Marcos 6:30-44

Exposição de Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Jesus alimenta milhares de pessoas:

Introdução
OBSERVAÇÕES DO TEXTO
No texto do domingo passado nós vimos a confusão que aconteceu ali no palácio, com Herodes e a morte de João Batista. E o que as pessoas estava falando pelas ruas e corredores do palácio.
v.30: Aqui, muito provavelmente meses depois, temos o reencontro de Jesus e seus discípulos. E Jesus recebe boas notícias, diferente do que havia acontecido nos últimos meses.
O que estava acontecendo nos últimos meses, “lá fora”? A morte de João Batista (familiar de Jesus, alguém que ele amava) e os rumores sobre a pessoa de Jesus. Então, do lado de fora: temos rumores e homicídio (luto). Temos o ruido das pessoas. Do lado de dentro: temos o testemunho que alegra. Que traz clareza de que a missão é certa.
v.31-34: Deus de um tempo em missão, Jesus os chama para descansarem, para irem à um retiro. Assim como ele fazia (Mc 1:35). Então, eles seguiram de barco para um local isolado.
Um grupo de pessoas os viu no barco e parecem tê-los identificado. Por isso então eles foram até o encontro deles. O texto nos da a impressão de que eles chegaram antes de Jesus e os Apóstolos. Mas o texto paralelo de João 6:3, 5, nos mostra que este: “chegaram primeiro” não estava ali, pois em João temos Jesus que tira um tempo de descanso antes de encontrar a multidão.
Por isso, acredito que Marcos tenha o objetivo de comunicar como estava o coração dessas pessoas. Elas foram até Jesus e os apóstolos, foram a pé e o coração daqueles tinha pressa de encontrá-Lo.
Dessa forma Jesus olhou para a grande multidão e compadeceu-se deles. Jesus conhece os corações e os vê. Homens não conseguem esconder o coração diante do Senhor. Eles era ovelhas e não bodes. Eles estavam diante do grande Bom Pastor. Aqu’Ele que ama pecadores. Segundo Hendriksen:
“Com sua vontade, ele remove as suas aflições, ele as cura. Com Cristo, a compaixão não é somente um sentimento, é um sentimento terno transformado em ação útil. Isso é, até onde é possível uma identificação. Não é apenas uma emoção, mas um ato; melhor ainda, toda uma série de atos.”
v.35-44:
Os apóstolos se preocupam com as pessoas ali, tanto que recomendam que o Senhor os despeça, pois ficaria tarde para eles conseguirem voltar para casa e conseguirem algo para comer.
Jesus então os surpreende com a seguinte afirmação: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles respondem com uma pergunta: “Como compraremos pão para alimentar todos, se temos poucos recursos financeiros”? Jesus então pede que eles vejam a quantidade de alimento eles tem e quando obtém a resposta ordena que o traga.
O Senhor então ordena que todos assentassem de maneira organizada, na grama mesmo. E ele faz um milagre. multiplica o alimento que esta ali em suas mãos e partilha entre eles.
Aqui os apóstolos aprenderam que o Senhor não realizava milagres somente em momentos extraordinários, mas ordinários também. Até mesmo, num momento de refeição. Alimentando e fartando a fome dos necessitados.
Jesus ordena espíritos malignos que silenciem, e devolvem a vida a pessoas que estavam em situação desumana. Jesus silencia o vento e acalma o mar. Jesus cura e purifica a vida de uma mulher que lutava contra uma enfermidade há doze anos. Jesus ressuscita uma menina de doze anos de idade. Depois disso eles foram enviados em nome de Jesus e fizeram a obra missionária trazendo bom testemunho. Mas isto não era de se imaginar. O Senhor preocupar-se com o ordinário? Com o pão e peixe para alimentar os necessitados? Sim! Alimentando as ovelhas que em outro momento não tinham pastor, mas agora tem.
TRANSIÇÃO:
-------------------------------------
Concluídas estas considerações, temos um problema apresentado no texto, dentre tantos. Problema este advindo da queda (do pecado), sendo portanto fruto do mesmo:
-------------------------------------
PROBLEMA: EXISTEM OVELHAS SEM PASTOR - TEXTO:
Os homens, nascem a imagem e semelhança de Deus. Antes da queda, do pecado, esse homem desfrutava de plena comunhão com o Criador. Hoje, desfruta de inimizade e essa imagem está distorcida, tanto para os outros, como para si mesmo. Algumas pessoas até, tem buscado por outros meios a redenção. Bom, mas todos desfrutam dessa inimizade? Não. Sabemos que existem ovelhas perdidas por aí, Jesus nos apresenta no texto (tanto como na parábola contada Lucas 15:3-7).
