Sem título Sermão (14)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 4 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO:
A GRANDE DIFERENÇA: PECADO E DEUS, SALÁRIO E DOM, MORTE E VIDA.
I. O PREJUÍZO DO PECADO
1. O QUE É PECADO.
A. O pecado é tudo aquilo que fazemos debaixo da desaprovação de Deus.
B. Ele entrou no mundo desde quando Adão e Eva desobedeceram, fazendo a humanidade perder a conexão com Deus.
C. Agora, nós herdamos de Adão e Eva a culpa do pecado
D. Agora, nós também herdamos deles o vicio do pecado. Nascemos assim "em pecado, me concebeu".
2. O PAGAMENTO DO PECADO.
A. A palavra salário que Paulo usa no texto indica que o pecado tem consequencia. É uma compensasão; Uma recompensa do pecado.
B. O grande problema é que as pessoas não conseguem enxergar essa realidade. Saln 37.1-2
C. Mas, mesmo que as pessoas não vejam, as consequencias do pecado continuam existindo. Se uma pessoa perde a visão, o sol continua brilhando.
D. É assim porque Deus nunca abandonar sua santidade e justiça para fazer vista grossa aos nossos pecados.
E. Desde quando o mundo é mundo, o pecado nunca ficou impune. Adão e Eva sentiram na pele. Eles foram afastados do Deus da vida e passaram a viver de outro jeito.
F. Deus disse que eles morreriam depois de pecar. E foi o que aconteceu. A morte entrou no mundo com toda sua força de destruição.
G. E isso acontece com justiça. A ideia de salário é uma amostra de que a gente não só recebe a morte, mas a gente merece a morte pelos pecados que cometemos. É o destino que fizemos por merecer.
3. OS TIPOS DE MORTE DO PECADO.
A. PRIMEIRO, A MORTE FÍSICA ENTROU NO MUNDO. Se somos obrigados a dizer adeus aos nossos familiares é porque esse foi o pagamento do pecado.
B. No início, o ser humano tinha uma vida eterna ao lado de Deus, mas depois do pecado, os dias dele foram contados.
C. Isso quer que toda sorte de doenças, dores, fragilidades, acidentes e fatalidades da vida, são consequencias do pecado. São provas de que somos pecadores.
D. SEGUNDO, A MORTE ESPIRITUAL ENTROU NO MUNDO. Quando Adão e Eva pecaram, eles permaneceram fisicamente vivos, mas espiritualmente mortos.
E. Ou seja, mesmo vivendo no corpo, as pessoas estão mortas no coração para Deus. Elas não querem andar com Deus, falar com Deus, obedecer a Deus ou conhecer a Deus.
F. Esse desinteresse total na pessoa de Deus é uma prova de que o ser humano esta morto espiritualmente. Ele não pode andan com Deus da mesma forma que um defunto não pode andar com as proprias pernas. Mas essa não é a pior parte.
G. TERCEIRO, A MORTE ETERNA ENTROU NO MUNDO. Quando Paulo fala sobre morte aqui, ele está falando também sobre a eternidade do homem no inferno.
H. Por causa do pecado, a humanidade foi condenada a passar a eternidade distante de Deus. O que a Bíblia chama de inferno.
I. O inferno é o lugar onde Deus ira derramar a ira dele sobre todos aqueles que não se arrependeram e não creram no evangelho.
J. É um lugar onde o sofrimento nunca acaba. Onde o tempo está parado. Um lugar onde não existe mais escapatória ou jeito de fugir.
NÃO PODEMOS LIDAR COM O PECADO DE FORMA INCONSEQUENTE
A. Hoje as pessoas vivem totalmente alheias a essa realidade grave. Elas acham que o pecado não vai prejudicar.
B. É por isso que as pessoas ganham dinheiro com o pecado, brincam com o pecado, fazem filmes com o pecado, se divertem com o pecado e tantos outros absurdos.
C. É o tipo de pessoa que não consegue enxergar as consequencias do pecado. E por causa disso estão se colocando em perigo.
