O Quadruplo testemunho sobre Cristo

João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
João 5.30-40

Ideia Central:

Ao ser questionado sobre o por que fazia milagres no sábado, Jesus explica quem Ele é e para confirmar Seu ensino dá 4 provas com testemunhas.

Proposição:

Mostrar que Jesus é o Messias e que há testemunhas que corroboram isso. Mostrar que esses testemunho ainda acontecem hoje.

Introdução:

Quando alguém está indo a julgamento, acusado de alguém crime, o juiz pede que os dois lados (a vitima e o réu) tragam provas e testemunhas que demonstrem quem realmente está correto.
Jesus não está em um tribunal aqui, mas novamente está sendo atacado pelos líderes Judeus, e para comprovar o que havia acabado de falar Ele vai convocar as Suas Testemunhas.

Contexto:

Jesus ainda está no contexto imediato daquela cura de um paralítico no sábado, quando questionado pelos fariseus sobre fazer isso no sábado, Jesus começa uma explicação sobre quem Ele é e sobre Seu Ministério.
Jesus estava se apresentando de forma aberta e clara como Deus, como aquele que foi incumbido pelo Pai de Salvar e Julgar o mundo e Ele faria esse julgamento de maneira justa.
Os parâmetros do julgamento já haviam sido estabelecidos – Quem crer está salvo, quem não crer está condenado. Isso não havia sido estabelecido por Ele, mas sim pelo próprio Pai (Aquele que Lhe enviou – vr 30).
Sabemos que o que Jesus falou é verdadeiro, cremos em Jesus e em Suas Palavras, porém Jesus estava falando com incrédulos, com fariseus, pessoas que conheciam a Lei e podiam argumentar que a Lei dizia que um testemunho sobre si não é valido a não ser que confirmado por duas ou três testemunhas (Dt 19.15). Jesus conhecia esse parâmetro da Lei, e isso ainda é tido como válido no Novo Testamento (Mt 18.16; 2 Co 13.1; 1 Tm 5.19).
Jesus não estava querendo dizer que Ele não era confiável, sabemos que Ele é confiável, mas para sanar qualquer dúvida daqueles que estavam lá condenando-o, Ele então apela para suas testemunhas.
A Lei exigia duas ou três, Jesus extrapola isso, traz quatro testemunhas para corroborar seu testemunho.

Esboço:

A 1° Testemunha – João Batista – vrs 33-35

A primeira testemunha invocada por Cristo é João Batista, Seu primo e antecessor, o qual anunciava no deserto a Sua chegada.
Quando João Batista estava iniciando seu ministério e começando a juntar vários seguidores no deserto, os líderes judaicos (estes mesmos que estavam agora conversando com Jesus) enviaram até ele representantes para perguntar quem ele era, e João deu o seu testemunho dizendo que não era o Cristo, mas sim aquele que anunciaria a sua chegada.
A primeira testemunha que Cristo levanta é humana, um pregador da Palavra, alguém que está anunciando que Cristo está vindo. Jesus ainda usa está forma para falar conosco, usando pessoas para nos alertar, para nos anunciar sobre Ele, mas por diversas vezes não damos ouvidos a essas pessoas, assim como os líderes religiosos, estavam tão cheios de si que não conseguiam ouvir outros. Ainda mais João, alguém pobre, que comia gafanhotos no deserto, quem era ele para se dizer o precursor do Messias.
Quem são as pessoas que Deus tem colocado em nossa vida para nos alertar? Deus ainda usa este meio, colocando pessoas em nossa vida para nos ajudar a mudar, a lapidar áreas em que ainda precisamos, mas será que temos reconhecido isso, temos aceitado seus conselhos?

A 2° Testemunha – Suas Obras – vr 36

A primeira testemunha que Jesus invocou era humana, já o segundo testemunho são as próprias obras, sinais que Jesus fazia. Jesus já havia feito milagres, já havia demonstrado que possuía um poder sobrenatural, muitos já haviam testemunhado isso pessoalmente, mas mesmo assim escolhiam não crer.
É até difícil de imaginar como que os líderes religiosos de Jerusalém, ao presenciarem tantos milagres de Jesus não se quebrantavam aos pés de Cristo o reconhecendo como o Messias, seus sinais e maravilhas deixavam claro a todos que Ele não era deste mundo.
Mas é isso que o pecado faz com nosso coração, o endurece a ponto de não reconhecermos sinais tão claros a nossa frente. Os líderes religiosos de Israel conheciam muito bem as Escrituras, sabiam todas as profecias de cor e esperavam pelo Messias, mas como Jesus veio de uma forma totalmente contrária aquele que eles gostariam, eles então e fecharam em seu coração para não mais dar ouvidos ao que Cristo tinha para ensinar.
Mesmo diante de tantos milagres e ações sobrenaturais, seu coração endurecido os impedia de ver o Messias que eles tanto esperavam e que agora estava ali na frente deles.
Deus ainda usa milagres para se revelar a nós, livramentos, curas, transformações, sustento, trabalho, etc, bençãos diárias nas nossas vidas, mas que muitas vezes agimos como os fariseus e simplesmente não percebemos elas, não reconhecemos com sendo ações e obras divinas em nossas vidas. Como diz o antigo hino – “conta as bençãos dize quantas são, recebidas da Divina mão ... ficarás surpreso quanto Deus já fez”.