Existem ovelhas sem pastor, e por isso estão perdidas. Ovelhas desgarradas. Aquele animal que é extremamente dependente de um líder, um pastor e de viver comunitariamente, em rebanho; que tem grande necessidade nesse sentido. Imagine-os por aí.
Em Mateus 9:36, o evangelista afirma que a multidão estava aflita e exausta. Não estavam assim por terem percorrido o caminho de lá para cá, mas por terem a vida cheia de macula. Viviam em aflição por diversos motivos, tanto por causa de seus pecados, como do pecado de outros. Viviam exaustas por diversos motivos; mas provavelmente por necessitarem de luz no caminho, de uma direção e não terem. Imagino até que buscando isso, mas no lugar errado.
Você que não é um ovelha perdida, deve imaginar esse desespero, não? Essa aflição? Pois bem. Coloque-se no lugar destes e use a imaginação para romper a possível frieza no seu coração. Porque fazer esse exercício pastor? Bom, você já parou para olhar para os que estão ao seu redor? Você já parou e observou o que e onde estas pessoas tem buscado redenção? Você consegue ver?
Existem ovelhas que tem procurado em diversos lugares, o descanso para alma. Mas não encontrarão em outro lugar, se não em Jesus. Nós temos ciência plena quanto a isso, tanto que estamos no rebanho, graças ao Soberano Pastor que nos chamou.
TRANSIÇÃO: As ovelhas sem pastor estão por aí, desgarradas (sozinhas), ou talvez até como um rebanho de perdidas. Jesus não julga o estado das ovelhas, daqueles que estão perdidos e o buscam como tal. Ele os olha com compaixão e assim concretiza essa ação.
-------------------------------------
RESOLUÇÃO: OLHAR COM COMPAIXÃO - TEXTO:
Jesus estava com os doze apóstolos num retiro, para descansar com esses irmãos. O que acontece? Ele vê uma multidão. Multidão que foi até eles, e que nisso demonstrou que o buscava incessantemente. Mesmo ali, naquele momento.
Ele poderia se irar? Ele poderia repreendê-los? Certamente. Mas ele não o faz. De fato, um coração contrito, o Senhor não despreza. O Senhor olha para eles com compaixão. Mas, é apenas um olhar?
Não! Ele passou a ensinar-lhes muitas coisas, e como nos apresentam os textos paralelos: curou muitos ali. Ele sonda os corações, ele perscruta as dores na alma. Ele responde a exaustão dessas almas com esperança. Ele ao acolher essas ovelhas, passa a ensiná-las sobre o Reino de Deus e sua justiça.
O olhar do Senhor não fica limitado a superfície. Ele olha a alma humana com compaixão e comunica esperança.
TRANSIÇÃO: Existem ovelhas perdidas, sem pastor. Este problema é resultado do pecado. A resposta do Senhor Jesus à esse problema é olhar com compaixão e comunicar esperança.
-------------------------------------
RESPOSTA: “ALIMENTE-OS VOCÊS MESMOS” - TEXTO:
Os discípulos haviam testemunhado muitos milagres até ali. Até milagres que o Senhor realizou através da ação deles. Mas aqui parece que eles não compreenderam bem o que poderia ser feito.
Quando o Senhor da a ordem: “Alimente-os”. Eles respondem, não com desrespeito, mesmo que com dúvida. Ele dizem: “Vamos comprar duzentos denários de pão para alimentá-los”?. Naquele tempo não era pouco. Mas não era suficiente para alimentar, talvez, mais de cinco mil pessoas.
Por fim, temos o milagre que o Senhor realiza ali.
O que os discípulos, que até ali experimentavam grandes obras feitas pelo Senhor Jesus, deveriam ter feito ao ouvir o seu comando? Resposta: Obedecido. Eles deveriam ter alimentado a multidão. Eles retornaram de uma longa viagem missionária com muitos relatos. Testemunho de grandes obras. Porque essa, que estava diante deles, não foi realizada? Porque eles não obedeceram o Senhor Jesus, assim como fizeram antes da viagem.
O texto nos apresenta um problema, e o Senhor Jesus resolve este, com compaixão e graça. Agora, como nós ficamos? Ficaremos semelhante aos doze que ouviram e duvidaram, ou ouviremos e agiremos pela graça do Senhor? Abençoando as ovelhas perdidas que nos rodeiam?
O Senhor deu a ordem: “Alimente-as!”. Ter o olhar de compaixão, sem a verdadeira ação misericordiosa, mostra como você tem apenas uma emoção. Você precisa obedecer a ordem do Senhor e alimentar as ovelhas que se encontram perdidas.
Como você responderá então, a esta verdade encontrada no texto?
-------------------------------------
CONCLUSÃO: Você precisa mudar o olhar? Faça isso! Você precisa mudar a ação? Faça isso! Mas faça alguma coisa!
Related Media
See more
Related Sermons
See more