D. São pessoas que estão cutucando uma onça com um palito de dente - não é nem com um vara curta.
E. E muitas vezes, quando essas pessoas se derem conta das consequencias do pecado, já será tarde demais, como aconteceu com o rico egoísta.
F. É por isso que devemos percevber que, por mais que o pecado ofereça um prazer passageiro, o resultado dele sempre é o pior.
NÃO PODEMOS SUBESTIMAR AS CONSEQUENCIAS DO PECADO
A. Na vida, nós sempre fazemos questão de termos cuidado com os prejuízos. Sempre somos prudentes para não perdermos nada.
B. Se vamos fazer um negócio, nós pesquisamos direitinho para não sairmos no prejuízo.
C. Se dirigimos na rua, fazemos com cuidado para não ficarmos no prejuízo, batendo numa calçada ou em alguém.
D. Se ficamos doente, procuramos remédio para não agravarmos a doença e sairmos no prejuízo.
E. Mas parece que, na vida espiritual, é o único lugar onde as pessoas são descuidadas. Elas vivem de qualquer jeito e não se importam com o prejuízo que o pecado pode trazer.
F. É por isso que Paulo está alertando aqui, seriamente, sobre a importancia de enxergamos as consequencias do pecado para que
assim nós possamos fugir dele. Caso contrário, o inferno vai ser a consequencia inevitavel e inescapável do pecado.
II. O DOM DA VIDA ETERNA
1. O QUE É A VIDA ETERNA
A. É o extremo opsto do inferno. É uma vida onde a felicidade nunca acaba. É uma vida onde ficamos debaixo do amor e do sorriso de Deus por toda eternidade.
B. É a vida que os filhos de Deus vão ter no Novo Céu e Nova Terra. Um lugar onde não existe maldade, nem doenças, nem luto, nem sofrimento ou pecado.
2. A VIDA ETERNA É UM DOM
# Diferente do salário, o dom é algo que não podemos conquistar. É um presente.
# É por isso que a savação não é um salário de Deus, mas sim um dom de Deus. Porque não é algo que podemos fazer por merecer.
# Não é um prêmio.
AP: HÁ MUITAS PESSOAS QUE PENSAM PODER COMPRAR A PROPRIA SALVAÇÃO COM BOAS OBRAS.
A. Se trata de pessoas religiosas, que fazem boas obras, que evitam os vicios da vida, que até leem a bíblia e falam com Deus algumas vezes; pessoas de reputação limpa, mas que estão erradas.
B. Porque no fundo do coração delas, elas acham que podem chegar no céu sozinhas. Acham que as boas obras que fazem é suficiente para se tornarem aceitaveis diante de Deus.
C. Mas, biblicamente falando, Deus diz em Isaías ?? que até as nossas boas obras são como trapos imundos. Ou seja, até nossas boas ações, estão corrompidas pelo pecado: o orgulho, egoísmo, presunção, segundos interesses.
3. A VIDA ETERNA É DE GRAÇA
# Quanodo falamos de graça estamos falando do favor imerecido de Deus. É quando Deus faz uma coisa muito boa por pessoas muito ruins.
# Se trata de receber mais por menos: a vida eterna por nada.
4. A VIDA ETERNA VEM DE DEUS
# É uma prerrogativa de Deus.
III. O CAMINHO PARA A VIDA ETERNA
1. VEM DE RECEBER JESUS.
A. O caminho não é uma mera religião, mas é umas pessoa
# É bem verdade que caminhar com Jesus é mais dificil, porque vamos estar no caminho estreito, fazendo aquilo que a maioria não faz.
2. VEM DE RECEBER JESUS COMO CRISTO
3. VEM DE RECEBER JESUS COMO SENHOR.
ESSA É UMA SAVAÇÃO QUE DEVE SER APROVEITADA.
ESSA É UMA SALVAÇÃO QUE DEVE SER GRATIFICADA.
# A essência da teologia cristã é a graça, e a essência da ética cristã é a gratidão
CONCLUSÃO
O grande argumento de Paulo é que precisamos pensar no resultado da nossa vida.