ISAÍAS 61
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 39 viewsNotes
Transcript
A MISSÃO DA IGREJA
A MISSÃO DA IGREJA
Isaías 61.1–3 (ARA)
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a Sua glória.
Acompanhamos há alguns dias um episódio dos mais emocionantes que já vimos. Foi o resgate de 4 irmãos que sobreviveram a uma queda de avião, e a 40 dias em uma selva fechada na Colômbia. Os adultos morreram, e ficaram crianças de 13, 9,5 e 1 ano. Uma médica afirmou que o ocorrido especialmente a uma criança de 1 ano resistindo a todas as intempéries climáticas, com frio, calor, chuva intensa, fora os animais, cobras; foi um milagre.
A sobrevivente de 13 anos relatou que a mãe sobreviveu ainda por 4 dias. Os filhos acompanharam a morte vagarosa da mãe. Segundo a menina, sua mãe disse o seguinte a eles quando estava perdendo as forças e morrendo: “Vão embora que vocês vão encontrar o pai de vocês!”
Assim, elas saíram caminhando, em busca do pai. Perto do pai encontrariam salvação dos perigos da selva. Imagino o foco daquela menina ter ficado nas palavras da mãe, e isso deu fortalecimento e esperança.
Houve um evento na humanidade que chamamos na teologia de queda do homem. Essa queda significa a criação perfeita de Deus afetada pela presença do pecado. Para essa queda não houve sobreviventes. Rm3.23
pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
Porém, Jesus foi enviado a nós para nos mostrar o caminho de volta ao Pai. Ele veio ao nosso encontro quando estávamos perdidos, e nos disse que Nele, encontraríamos o Pai.
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
A salvação está no Pai, e O Caminho para o Pai é Jesus.
Jesus leu o texto de Isaías 61 na sinagoga, e interpretou-a como uma referência a Ele mesmo:
Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:
O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
e apregoar o ano aceitável do Senhor.
Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir.
Quem é Aquele que o Espírito do Senhor está sobre Ele? JESUS!
Quem foi ungido para pregar boas novas aos quebrantados? JESUS!
Quem foi enviado a curar os doentes do coração? JESUS!
Quem foi enviado para proclamar libertação? JESUS!
Quem foi enviado a anunciar o ano aceitável do Senhor? JESUS!
Quem foi enviado a anunciar o dia da vingança do nosso Deus? JESUS!
Quem foi enviado a consolar os que choram? JESUS!
Quem foi enviado para transformar o choro em riso? JESUS!
A Salvação que vem de Cristo é que muda toda a história, faz com que os desanimados se reanimem, os fracos se fortaleçam, os doentes achem cura, os abatidos e tristes encontrem uma alegria contagiante.
Mas esse texto quer nos revelar também a essência do ministério que Ele deseja para a Sua Igreja.
Como Jesus tinha o ESPÍRITO SANTO sobre Ele quando andou aqui na terra pregando e realizando sinais e maravilhas, Sua Igreja deve também estar debaixo da cobertura do Espírito para a missão na terra, pois a missão da Igreja é a mesma de Cristo: MOSTRAR O PAI.
Vejamos hoje o tema
A MISSÃO DA IGREJA
1 - MORRER PARA SI E VIVER PELO ESPÍRITO
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim...”
Não há como viver para Deus sem morrer para nós mesmos. Jesus viveu pelo Espírito em todo tempo que esteve aqui. Ele não se envolveu com as coisas do velho homem corrompido pelo pecado, mas foi em Sua essência, o novo homem que devemos ser. Enquanto o espírito do homem estiver reinando em nossas vidas, não caminharemos em direção ao Pai, muito menos levaremos pessoas nessa direção. O Espírito do Senhor Deus esta sobre mim! É o Espírito de Deus que faz ressurgir no velho homem o fôlego de vida plena. É o Espírito de Deus que encontra o homem perdido na escura “selva de uma vida sem Deus”, e o conduz ao Pai. Para a Igreja cumprir a missão que Jesus deixou para ela, é necessário morrer para o mundo e viver para Deus. Tudo o que se segue nas atividades da Igreja (orar, adorar, pregar, curar) parte desse ponto crucial de morrer para si e viver para Deus. Só com o Espírito do Senhor Deus sobre a Igreja, governando e a conduzindo, é possível cumprir sua missão na terra.
2 - PREGAR DEBAIXO DA UNÇÃO DE DEUS
“porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados”
Unção na Bíblia nos revela “autoridade” para uma função. Reis e sacerdotes eram ungidos, e assim autorizados a exercerem as funções designadas a eles. A partir do momento que morremos para o mundo e vivemos debaixo da direção do Espírito, recebemos a autorização do Pai para pregarmos as boas-novas a todos os necessitados, fracos, desanimados, sem esperança.
3 - CURAR OS DOENTES DE CORAÇÃO E ANUNCIAR LIBERTAÇÃO
“enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados”
A cura levada ao coração é uma cura definitiva, capaz de libertar das algemas do domínio do pecado. É o novo nascimento injetado no homem por meio do Espírito Santo.
4 - PROCLAMAR JUÍZO E GRAÇA
“a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado”