At 10 A quebra da religiosidade no coração humano. Um divisor de águas na Estória da redenção

A quebra da religiosidade no coração humano. Um divisor de águas na Estória da redenção  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Atos dos Apóstolos 10.1-22 (ARA)
Morava em Cesareia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus. Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que se retirou o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus domésticos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, havendo-lhes contado tudo, enviou-os a Jope.
At 10 O divisor de aguas na história da salvação
Int:
Atos 9 termina com um pós-escrito, um comentário aparentemente de improviso por parte de Lucas, ao dizer que Pedro permaneceu por um tempo em Jope, onde ficou na casa de Simão, o curtidor. Esse fato sobre Simão nos fornece uma pista sobre o que vem a seguir. Como parte do seu trabalho, os curtidores necessitavam tocar as carcaças de animais mortos, o que era um tabu para os judeus piedosos. Então, com toda probabilidade, esse Simão com quem Pedro se hospedou em Jope era um gentio e, portanto, impuro. Além disso, uma coisa era um judeu receber um gentio em sua casa, mas era bem diferente ir para a casa de um gentio. Entrar na casa de um gentio tornava um judeu impuro.1
Atos 10 é um dos capítulos mais importantes de todo o livro, se não for o mais importante. Na realidade, é um dos capítulos mais importantes de todo o Novo Testamento, porque traz à nossa atenção um momento extremamente importante na história da redenção; um tempo de transição do velho modo de fazer as coisas para toda uma nova época da atividade redentora de Deus.1
  No entendimento do Novo Testamento, um mistério é algo que Deus reteve, mas que num determinado momento revela publicamente. Esse mistério em particular é que os gentios, através do ministério de Cristo, se tornaram parte da igreja. Até aquele momento, os gentios eram considerados fora do escopo da aliança que Deus fizera com Abraão e Moisés e consequentemente não tinham esperança. Quando Cristo inaugurou a nova aliança, a barreira entre judeus e gentios foi quebrada e a esperança foi estendida aos gentios. A maioria de nós na igreja atual é de origem gentílica, mas fomos incluídos por causa do que se passou na casa de Cornélio em Cesareia.
CORNÉLIO: Um prosélito, um gentio convertido ao judaísmo...
cornélio era graduado, um centurião..... At10.1
Atos dos Apóstolos 10.1 (ARA)
Morava em Cesareia um homem de nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
Cornélio era um homem generoso..... At 10.2-3
Atos dos Apóstolos 10.2–3 (ARA)
piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse:
Cornélio era piedoso e temente a Deus At 10.2 Tinha largado os ídolos e os falsos deuses e buscava o Deus verdadeiro......
Cornélio tinha vida devocional At 10.2-4
Atos dos Apóstolos 10.2–4 (ARA)
piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus. Esse homem observou claramente durante uma visão, cerca da hora nona do dia, um anjo de Deus que se aproximou dele e lhe disse: Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
A RELIGIOSIDADE ESTA PRESENTE NOS DE FORA DA IGREJA....( CORNÉLIO E PEDRO)
Mais tres pontos importantes sobre ele:
1. O DESEJO DE OBEDECER A DEUS SUFOCADO PELA RELIGIOSIDADE At 10.5-8 Ele tinha cem homens sob as suas ordens, mas, quando recebeu uma visão do anjo, perguntou: Que é, Senhor? Quando Deus lhe enviou uma visão, ele prontamente obedeceu. Quando Deus lhe falou, ele prontamente buscou compreender a vontade do Senhor. Enviou seus servos e um soldado piedoso ao encontro de Pedro.
Atos dos Apóstolos 10.5–8 (ARA)
Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com Simão, curtidor, cuja residência está situada à beira-mar. Logo que se retirou o anjo que lhe falava, chamou dois dos seus domésticos e um soldado piedoso dos que estavam a seu serviço e, havendo-lhes contado tudo, enviou-os a Jope.
2. O DESEJO DE OUVIR A DEUS SUFOCADO PELA RELIGIOSIDADE AT 10.33 . Cornélio tinha pressa e disposição de ouvir a Palavra de Deus. Estava esperando pela chegada de Pedro (At 10.24). Preparou-se para receber a Palavra, pois almejava saber o que Deus reservara para sua vida.
Atos dos Apóstolos 10.33 (ARA)
Portanto, sem demora, mandei chamar-te, e fizeste bem em vir. Agora, pois, estamos todos aqui, na presença de Deus, prontos para ouvir tudo o que te foi ordenado da parte do Senhor.
3. O DESEJO DE CUMPRIR O CHAMADO ERA SUFOCADO PELA RELIGIOSIDADE(At 10.25-29 . Cornélio reuniu seus parentes e amigos íntimos. Queria compartilhar com sua família e seus amigos a mensagem a ser recebida. Possuía um espírito Evangelístico antes mesmo de sua conversão.
Atos dos Apóstolos 10.25–29 (ARA)
Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem. Falando com ele, entrou, encontrando muitos reunidos ali, a quem se dirigiu, dizendo: Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo; por isso, uma vez chamado, vim sem vacilar. Pergunto, pois: por que razão me mandastes chamar?
