O PODER DA PALAVRA DIVINA
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus
O PODER DA PALAVRA DIVINA
TEMA 4: Jesus me salvou na cruz, devo acreditar em sua palavra e tomar a minha decisão.
INTRODUÇÃO
O texto para a mensagem de hoje está em MATEUS 8:16 E 17 DIZ ASSIM: VAMOS LER.
A mensagem desta noite tem que ver com a palavra de Deus.
A primeira vez que encontramos mencionada a palavra de Deus foi na criação em Gênesis capitulo 1. Pelo poder da Sua palavra apareceu a luz, pelo poder da Sua palavra apareceram as plantas, os animais; a Sua palavra no início teve um poder criador, mas então veio o inimigo de Deus e deturpou a obra da criação, arruinou a vida da criatura. O ser humano passou a ser uma caricatura da criatura bela que tinha saído das mãos de Deus. Então Jesus vem a esta terra e encontra a obra da criação toda destruída; leprosos, paralíticos, endemoninhados.
Quem é um endemoninhado? Um homem que foi possuído completamente pelo inimigo. Um homem que é dominado por outra força maior do que a dele. Uma pessoa que não fala o que ele quer, não faz o que ele quer, não vai por onde quer, mas é levado por um espírito imundo. E existe níveis de possessões demoníacas. Desde aquele que é dominado completamente pelo inimigo até aqueles que tem rompantes de fúria, onde a pessoa xinga, que brigar e depois se arrepende, mas o problema já está feito, a ferida já está aberta e sangrando.
Hoje há milhares de seres humanos no mundo dominados pelo espírito do inimigo. Jesus veio a esta terra para libertar os escravizados do poder do mal. E o texto desta noite disse que "meramente com a palavra, Jesus expeliu os espíritos".
Meramente com a palavra. A palavra criadora do jardim do Éden agora tem um poder curador, um poder restaurador e salvador.
No início Deus criou, agora esse mesmo Deus na pessoa de Jesus, salva, transforma, liberta e cura. No versículo 17 continua dizendo: "para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaias: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças."
O que o texto está querendo dizer quando afirma que Jesus libertou os oprimidos do diabo unicamente, com o poder da Sua palavra? De que maneira isto confirma o que fora dito por Isaias quando o profeta falou que Jesus "tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças"?
Primeiramente, para compreender isto temos que ir ao evangelho segundo JOÃO NO CAPÍTULO 1, NO VERSÍCULO 1. VAMOS LER. Aqui está a palavra. No princípio era a palavra e a palavra estava com Deus, a palavra era Deus. E no VERSÍCULO 14 JOÃO DIZ:
"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós," ou seja, a palavra se fez carne e habitou entre nós. Agora vem Isaias e disse: "Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças."
Este foi um ato de amor sem precedentes. Para Jesus, o Deus Criador dos Céus e da Terra, o Príncipe Eterno adorado por milhões e milhões de anjos tornar-Se carne, tornar-Se ser humano não foi fácil. Quando Paulo escreve aos tessalonicenses ele diz que Cristo Se humilhou a Si mesmo e não tomou em conta o fato de ser semelhante a Deus, senão que Se humilhou tomando a forma de homem e chegando a morrer uma morte tão horrenda como foi a morte da cruz. Que amor maravilhoso!
"O Verbo se fez carne". "Jesus tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças". Ele veio a esta terra para nos mostrar o caminho. O caminho da libertação. Quando Ele esteve pessoalmente na terra, libertou os que estavam prisioneiros do diabo. E hoje, através do poder de Seu Espírito, Cristo quer continuar libertando os escravos do inimigo. Para isso, para poder libertar, para poder salvar, para poder pagar o preço de nosso resgate, o Verbo teve que se fazer carne. Jesus mesmo teve que tomar as nossas enfermidades e carregar as nossas doenças. Existe uma segunda coisa que o verso de Isaias quer dizer. Uma outra parte da mensagem desta noite contido no verso "Jesus tomou as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças".
"O salário do pecado é a morte" Rm 6.23 diz a bíblia. Todos nós tínhamos pecado, portanto todos nós merecíamos morrer. Mas agora vem Jesus, e vem para salvar. O diabo diz: Eu fico imaginado a seguinte cena: Jesus pega um pecador pela mão e vai conduzindo ele para o céu, então Satanás pergunta: onde você vai com este homem, você não pode levar ele porque ele me pertence. Eles se entregaram voluntariamente a mim. Ele é meu. Você não tem direito sobre ele. E Jesus responde: Não, ele me pertence. Então o inimigo pergunta: Este livro tem que ser levado a serio? O que está escrito nele deve ser praticado? E Jesus reponde. Sim, claro que sim. Então o inimigo abre em Rm 6.23 e diz e isso deve é verdade? Jesus responde: Sim. Pois bem. Diz Satanás: Ele me pertence, pois ele pecou. Jesus então diz: Mas eu não pequei, e morri, então porque eu morri se não havia pecado em mim? E Ele responde a minha morte substitui a dele, agora arreda te Satanás, sai da frente, pois esse pecador foi comprado. Jesus pagou o preço. A nossa dívida foi cravada na cruz, ele nos comprou com o seu sangue.
