A CURA DO CRIADO DE UM CENTURIÃO

Semana de evangelismo A Esperança é Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus
A CURA DO CRIADO DE UM CENTURIÃO
TEMA: 2 – Confie na palavra de Jesus, a bíblia é digna de confiança.
INTRODUÇÃO
O milagre que estudamos ontem à noite foi a cura de um leproso. Esta noite, quem se aproxima de Jesus não é mais um leproso, é um centurião; é um soldado. E é um soldado que tem sob o seu comando 100 outros soldados. É um soldado que, profissionalmente, subiu na vida. É um líder. É um homem respeitado. É um homem que tem dinheiro. É um homem que tem posses. É um homem importante. Ontem, quem se aproximou de Jesus foi um leproso, um pedinte, um esmoler, um homem sem posses, rejeitado, abandonado e solitário. Hoje, quem se aproxima de Jesus é um homem completamente diferente. O texto para a mensagem desta noite está em MATEUS 8:5-10 VAMOS LER:
O que Jesus está querendo dizer é que a salvação não é somente para os drogados, para os marginais, para as prostitutas, para os leprosos, para os miseráveis desta vida; a salvação também é para os bons cidadãos, para os homens ilustres bem-educados, para os bons pais de família. Este centurião aproximou-se de Jesus com um pedido: "Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralitico, sofrendo horrivelmente".
Há algo que precisamos destacar na vida deste centurião, era um soldado, geralmente, soldados têm fama de serem homens duros. Mas aqui tem um centurião que acredita em Jesus. Uma lição que estamos aprendendo esta noite é que a profissão que uma pessoa tem não é impedimento para seguir a Jesus. Você pode ser uma comissária de bordo, um piloto de avião, um soldado, você pode ser um engenheiro, um arquiteto, um advogado, você pode ser um político. Mas a profissão que você exerce, embora algumas profissões têm uma fama de ser profissões duras, profissões que não combinam com uma vida cristã, mesmo assim, o que Jesus está dizendo esta noite, é que profissão nenhuma pode ser argumento para que uma pessoa deixe de seguir a Jesus. Este centurião estava preocupado com o seu criado. O seu criado estava em casa, deitado na cama, enfermo e sofrendo horrivelmente.
Será que nesta noite estou pregando aqui para um pai ou uma mãe, cujo filho está em casa, enfermo espiritualmente? Estarei pregando para uma esposa, cujo marido, neste momento, está em casa, não quis vir aqui porque não quer saber nada da palavra de Deus? Estarei pregando para um esposo, cuja esposa e cujos filhos não querem saber nada da palavra de Deus, estão em casa assistindo à televisão neste momento, enquanto você está aqui e gostaria de estar ao lado de sua família, compartilhando o estudo da palavra de Deus?
Você pode clamar esta noite como o centurião. O centurião clamou pelo seu servo. Clame esta noite em seu coração pela sua esposa, pelo seu esposo, pelo seu filho, pelo amigo que você convidou e não quis vir! Clame a Jesus por seu pai, pelo professor que você gostaria que aceitasse a Jesus e ele não quer saber nada!
Este servo estava paralítico. A paralisia é uma enfermidade terrível, no sentido de que o ser humano com sua mente pode fazer tudo, pode escalar as montanhas mais altas, ele pode fazer o "gol" mais bonito, pode andar e pular. Mas quando sai do seu mundo de imaginação, ele descobre que seu corpo não consegue; está morto. Sua mente pode subir montanhas, mas seu corpo não. Sua mente pode pular e correr, mas seu corpo não. Seu corpo é um corpo morto.
ILUSTRAÇÃO: Isso me lembra uma reportagem que assistir em 2011. Onde um homem chamado Geraldo não se conformava com a situação do seu filho que era paraplégico, e para piorar a situação o próprio Geraldo ficou tetraplégico após um acidente. Ele estava sofrendo problemas físicos graves, sentia dor ao passar a sonda para poder urinar e também estava deprimido, prisioneiro do próprio corpo. Então Geraldo pediu para a esposa ir embora com o filho e passou a ser cuidado pelo irmão Roberto. Em um ato de desespero, após vários pedidos de Geraldo a Roberto para que esse lhe tirasse a vida, os irmãos, juntamente com um sobrinho simularam um assalto, Roberto entrou em casa encapuzado e deu vários tiros no próprio irmão que morreu. Após o início das investigações descobriu-se os fatos. Roberto foi preso, mas absorvido pelo júri.
