Marta e Maria
Uma coisa só é necessária
I. Maria assenta-se aos pés de Jesus para aprender (Lc 10.38, 39). Não há lugar mais seguro e mais apropriado que aos pés de Jesus. Sempre que Jesus Se mostra pronto para falar-nos, devemos estar prontos para ouvi-Lo. Maria tem plena atenção voltada para Jesus. Está com a mente aberta e com o coração sedento. Quem se assenta aos pés de Jesus demonstra humildade, prontidão, resignação e disposição para obedecer. Maria se deleita em Jesus mais do que no serviço a Ele.
II. Marta agita-se de um lado para o outro para servir (Lc 10.40). Marta colocou o trabalho para Cristo no lugar da comunhão com Ele. Sempre que o trabalho para Cristo nos priva da intimidade com Ele, estamos fora da prioridade de Cristo. Marta queria oferecer o melhor a Jesus, mas acabou perdendo o foco da prioridade: estar aos pés de Jesus e ouvir Seus ensinamentos. Alguém disse que a diferença entre Marta e Maria é que Marta desejava dar muito ao Senhor e Maria almejava obter muito dEle.
III. Jesus censura Marta (10.41). Jesus confrontou Marta porque a amava. Ele também nos disciplina e nos corrige porque nos ama (Ap 3.19). Ele a censura por suas escolhas erradas (10.41, 42). A censura de Marta a Maria visava desencorajar a piedade e a devoção da irmã. Mas as muitas preocupações de Marta se mostravam tolas porque uma só coisa era necessária: assentar-se aos pés de Jesus.
IV. Jesus elogia Maria (10.39, 42). O Senhor elogia Maria por sua postura, sabedoria e escolha duradoura (10.42). Há coisas que escolhemos fazer, mas essas coisas só duram enquanto dura a nossa vida aqui. Mas, quando escolhemos estar aos pés de Jesus para ouvir Seus ensinamentos, fazemos uma escolha que transcenderá ao tempo e terá reflexos na eternidade.