JESUS ACALMA A TEMPESTADE

Semana de evangelismo A Esperança é Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 184 views
Notes
Transcript
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus
JESUS ACALMA A TEMPESTADE
TEMA 6: Muita gente se agrada de Jesus, mas poucos o seguem.
INTRODUÇÃO
O capítulo 8 de Mateus concentrasse na autoridade de Jesus: Ele tem poder sobre as piores doenças (lepra, paralisia e febre), e também tem autoridade sobre os demônios e mesmo a natureza está sob o seu comando. A mensagem é muito clara, esse pregador itinerante, que não tem o apoio dos líderes judeus, humilde, sem lar e que não tem onde encostar a cabeça, mas tem poder e autoridade sobre todas as forças do mal, Ele tem poder absoluto.
O texto para a mensagem desta noite está no CAPÍTULO 8 DE MATEUS VERSOS 23 AO 27, VAMOS LER: O texto de hoje começa dizendo que os discípulos seguiram o Senhor. Discípulo é aquele que segue a Jesus. Está seguro você de que já se tornou um discípulo? Quando Jesus estava nesta terra, havia muita gente que ouvia as Suas mensagens e via os Seus milagres. Muitas vezes, até era beneficiada com os atos de Cristo. Naquele milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, por exemplo, os estudiosos acreditam que entre 10 a 15 mil pessoas foram alimentadas. Mas, a pergunta é: Quantos deles O seguiram?
O pensamento bíblico desta noite é: Tem muita gente que gosta de ouvir a palavra de Deus, mas são poucos aqueles que decidem segui-Lo. Você já decidiu seguir o Senhor Jesus? Ou somente quer se beneficiar dos milagres e das bênçãos, muitos querem comer os pães e os peixes, mas não querem se comprometer, muitos desejam ver as curas, mas não querem entregar a vida definitivamente, muitos querem ouvir falar de Jesus, mas não querem render seu coração a Ele?
I – A VIDA DO CRISTÃO TEM TEMPESTADES
"E eis, que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas." Nesse barco estava Jesus e Seus discípulos. E de repente, tudo ficou escuro, começou uma tempestade e o barco era varrido pelas ondas. Eu nunca fui em Israel, mas um dia desejo ir. Um amigo que já viajou com o Dr. Rodrigo Silva, me falou que no mar da Galileia é muito comum essas tempestades repentinas, pois o lago (mar da Galileia) fica entre montanhas e isso é muito propício para o aparecimento destas tempestades. Agora existe uma lição aqui: Na vida de alguém que tem a Cristo consigo, também podem chegar os momentos escuros e as tempestades. O lar daquele que aceitou a Jesus também pode passar por turbulências.
Tem muita gente que pensa que quando Cristo está com a gente não vai haver dificuldades. Mas Jesus nunca prometeu que Seus filhos não teriam problemas. O que Ele prometeu é que, em meio aos problemas Seus filhos nunca estariam sozinhos.
Jesus nunca prometeu que neste mundo você não passaria por dificuldades ou pelo vale da sombra da morte, Jesus prometeu que, em meio ao vale da sombra da morte, Ele nunca te deixaria, e Ele está aí perto de você.
No Salmo 46, Davi disse: "Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações". A promessa de Deus não é que você nunca terá tribulações. A promessa é: "Eu serei um socorro presente nas tribulações".
Talvez você se pergunte esta noite: Qual é o mérito então de amar Jesus e de segui-Lo? Eu pensava que se eu entregasse a minha vida a Jesus nunca mais teria dificuldades. Você está enganado. Lembre-se do tema de ontem – o escriba decidiu seguir a Jesus porque pensava que se entregasse a vida a Jesus nunca teria dificuldades. E Jesus disse: Um momento, "as raposas têm covis, os passarinhos, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" Mt 8.20. O que Jesus estava dizendo era: Se você me seguir, não quer dizer que sua vida não vai ter dificuldades. Mas, olha, se você me seguir, nunca estará sozinho. Jesus nunca prometeu que você não choraria, Ele prometeu que quando as lágrimas correrem por seus olhos Ele enxugará as lágrimas. Se Jesus pessoalmente pode enxugar minhas lágrimas, então, bem-vinda seja a dor e a tristeza!
