A CURA DE DOIS ENDEMONINHADOS
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 27 viewsNotes
Transcript
Semana de evangelismo A Esperança é Jesus
A CURA DE DOIS ENDEMONINHADOS
TEMA 7:
INTRODUÇÃO
O texto para a mensagem de hoje está no CAPÍTULO 8 DE MATEUS, VERSOS 28-34 VAMOS LER. Jesus dirigiu-se à terra dos gadarenos. Ele sempre está se dirigindo aos lugares mais difíceis, aos lugares mais longínquos, distantes, aos lugares mais populosos, aos lugares mais desérticos, onde existe um filho precisando da ajuda dEle, ali Ele estará.
Às vezes, em nossa vida entra o pensamento de que Deus Se esqueceu de nós, de que Deus não nos ama, de que nos virou as costas. E pode ser que nesta vida, até os melhores amigos nos abandonem, até os seres mais queridos nos deixem, mas a promessa de Jesus é: Eu nunca te deixarei. Eu irei contigo até o lugar mais distante da terra. Foi por amor que Jesus atravessou o mar, foi à outra margem à terra dos gadarenos, porque ali havia dois filhos desesperados, vivendo uma vida triste.
O texto bíblico diz que estes homens estavam endemoninhados. Um endemoninhado era um homem completamente dominado pelo inimigo de Deus.
O interessante é que há dois tipos de gente controlada pelo inimigo de Deus. Há dois tipos de endemoninhados. Nós, às vezes, pensamos que um endemoninhado é aquele que grita, que cai no chão, que faz escândalo. Mas tem muitas pessoas que estão possuída pelo inimigo, mas não faz escândalo, não cai, não grita, não chora. Aqueles que caem, têm manifestações exteriores é porque, além de terem sido dominados pelo inimigo, são fracos mental, física e emocionalmente. Mas aquelas pessoas que são fortes física, mental e emocionalmente, podem também ser dirigidas pelo inimigo, mas nunca vão exteriorizar manifestações.
O texto bíblico é bem claro, quando o Senhor Jesus afirma: "Quem não é comigo é contra Mim" Mt 12.30. Só existe uma maneira de sair do terreno do inimigo: E decidir seguir a Jesus. O Mestre diz: "Quem não é comigo, já é contra Mim." Quer dizer, na vida espiritual, não existem grupos, aqueles que estão com Cristo, os que estão com o inimigo de Cristo e aqueles que estão no terreno neutro, pensando o que é que vão fazer. Não, na vida espiritual não existe isso. Na vida espiritual, somente existem dois terrenos: ou você está com Cristo e se você não estiver com Cristo, já está no terreno do inimigo.
"Eu vou pensar. " "Eu vou ver se me decido ou não". Esse tipo de atitude, a indecisão já é uma decisão contra Cristo. É uma verdade dolorosa, terrível, mas é uma verdade bíblica como muitas outras verdades bíblicas que são difíceis de ser aceitas. Está escrito na palavra de Deus e não temos outro remédio, senão pregar aquilo que a palavra de Deus afirma.
O texto bíblico disse que esses endemoninhados moravam nos sepulcros. Quem mora nos sepulcros? Quem habita nos sepulcros? Os cadáveres, os mortos. O que o texto bíblico desta noite está querendo dizer é que aqueles que não tomam a decisão de seguir a Jesus, aqueles que não se comprometem com Cristo, de maneira quase natural, ao estarem nas mãos do inimigo, passam a ser mortos. Podem respirar, podem andar, trabalhar, estudar, correr, comprar, vender, mas estão mortos, não têm vida. Porque a vida para Jesus, não é simplesmente respirar. A vida para Jesus é outra coisa. Ele mesmo quando esteve nesta terra disse: "Eu Sou o caminho, a verdade e a vida" Jo 14.6. Jesus é a vida. E somente aqueles que vivem em comunhão com Jesus estão realmente vivos.
Todos aqueles que não querem comprometer-se com Jesus, de maneira natural, já estão mortos. Podem estar respirando, podem estar andando, mas estão mortos, porque a vida deles, a vida que eles vivem não é vida. Uma vida sem Cristo é um inferno, é uma confusão, é um poço sem fundo, é um túnel sem saída.
Um dia, encontrei uma pessoa que dizia: Prefiro morrer, porque esta vida não é vida. Efetivamente, a vida sem Cristo não é vida. Por isso, Você tem que levantar as mãos aos céus e agradecer a Deus que a palavra de Deus chegou à sua vida. Porque hoje seus olhos se abrem às verdades que você não conhecia e você começa a viver a verdadeira vida.