Isto me lembra o que o apostolo Paulo, quando no capítulo 7 aos Romanos, falando de sua situação espiritual, diz assim: "Eu não compreendo meu modo de agir, pois o que eu quero fazer, não consigo. Porque dentro de mim há uma força que me leva a fazer aquilo que não quero." E depois no verso 24 ele exclama: "Miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte?" Quem me livrará deste corpo morto? Este corpo morto é a natureza pecaminosa. Você carrega essa natureza, eu carrego, todos os seres humanos carregamos essa natureza pecaminosa, e, portanto, somos paralíticos espirituais. Nossa mente gostaria de servir a Deus, nosso coração gostaria de louvar o nome de Deus, de andar nos Seus caminhos, de dar o passo do batismo, de nos integrarmos na igreja, de servir ao Senhor, mas nosso corpo nos arrasta para a vida do pecado, para o vício, para a bebida, para o cigarro, para a promiscuidade. O paralítico é um homem que tem uma luta terrível entre sua mente e seu corpo; e como resultado disso, sofre horrivelmente. Seu marido está sofrendo horrivelmente? Sua esposa, seu filho, você está sofrendo horrivelmente porque quer seguir a Jesus, mas não consegue porque é um corpo de morte que você arrasta, um corpo que não quer servir a Jesus?
Graças a Deus que o centurião foi procurar ajuda com a única pessoa capaz de proporcionar ajuda de verdade. Porque hoje há muitas filosofias que enganam. Hoje existem muitos pensamentos que dizem: Não, não, você pode ser um homossexual, está tudo bem! Você pode ser uma prostituta, está tudo bem! Não se preocupe, tente ser feliz! Enquanto você não estiver matando outros, enquanto você não estiver fazendo mal a outro, está tudo bem! Não fique preocupado com esse negócio de pecado! Enfim, a pessoa de nossos dias está procurando ajuda nos lugares errados. Mas você veio esta noite para procurar ajuda no lugar certo. O centurião foi a Jesus, era o Único que podia ajudá-lo de verdade. E Jesus disse ao centurião: "Eu irei curá-lo". Eu irei resolver o problema de seu servo.
Um dia queridos, lá no reino dos Céus, quando o ser humano estava condenado pelo seu pecado à perdição e à morte eterna, Jesus Se apresentou diante de Seu Pai e disse: Eu irei curá-lo, Eu irei à terra para salvar o ser humano, Eu irei para transformá-lo, está sofrendo horrivelmente, é um pobre paralitico, com sua mente quer servir, mas o seu corpo não consegue, mas Eu irei curá-lo.
Jesus, desde aquele dia continua vindo, entrando nas casas, entrando nos corações para curar as pessoas. Pena que Ele não pode derrubar a porta de um coração para entrar à força! Ele precisa que você abra o coração. Agora, se você abrir o coração, Ele entrará e o curará. A especialidade de Jesus é curar; Ele quer curar você esta noite. Se você não decidiu dar o passo do batismo ainda, é talvez porque você tem medo de não poder cumprir, mas Ele pode curá-lo.
Outro dia, um homem chorando disse: Pastor, eu gostaria de me batizar, mas eu ainda estou fumando. Como vou me batizar fumando; eu vou dar um mau testemunho da igreja! Talvez, este seja o seu caso. Você quer se batizar, você quer se unir à igreja, mas ainda tem problemas a resolver, tem coisas para vencer coisas para consertar. Mas esta noite, tudo o que você tem que fazer é abrir o coração, porque este Jesus que disse um dia: "Eu irei curá-lo" quer entrar em seu coração e curar você, hoje é o seu dia.
O versículo 8 diz: "Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz". Você compreende a fé desse centurião? Ele diz: "Se eu tenho autoridade sobre 100 soldados, e quando eu ordeno, eles fazem o que eu peço, Tu não tens autoridade somente sobre 100 soldados, Tu tens autoridade sobre o mar, o céu, a terra, e tudo que existe, Tu és o Criador. Portanto, obrigado, porque queres ir para minha casa, mas, eu sei que tens outras pessoas para ajudar, outras pessoas para curar, não precisas perder tempo indo para minha casa, simplesmente, ordena, porque a Tua voz, a Tua palavra, basta".
E a Bíblia disse: "Ouvindo isto, admirou-se Jesus, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta." A fé do centurião estava depositada na palavra do Senhor Jesus, Porque ele pensou assim: Se Deus teve poder, se a palavra de Deus teve poder para criar, não terá poder para curar? Ora, quando não havia nada, Deus disse: "Haja luz, e apareceu a luz", hoje existe algo, pelo menos um corpo paralítico. Ora, se Deus pode fazer do nada tudo que existe, não pode fazer desse corpo paralitico um corpo sadio? Por isso, o centurião disse assim: Não precisa ir à minha casa, basta falar!