Vivemos em um mundo de tristeza e dor. O que o inimigo mais quer é destruir a vida dos filhos de Deus, perturbar a paz da família de Deus; por isso traz câncer, traz enfermidades, traição, acidentes de trânsito, perda do emprego, falência econômica. O inimigo dá uma gargalhada, porque acha que, se o seguidor for um discípulo interesseiro, quando as sombras chegarem, quando as tempestades balançar o barquinho, Ele dará meia-volta e irá embora. Por isso é que você precisa ter certeza de que a razão que o está trazendo ao Senhor Jesus não é o interesse somente nas bênçãos e nos milagres.
II – JESUS DORMIA, POIS ERA HOMEM
Havia tormenta naquela noite, mas Jesus estava presente; e Jesus dormia. Que coisa maravilhosa! Por que Jesus dormia? Não é por que Ele era Deus e poderia resolver o problema a qualquer momento, isso é verdade, mas Jesus dormia, pois ele é: "O Verbo que Se fez carne" Jo 1.3. "O Verbo carregou sobre Si as nossas enfermidades". Ele Se fez um homem de carne e osso como você e eu, também tinha temor, expectativas, fome, sono. Muitas vezes, até a dúvida podia assaltar seu coração, pois era um Ser humano. Porém, era um Ser humano que vivia em paz com Deus.
Quando chegava à noite, antes de dormir, Ele Se ajoelhava e conversava com Seu Pai, e recebia paz de Seu Pai, e então deitava na cama e dormia. Lá fora, o vento podia estar soprando e a escuridão podia ser densa, a água podia estar entrando no barco, mas Ele dormia porque tinha conversado com Seu Pai.
Quando você aprender a conversar com seu Pai antes de dormir, não terá mais medo de nada, e terá um sono tranquilo, o salmista diz assim: Em paz me deito e logo pego no sono, pois só tu, Senhor, me faz descansar tranquilo. Salmo 4:8 . Agora, por favor, não pense que, simplesmente orando, os problemas vão desaparecer; é necessário que você se levante e converse com o seu Pai, é necessário que você abra a palavra de Deus e estude ela, pois ela é seu alimento. Jesus dormia porque estava em paz com Deus.
E quando você está em paz com Deus, não tem medo da morte, nem da vida, nem do passado, nem do futuro; não tem medo de passar debaixo de uma escada, não tem medo de sexta-feira 13, não tem medo de gato preto, não tem medo de macumba, não tem medo de nada, porque Jesus está com você.
Os discípulos eram homens experimentados, grandes pescadores, acostumados a lidar com as tormentas avassaladoras. A princípio pensaram que fariam o mesmo com essa, que levariam o barco em segurança ao porto. É o mesmo que acontece com aqueles que acham que vão conseguir a salvação pelos seus méritos, pela sua força, sua sabedoria. Os discípulos empregaram suas energia até o ponto do esgotamento, então diz o texto:
"os discípulos vieram acordá-Lo, clamando Senhor, salva-nos! perecemos!" Jesus é o Único que pode te salvar. Não é São Pedro, não é São João, não é São Mateus, por mais que esses homens fossem bons, eles eram seres humanos como você e eu que dependeram do Senhor Jesus Cristo. Não é a virgem Maria, por mais santa e boa mulher que tenha sido, ela não tem poder para salvar; os discípulos estavam certos. O único que podia salvar era Jesus.
Ora, se entre esses discípulos, estava Pedro e João e eles disseram: "Senhor, salva-nos!" Como é que hoje alguém pode se ajoelhar diante da imagem de Pedro e de João e suplicar ajuda? Se quando eles estavam vivos, eles não tinham nem poder para salvar-se a si mesmos! Como poderiam ajudar a outros agora que estão mortos? Eles precisaram de Jesus. Nós também precisamos de Jesus. Ele é o único que pode resolver os nossos problemas. O único que pode curar nossas feridas, o único que pode perdoar nossos pecados.
III – O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
Jesus levantou-se e disse: "Por que sois tímidos, homens de pequena fé?" E aí Jesus estava dizendo que a vida do cristão é uma vida de fé. Fé é acreditar naquilo que não se vê. Crer sem tocar, crer, simplesmente porque Jesus falou. E a Bíblia está cheia de promessas. Há mais de 3 mil promessas na Bíblia. Cada uma delas seria capaz de revolucionar o mundo, se o ser humano se apoderasse dessas promessas com fé.