______________________________________________________________________
Verdades sobre a conversão de Cornélio
  Cornélio era um homem com muitas virtudes. Soldado graduado, chefe de família exemplar, cidadão abençoado e abençoador, tinha sede de Deus e era temente ao Senhor, mas ainda não estava salvo. Algumas verdades essenciais precisam ser destacadas aqui.
Em primeiro lugar, ser religiosamente sincero não é suficiente para alguém ser salvo At 10.4 . Cornélio era piedoso, temente a Deus, dava esmolas ao povo, orava de contínuo a Deus, era um sacerdote do lar, um influenciador no seu trabalho e gozava de bom testemunho em toda a nação. Era um homem conhecido na terra e no céu, porém ainda não conhecia o evangelho e o anjo lhe ordenou que chamasse Pedro para que este lhe pregasse o evangelho da paz (10.36).
Atos dos Apóstolos 10.4 (ARA)
Cornélio! Este, fixando nele os olhos e possuído de temor, perguntou: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus.
A sinceridade não é suficiente para levar as pessoas ao céu. A teoria de que toda a religião é boa e de que todos os caminhos levam a Deus está em total desacordo com essa passagem bíblica. Cornélio era um homem sincero e virtuoso. Possuía um testemunho exemplar dentro e fora de casa, mas ainda não estava salvo. Orava, dava esmolas e era respeitado por toda a nação, mas não estava salvo. Citando Lenski, John Stott pergunta: “Se suas sinceras convicções pagãs fossem suficientes para sua salvação, por que procuraria a sinagoga? Se a sinagoga fosse suficiente, por que Pedro estava ali em sua casa?”. Pedro logo lhe ensinaria que é necessário ter fé para ser salvo.
At 10.43 Seguir um religião, ter fé, nada disso garante sua salvação, o que te salva é a Fé em Jesus Cristo
Atos dos Apóstolos 10.43 (ARA)
Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados.
_________________________________________________________________________________
Em segundo lugar, a evangelização é uma tarefa humana, e não dos anjos At 10.4,5 . Um anjo do Senhor falou do céu a Cornélio e lhe deu ordens da parte de Deus, mas não lhe pregou o evangelho. Cornélio precisou enviar mensageiros ao apóstolo Pedro, na cidade de Jope, a 50 km de Cesareia, para que viesse pregar o evangelho a ele e sua família.
Atos dos Apóstolos 10.5 (ARA)
Agora, envia mensageiros a Jope e manda chamar Simão, que tem por sobrenome Pedro.
É função da igreja evangelizar, pregar o evangelho
__________________________________________________________________________________
A RELIGIOSIDADE ESTÁ PRESENTE NOS DE DENTRO DA IGREJA ( PEDRO)
Em terceiro lugar, aonde o evangelho da paz chega, os preconceitos caem por terra At 10.9-22 (At 10.34-35). Deus estava preparando o caminho do evangelho para os gentios, ao colocar Pedro na casa de Simão, o curtidor. Esse homem lidava com peles de animais. E todo indivíduo que tocava em um animal morto ficava impuro. Um judeu jamais aceitaria ficar na casa de um curtidor. Deus já estava levando Pedro a quebrar seus preconceitos e tabus
Atos dos Apóstolos 10.9–22 (ARA)
No dia seguinte, indo eles de caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado, por volta da hora sexta, a fim de orar. Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta; e, chamando, indagavam se estava ali hospedado Simão, por sobrenome Pedro. Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei. E, descendo Pedro para junto dos homens, disse: Aqui me tendes; sou eu a quem buscais? A que viestes? Então, disseram: O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as tuas palavras.
Explicar: At 10.9-22
At 10.13-14 Como a religiosidade está impregnada no coração das pessoas, impedindo de elas se libertarem e entenderem a vedade!!!!!!
Atos dos Apóstolos 10.13–14 (ARA)
E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.
At 10.10-16 Deus fala e Pedro tem dificuldade de ouvir...... A RELIGIOSIDADE NÃO ENTENDE O RELACIONAMENTO
Atos dos Apóstolos 10.10–16 (ARA)
Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum. Sucedeu isto por três vezes, e, logo, aquele objeto foi recolhido ao céu.
At 10.17-19 Pedro então nos mostra que não basta ouvir, tem que se interiorizar a Msg....... (Digerir)
Atos dos Apóstolos 10.17–19 (ARA)
Enquanto Pedro estava perplexo sobre qual seria o significado da visão, eis que os homens enviados da parte de Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam junto à porta; e, chamando, indagavam se estava ali hospedado Simão, por sobrenome Pedro. Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram;
At 10.20-21 No verso 20, vemos como Deus mexe as peças para que o propósito seja cumprido. A ação de Deus que quebra paradigmas..........
Atos dos Apóstolos 10.20–21 (ARA)
levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei. E, descendo Pedro para junto dos homens, disse: Aqui me tendes; sou eu a quem buscais? A que viestes?
At 10.22-23 Deus pode fazer tudo, inclusive mudar sua visão sobre as coisas e as pessoas.......
Atos dos Apóstolos 10.22–23 (ARA)
Então, disseram: O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo para chamar-te a sua casa e ouvir as tuas palavras.
Pedro, pois, convidando-os a entrar, hospedou-os. No dia seguinte, levantou-se e partiu com eles; também alguns irmãos dos que habitavam em Jope foram em sua companhia.
Deus está mostrando a Pedro que o evangelho da paz não faz distinção entre judeu e gentio, homem e mulher, doutor e analfabeto, religioso e ateu. O evangelho quebra muralhas, despedaça grilhões, rompe tabus, quebra preconceitos e torna a igreja um único povo, um único rebanho, uma única família. Não importa a cor da sua pele, a sua tradição religiosa, o sobrenome da sua família; o evangelho se destina a todos.
_
__________________________________________________________________________________
O conteúdo do Evangelho
  Em quarto lugar, o evangelho está centrado na pessoa e na obra de Cristo Jesus (10.36–43). Pedro vai à casa de Cornélio e prega o evangelho da paz para ele e sua família. O conteúdo do evangelho pregado por Cornélio apresenta alguns pontos de destaque.
1. O evangelho está centrado na vida e nas obras portentosas de Cristo (10.38). Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder para fazer o bem e curar todos os oprimidos do diabo. Jesus libertou os cativos, curou os enfermos e libertou os atormentados. Perdoou pecados, curou os cegos, limpou os leprosos e ressuscitou os mortos. Aonde Jesus chegava, chegavam a esperança e a vida. Onde Jesus está, reina a vida e não a morte. Onde Jesus está, os grilhões são despedaçados.
2. O evangelho está centrado na morte de Cristo (10.39). A morte de Cristo é a nossa carta de alforria. Ele morreu não como um mártir, mas como nosso substituto. Sua morte foi em nosso lugar e em nosso favor. Ele morreu para que pudéssemos viver. Temos vida pela sua morte.
3. O evangelho está centrado na ressurreição de Cristo (10.40,41). Deus ressuscitou Jesus dentro os mortos. Ele rompeu as cadeias da morte. Abriu o túmulo de dentro para fora. Venceu o pecado, a morte e o diabo. Agora, tem as chaves da morte e do inferno. Ele tirou o aguilhão da morte, que não tem mais a última palavra.
4. O evangelho está centrado no senhorio de Cristo (10.36,42). Jesus é o Senhor de todos (10.36) e o Juiz de vivos e de mortos (10.42). Todos comparecerão perante ele para prestar contas da sua vida. Todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor para a glória de Deus Pai.
5. O evangelho oferece remissão de pecados para todo aquele que crê (10.43). A remissão e o perdão dos pecados, a salvação e a vida eterna não são alcançados pelas obras nem pela religião, mas pela fé em Cristo. Quem crê tem a vida eterna (Jo 6.47). O que nele crê não perece, mas tem a vida eterna (Jo 3.16).
________________________________________________________________________________
  Em quinto lugar, aqueles que recebem o evangelho, esses recebem o Espírito Santo e devem ser integrados na igreja (10.44–48). Os gentios creram e foram batizados com o Espírito Santo, e imediatamente foram também batizados com água e integrados à igreja. Todo aquele que crê deve integrar-se à igreja de Deus por meio da pública profissão de fé e do batismo. Jesus disse: Quem crer e for batizado será salvo (Mc 16.16). O batismo é o selo de que alguém pertence à igreja de Cristo Jesus. Todos na casa de Cornélio ansiavam de coração por esse lacre evidente e público. O batismo é ao mesmo tempo ação do próprio Jesus, por meio da qual ele acolhe pessoas como sua propriedade, documentando que participam de sua morte e ressurreição. Por meio do batismo, os crentes passam a pertencer a Jesus, e Jesus passa a pertencer a eles. A água do batismo é um símbolo do Espírito Santo. Não se pode negar o sinal aos que receberam a coisa significada. Esses a quem Deus concedeu graciosamente o concerto têm o direito claro aos selos do concerto.335
Cornélio e toda a sua casa foram convertidos e batizados com o Espírito Santo, e receberam também o batismo com água. Werner de Boor destaca a liberdade de ação da parte de Deus com respeito a esse magno assunto. Nos dias de Pentecostes, a conversão e o batismo conduziram diretamente ao recebimento do Espírito. Em Samaria a conversão e o batismo ainda não trazem o Espírito Santo; ele é dado somente por oração e imposição das mãos. E, aqui na casa de Cornélio, Deus concede o Espírito mediante manifestação de poder antes mesmo do batismo e sem uma “conversão” expressa! Nós substituímos o agir soberano de Deus por um sistema teológico rígido que tem de funcionar por si mesmo e de forma alguma pode funcionar de modo diferente!
E você, já creu em Jesus? Já recebeu o Espírito Santo? Já decidiu tornar-se membro da igreja de Deus, fazendo sua profissão de fé e sendo batizado?
Related Media
See more
Related Sermons
See more