JESUS PÕE À PROVA OS QUE QUEREM SEGUI-LO
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 784 viewsNotes
Transcript
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus
JESUS PÕE À PROVA OS QUE QUEREM SEGUI-LO
INTRODUÇÃO
O texto para a mensagem de hoje está em MATEUS 8: 18-22 VAMOS LER. Neste texto encontramos a experiência de duas pessoas: primeiro um escriba que quer seguir a Jesus. "Mestre, seguir-te-ei para onde quer que fores".
Temos que entender que esse escriba decidiu seguir a Jesus depois de ver os grandes milagres que Jesus operara. Claro Jesus tinha curado um leproso, tinha sarado o criado do centurião, tinha curado a sogra de Pedro, ontem nós vimos que Jesus tinha curado várias pessoas pelo poder de Sua palavra, muitos endemoninhados, e outras pessoas doentes, enfim, tudo aquilo tocou profundamente o coração do escriba.
Apesar dos escribas serem homens intelectuais que não eram muito movidos pela emoção, os milagres de Cristo foram tão impressionantes que mexeram com os sentimentos do escriba. Ele não pensou duas vezes e disse: “Senhor, quero te seguir para onde quer que fores.”
Mas Jesus que conhece tudo, Ele que lê o fim desde o princípio, que conhece até os pensamentos mais íntimos do ser humano, sabia que a decisão desse escriba não era uma decisão verdadeira. Não era uma decisão consciente. Ele estava apenas movido ou impressionado pelos atos miraculosos que Jesus tinha operado.
A sua decisão era uma decisão de areia; em pouco tempo desapareceria.
Por isso, Jesus para testá-lo disse: "Você quer me seguir? Muito bem! Mas quero que você saiba que até as raposas têm seus covis e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça". O resultado foi que esse escriba deu meia-volta e foi embora.
Que tem que ver isto conosco hoje? Muitos de vocês têm-se levantado decidindo seguir a Jesus. Noite após noite, muitos de vocês têm aberto o coração e aceito a Jesus como seu Salvador e muitos têm se levantado, expressando seu desejo de passar pela experiência do batismo. Mas nós precisamos ter cuidado de que tudo o que aconteceu esta semana e que as nossas decisões não foram simplesmente o fruto da emoção de um momento.
É por isso que esta semana está sendo chamada uma Semana de Decisão. Uma Semana de Colheita. Quer dizer, através do estudo da palavra de Deus, o evangelho já foi plantado em seu coração. Seus olhos já se abriram às verdades bíblicas.
É por isso que uma pessoa não pode ser batizada sem o conhecimento completo da palavra de Deus. Precisa conhecer quais são os caminhos que Deus apresenta na Sua palavra. Porque decidir seguir a Jesus é muito fácil, difícil resulta conservar-se cristão e manter-se na decisão feita.
Aquele homem que decidiu seguir a Jesus, quando viu as dificuldades que o Mestre lhe apresentou, deu meia-volta e foi embora. Nunca mais temos registro na Bíblia desse escriba.
Esta noite a pergunta é: Quais são as motivações que estão trazendo você pra Jesus?
Há muitas igrejas que pregam sobre milagres, fazem milagres, operam milagres, falam em cura e estão cheias. É que os seres humanos hoje correm atrás de milagres e de coisas impressionantes.
A pergunta é: Qual é a motivação pela qual você está vindo aqui? Está esperando somente milagres, coisas impressionantes, curas milagrosas? Ou você, como o leproso que vimos na primeira noite, está vindo aqui para adorar Jesus, indistintamente, se Ele opera milagres ou não? Está vindo aqui para entregar seu coração a Jesus? Esta é uma pergunta que você precisa responder antes de passar pela experiência do batismo.
"Seguir-te-ei para onde quer que fores". Mas quando Jesus disse "as raposas têm covis e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça", o homem desapareceu.
A vida cristã está cheia de dificuldades. Quando você decide seguir a Jesus, muitas vezes os seres mais queridos virarão as costas para você. Às vezes, você vai ter que perder o emprego por causa do sábado. Por que há muitas igrejas que guardam o domingo? Não somente porque ignoram a verdade bíblica, muitas vezes, até que descobrem a verdade bíblica, só que não é fácil guardar o sábado.
Teste você agora que está conhecendo a palavra de Deus; vá pedir permissão ao seu patrão na empresa onde você trabalha para ter o sábado livre. Você vai ver as dificuldades que vão aparecer.
Eu conheço muitas pessoas que perdem o emprego por causa do sábado. Eu conheço muitos maridos que perturbam a vida da esposa quando a esposa decide seguir a Jesus. Eu conheço muitos filhos que têm vergonha dos pais quando os pais decidem seguir a Jesus. E conheço também filhos que são perseguidos por seus pais porque decidiram seguir a Jesus.
Amigos que outrora enchiam a sua casa aos domingos para comer um churrasco e beber cerveja, a partir do momento que você entregar o coração a Jesus, não mais estarão junto com você; o deixarão, o abandonarão. Pensarão que você está louco, que estão enganando você. Ridicularizarão você porque anda com a Bíblia. Mas não tenha medo. Esses amigos talvez, nunca foram seus amigos, foram amigos da carne e da cerveja, mas não seus amigos.
