UMA VIAGEM MARAVILHOSA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 151 views
Notes
Transcript
UMA VIAGEM MARAVILHOSA
TEXTO-CHAVE: João 14:1-3
INTRODUÇÃO
Viajar é uma das melhores atividades que podemos fazer. Tenho certeza de que todos nós já viajaram alguma vez, seja para visitar um familiar, ou simplesmente para desfrutar de umas merecidas férias, num local atrativo, na companhia dos pais, familiares ou amigos. Essas viagens são inesquecíveis; por isso, queremos sempre viajar de novo.
Já fiz várias viagens. A maioria à trabalho, mas teve algumas poucas que foram para diversão. Entre as poucas viagens que fiz para tirar férias a que mais me marcou até hoje foi a que fiz para a cidade de Vitória no Espírito Santo. Essa foi uma viagem longa de 12 horas, pois fui de trem. Esse trem sai da praça da estação em BH e vai até Vitória.
Mas porque essa viagem foi tão boa mesmo tendo sido longa? Primeiro por causa da companhia. Eu estava acompanhado da Elisângela, na época éramos namorados, e o que mais gosto é de estar com ela. Além dela estava conosco o meu melhor amigo e também minha cunhada. Essa foi uma viagem divertida. Brincávamos e riamos dentro do trem. Mas tinha uma segunda razão pela qual a viagem foi boa. As paisagens que víamos à medida que o trem se movimentava. Passamos perto de rios grandes e pequenos, matas onde pudemos ver vários tipos de animais, pontes altíssimas e tínhamos a impressão que cairíamos lá de cima, passamos por dentro de montanhas, os túneis eram escuros e não podíamos ver nada. Além disso passamos perto de pequenas cidades onde as pessoas vendiam de tudo: doces, queijos, peixes, comida, água, frutas, artesanatos, etc. A terceira razão pela qual a viagem foi maravilhosa era a certeza de que o lugar para onde nós iriamos seria muito divertido. Sou apaixonado pelo mar, as ondas, a areia, o sol e o vento. Todas essas coisas tornaram a viagem de 12 horas prazerosa.
Na Bíblia, estudamos que chegará o dia em que todos os que aceitarem a Jesus farão uma jornada maravilhosa. Uma viagem muito mais atrativa e significativa do que qualquer viagem que já fizemos e que, sem dúvida, marcará para sempre nossas vidas. Mas, que requisitos tornarão essa viagem maravilhosa?
I. A GRANDE PROMESSA
VAMOS LER JOÃO 14:1-3. Jesus estava junto de seus discípulos. E de repente, Ele falou que iria morrer, ressuscitar e depois subiria para o céu. Obviamente que seus discípulos ficaram muito tristes. Então Jesus fez essa maravilhosa promessa. Ele disse: Não se turbe o vosso coração. Você sabe o que é turbar? É ficar triste, isso mesmo Jesus falou para os discípulos não ficarem tristes, não fiquem chateados. Jesus não gosta que você fique triste. Jesus continuou: Eu vou para a casa do Pai, e lá tem muitas moradas, mas se não tivesse eu iria prepara um lugar para vocês, para que onde eu estiver, você estejam também. Todos nós fomos convidados para um lugar que vale a pena visitar. Pessoalmente, saber que o próprio Jesus foi me preparar um lugar me causa grandes expectativas. E em você?
Mas... quanto tempo vai durar a viagem para o Céu? Ellen White escreveu o seguinte: “Todos nós entramos na nuvem, e estivemos sete dias subindo para o mar de vidro, onde Jesus trouxe as coroas, e com Suas próprias mãos as colocou sobre nossa cabeça. Deu-nos harpas de ouro e palmas de vitória” (Primeiros Escritos, p. 16).
Que tal? Quando Cristo voltar para nos procurar, faremos uma viagem que durará sete dias. A boa notícia que quero dar é que a viagem será maravilhosa. Vamos viajar por sete dias pelo espaço sideral, sem usar roupas de astronautas ou balão de oxigênio. Quem sabe passaremos pela lua, ou perto de Marte, o planeta vermelho, quem sabe tocaremos nos anéis de Saturno ou talvez faremos uma paradinha no gigante Júpiter, talvez passaremos perto do gelado Netuno ou ainda juntinho da estrela Pistola que é um milhão de vez maior que o sol. Essa será uma longa viagem. Mas ela não será uma viagem cansativa por alguns outros motivos.
