(At 20:17-35) Uma mensagem aos Pastores, e à Igreja do Deus vivo
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Warren Wiersbe divide a mensagem de despedida de Paulo em três partes:1. Ao recapitular o passado (20.18–21), Paulo enfatizou sua fidelidade ao Senhor e à igreja ao ministrar durante três anos em Éfeso.2. Ao falar sobre o presente (20.22–27), Paulo revelou seus sentimentos tanto em vista do passado quanto do futuro.3. Por fim, ao mencionar o futuro (20.28–35), Paulo advertiu-os sobre os perigos que seriam enfrentados pela igreja
John Stott diz que, entre os discursos registrados em Atos, este é o único dirigido a um público cristão
Neste célebre sermão aos presbíteros de Éfeso, Paulo tange os principais assuntos ensinados em suas epístolas: a graça de Deus (v. 24,32), o reino de Deus (v. 25), o propósito de Deus (v. 27), o sangue remidor de Cristo (v. 28), o arrependimento e a fé (v. 21), a igreja de Deus e a sua edificação (v. 28,32), a inevitabilidade do sofrimento (v. 23,24), o perigo dos falsos mestres (v. 29,30), a necessidade da vigilância (v. 28–31), a carreira cristã (v. 24) e a nossa herança final (v. 32).
17-21 >>
Presbíteros. Pastores, Presbíteros docentes, também chamos aqui de Bispos (Episcopos - Supervisor).
Me conduzi. Serviço… humildade, lágrimas e provações.
Anunciar. Coisa proveitosa… públicamente e também de casa em casa… arrependimento e fé.
22-24 >>
O Espírito Santo. Me assegura cadeias e tribulações.
Não considero a vida preciosa (Jo 12:25 “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna”; At 21:13 “Então, ele respondeu: Que fazeis chorando e quebrantando-me o coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.”)
Complete a minha carreira (1Tm 1:18-20 “Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate, mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé. E dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem.” 2Tm 4:7 “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”)
25-27 >>
Não verei o meu rosto (Êx 10:28-29 “Disse, pois, Faraó a Moisés: Retira-te de mim e guarda-te que não mais vejas o meu rosto; porque, no dia em que vires o meu rosto, morrerás. Respondeu-lhe Moisés: Bem disseste; nunca mais tornarei eu a ver o teu rosto.”)
Estou limpo do sangue. (Ezequiel 33.1–11 (ARA)
Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, fala aos filhos de teu povo e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus limites, e o constituir por seu atalaia; e, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o abater, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida. Mas, se o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo; se a espada vier e abater uma vida dentre eles, este foi abatido na sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia.
A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte. Se eu disser ao perverso: Ó perverso, certamente, morrerás; e tu não falares, para avisar o perverso do seu caminho, morrerá esse perverso na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o demandarei de ti. Mas, se falares ao perverso, para o avisar do seu caminho, para que dele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniquidade, mas tu livraste a tua alma.
Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós: Visto que as nossas prevaricações e os nossos pecados estão sobre nós, e nós desfalecemos neles, como, pois, viveremos? Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?
Todo o desígnio de Deus. (Lc 7:29-30 “Todo o povo que o ouviu e até os publicanos reconheceram a justiça de Deus, tendo sido batizados com o batismo de João; mas os fariseus e os intérpretes da Lei rejeitaram, quanto a si mesmos, o desígnio de Deus, não tendo sido batizados por ele.”)
28-31 >>
Bispos. Para pastoreardes. (1Pe 5:1-4 “Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.”)
Comprou com seu próprio.
Lobos vorazes. (1Tm 3:14-16 “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te em breve; para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória.”) Vigiai.
32-35 >>
De ninguém cobicei.
Salário: 1Tm 5:17-18 “Devem ser considerados merecedores de dobrados honorários os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino. Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O trabalhador é digno do seu salário.”
Falsos mestres e as riquezas: 1Tm 6:3-10 “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade, é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas, altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro. De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
Socorrer os necessitados. Mais bem-aventurado é dar do que receber.
36-38 >>
Afetuosamente o beijavam. Sl 133 “Cântico de romagem. De Davi Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre.”
APLICAÇÃO
Procure uma igreja que tenha essas características especialmente naquele que é o responsável primário pelo ensino - e aqui falo com muito temor - pela pregação, pelas exortações, pelo exemplo: As características são: Fidelidade (buscar obedecer a Palavra), Sabedoria (buscar aplicar bem a Palavra), e Amor (ter paciência e disposição com as ovelhas do Senhor). Se você está chegando ou pensando em sair dessa igreja, está buscando uma igreja, o que você está procurando? Diversão? Programações? Essas coisas são, mas são apenas consequências, que podem ou não existir, que podem existir em difentes níveis. Mas a Pregação e aplicação da Palavra de Deus é inegociável.
O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Como você pode lutar contra a avareza? Primeiro, buscando contentamento, isso quer dizer, estar sempre grato pelo que tem; segundo, fazendo bom uso do seu dinheiro, especialmente com relação ao seu próximo. Pensa na sua família, pense no irmão que está precisando de ajuda financeira. João Calvino disse que Deus sempre coloca um irmão que não tem na vida de um irmão que tem.
Ame a sua igreja. Seja afetuoso para com seus irmãos. Demonstre carinho pelos de dentro. Se você pensa que aquela pessoa não merece o seu carinho, pense duas coisa antes disso: Você também não merece, mas Deus morreu no seu lugar; segundo, o amor é transformador, talvez seu afeto mude a vida daquele irmão. Amem-se como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós!