Estrutura da oração
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 239 viewsNotes
Transcript
Estruturas da oração
1 - Adoração
É aquele tipo de oração em que simplesmente adoramos a Deus. Todo crente verdadeiro deve orar assim regularmente. Nesse tipo de oração não pedimos nada, mas unicamente nos ocupamos em adorar a Deus pelo que Ele é e também pelo que Ele faz. Um exemplo notável desse tipo de oração é o episódio de Paulo e Silas na prisão. A Bíblia diz que eles oravam e louvavam a Deus (Atos 16:25).
2 - Ações de graça
É aquele tipo de oração em que nos dedicamos a agradecer a Deus por todas as suas bênçãos derramadas sobre nossas vidas; tanto fisicamente quanto espiritualmente. Geralmente somos muito bons em pedir e péssimos em agradecer. Então que o tipo de oração de ação de graças seja cada vez mais constante em nossa vida cristã.
3 - Confissão
É aquele tipo de oração em que confessamos a Deus nossas falhas e nossos pecados. Nesse tipo de oração nos apresentamos diante Deus expressando a consciência de quão dependente somos de sua graça, de sua misericórdia e do seu perdão. O apóstolo João escreve sobre a importância desse tipo de oração (1 João 1:9).
4 - Petição e súplica
Uma oração de petição é aquele tipo de oração em que nos dirigimos a Deus apresentando a Ele todas as nossas necessidades. Somos encorajados pelas Escrituras a lançar sobre o Senhor todas as nossas ansiedades. Nós podemos fazer isto com confiança, pois Ele é que cuida de nós (1 Pedro 5:7; cf. Filipenses 4:6).
Então podemos pedir a Deus por sua provisão ao nos conceder o sustento diário e as coisas que são essenciais em nossa vida; podemos pedir por bênçãos e dons espirituais; por sua orientação, proteção e sabedoria etc.
Já a suplica é uma petição ainda mais intensa. A súplica é aquele tipo de oração que basicamente significa um pedido insistente de socorro. Jesus estava fala exatamente sobre a súplica quando ensina: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:7,8).
5 - Intercessão
É aquele tipo de oração em que intercedemos por outras pessoas. Interceder é pedir a Deus em favor daqueles que nos cercam ou que nem mesmo conhecemos pessoalmente. Isso significa que podemos interceder por familiares e amigos, mas também podemos e devemos interceder por pessoas que não são próximas de nós.
Podemos usar esse tipo de oração para orar a Deus por nossos irmãos na fé que estão espalhados por todas as partes do mundo (Efésios 6:18). Paulo diz que devemos fazer uso desse tipo de oração para interceder por todos os homens e pelas autoridades constituídas (1 Timóteo 2:1,2). Nesse sentido devemos orar até mesmo por aqueles que nos maltratam (Mateus 5:44).