Qual é o preço do resgate? "O salário do pecado é a morte" Rm 6.23. Eles pecaram, tem que morrer. Tem que haver derramamento de sangue. O homem não quer morrer? Muito bem, Cristo ama o homem e não quer que o homem morra. Então Ele Se dispõe a pagar o preço do pecado do homem. Cristo se dispõe a morrer. Por isso foi necessário que o Verbo se fizesse carne. Por isso foi necessário que Jesus mesmo tomasse as nossas enfermidades e carregasse as nossas doenças, a doença do pecado, tornando-se pecado por nossa causa.
Aquela tarde na cruz do Calvário quando Jesus morreu, não era um louco suicida que estava morrendo. Era um Deus de amor que sabia que a única maneira de resgatar o ser humano da miserável situação em que se encontrava era morrer por ele. E Cristo foi pregado na cruz do Calvário. Ele morreu a morte designada para os piores seres humanos, para os párias da sociedade, para os marginais, para os delinquentes. Cristo, cujo único delito tinha sido amar o ser humano, aceitou a morte do pior dos delinquentes. E desta maneira se cumpriu a palavra do profeta Isaias.
Hoje o preço já está pago. Hoje as cadeias já foram quebradas. Hoje você está livre para sair ao encontro do Senhor Jesus. Para sair ao encontro da felicidade, da vida plena, sem traumas, sem vícios, sem perturbações, sem culpas, sem passado. Está pronto para viver a vida na sua plenitude. Mas acontece que como já dissemos nas outras noites, de nada adianta Cristo ter pagado o preço por você, se você não aceitar voluntariamente o convite de Cristo.
Na Bíblia encontramos muitos milagres do Senhor Jesus, onde a participação humana é indispensável. Quando Ele transformou a água em vinho, o texto bíblico diz que antes de transformar a água em vinho, Jesus deu uma ordem aos homens: "Enchei as talhas de água". "Enchei as bacias de água" Jo 2.7 A minha pergunta é: Se Ele tinha poder para transformar a água em vinho, não tinha poder para encher as bacias de água? Tinha sim. Mas não o fez, porque Ele só operará o milagre na vida daquele que enche as bacias de água.
Você talvez está perguntando: Mas que quer dizer encher as bacias de água? Esta é a participação humana. É dizer: Sim. É dizer: Senhor, aceito. É dizer: Senhor, eu quero. E decidir, é levantar-se, é ir à frente. Se você não fizer isso, se você não abrir o coração, Jesus não pode fazer nada por você.
Em uma outra ocasião, Jesus encontrou um morto, um cadáver, já apodrecendo, fendendo. E antes de ressuscitá-lo, Ele disse aos homens: "Tirai a pedra" Jo 11.39. Ora, se Jesus tinha poder para ressuscitar Lázaro, não tinha também poder para retirar a pedra? Tinha sim, mas não o fez. Porque o milagre divino só acontece quando os homens fizerem sua parte. E a parte dos homens é abrir o coração e aceitar que Deus faça a obra que tem que fazer.
Em outra ocasião, Jesus encontrou um cego. Colocou barro em seus olhos e disse: "Vai ao tanque de Siloé e lava-te" Jo 9.7. Ora, se Jesus tinha poder para abrir os olhos do cego, não tinha poder para lavar os olhos dele? Tinha sim, mas Jesus não vai fazer o que o homem precisa fazer. E a participação do homem, a parte do homem é abrir o coração. É dizer sim.
Você já está estudando a Bíblia há várias semanas. Seus olhos têm-se aberto às grandes verdades bíblicas. Há coisas das quais você não pode fugir. Em seu coração você sente uma voz dizendo: "Este é o caminho, andai nele" Is 30.2. Por outro lado, você ouve uma voz dizendo: "Foge! Corre!" Essa não é a voz de Deus, pode crer.
APELO
Por isto, esta noite eu não posso terminar a mensagem sem convidar você a encher as bacias de água. Sem convidar você a retirar a pedra. Sem convidar você a ir ao tanque de Siloé e lavar-se.
Jesus já fez a parte dele. A Sua palavra já curou corações. A Sua palavra já pagou o preço. O Verbo já se fez carne. Ele já carregou sobre si as nossas enfermidades e as nossas doenças. Você não precisa continuar vivendo desesperado, vazio, triste, com sua família arruinada. Você não precisa continuar vivendo escravizado, dominado pelo poder do inimigo. O preço já foi pago. Levante-se esta noite e venha à frente, aceitando o convite de passar pela experiência do batismo. Venha ao tanque de Siloé e lave-se. Deixe que as águas do batismo lavem a sua vida completamente. Renasça para uma experiência nova. Em nome de Jesus.