A LÂMPADA NO SEU LUGAR DEVIDO
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
A IMPORTÂNCIA DE OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS
A IMPORTÂNCIA DE OUVIR E PRATICAR A PALAVRA DE DEUS
Marcos 4.21-25 “Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.”
INTRODUÇÃO:
Essa parabola tem como finalidade reforçar a mensagem da parabola do semeador. Na parabola do semeador a semente cai na beira do caminho, em solo rochoso, entre espinhos e cai na boa terra, e esta produz muitos frutos multiplicando a semente.
A parabola da candeia reforça essa mensagem dizendo que a luz (palavra de Deus) não pode ser privada a poucas pessoas, e sim, atraves daquele que ouve e pratica, seja ascessivel a todos os homens, caso contrario, se o que ouve não pratica e nem compartilha, isso trara consequencias muito ruins, pois lhes serão tirado o privilégio de serem representantes de Deus neste mundo.
A LUZ NASCEU PARA TODOS!
Marcos 4.21-23 “Também lhes disse: Vem, porventura, a candeia para ser posta debaixo do alqueire ou da cama? Não vem, antes, para ser colocada no velador? Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.”
Candeia = Lâmpada simples de barro, que usava oleo como combustivel, não podia faltar em nenhuma casa, colocada em uma especie de pedestal para iluminar toda a casa.
essa luz é a palvra de Deus; Salmos 119.105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”
Alqueire = Utensilio de medir, cabiam nele aproximadamente 9 litros, era de costume coloca-lo por cima da luz para não queimar as vigas do teto, etambém para apagar ou ocultar a luz para não causar inveja nos vizinhos.
Cama = cama mesmo. se coloca-se debaxo da cama a casa pegaria fogo.
Conclusão:
O reinado de Deus alcançara toda a criação! Assim como a agua cobre todo o fundo do mar sem deixar de fora um unico trecho, a realidade de Deus preencgerá o universo!
Isaias 11.9 “Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”
1 Coríntios 15.28 “Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.”
ESSE É O PROPOSITO, POR MAIS ESCURO QUE SEJA O SEU CAMINHO, A PALAVRA PODE TE TRAZER LUZ!
Marcos 4.22 “Pois nada está oculto, senão para ser manifesto; e nada se faz escondido, senão para ser revelado.
pra gente entender melhor, o prestigio dos mestres no tempo de Jesus era de se gabar que eles tinham segredos, alguns ensinos eles só passavam sussurrando para um ou dois de cada vez, que tinha que ser uma pessoa seleta e madura, quanto mais santa uma coisa era, tanto menos pessoas podiam ter acesso.
Aquilo que era sussurado nos ouvidos dos discipulos ganhariam o mundo .
Mateus 10.27 “O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados.”
Outro ponto que devemos destacar é que essa luz revelará tudo o que estiver escondido!
Eclesiastes 12.14 “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”
Mateus 12.36 “Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;”
Romanos 2.6 “que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento:”
Apocalipse 2.23 “Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras.”
Marcos 4.23 “Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.”
O sentido desse versiculo é : “apliquem essas verdades na vida de vocês!”
Tiago 1.22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”
Como discipulo de Cristo eu devo amar e praticar a palavra e não me acomodar na cama e nem esconder essa luz dos meus vizinhos!
RESPONSABILIDAE DOS QUE TEM A LUZ
Marcos 4.24-25 “Então, lhes disse: Atentai no que ouvis. Com a medida com que tiverdes medido vos medirão também, e ainda se vos acrescentará. Pois ao que tem se lhe dará; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.”
“Atentai no que ouvis”… Um alerta de Cristo! Cuidado com o que vocês estão ouvindo… Nós damos atenção a tantas coisas, mas aquilo que é vital para nós deixamos de lado...
Naqules dias, as pessoas usavam de esperteza para comprar e vender, por ex: uma medida de comprimento que sempre esteve a disposição é o braço da pessoa, todavia ha pessoas com braços longos e outra com braços curtos. Para medir uma mercadoria que se vendia chamava uma pessoas de braços curtos, para que o lucro fosse maior, mas para medir a compra respectiva este estava ausente, de modo que outro de braço mais longo servia.
a mesma coisa acontecia com medidas de volume, cada familia tinha seu recepiente, mas todos eram diferentes.
A desconfiança era grande, assim como a intensão de ludibriar.
A ideiaia era de alertar os apostolos de que, a medida que eles usassem para se dedicar a palavra de Deus ela geraria coisas boas na vida deles.
2 Timóteo 3.16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
Mas se eles recusassem a palavra, o pouco que eles tinham seria tirado.
Citação do livro “CONHECENDO AS DOUTRINAS DA BIBLIA” - Myer Pearlman
“Quem destruisse esse livro, como ja tentaram fazer os inimigos da felicidade humana, nos deixaria profundamente desconhecedores do nosso criador, da criação do mundo que habitamos, da origem dos progenitores da raça, como também do nosso destino, e nos subordinaria para sempre ao dominio do capricho, das duvidas e da concepção visionaria. A destruição desse livro nos privaria da religião cristã, com todos os seus confortos espirituais, esperanças e pespectivas animadoras, e no lugar desses, nada nos deixaria a não ser a penumbra triste da infidelidade e as monstruosas sombras do paganismo. A destruição deste livro, despovoaria o céu, fechando para sempre suas portas contra a miseravel posteridade de Adão, restaurando ao rei dos terrores o seu aguilhão; enterraria no mesmo tumulo que recebe nossos corpos, todos os que antes de nós morreram, e deixando a nós o mesmo triste destino. Enfim, a destruição deste livro nos roubaria de uma vez tudo quanto evita que a nossa existencia se torne a maior das maldições; cobriria o sol; secaria o oceano e removeria a atmosfera do mundo moral, e degradaria o homem a ponto de ele ter ciúmes da posição dos proprios animais.”
Mateus 24.35 “Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.”
Isaias 40.8 “seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.”