Sermão Enoque

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 51 views
Notes
Transcript

introdução

° Contexto literário
Irmãos, antes de propriamente expor o texto, quero trazer algumas informações importantes que nos ajudarão a entender melhor não só a porção lida, mas todo o contexto da passagem.
° Quem escreveu?
No meio acadêmico existem alguns críticos literários de linha liberal, que defendem uma hipótese documentária da autoria de Gênesis (isto é, que o livro é apenas um grande compilado de texto escritos por certos grupos de pessoas, muito posteriores a Moisés), porém muitos estudiosos conservadores defendem que foi Moisés o autor do livro de Gênesis, não só de Gênesis como de todo pentateuco, amparados por muitas evidências históricas, arqueológicas, literárias e principalmente, pelas afirmações que a própria Escritura Sagrada faz, apresentando Moisés como o autor.
° Onde escreveu?
O livro de Números 33.2 relata que parte do ministério de Moisés, era escrever as entradas e saídas da peregrinação Israelita no deserto, onde ele durante a jornada foi escrevendo o que hoje nós temos como o pentateuco (5 primeiros livros).
segundo Carlos Osvaldo Costa em seu livro foco e desenvolvimento, esses livros tiveram sua forma final nas campinas de Moabe (ao sudeste do mar morto) por volta do ano 1445 a.C., pouco antes de Israel entrar na terra de Canaã e assumir sua plena condição de nação independente.
° Pra quem escreveu?
Os destinatários desse livro, são obviamente os Israelitas que estavam com ele peregrinando rumo a terra prometida, porém, não são aqueles que sairam do Egito, pois estes ascenderam a ira do Senhor de tal forma, quando chorando desanimaram de entrar na terra por causa da “má notícia” dos dez espias; enquanto choravam, murmuravam dizendo: AH! SE MORRÊRAMOS NA TERRA DO EGITO! OU, AH! SE MORRÊRAMOS NESTE DESERTO! E PORQUE NOS TRAZ O SENHOR A ESTA TERRA, PARA CAIRMOS À ESPADA E PARA QUE NOSSAS MULHERES E CRIANÇAS SEJAM POR PRESA? NÃO NOS SERIA MELHOR VOLTARMOS PARA O EGITO?
Então o Senhor se indignou contra aquela geração, e jurou, que todos os que viram seus sinais na terra do Egito, e sua Glória no deserto do Sinai, não iriam entrar na terra que jurou a seus pais. Portanto os filhos desses rebeldes que herdariam Canaã e a eles Moisés escreveu esses livros.
° Porque escreveu?
Israel foi escravo no Egito por mais ou menos 430 anos, e eles foram submetidos a uma massacrante lavagem cerebral politeísta, (da qual inclusive, só foram libertos depois do cativeiro babilônico, e da reconstrução do segundo templo) portanto eles carregaram essa cosmovisão politeísta por muitas gerações.
Alguns textos milenares que provém de todo antigo oriente próximo, como da Mesopotâmia, Anatólia, do próprio Egito, da Pérsia, foram responsáveis por incutir essa cosmovisão politeísta nos Israelitas, (textos tais como Enuma Elish e Atrahasis, que relatam a criação por meio de uma variedade de deuses; outro documento bem conhecido que os influenciou, é a Epopeia de Gilgamesh que em uma de suas tabuletas conta como um homem “justo” sobreviveu a uma grande inundação provocada pelos deuses mesopotâmicos, que se irritaram com os homens, por eles serem muito barulhentos e não deixarem eles dormirem.)
Então, utilizando uma narrativa didático-teológica, Moisés desenvolve uma verdadeira, divina e canônica apologética-monoteísta, que tinha por propósito fundamental instruir, e infundir naqueles israelitas, a exclusividade e singularidade do Deus da Aliança na criação do mundo e no desenvolvimento da história humana, como também na origem e na preservação da própria nação de Israel, dando-lhes razões suficientes, para permanecerem fiéis a aliança ao entrarem na terra, e não se prostituirem com outros deuses, que na verdade não são deuses.
Tendo em mente esse breve panorama histórico-cultural, vamos para as Escrituras
° Criação e queda
Moisés de cara relata quem e como trouxe a existência tudo que existe (no princípio criou Deus o céu e a terra… E disse Deus: Haja e houve!), sujeitando assim absolutamente tudo a status de criatura, e não divindades como eles pensavam, como por exemplo os astros (sol, lua e estrelas, os quais eram por todos os povos adorados como deuses) a terra os mares, os animais selváticos, domésticos, aquáticos, e aéreos dos quais muitos deuses egípcios tinham a aparência.
por fim ele relata a criação do ser humano, não para serem escravos dos deuses, como se pensava na mitologia mesopotâmica, mas criados a imagem e semelhança do Criador, para terem com ele um relacionamento de amor e intimidade, e posto na terra afim de exercerem domínio sobre a criação e refletirem a Glória de seu Deus, manifestando seus atributos de santidade, amor, fidelidade, justiça e ordem.
No entanto as coisas não eram mais como descritas nos capítulos 1 e 2 (Eis que tudo é muito bom)
então o que aconteceu? o Homem seduzido pela serpente, caiu do status que Deus o colocou, pois sendo apenas criatura, quis ser igual a Deus, (como normalmente achavam que eram, alguns reis daquelas regiões) E o pecado de Adão trouxe a morte para toda criação. Mas Deus que é rico em misericórdia, imediatamente anuncia a possibilidade de vencer a morte e restaurar todas as coisas, por meio da semente prometida, um filho de Eva que acabaria com o poder do pecado.
° linhagem maligna de Caim culmina em Lameque
Deus então concedeu a Eva dois filhos varões Caim e Abel, um do campo e o outro pastor de ovelhas, no entanto as consequências da queda começaram a se manifestar, um fratricídio! movido de inveja Caim mata seu irmão Abel e foge de diante da face do Senhor; vivendo como fugitivo e errante, sem esperança de restauração, se estabelece na terra, pois sua maldade era maior do que podia ser perdoada.
Adão e Eva perderam então em um só dia dois filhos, um para a morte e outro para eterna condenação.
Como resultado desse distanciamento do Senhor, A iniquidade dominou sobre Caim e seus descendentes, culminando sua maldade em Lameque, o sétimo depois de Adão segundo sua linhagem, um vingativo assassino que ousadamente louva seus feitos violentos, e o primeiro a corromper os termos do santo matrimônio estabelecido por Deus, casando-se com duas mulheres.
° linhagem de Sete tem seu clímax em Enoque
Porém a morte do justo Abel não pode frustrar os planos de Deus, nem impedir de se cumprir a sua promessa de restaurar todas as coisas por meio do descendente prometido.
Um trovejar da graça de Deus, Eva concebeu! e deu à luz um filho- Sete, gerado a imagem e semelhança de Adão, dado por Deus em lugar de Abel- que Caim matou. Sete então gerou a Enos, a partir do qual começou-se a invocar o Nome do Senhor.
(*nota de rodapé: A bíblia diz que quando o ímpio Caim teve seu filho ele edificou uma cidade e pôs o nome do menino nela, porém quando o justo Sete teve seu filho, ele invocou o nome do Senhor: isso nos revela algo muito importante!
aqueles que aguardam o cumprimento das promessas de Deus, sabem que são apenas peregrinos na terra e não tem cidade aqui, mas buscam a cidade celestial não feita por mãos humanas, cientes de que tudo aqui desse mundo, é herança do fogo; são os ímpios sem esperança que depositam seu prazer nas posses passageiras, e acumulam para si muitos bens, e regalias.
Meu irmão, você está de passagem aqui, não gaste suas forças, a sua paz, em busca de uma casa maior e melhor, um carro mais caro e confortável, acumule tesouros nos céus, suando e gastando seus dias, e a força de seu trabalho, para socorrer e abençoar seus irmãos.
Se você meu irmão tem um carro que vale o preço de dois ou três carros populares, vende esse carro, e compre dois mais simples, fica com um e doe o outro para seu irmão que não tem, ou que tem um carro muito velho que só da dor de cabeça, se você tem duas ou mais casas, alugue para seu irmão necessitado a um preço justo não aos seus olhos mas à condição financeira dele, existem muitas outras formas de manifestar sua fé e obediência a Deus.
Procure saber que necessidades seus irmãos tem! quero usar esse momento para honrar nosso irmão Gilberto, que tendo em vista a glória futura, cheio de generosidade se propôs a comprar os livros deste ano do seminário pra mim, que o Senhor o honre na vida eterna. Meus irmãos tem filhos de Deus aqui que por condição financeira precária está com o aluguel atrasado, que deixa de pagar a água pra pagar a energia, ame seu irmão se você também é um filho da justiça e socorra-o.) Amém?
A Escritura diz então que Enos gerou e teve um filho, e assim se sucedeu até que Jarede gerou a Enoque, e aqui vamos nos deter e analisar o relato singular desse homem.
° Análise do texto
22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas. 23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24 E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou.
° E quem foi esse homem, o mais honrado em meio linhagem dos justos?
1 - Andou com Deus
A primeira coisa que notamos ao ler o breve relato de sua vida, é que ele andou com Deus
mas o que é andar com Deus? Hebreus 11.5 diz; “Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus.”
A fé desse homem, o tornou agradável a Deus, foi ela que lhe deu tudo que precisava para viver trezentos anos, dia após dia com o Senhor, amando-o ,tendo prazer e se gloriando nEle.
Apesar de Adão ainda estar vivo, enquanto ele alcançou esse testemunho de que agradara a Deus, diferente do patriarca, em lugar nenhum das escrituras diz que ele viu a Deus, mas que creu nEle, e creu de tal forma que o resultado de sua fé foi se aproximar dEle por meio da oração, tendo a plena certeza de que seria recebido.
É isso que o verso 6 de Hebreus 11 diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”
Vejam eu vou ler o verso 5 e 6 novamente para uma melhor compreensão...
A qualidade da fé desse homem é a divisa dessa igreja.
