(Êx 10:21-29) O SENHOR do Egito - A Nona Praga: Trevas
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 14 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
21-23 >>
Os egípcios eram adoradores do Sol - “Os egípcios serviam a Horus (o deus do nascer do sol), Aten (o deus do sol redondo do meio-dia) e Atom (o deus do pôr do sol). Mas a divindade suprema em seu panteão nacional era Amon-Rá, que disse: ‘Eu sou o grande deus que veio a ser a partir de si mesmo, aquele que criou nomes […] aquele que não tem adversário entre os deuses’. Os egípcios acreditavam que essa divindade solar era seu criador”.
O Faraó era visto como a encarnação de Amon-Rá. O próprio Faraó, como filho de Rá, era considerado o deus do Egito. Ele fora derrotado;
Idolatria. “Aquilo que alguém honra acima de tudo, aquilo que admira e ama acima de tudo, isso é Deus para ele”. - Orígenes.
As trevas representam não apenas a derrota de um falso deus, mas a escuridão do coração humano: Pv 4:19 “O caminho dos perversos é como a escuridão; nem sabem eles em que tropeçam.” Ef 4:18 “obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,” 1Jo 1:6 “Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.”
24-26 >>
Barganhando com Deus. “Um coração que não está disposto a seguir todo o caminho com Deus é um coração de escuridão”.
“Como Faraó, muitas pessoas negociam com Deus, tentando convencê-lo a reduzir os seus termos. Recitam ‘oração do pecador’, contanto que não sejam obrigados a ir à igreja toda semana. Ou vão à igreja, contatno que não tenham que se batizar. Ou concordam em ser batizadas, contanto que não tenham que se envovler. Ou se mostram dispostas a sacrificar um pouco de seu tempo, contanto que não tenham que doar seu dinheiro. Ou dão parte de si mesmas a Deus, contanto que não tenham que dar-lhe tudo. Em suma, estão dispostas a se tornarem cristãs, contanto que possam continuar a viver para si mesmas”. - P. R.
27-29 >>
Esse final indica que não haveria mais chance, até a última praga. A última praga cumpriria o que foi dito no início, seria a ruína do Faraó, a morte do seu primogênito. Aqui, Moisés se aparta de encontrar Faraó novamente para avisar ou exigir qualquer coisa.
O coração do Faraó permanece endurecido, indicando que ele está em trevas. Ele não apenas não quer mais “ver” Moisés na sua frente, ele também não podia ver nada, ele não enxergava a verdade, eles estava em trevas.
APLICAÇÃO
Se nós estamos em trevas, Cristo é o Sol da Justiça: Jo 8:12 “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” Deus é Luz: 1Jo 1:5 “Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.” Sua Palavra é luz: Sl 119:105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” 2Pe 1:19 “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração.” Assim, seu povo, que o busca e anda nele, está na luz: Ef 5:8 “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”
Cristo nos tira das trevas, ele mesmo se subtendo à escuridão. Afim de nos trazer para luz, ele esteve em trevas: Lc 23:44 “Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona.” Assim, Mt 4:16 “O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.” (Is 9:2).
Lembre-se também que o último dia será um dia de trevas. Só em Cristo poderemos escapar deste dia terrível: Jl 2:2 “dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração.” Ap 16:10 “Derramou o quinto a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino se tornou em trevas, e os homens remordiam a língua por causa da dor que sentiam”
O dinheiro e o sacrifício. Calvino disse que nosso bolso também deveria ser convertido. E que é o diabo que tem ensinado a alguns que não devem ou que não precisam dizimar. Enquanto uns roubam pedindo dinheiro, outros roubam não contribuindo. Não precisamos essa escolha. Precisamos obedecer, dizimar em uma igreja fiel. Deus nos deu dinheiro para mostrar ao mundo que Ele é mais importante que o nosso dinheiro. Como você tem domonstrado isso ao mundo? A idolatria é exatamente o mau uso daquilo que Deus nos deu para que usássemos para sua glória.