A busca pela Glória

João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Ideia Central:

Cristo não veio à terra para buscar fama, veio para cumprir a missão dada pelo Pai e para Glorificar ao Pai, com isso nos deixa um exemplo.

Proposição:

Mostrar a diferença entre Fama e Glória, mostrar como Cristo não buscou a fama e sim a glória (Dele e do Pai), mostrar que nós devemos agir da mesma forma.

Introdução:

Muito se é falado em filmes, series e mesmo em músicas sobre se alcançar conquistas e vitorias, buscar a fama e o reconhecimento, filmes que contam histórias sobre pessoas “insignificantes”, mas que ao longo do decorrer da história acabam se tornando grandiosas.
Essa formula para fazer filmes e series é o que chamamos de “A Jornada do Herói”, é uma formula básica que a maioria dos filmes ou histórias de heróis seguem para mostrar o desenvolver daquele homem comum em um grande e Glorioso Herói.
No fundo, o ser humano deseja a glória e o reconhecimento, ser famosos, ser reconhecido pelos outros por algum feito, ou mesmo ficar famosos na internet.

Transição:

O texto de Jo 5.41-47 fala justamente sobre esse assunto, a Glória, o reconhecimento, a honra.

Contexto:

Jesus havia curado um homem, realizado um grande milagre, mas não buscou fama com esse feito, na verdade nem mesmo se apresentou ao homem no momento da cura, quando o homem é questionado pelos líderes religiosos, ele se dá conta que nem mesmo sabe o nome daquele que realizou o milagre, somente no seu segundo encontro com Cristo é que o homem fica sabendo que Ele é.
Os Fariseus não conseguem aceitar isso, vão atrás de Jesus para o questionar sobre Seus atos, sobre Sua Autoridade para realizar milagres e até mesmo ensinar.
Após um grande momento de ensino sobre quem Ele é e sobre Sua autoridade, Seu envio e Sua missão, Jesus olha para esses homens e diz: “Eu sei que vocês não vão aceitar o que Eu estou dizendo, mas tudo bem Eu não vim buscar a Glória de vocês”.

Esboço:

Jesus não veio para ser famoso entre os homens no sentido usual de fama, Ele sabia que Seu nome seria conhecido por toda a terra, mas Ele não buscava o reconhecimento da Fama, e sabia que principalmente daqueles líderes isso não viria.

A Glória dos homens X A Glória de Deus

Jesus veio para ser glorificado, mas não para ser famoso. Segundo o dicionário essas duas palavras se diferem bastante:
- Fama: Conceito formado sobre algo ou alguém; reputação, renome, celebridade
- Glória: Honra, fama que se alcança pelas virtudes. Louvor, homenagem, exaltação.
A glória da qual Jesus está falando no versículo 41 é no sentido de fama, reputação, Ele conhecia o coração daqueles homens, e não estava buscando a aprovação deles pelo que Ele fez naquele tanque de Betesda, até mesmo por que eles não seriam capazes de realmente glorificar a Jesus, pois eram incrédulos.
E aqui está a maior diferença entre glória e fama. Mesmo que aqueles homens tivessem tido uma atitude diferente, tivessem olhado para o milagre e começassem a promover Jesus como alguém especial, ainda sim não estariam glorificando a Ele, pois não possuíam o amor de Deus dentro de seus corações, sua proclamação seria mera fama.
Nós, seres humanos, fomos criados com um propósito, glorificar a Deus, mas no meio do caminho o pecado entrou no mundo e nos impediu de glorificas a Deus, somente com o perdão e a restauração que o próprio Deus fez em Cristo é que podemos voltar a Glorificar a Deus. Aqueles homens não acreditavam que Jesus é o Messias, eram, portanto, incrédulos, e como tais impossíveis de glorificar Jesus, o próprio Jesus afirma isso no versículo 42.

A busca pela Fama

Muitas pessoas, inclusive muitos líderes religiosos de hoje têm buscado a fama em Jesus não glorificar a Jesus. Se aproveitando da Palavra de Deus, dos poderes que a própria Palavra de Deus tem, dos milagres feitos em corações que realmente demonstram fé, para ficar famosos, como que usando a Bíblia para obter gloria própria, se erguendo no próprio nome e multidões vão atras deles, assim como o Cristo falou que aconteceria.
Homens que buscam a fama em seu próprio nome, mas deixam de buscar a Glória de Deus e com isso se tornam incapazes até mesmo de crer em Deus, por isso rejeitam a Deus, assim como os fariseus estavam por fazer. Não há como buscar a fama e glória de Deus ao mesmo tempo, a busca por um acaba por destruir o outro.
Por mais que alguns homens piedosos, buscando glorificar a Deus em seus próprios ministérios acabam vez ou outra se tornando famosos, exemplos como Spurgeon, Billy Gram ou mesmo atualmente em nosso contexto Augustus Nicodemos, homens fieis a Deus que buscam com suas vidas glorificar a Deus mas acabaram alcançando algum tipo de fama, mas o que podemos notar de diferente nesses homens é que eles não buscaram a fama, Deus os promoveu atrás do ministério fiel de todos eles. Eles não buscaram a fama, mas a fama os alcançou através de sua fidelidade a Deus.
O problema é que temos inúmeros casos que demonstram o oposto, homens que buscam a fama, e para isso se utilizam da Palavra de Deus, criando igrejas e doutrinas que os tornem famosos, ricos e poderosos, esses que buscam a fama, acabam por perder a Glória de Deus. Aqueles fariseus queriam um Messias que fosse forte, corajoso para os livrar das garras do império romano, queriam um guerreiro militar que chefiasse a nação e reestabelecesse a fama de Israel sobre as outras nações, e não conseguiam ver Cristo como o Messias justamente por ter concebido esse ideal de Messias em suas mentes.

A busca pela Humildade

Cristo veio com um discurso totalmente contrário, em Mt 23.12 vemos isso claramente sendo ensinado por Jesus: Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado, isso que Jesus pregou em Mateus é exatamente aquilo que Ele mesmo viveu, sendo em Sua vida o exemplo, como pode ser observado em Fp 2.5-9. A busca frenética e incessante pela fama acaba por gerar humilhação e derrota, mas como o Jesus mesmo nos deixou de exemplo vivo, ao se humilhar, encarnar em forma de homem, se entregar e morrer em uma cruz, Cristo foi exaltado acima de todos os homens (Fp 2.9-11).

Aplicação

Não devemos cair no erro da busca pela fama, perder nossa vida em busca de algo fútil e vão como o reconhecimento dos homens, mas devemos investir nossa vida em busca de glorificar a Deus, seguir o exemplo de Cristo, se tornando servos fieis do Pai e no final receberemos nossa recompensa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.