Outro dia, encontrei uma pessoa que não tinha braços nem pernas, mas tinha encontrado Jesus e O tinha aceitado como seu Salvador. E ele vivia feliz. Sem braços e sem pernas, mas cantava, desenhava com a boca, transmitia otimismo, pensamentos positivos, palavras de ânimo e coragem para as outras pessoas. E muita gente se admira e diz: Por que este homem que não tem nem braços nem pernas, vive de maneira tão otimista? É simples, porque ele vive de verdade. Porque está em comunhão com Cristo.
Também conheço pessoas que têm dinheiro, têm braços, pernas, têm saúde, têm família, têm tudo e dizem: Esta vida não é vida. Por que? Porque não estão com Cristo. E quando você não está com Cristo, tudo que você tiver, não tem sentido. Quando você está com Cristo, as coisas por insignificantes que sejam, passa a ter sentido. Por isso, é que esses endemoninhados moravam nos sepulcros; porque estavam mortos, embora estivessem vivos. E agora, o texto bíblico disse que eles vieram ao encontro de Jesus. Embora, Jesus tenha Se dirigido à terra dos gadarenos, estes homens não esperaram que Jesus os procurasse; eles procuraram a Jesus. Mas não O procuraram pedindo ajuda, eles procuraram a Jesus furiosos. Tem muita gente que entra na igreja para criticar.
Quando eu era jovem, estava fazendo uma campanha evangelística, tinha um jovem universitário que estava todas as noites presente às reuniões. Mas era um ateu, não acreditava em Deus, não acreditava em nada; ele assistia às reuniões, não com o desejo de aprender ou de entregar seu coração a Cristo ou porque sentisse a necessidade de Jesus, ele ia às reuniões para ridicularizar, para me agredir, para discutir, queria me vencer com seus argumentos diante das pessoas que assistam às conferências. Mas o Espírito de Deus trabalhou no coração desse homem e seus olhos começaram a se abrir às verdades bíblicas, e um dia teve que se ajoelhar e confessar o nome de Jesus diante dos homens e ele foi batizado. Estes endemoninhados aqui também me lembram muito esse jovem, porque eles não procuraram a Jesus querendo ajuda; furiosos eles procuraram a Jesus para insultá-Lo, para agredi-Lo. O versículo 29 disse: “e gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus!” Como aquele jovem ateu: – Eu não quero nada com Deus. Eu não quero nada com Jesus.
Outro dia, uma senhora me contava que o marido incrédulo foi às conferências, não porque queria ouvir a palavra de Deus ou porque quisesse conhecer Jesus, mas porque queria saber quem eram esses crentes que tinham "feito a cabeça" da esposa; só que o Espírito de Deus trabalhou no coração desse homem, e hoje também ele está batizado.
Há pessoas que, no início, foram agressivas. Quando eu era criança, havia uma família vizinha que nos agredia, nos jogava pedras, nos insultava. Nós saíamos de casa e tentava escolher outro caminho para fugir deles, porque tudo era agressão. Um dia eu saí da minha cidade natal e se passaram anos. Alguns anos atrás voltei para fazer uma campanha evangelística numa cidade perto da cidade onde eu nasci. E quando estava saindo do estádio, um homem me procurou, me abraçou chorando e me disse: Olha, você não se lembra de mim. Eu falei: Não. Ele disse: Você era meu vizinho quando éramos crianças e eu era um dos que agredia vocês, dos que insultavam, dos que jogavam pedras em vocês. E perguntei: O que você está fazendo aqui? Disse: Agora, eu sou adventista. Desde aqueles tempos, ficamos incomodados, meus irmãos e aos meus pais, porque vocês nunca reagiram; por mais que nós insultávamos vocês, os agredíamos, vocês nunca reagiram, ao contrário, vocês escolhiam outro caminho para não se encontrarem conosco. Aquilo nos perturbou durante anos. E, um dia, chegou às nossas mãos, um livro. Começamos a ler esse livro e descobrimos a Igreja Adventista e nos lembramos de vocês. Vocês já não estavam mais na cidade. E hoje, nós estamos na igreja, batizados.
Aí está o exemplo de pessoas que, de início, agrediram o Senhor Jesus, não quiseram nada, nem saber dele, mas com o tempo, o Espírito de Deus trabalhou no coração dessas pessoas e venceu. Estes endemoninhados também saíram gritando contra o Senhor Jesus.
Eu não sei se hoje tem alguém que veio aqui com outro tipo de interesse e não o de conhecer e aprender de Jesus. Não sei se aqui tem uma pessoa que entrou por curiosidade, ou tem uma pessoa que entrou aqui para analisar o sermão, se estava bem ou se estava mal. A verdade é que você está aqui. Você entrou no perímetro divino e o Espírito de Deus agora vai trabalhar em seu coração.
Estes endemoninhados estavam com medo, agora já não eram eles os que falavam, era o espírito do demônio. Porque, por traz de todos esses gritos e esses insultos que as pessoas, muitas vezes, proferem contra Cristo, não são elas que estão falando, é o espírito que está dentro delas. E esses espíritos imundos disseram a Cristo: "Vieste aqui para atormentar antes do tempo?" Por que atormentar-nos antes do tempo? Porque, quando Cristo voltar pela segunda vez, eles serão atormentados; o diabo sabe que será atormentado. Será atormentado não somente com a presença de Jesus, será atormentado não somente com a salvação dos justos, será atormentado não somente com a sua derrota completa, será atormentado pelo fogo e pelo enxofre também. Ele sabe. Por isso, que agora o diabo se dirige a Jesus e diz: "Por que me estás atormentando antes do tempo?" Não chegou o tempo do fim ainda? Está cedo, ainda não é o tempo. O diabo já conhece o seu fim. O diabo está condenado, ele não tem mais chance de nada. É por isso que você tem que ser otimista, não há vício que você não possa vencer, não há hábito que você não possa deixar, não há decisão que você não possa tomar a favor de Cristo. Porque, o diabo está derrotado, ele pode ter dominado você, pode ter destruído sua família, mas ele hoje está derrotado. Você tem que colocar isto na sua cabeça.
"Por que vieste nos atormentar antes do tempo?" A presença de Cristo é uma presença que atormenta as pessoas. Atormenta porque, quando Cristo chega em sua vida, você não pode continuar vivendo a vida errada que viveu. Atormenta, porque, quando você não quer se comprometer com Cristo; a presença de Cristo é como uma perseguição diária, pela manhã, à noite, no trabalho. A voz de Deus está molestando, está tocando o seu coração, batendo à porta do seu coração. É por isso que a presença de Jesus atormenta.
O texto bíblico disse no versículo 30: "Ora, andava pastando, não longe deles, uma manada de porcos. Então, os demônios lhe rogavam: Se nos expeles, manda-nos para a manada de porcos. Pois, ide, ordenou-lhes Jesus. E eles saindo, passaram para os porcos; e eis que toda a manada se precipitou, despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, e nas águas pereceram". Quando os espíritos imundos entraram na manada de porcos, os porcos não puderam controlar-se a si mesmos, e se precipitaram despenhadeiro abaixo e morreram afogados nas águas.
Quando uma pessoa está dominada pelo espírito imundo, na realidade às vezes, age como um pobre animal, como um porco! Não tem controle sob sua vontade. Não tem controle sob suas paixões. E o que é que o diabo faz? Conduz pessoas e animais despenhadeiro abaixo. Há lares onde o esposo está caindo despenhadeiro abaixo, porque não está nessa vida. Há lares onde os filhos estão indo despenhadeiro abaixo, porque nunca entregaram o coração a Jesus. Há países, há nações que estão indo despenhadeiro abaixo, porque seus líderes nunca abriram seu coração a Jesus. É por isso que você precisa toma a sua decisão de entregar o coração a Jesus.
APELO
Hoje é o dia do convite. Assim como Jesus entrou na vida desses homens para transformá-los e libertá-los, para lhes devolver a dignidade, para tira-los dos sepulcros, e faze-los viver de verdade. Jesus também veio a sua casa a sua vida. Está batendo à porta do seu coração dizendo: "Filho, eu quero entrar em sua vida. Quero colocar as cousas em ordem. Quero limpar o que tem que ser limpo. Quero purificar o que tem que ser purificado. Quero corrigir o que tem que ser corrigido. Se você está escravizado, Eu o liberto. Se você está desanimado, Eu o animo. Se você está desesperado, Eu lhe dou esperança. Mas o que posso fazer por você se você não me entrega o seu coração? O que posso fazer por você, se não me deixa entrar na sua vida? Por isso, hoje, mais uma vez, Eu vou pedir que você se levante e venha aqui à frente, entregando o seu coração a Jesus".
Vamos ter batismos amanhã. Esta é a hora, este é o momento para você decidir batizar-se. Não mais indecisão, não mais "eu vou pensar" "eu vou ver" "ainda não estou preparado". Tem que correr aos braços de Jesus. Já não há mais tempo a perder. Quer se levantar esta noite e vir aqui à frente?