória, não precisa ser influente, só precisa conhecê-lo e fazê-lo conhecido.