Em compensação, você que está entregando seu coração a Jesus, você que vai passar pela experiência do batismo, está ganhando uma família mundial.
A igreja Adventista tem mais de 22 milhões de membros no mundo inteiro em 214 países diferentes do mundo. Se você for ao Japão encontrará irmãos adventistas que pensam e creem como você e louvam O mesmo Deus. Se for à Argentina, encontrará também os mesmos irmãos com a mesma fé. No Peru, na Bolívia, nos Estados Unidos, na Islândia, na Grã-Bretanha, na Alemanha, na Espanha, onde você for, encontrará uma Igreja Adventista que espera Cristo, que guarda o sábado; e você encontrará uma família com os braços abertos esperando você.
Alguns comentaristas bíblicos afirmam que o escriba de nosso estudo de hoje foi Judas e que, apesar disso, Judas o seguiu, mas nós não temos provas bíblicas nem históricas para afirmar isto. O que podemos ver é que este homem queria seguir a Jesus por interesses terreais; ele queria um bom salário, ele queria saúde, ele queria dinheiro, ele queria bênção. Ele somente estava pensando nas coisas que podia tirar de Jesus. Em nenhum momento ele pensou nas coisas que ele tinha que doar para Jesus.
A vida do cristianismo é uma vida de entrega; uma vida de sacrifício, uma vida de renúncia, mas em compensação, a paz que Cristo coloca no coração não tem preço. E as pessoas que já passaram por essa experiência podem contar para você o que significa viver a vida com Jesus.
Outro incidente que o texto desta noite menciona, começa com o VERSÍCULO 21 VAMOS LER:
O pensamento central que vale para nós aqui não é o fato de se sepultar o pai está certo ou está errado, claro que está certo! Nós temos um dever como cristão de preocupar-nos por nossos pais. Mas o pensamento em questão aqui é a desculpa desse discípulo para adiar a decisão. E ao longo da história tem havido homens que têm sentido o chamado do Espírito Santo.
A voz de Deus chamando e convidando eles para seguir Jesus definitivamente. Talvez esta noite aqui há muitas pessoas que já sentiram o chamado de entregar o coração a Jesus de preparar-se para a volta de Cristo, porque estamos vivendo no fim dos tempos. Quando você contempla tudo o que está acontecendo a nossa volta, a marginalidade, a violência, as guerras, os terremotos, as fomes, as pestes, tudo é evidência de que Cristo está voltando. Não há mais tempo a perder, você sabe disso. Você sente o Espírito Santo de Deus chamando, mas você reluta, você não quer aceitar, você adia sua decisão, como aquele discípulo "tenho que enterrar meus pais".
Hoje tem gente dizendo: Não, quando eu me aposentar, eu vou entregar o meu coração a Jesus. Há jovens que dizem: Não, quando eu me formar, já não terei mais dificuldades com o sábado, aí vou me entregar a Jesus. Alguns dizem: Quando eu casar. Alguns dizem: Quando eu crescer, quando eu for mais velho, quando eu ficar adulto, quando meu marido aceitar eu também aceito, quando isto, quando aquilo.
O ser humano vive inventando desculpas para entregar o coração a Jesus. Mas o convite de Jesus é: Hoje, filho! Você não tem que me entregar a sua vida daqui a cinco anos, tem que ser hoje, é agora. O Espírito de Deus está trabalhando no seu coração neste momento, é neste momento que tem que se levantar e vir para aqui à frente entregando-Lhe seu coração.
Jesus replicou aquele homem: "Deixa os mortos sepultarem os seus próprios mortos". Jesus não estava falando contra o pai morto desse discípulo. O que Ele estava dizendo era: Deixa as coisas desta terra. Por favor, pára de pensar um pouco somente no teu trabalho. Pára de pensar um pouco somente nos teus estudos, nas tuas coisas terreais. Deixa que as coisas deste mundo são passageiras, finalmente mortas. Pensa em Mim; pensa na vida eterna; não pense nos 40, 50, 60 70 ou 80 anos que você vai viver nesta terra pensa na vida eterna! Este um grande momento – a decisão de servir a Jesus!
Já vimos ontem à noite. Jesus já pagou o preço, Ele está disposto a fazer maravilhas na sua vida, mas não fará nada se você não entregar o coração a Jesus, se você não tomar a decisão.
Por isso, eu vou pedir esta noite: Quantos gostariam de se levantar e vir esta noite expressando o seu desejo de passar pela experiência do batismo no próximo batismo que teremos? Ah, você dirá: Pastor, mas eu não estou casado. Isso tem solução. Ah, pastor, mas eu ainda fumo. Isso também tem solução. Ah, pastor, eu preciso acertar um assunto. Isso também tem solução. Tudo tem solução. Nada é motivo para adiar a hora do seu batismo. Hoje é o dia da sua grande decisão!
Quer se levantar e vir esta noite aqui a frente?