CONEXÕES QUE RESTAURAM: O SEGREDO PARA REENCONTRAR E REVIVER O PRIMEIRO AMOR

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
CONEXÕES QUE RESTAURAM: O SEGREDO PARA REENCONTRAR E REVIVER O PRIMEIRO AMOR
Autor – Pedro Silva
TEXTO: Apocalipse 2:1-7
2 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve:
Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; 3 e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer. 4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas. 6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.
INTRODUÇÃO
· Jesus se apresentou para cada igreja mostrando diferentes aspectos de Seu poder e autoridade que foram apresentados no capítulo 1:
o Sete estrelas na sua mão direita; os sete candelabros de outro (1.16, 13)
o O Primeiro e o último que morreu e voltou à vida (1.17-18)
o A espada de dois fios (1.16)
o Olhos como chama; pés como bronze reluzente (1.14-15)
o Sete espíritos e sete estrelas (1.4,16)
o Quem tem a chave (1.18)
o A testemunha fiel (1.5)
· Na verdade, o próprio Jesus se dirige às igrejas, evidenciado pelo uso repetido do pronome eu, enquanto João com sua autoridade apostólica atua como autor secundário dessas cartas (KISTEMAKER, 2014, p. 148).
· As cartas divergem em elogios e repreensões, mas um ponto comum em todas as cartas é a presença de Jesus e uma promessa ao vencedor;
· Nas cartas os elogias mostra onde a igreja está bem e a repreensão mostra exatamente o que a igreja precisa concertar para ser vencedora.
DESENVOLVIMENTO
1. Encontrando a presença de Jesus e sua promessa para Éfeso:
· Aquele que conserva as sete estrelas – Jesus não apenas envia, mas tem autoridade para guardar;
· Aquele que anda no meio dos sete candeeiros – Ele está envolvido em cada passo dessa igreja, Ele é o centro.
· Promessa ao vencedor –
o Vencedor é um tema recorrente no livro de Apocalipse (2:7, 11, 17, 26; 3:5, 12, 21; 5:5; 12:11; 15:2; 17:14; 21:7). Kenneth A. Strand o vê como um dos motivos-chave do livro.
o Na proporção que existe a recorrência do tema vencedor deve haver uma consciência de que a vida cristã é com muita oposição;
o Paraíso e Árvore da vida; o paraíso de Deus no Apocalipse simboliza o jardim do Éden restaurado, no qual os redimidos compartilharão o dom da vida eterna que Adão desfrutava antes da entrada do pecado no mundo.
2. Elogios:
· Obra;
· Labor;
· Perseverança – mencionada sete vezes no apocalipse e sempre se referindo ao povo fiel de Deus, apesar da igreja de Éfeso de repreensão, ela é de Deus;
· Não suporta homens maus - a pessoa cujo coração realmente é totalmente devotado a servir ao Senhor não pode dar espaço ao mal e àqueles que o praticam de maneira proposital;
· Puseste a prova falsos apóstolos;
· Suportaste provas por causa do nome de Jesus.
3. Repreensão:
· O primeiro amor foi abandonado;
· O entusiasmo havia desaparecido e os membros estavam começando a perder o contato com Deus e o amor uns pelos outros (STEFANOVIC, 2009, p. 118).
o Entusiasmo, comunhão com Deus e amor uns pelos outros;
· Eles estavam se afastando do verdadeiro e ardente amor por Cristo e pelos seus companheiros crentes que os caracterizava em seus primeiros dias (STEFANOVIC, 2009, p. 118).
· Eles já não demonstravam mais o amor por Cristo que haviam tido nos primeiros anos de sua história (KISTEMAKER, 2014, p. 156).
· Não se pode afirmar que não existia amor por Deus e pelo próximo, mas não era como o “primeiro” amor.
· Os judeus de Éfeso escutam um sermão de Pedro em atos 2, aproximadamente 3-35 D.C.; aproximadamente em 60-65 recebem um elogio de Paulo, Efésio 1:15 “Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos”, aproximadamente em 90-95 a igreja é repreendida por ter perdido o primeiro amor.
4. Jesus está chamando a igreja a olhar para seu início:
· Primeiro para a comunhão que a igreja viveu com Deus;
· Segundo para a comunidade de amor que a igreja foi – havia igreja nas casas, comiam juntos e tinham relacionamentos saudáveis uns com os outros, nada favorece tanto a bons relacionamentos quanto PGs;
· Terceiro para o entusiasmo missionário que a igreja teve.
Diante disso, Jesus falou:
“arrependam-se, e voltem ao primeiro amor, indicando uma ação única que deve ser feita de uma vez por todas”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
1. Deus continua presente e tem lindas promessas para todos nós;
2. Sobre elogios que Deus nos faz, quando eles existem, é para que você siga firme;
3. As repreensões é o amor de Deus querendo que você esteja dentro do grupo dos vencedores.
APELO
Finalmente, Deus espera de nós hoje, que avaliemos nossa comunhão com Ele e tomemos uma decisão de uma vez por todas.
Ele espera que façamos conexões entre irmãos, encontro intencionais fora do ambiente da igreja na busca de restaurar o primeiro amor. Uma boa sugestão, participe de um PG.
E por fim, com uma viva comunhão com Deus, vivendo bom relacionamento entre irmão, volte a ser um missionário apaixonado pela causa de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more