II. DESTINO MARAVILHOSO
Sabemos que Jesus, junto com Seu Pai, criou este mundo, um mundo perfeito, diferente do que conhecemos hoje. Mas, se mesmo após tantos anos de pecado, ainda existem lugares maravilhosos, podemos imaginar como era este mundo antes da entrada do pecado? Deve ter sido maravilhoso, como serão maravilhosas as moradas que Jesus disse que prepararia.
O novo céu e a nova terra serão tão lindos e perfeitos que o apóstolo Paulo afirmou: 1 Coríntios 2:9 diz: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”.
Quero convidar você a fechar os olhos e relembrar a paisagem mais linda que você já viu. Feche os olhos e lembre-se... Conseguiu se lembrar? Posso garantir que o desejo de estar lá novamente ressurgiu dentro de você. Podemos fazer algo semelhante ao imaginarmos o Céu. Pense aí no rio de Cristal, pense em você comendo as frutas mais diferentes e saborosas. Imagine você passando as mãos na juba de um leão ou nadando com um crocodilo. Imagine você fazendo carinho em um urso de mais de dois metros ou sentando sobre um grande elefante, tudo isso será possível. Você vai encontrar seu anjo da guarda e ele vai lhe dizer das muitas vezes que te protegeu.
Me lembro de quando era criança, ao atravessar uma pinguela que estava sobre um rio onde morávamos no Pará, eu vi um peixe elétrico e me assustei, na hora fique tão tremulo achando que era uma cobra que quase cai na água. E o pior é que eu estava sozinho e não sabia nadar, se tivesse caído teria sido o meu fim, mas o meu anjo da guarda me protegeu, me segurou, me ajudou a sair daquele lugar perigo e colocou-me em terra firme. Eu não o vi, mas tenho certeza que fui ajudado por ele. Sei que dou muito trabalho para o meu anjo da guarda. Mas mesmo assim ele me ama, e sei que se fosse possível ele daria a vida dele pela minha, para me proteger.
Pense nas vezes que você atravessou um lugar perigoso e nada de mau te aconteceu. Naquela vez que você dormiu no volante, mas não sofreu nem um acidente. Quando você andou em lugares errado, as pessoas queriam te machucar, te prejudicar, mas tudo ocorreu bem e você foi protegido. Foi seu anjo da guarda. Seu amigo certo em todas as horas.
Imaginar estar ali deve ser uma grande motivação, que pode nos ajudar a lidar com os problemas que podemos estar vivendo no presente.
Você já cantou o hino nº 496 do novo Hinário Adventista? Veja o que diz a segunda estrofe:
Tenho já sonhado com aquelas moradas
Que olho algum aqui não viu e nunca verá.
Têm beleza incapaz de ser comparada,
Pois a glória do Senhor presente está.
Muito mais bonito que o Sol no poente,
Ou a gota d’água em prisma como cristal,
É o encontro de irmãos de fé, redimidos.
Compensou viver, lutar, vencer afinal.
III. VIAJE EM BOA COMPANHIA
Outro aspecto que torna uma viagem maravilhosa é com quem você viaja. E isso também faz você esquecer os desconfortos do trajeto. É que quando se viaja em boa companhia parece que a viagem se torna mais curta.
E nessa viagem para o céu, viajaremos com pessoas legais. Você vai viajar com todos os amigos da sua unidade e do clube. Com sua mãe e seu pai, com seus irmãos, com pessoas conhecidas e queridas. Mas além delas viajaremos com os grandes homens da bíblia. Abel, Daniel, Eliseu, Davi, Ester, Pedro, João, Marcos, Paulo, Lucas, Maria, Tiago, André, Priscila, etc.
Preste atenção! Quando falamos de companhia, estamos falando também daqueles nossos parentes que morreram, daqueles que descansaram crendo em Jesus. Vamos ler sobre essa linda promessa em 1 TESSALONICENSES 4.16.
É isso mesmo, quando Cristo vier, todos que conhecemos que aceitaram a Jesus como seu Salvador farão parte daqueles que irão para o céu. A Bíblia também nos diz que quem morreu crendo em Jesus ressuscitará, ou seja, se você perdeu um amigo ou familiar, se ele aceitou a Jesus, será ressuscitado e fará parte da nossa jornada, ajudando a tornar nossa ida para o Céu maravilhosa. Você pode imaginar o que isso significa?