Queridos, hoje nós precisamos aprender a lição do centurião. Precisamos ter fé na palavra de Deus, precisamos acreditar na palavra de Jesus. E qual é a palavra de Jesus? Isso mesmo, a bíblia, você precisa estuda-la diariamente, viver o que você aprendeu, praticar, andar em conformidade com essa palavra. A bíblia é a luz para a nossa vida, ela fala de Jesus, dos seus mandamentos, do seu amor, da sua breve volta. Você pode confiar na bíblia, pois sua unidade prova que ela é a palavra de Deus. Suas profecias provam a exatidão da bíblia, mostra que ela não é um livro comum. A arqueologia prova que a bíblia está correta. Seu poder transformado mostra que ela é um livro diferente.
Satanás já tentou destruir a bíblia, levando homens a queimar a bíblia. Hoje ele tenta destruir falando que ela está desatualizada, que não é para nosso tempo, que é uma besteira gastar tempo estudando ela. Escuta uma coisa, ou o pecado e satanás vai te afastar da bíblia, ou a bíblia vai te afastar do pecado.
Outro dia, encontrei uma pessoa, ela não estudava muito a bíblia, ela me disse: Pastor, eu não sinto que estou salvo. Não acho que Jesus me ama, que Ele pode me perdoar. E pode ser que você esteja pensando a mesma coisa. Eu quero lhe dizer uma coisa importante esta noite: Você não precisa sentir que está salvo. Os sentimentos humanos são traidores. Quando as coisas estão ruins, nos fazem sentir que estão bem, e quando as coisas estão bem, nos fazem sentir que estão ruins. Se você quiser ser dirigido pelos seus sentimentos, pode terminar em morte. O livro de Provérbios 14.12 diz que: "Há caminhos que ao homem parecem direitos, mas o seu fim é a morte." Não acredite nos seus sentimentos, acredite na palavra criadora e redentora de Jesus. Se Ele disse para você esta noite: "Eu posso curar você como curei o servo do centurião", então acredite na palavra redentora.
Deus teve poder para criar. Ao longo da Bíblia nós vemos o poder de Deus manifestado de muitas maneiras: abriu o Mar Vermelho, fechou a boca dos leões, curou leprosos, abriu os olhos dos cegos, fez os paralíticos andarem, o que pode haver em sua vida que Deus não possa fazer esta noite? Mas, por outro lado, eu pergunto: Como Jesus pode fazer alguma coisa na sua vida, se você não quer, se você não aceita? Portanto, este é o momento para você entregar o coração a Jesus, aceite a sua Palavra como regra de fé e pratica.
CONCLUSÃO
O texto continua dizendo: "Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus. Ao passo que os filhos do reino serão lançados para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes." Ao contemplar a fé do centurião, Jesus disse: Muitos homens que hoje estão perdidos, que não sabem nada de Jesus, que hoje vivem sofrendo, quando virem esse testemunho, virão correndo para sentar-se na mesa do reino. Jesus estava falando de você e de mim. Nós somos esses muitos que estão vindo de todos os lados do mundo, o banquete está preparado falta você aceitar o convite e ir até Jesus, acreditar na sua Palavra.
APELO
A mesa do reino dos céus está pronta, esperando você. Venha, aceite o convite divino! Não seja como aqueles, que mesmo tendo estado na igreja, tendo ouvido a palavra de Deus, finalmente, se perderão por não terem crido. Não basta o fato de você estar estudando a Bíblia. Não basta o fato de você estar vindo todas essas noites às reuniões. Você precisa crê, precisa acreditar, precisa aceitar. Você precisa abrir o coração. Você precisa levantar-se esta noite, vir aqui à frente. Você precisa dar o passo do batismo. Precisa unir-se à igreja de Deus. E então, você também se assentará à mesa servida pelo Rei lá no reino dos céus.
Você quer se levantar agora e vir aqui? Não fique assentado. O Espírito de Deus está chamando você. O Espírito de Deus está trabalhando em seu coração. Este é seu momento! Hoje é o dia de boas novas! Hoje é o dia de salvação! Amanhã pode ser tarde demais. É hoje que o Espírito de Deus está dizendo: Vem!
Em nome de Deus, agora, levante-se e venha!
Related Media
See more
Related Sermons
See more