O RETORNO DA ESPERANÇA - Rute 2
A aparente casualidade humana revela a providencia e a graça do Deus da aliança aos que buscam estar sob seus cuidados pela fé em obediência.
Grande ideia do livro:
Grande Ideia da passagem
Introdução
1. Elimeleque (meu Deus é Rei) e Noemi (agradável) saem de Belém e vâo para Moabe (v.1-5).
2. Noemi retorna de Moabe para Belem com sua nora Rute (v.6-22):
I. A apresentação de Boaz (v.1)
II. A disposição de Rute em servir e trabalhar (v.2-7)
Rute pediu à sogra licença para recolher espigas, conforme indicava a Lei mosaica (v.2).
A aparente coincidencia (v.3)
A dedicação de Rute chama a atenção de Boaz e de seus servos (v.4-7).
III. Boaz se torna instrumento de Deus na sua provisão a Rute e Noemi (v.8-16)
1. Proteção (2.8-10):
2. Encorajamento (v.11–13) .
3. Provisão especial (v.14–16).
Um renovo de esperança para Noemi (v.17-23)
Uma mudançca de perspectiva é vista:
Noemi vê em Boaz não apenas um homem generoso, mas o parente remidor da família. Ela discerne que o futuro da sua família está nas mãos desse homem rico e gracioso. Ela abre os olhos de Rute para um novo futuro e novas possibilidades. Noemi explicou a Rute a lei acerca do parente resgatador (veja Lv 25.47–55). A segurança de Noemi não se baseou apenas na bondade e no amor que Boaz demonstrou por Rute. Foi o princípio da redenção que Deus havia escrito em Sua Palavra que deu a Noemi a certeza de que Boaz as resgataria.
Dois termos são fundamentais para o entendimento dessa linda história: levir e goel. Boaz foi tanto o levir quanto o goel de Rute e Noemi.
O que significa o termo levir? Levir é uma palavra latina que traduz o hebraico “cunhado”. O levirato regulava os costumes referentes ao casamento quando o homem da casa morria. Se um homem morria sem deixar filhos, o “nome” do morto era perpetuado por intermédio do casamento da viúva com outro homem (o irmão do morto, ou parente mais próximo) e por meio dos filhos que ela tivesse com ele “para” o morto (Dt 25.5–10). Na história de Rute, os deveres do levirato passavam para o parente mais próximo.88 De acordo com uma tradição rabínica, Boaz era sobrinho de Elimeleque.89 Por essa razão, ele podia ser legalmente o marido de Rute e suscitar um legítimo descendente para perpetuar a descendência de Malom.
O que significa o termo goel? Goel era o protetor, o parente mais próximo cujo dever era agir como “remidor” da propriedade (Lv 25.25–28) e da pessoa (Lv 25.47–49). Um israelita empobrecido que se vendia como escravo devia ser remido pelo goel (Lv 25.55).90 Boaz foi o remidor de Noemi e Rute. Ele resgatou a propriedade que era de Noemi e devolveu a ela o que dantes ela possuíra. De forma muito mais profunda, Deus nos remiu, nos comprou por um alto preço e nos deu Sua gloriosa herança. Éramos escravos do pecado, mas fomos libertos, remidos e feitos herdeiros de Deus.