IV. JESUS O MELHOR HOSPEDEIRO
Já vimos dois requisitos para ter uma viagem maravilhosa. O primeiro é que o destino tem que ser maravilhoso, atrativo e espetacular; o segundo tem a ver com quem nos acompanha. Ter uma boa companhia torna a viagem agradável e curta, mas, o que aconteceria se quem tem a responsabilidade de ser nosso anfitrião nos ignorasse? Não nos recebesse? Ou tornasse nossa estadia desconfortável e desagradável?
Um bom anfitrião pode fazer tudo valer a pena, mesmo que a paisagem não seja tão bonita, ou devido ao clima, não esteja tão boa para se desfrutar; mesmo que quem viaja ao nosso lado não seja tão legal.
Amigos, um bom anfitrião pode nos fazer esquecer todos os momentos ruins vividos em uma viagem. Pode aliviar nossa fadiga e tédio. Pode nos fazer passar momentos inesquecíveis.
Nesta jornada, o anfitrião é Jesus, nosso amigo e Salvador. Ele mesmo foi preparar um lugar para cada um de nós. Se é Ele quem está cuidando de todos os detalhes, podemos ter a certeza de que Ele está preparando o melhor para nós. VAMOS LER JOÃO 14:1-3.
Estar com Jesus significa estar em um “Reino que está preparado para vocês desde a fundação do mundo” (Mateus 25:34). Você pode imaginar o que isso significa? Que o próprio Jesus, criador de tudo ao nosso redor, nos receberá. Tocaremos em seu rosto, nas suas mãos, beijaremos sua face, vamos abraça-lo. Será um momento sem igual.
Algo que se espera de um anfitrião é que ele faça tudo ao seu alcance para atender bem seus hóspedes. Você deve tomar todas as providências para que, aqueles sob seus cuidados se sintam bem, felizes e que, de uma forma ou de outra, você os faça esquecer os maus momentos vividos anteriormente.
CONCLUSÃO
Querido aventureiros, amigos e irmãos, muito em breve, aqueles de nós que aceitarem a Jesus de todo o coração terão a chance de embarcar em uma viagem maravilhosa. Sim! Uma viagem espetacular, cujo destino são as moradas que Jesus preparou.
Na jornada para o Céu, estaremos cercados de boas pessoas, incluindo amigos e familiares que ressuscitaram para fazer essa jornada e viver por toda a eternidade. No Céu, poderemos apreciar as belezas de um mar de vidro e brincar com todos os tipos de animais. Poderemos experimentar frutas deliciosas e, o mais divertido, viajaremos periodicamente para outros mundos.
APELO
O que você acha? Quer fazer esta viagem? Você quer estar com Jesus e desfrutar de Sua hospitalidade?
Bem, para estar nesta jornada, você deve ser salvo e, para ser salvo, você deve crer no Senhor Jesus e ser batizado. Mas, também, você deve ser as mãos de Jesus para ajudar outros a conhecê-Lo. Todos nós que somos membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia devemos querer comunicar a mensagem da salvação, para que muitos outros possam fazer esta maravilhosa jornada.
Você que é aventureiro faça o seu melhor por amor a Jesus. Seja obediente a seus pais, avós, tios, ao pastor, ao diretor do clube, aos professores. Seja puro de coração, não assista desenhos ou filmes que ensinem coisas erradas, não joguem joguinhos violentos, não fale palavrão ou mentiras. Seja reverente, não corra na igreja, aqui é a casa de Deus, aqui é lugar de oração e louvor, não fiquem conversando e tirando a atenção das outras pessoas, traga a bíblia para a igreja, estude ela em casa, estude a lição, se os pais não fizerem o culto, chame eles, façam as atividades do clube. Sejam bondosos, se um amiguinho não levou o lanche para a escola, divida o seu com ele, se um coleguinha não tem um lápis e você tem três ou quatro dê um para ele. Seja colaborador, ajude a mamãe o papai nas atividades de casa, ajuntem seus brinquedos, guarde as vasilhas limpas, recolha o lixo, lave o banheiro, se vocês fizerem isso estarão fazendo o melhor por amor a Jesus. Assim estarão mostrando que desejam morar no céu
Related Media
See more
Related Sermons
See more