A 3° Testemunha – Deus – vr 37

A próxima testemunha que Jesus chama para comprovar que Ele é, é o próprio Deus Pai. Cristo mostra que o Pai testemunha do Filho, isso fica claro no episódio do Batismo de Cristo, onde o Pai literalmente fala e todos os presentes podem ouvir, mas não somente neste episódio, ao longo da história de Israel Deus anunciou por diversas vezes a vinda do Messias, o Antigo Testamento está repleto de profecias de Deus acerca do Messias que viria.
Deus não costuma falar com voz audível pessoalmente (a não ser em casos específicos) e por isso Jesus diz que eles jamais tinham ouvido a voz de Deus, nem muito menos visto Deus face a face, mas agora eles estavam tendo essa chance, estavam literalmente conversando com Deus, ouvindo e vendo Cristo, mas não queriam crer. Aqueles que se diziam ser os servos de Deus, lideres de Jerusalém, não entenderam que Jesus era a Voz de Deus (O Logos, verbo, palavra), e não somente isso, é o próprio Deus encarnada ali na frente deles, mas o recusaram.
Deus ainda fala conosco, mas muitas vezes assim como os fariseus, nosso coração também está fechado a falar de Deus, ali naquela ocasião Deus estava falando através da pessoa de Cristo, hoje isso é feito através do Espirito Santo, Ele é quem fala em nosso coração, mas muitas vezes nos portamos como os fariseus, com o coração fechado, não escutamos a voz de Deus e por isso não conseguimos crer. Que tenhamos os ouvidos, do nosso coração, abertos ao que o Espirito Santo quer falar.

A 4° Testemunha – As Escrituras – vr 39

Por último Jesus chama sua quarta testemunha, as Escrituras, neste contexto Jesus está claramente falando do Antigo Testamento, mas hoje podemos extrapolar tal ensino para toda a Palavra de Deus.
Jesus está falando com os fariseus, aquele que estudavam as Escrituras diariamente, e está mostrando a eles que apesar disso, na realidade eles não estavam entendendo nada daquilo que estavam estudando.
Buscavam estudar as Escrituras para ter vida eterna, mas não entendiam que a verdadeira vida estava em Cristo, aquele que estava ali na sua frente. Ele era aquele do qual as Escrituras falavam, mas novamente seus pecados e seus corações endurecidos os impediam de reconhecer Jesus.
O Antigo Testamento estava repleto de Profecias sobre a vinda do Messias, como Ele viria, onde nasceria, o que faria, esses homens sabiam todas elas, na verdade inclusive haviam decorado elas, mas não puderam aplica-las em suas vidas quando finalmente o Messias chegou, liam e reliam as Escrituras, mas não entendiam de verdade, por que estavam com o coração fechado para isso.
Ainda hoje podemos cair nos mesmos erros, mesmo ao estudarmos as Escrituras, podemos estar de coração fechado e não deixar o Espírito Santo falar através da Bíblia, ai nossa leitura vai ser como a leitura de um simples livro qualquer. Precisamos sempre trazer a mente que esse não é mais um livro, mas sim que é o próprio Deus falando através de Palavras.

Aplicação:

Por fim, após apresentar todas as evidencias e testemunham que corroboram quem Ele é, Jesus chega a fatídica conclusão – “Vocês não querem vir até mim”.
Tudo apontava para Ele, Ele havia acabado de realizar um milagre (ainda era o sábado da cura do Paralítico), Ele havia mostrado todos os fatos, provas e testemunhas que apontavam para a Sua verdadeira identidade Divina, mas os homens não o queriam aceitar.
Essa é a dureza do nosso coração pecaminoso, todos os fatos e provas apontam para o certo, mas mesmo assim, por muitas e muitas vezes nós escolhemos continuar com nossa vida sem Cristo, sem mudança.
Mas somente nEle acharemos a vida eterna, não existe outro caminho.
Quem são os “João Batista” que Deus tem enviado até nós para nos alertar?
Que coisas sobrenaturais têm acontecido em nossa vida que nós temos deixado passar desapercebidas?
O que Deus tem falado ao nosso coração que nós não queremos ouvir?
Que parte das Escrituras que eu não estou deixando entrar em meu coração?
Que Deus ajude a quebrantar nosso coração, para entendermos essa verdade, a verdade de que precisamos de Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more