Reacenda a chama

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução

Grande perseguição em todo império romano
Paulo estava preso e sabia que estava para ser executado
Muitos cristãos se afastaram de Paulo que fica sozinho
Timóteo havia sido treinado por Paulo para substituí-lo
Timóteo era:
Novo
Tímido
Doente

Leitura

2tm1.3-7 “Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você. Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

Desenvolvimento

v. 3 e 4 - Paulo está firme na fé

Ele dá graças a Deus

Era costume em suas cartas
Apesar de:
Perseguido
Espancado
Estar preso
Abandonado
Com frio
Numa masmorra gelada
No escuro

Paulo está firme na fé da mesma forma que seus antepassados

Devemos seguir o bom exemplo de nossos pais, amigos, pastores, missionários antigos que deram suas vidas para que pudéssemos conhecer a Cristo.

Paulo hora noite e dia por Timóteo

Ele encontra tempo para pedir pelos outros mesmo quando enfrenta tribulações horríveis.
Orava durante o seu momento costumeiro de oração
O dia começava sempre pela noite
Não podemos nos permitir achar que somos o centro do universo. Que nossas provas são o fim do mundo e que as provações de outras pessoas são menos importantes.

Paulo é lembrado das lágrimas de Timóteo

O choro não é uma questão de fraqueza, mas um amor sincero.
Quer que Timóteo o vá visitar (sabe que não será solto).
Deseja muito vê-lo para poder se alegrar
Paulo, apesar de tudo, encontra alegria em fazer a obra do Senhor. Encontra alegria em ver o fruto de seu trabalho.
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja (A Formação Espiritual de Timóteo (1.3–8))
Agora acrescenta: … te admoesto que reavives o dom Deus de que há em ti. De acordo com Hendriksen, o pano de fundo para essa exortação sugere que o fogo do carisma de Timóteo estava baixo, por algumas razões: 1) Timóteo estava limitado por frequentes enfermidades físicas (1Tm 5.23); 2) Timóteo era naturalmente tímido (1Co 16.10); 3) Timóteo era relativamente jovem (1Tm 4.12; 2Tm 2.22); 4) Os efésios que se opunham a Timóteo eram tenazes no erro (1Tm 1.3–7,19,20; 4.6,7; 6.3–10; 2Tm 2.14–19,23); 5) Os crentes eram perseguidos pelo Estado.
Texto:
2Timóteo 1.3–7 NVI
Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe, Eunice, e estou convencido de que também habita em você. Por essa razão, torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você mediante a imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.
2Timóteo: O Testamento de Paulo à Igreja A Formação Espiritual de Timóteo (1.3–8)

Paulo relembra a Timóteo as qualificações que devem caracterizar um mestre cristão: coragem, poder, amor e domínio próprio.

Related Media
See more
Related Sermons
See more