Portanto andar com Deus é ter aquela convicção interior de que, o que não se pode ver, é real, e não só isso , é crer que o que Deus de si mesmo se revelou é verdadeiro e então confiando nessa revelação se lança a ele em comunhão perfeita, obediência perseverante e zelo fervoroso
A fé dele era o firme fundamento daquilo que alcançou, e a prova daquilo que hoje ele vê, e que nós em breve veremos.
E é exatamente isso que Deus requer de você e de mim meu irmão, que nos acheguemos a Ele cheios de fé e esperança, que reconheçamos nossas fraquezas, e dependamos dEle para andarmos diante dele e com Ele no mundo, sendo-lhe agradáveis em tudo, honrando-o todos os dias, buscando seu socorro nas tribulações e tentações, estando abatidos ou fortes, tanto tendo fartura como tendo fome, padecendo necessidade ou tendo abundância, no pleno vigor da juventude ou na ditosa velhice.
2 - E como alcançou essa fé?
Mas como Enoque alcançou tal fé? na carta de Judas 14, 15 Diz: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.”
Veja, ele era familiar com a Palavra de Deus, ele a tinha em seus lábios e em seu coração, e cria no que ela dizia, por isso a proclamou dizendo: Deus virá a juízo contra o mundo! ele conhecia a gravidade e seriedade disso e não andou com aqueles ímpios em suas obras de impiedade, mas se atentando dia a dia na Palavra que alcançou tal fé, que o levou a ser o mais honrado de sua linhagem, mas como nós ele também foi justificado de seus pecados pela sua fé, porém com a fé, ele justificou as virtudes da fé, alcançando o fim dela - a Imortalidade.
3 - depois que
Mas a questão é, ele já nasceu com essa fé, por ser de uma linhagem de homens justos?
Não! O que diz: Enoque andou com Deus, Depois que gerou a Metusalém.
Após o nascimento de seu filho, ele despertou para viver diante de Deus, de forma integra e sem ressalvas, aproximando-se dele pela fé com oração.
Essa vigília, pode ser seu despertar para uma vida cristã mais robusta, Enoque conhecia e cria nas histórias dos feitos de Deus, pois seus antepassados com certeza contaram a ele a respeito do Senhor e de sua promessa de restaurar o mundo caído, mas foi aos 65 anos de idade, num dado momento (no nascimento de seu filho) que tudo mudou. E assim permaneceu por 3 séculos, todos os dias ele se aprazia em sua comunhão com Deus, em todo momento o tinha como seu amigo íntimo, e ao qual recorria a todo tempo em fervorosa oração.
Enoque andou com Deus depois que gerou a Metusalém
4 - Gerou filhos e filhas
Como um homem que verdadeiramente cria em Deus e em sua palavra, ele não considerou apenas algumas, mas que todas as palavras que saem da boca de Deus, são dignas de aceitação e obediência
Gênesis 1.28 Diz que quando Deus criou o homem e a mulher os abençoou e disse: frutificai, multiplicai-vos e enchei a terra.
Isso é algo notável, não apenas nele, mas em todos os justos citados nessa linhagem, diferente da descrição da linhagem de Caim, todos eles geraram filhos e filhas como ordenou o Senhor.
Eu com 27 anos, já ouvi de não poucas pessoas que eu era meio doido, por ter duas filhas e querer ter mais, principalmente de casais novos sem filhos, que por amor as vaidades da vida, deixam de obedecer a Deus e usufruir da benção de serem pais, tendo por desculpa uma falsa “prudência” de não querem que o seu filho passe alguma necessidade, mas o priva do dom da vida, para na verdade continuarem sacrificando ao ídolo da comodidade.
Outro fato importante que notamos nesse relato é que Enoque não andou com Deus como um eremita ou monge separado do mundo, mas no meio da sua família, no seu trabalho, nas festas familiares, com seus amigos, e também diante dos ímpios pecadores.
você não serve a Deus apenas aqui meu irmão, quando você ama sua esposa e a trata com delicadeza e paciência, você está servindo a Deus, no seu trabalho secular, diz a bíblia que é a Cristo que você está servindo e dele receberá a recompensa, quando você esposa, respeita seu marido cuida da sua casa e cria seus filhos você será recompensada, na vida eterna, filhos quando vocês honram obedecendo e se atentando para os ensinamentos de seus pais, vocês estão sendo agradáveis ao Senhor. Amém?
5 - Não se viu mais, transformação do corpo
Por fim, o último verso diz que ele não foi mais visto pois Deus o tomou para si.
O galardão daqueles que buscam a Deus é a habitar em sua presença para sempre, este homem o alcançou sem seguir o curso natural de todos os homens, para ser como que um exemplo do livramento da morte que viria a seguir por meio do salvador, e foi trasladado para não ver a morte por meio da fé nessa promessa, pois segundo as riquezas de sua graça Deus o fez, e nos faz agradáveis a si mesmo no Amado, como diz Efésios 1.
O fim da nossa fé é a salvação de nossa alma e a transformação do nosso corpo mortal, em um semelhante ao do Senhor, olhando e desejando a manifestação do nosso Salvador, andemos com Deus no mundo, “Portanto, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. E acheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.”
Como Deus o tomou também nos tomará para si, então se cumprirá o que diz Hebreus 12.22-24 “Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados; e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.