Cristo e a igreja

Pregações  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Mt 16.13-20
Introdução
1. Seguir Jesus sempre se tornou desafiador em todos os sentidos. É preciso reagir confrontando o mundo - a carne - diabo.
2. Mais difícil ainda quando a pessoa foi ensinada e educada numa religião que muda a verdade ensinada por seu fundador, CRISTO.
3. Veja como os fariseus e saduceus se uniram para expor Jesus ao ridículo - queremos um sinal do céu (v.1; Jo 6 .22 - Jesus é o pão que desce do céu). A resposta é bem contundente - como queremos ver os sinais? Quando não cremos? E quais sinais devem ser os mais importantes?
4. A criação de muitos ministérios atuais têm exatamente essa intenção - mostrar sinais para que as pessoas fiquem impactadas.
5. O maior sinal estava diante deles - mas não conseguiam ver, por causa do coração duro doutrinado pela cultura religiosa, que se tornara egoísta por acharar que seguir as leis de Deus estavam aprovados.
6. Jesus retirou-se e deixou-os (v.4). Jesus diz - estou a porta e bato… se ouvir, entrarei...
7. Dividimos em duas partes esse relato - primeiro, a necessidade de saber quem é Jesus - segundo, qual o ministério da igreja no mundo.
I - A necessidade de saber quem é Jesus (v.13-15).
6. Temos duas perguntas para os discípulos.
A primeira - o que o povo diz ser o Filho do homem?
A segunda - e vocês, quem dizeis que sou?
7. Isso é tão importante como a vida e a morte. Quem é Jesus para os incrédulos? Com certeza você já foi questionado sobre a natureza de Jesus. Existem religiões criadas com a falsa ideia de cristã, mas nega a natureza divina de Jesus. Pergunte para um seguidor das testemunhas de Jeová - quem é Jesus, e surpreenda-se com a resposta - Um PROFETA. O muçulmano, etc…O Espírita.
8. Fique de olho no que acontece com essas pessoas no v.4 - deixando-os retirou-se!
9. Eu já entrei em debate sobre esse assunto - e tive que me afastar, ou alguma situação me afastou deles.
10. Se Jesus não é o Messias profetizado, o Ungido que desceu do céu, o que ele é? Aquele que faz prodígios, que controla a força da natureza, que após a morte, ressuscita e se manifesta aos seus. Quem pode ser?
11. Paulo achava, como quase todos os fariseus que Jesus era um mentiroso, enganador, fora de Lei, etc...
12. Os discípulos omitem que os fariseus o chamavam de Belzebu, de filho sem pai, etc...
*A segunda pergunta, agora é para os discípulos. No 14.33, após Jesus andar sobre as águas eles já haviam exclamado - este é verdadeiramente o Filho de Deus. Mas, seria isso o impacto de uma emoção? que ocorre quando acontece alguma coisa fora da rotina, que foge do trivial?
13. Isso já deveria ser mais que suficiente - Mas nem sempre conseguimos ter a percepção da ação de Deus. Podemos levantar e agradecer a Deus pelo que aconteceu, mas continuar sem mudança.
14. Os judeus deveriam crer, mas até hoje muitos continuam sem a fé de que Deus enviou o Messias, e que esse Messias deveria padecer pelo pecado do seu povo. Jesus já havia dito isso, e que o sinal mais importante, ainda iria acontecer - o sinal de Jonas, que prefigurou sua morte e sua ressurreição.
15. Todas as pessoas podem pensar o que quiserem sobre Jesus. Assim também é a salvação, ninguém vai para o inferno no seu lugar, muito menos também para o céu - é a sua sujeição e fé em quem, e o que Cristo fez na cruz, que deve trazer o sentimento de pesar por causa do seu pecado, e da alegria de ser salvo - sem fazer nada - mas custou a vida de Cristo na terrível cruz.
*A resposta de Pedro - (v.16). Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
16. Nossa cultura cristã nem sempre sabe o significado dessa resposta - Cristo para os judeus era o Messias, o Ungido de Deus, o esperado inclusive por todas as mães israelitas.
17. Jesus é o Salvador - Não foi sem importância que o anjo deu o nome a Jesus - não foi Maria nem José, ou algum parente ou sacerdote.
18. O Filho de Deus - não nasceu da vontade do homem. Nascido de Deus. Sendo o próprio Deus. Deus se manifestou em carne (Cl 1.15 “15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;”
19. A profissão de fé de Pedro é nossa confissão. É a primeira confissão verbal que vem do poder emanado do Espírito Santo. Por isso Jesus aprova a verdadeira e sincera declaração que vem do coração de um humano - Pedro. Não foi a carne nem sangue - ninguém influenciou, nenhum ser humano de si mesmo poderia ter contribuído nessa confissão - mas o Meu Pai que está no céu.
20. À essa convicção de fé, Jesus aprova de tal modo que Pedro é colocado como o primeiro líder da igreja. O que deveria confirmar os irmãos - o que deveria conferir e direcionar a igreja com as prescrições da Palavra e do Espírito.
II - O fundamento da igreja e seu ministério (v.18b-19)
21. A igreja tem um dono e tem uma composição hierárquica.
22. Edificarei a minha igreja. O criador da igreja é Jesus Cristo, e nós já sabemos que é o próprio Deus. E Deus através do Filho chamou discípulos e servos.
23. O fundamento da igreja não é Pedro - mas a declaração de Pedro - Cristo, o Filho de Deus. Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram - mas é a pedra que segura e mantém firma sua igreja.
24. E como nós crentes enxergamos a igreja de hoje - um lugar para satisfazer nossos desejos? Um lugar para passar um pequeno tempo? A pregação é para nos dar auto estima?
25. Quando vemos crentes martirizados, assassinados - como olhamos para nossa relação com a igreja?
26. As portas do inferno não prevalecerão contra ela. Jesus estava outorgando autoridade a Pedro e a igreja. Satanás e sua legião de demônios não tem poder de fazer a igreja sucumbir - parar. Veja Jo 16.33Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Rm 16.20E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás.”
27. Isso será feito por aqueles que vestem a armadura de Deus, os verdadeiros soldados de Cristo. Nunca pelos mornos de Laodicéia.
28. Jesus deu uma ordem IDE. 1Pe 2.9 “9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1Pe 2.21 “21 Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,”
28. Jesus deu uma ordem - Ide e pregai o evangelho, 1Pe 2.9 “9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
30. Alguns que saíram de casa hoje encontraram adventistas com material de trabalho.
31. 1Pe 2.21 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos,”
Related Media
See more
Related Sermons
See more