O que é fé? Fé é confiar. Você precisa confiar em Deus. Tem muita gente que não tem fé em Deus, não confia em Deus.
Quando eu era mais jovem, um amigo me dizia: – Você já tomou uma cervejinha com Deus? – Não. – Então, por que acredita nEle? – Você já jogou uma bolinha com Deus? – Não. – Então, por que acredita nEle? Você já apertou a mão de Deus? – Não. – Então, por que acredita nEle?
Esse meu amigo era incapaz de crer em Deus, porque não O via, porque não podia tocá-Lo. E hoje tem gente que não crê em Deus porque não pode vê-Lo, não pode tocá-Lo, mas fé é confiar. Confiar nas coisas que não se veem, que não se tocam. E se você pensar um pouco, você tem fé em pessoas nas quais você não conhece, tem fé em homens os quais nunca viu, mas, apesar disso, cré nelas; por exemplo, você entra num avião, e viaja. Você nunca viu o piloto, nunca viu as aeromoças, não sabe se esse avião vai ser jogado no Triângulo das Bermudas ou em uma montanha qualquer, e sem conhecer essas pessoas, você crê, entra no avião senta na poltrona e dorme, sabendo que quando acordar vai estar no destino onde você queria ir. Você confiou nesses homens, mas não quer confiar em Deus.
Se está passando mal, vai no doutor, ele lhe fala que será preciso fazer uma cirurgia. Você faz os exames, chega o dia da cirurgia, deita em uma maca, deixa a enfermeira colocar um montão de negócio na sua veia, você nem sabem o que é, mas deixa, e apaga por causa da anestesia, o doutor corta daqui, corta dali, puxa de um lado sangra do outro, mas você crer que essas pessoas que você nunca viu vão cuidar de sua vida, que você acordará melhor do que estava. Então, se acredita nos homens por que não acredita em Deus? Assim somos os seres humanos, confiamos em homens e quebramos a cara, e nos machucamos, e sofremos.
CONCLUSÃO
Por isso, a Bíblia diz: "Maldito o homem que confia no homem" Jr 17.5. Apesar disso, confiamos nos homens, porém, não queremos confiar em Deus. E a vida cristã é uma vida de confiança em Deus. Mas, para que você possa confiar em Deus, precisa conhecê-Lo. E para conhecê-Lo você precisa passar tempo com Deus, e para passar tempo com Deus, precisa estudar a Bíblia, orar, ir à igreja. E não somente estudar a Bíblia, orar e ir a igreja, senão que, além de estudar a Bíblia, orar e ir à igreja, você precisa buscar outra pessoa e contar de Jesus para essa pessoa.
Quando fizer essas quatro coisas: orar, estudar a Bíblia, ir à igreja e buscar outra pessoa e estudar a Bíblia com ela, você estará conhecendo a Jesus, e quanto mais você conhecer a Jesus, mais você vai confiar nEle. E quanto mais confiar nEle, mais fé vai ter nEle. Então quando chegarem provações na sua vida não vai ter medo, porque você sabe que o seu Deus não falha.
O barco pode parecer que vai afundar, mas você sabe que não vai afundar, porque Jesus está aí com você. E você vai aprender a dormir em meio à tempestade, em meio à turbulência, porque conversou com seu Pai, e seu Pai colocou paz em seu coração.
APELO
Eu quero convidá-lo a uma vida de fé. A vida do cristianismo é uma vida de confiança em Deus. Você já confiou nos homens e eles falharam com você, eles te traíram, te machucaram, te feriram.
Esta noite, eu lhe convido para se levantar e vir até à frente, entregando a sua confiança a Deus, e dizendo: Senhor, eu vou me batizar e, mesmo que venham turbulências, eu não vou ter medo; eu vou dormir em paz, porque Tu estás comigo. E se Tu estás comigo, nada pode me derrotar. Quer você se levantar e vir esta noite aqui à frente?
Hino – Descansarei – Etiene
Related Media
See more
Related Sermons
See more