O Senhor é o Meu Pastor

Salmo 23  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

O Senhor é o Meu Pastor

Gostava de iniciar com a leitura de algo que se conta em algumas igrejas sobre o salmo 23.
Conta-se que certa vez uma estação de rádio resolveu criar um concurso de locução baseado numa passagem da bíblia
Os ouvintes foram incentivados não apenas a participar, mas também a escolher qual passagem seria usada para testar a habilidade de cada participante
De todos os trechos belos da bíblia o mais votado foi o salmo 23, que deveria ser recitado em público pelos participantes até que a mesa do júri escolhesse qual seria o melhor de todos.
No dia da apresentação um a um todos os concorrentes começaram a apresentar sua performance, uns tinham mais habilidade técnica que outros e por isso ganhavam as melhores notas, mas finalmente apareceu um idoso que embora fosse desprovido de todas as qualidades técnicas necessárias foi o único que arrancou lágrimas do auditório fazendo até mesmo o júri se esquecer de anotar a pontuação.
Um dos participantes sem entender a reação do auditório perguntou a um colega porque um homem de voz arranhada como aquela tinha conseguido tal resultado sobre o grupo. A resposta imediata foi, enquanto todos os locutores demonstravam conhecer o salmo do pastor, aquele homem foi o único que demonstrou conhecer o Pastor do Salmo.
Quantos de nós estamos a passar por momentos em que temos o sentimento que temos algo que nos falta, não vou perguntar o quê, mas, certamente alguns podem estar a passar por isso agora, outros já passaram, pode haver ainda aqueles que possam vir a passar por isso. Um sentimento que falta algo para nos sentirmos realizados.
Certamente já ouvimos esta expressão
Só me falta ter um bom trabalho para me sentir totalmente realizado
Só me falta constituir uma família para me sentir totalmente realizado.
Salmo 23.1–6 BEARA
1 O Senhor é o meu pastor;nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.
INTRODUÇÃO
Hoje vamos olhar para o Salmo 23. Esta é uma passagem favorita de muitos. Incontáveis ​​números de pessoas ao longo de muitas gerações encontraram esperança nele em tempos de grande medo e pânico. Enquanto pesquisava algumas informações sobre este salmo descobri que até mesmo o presidente George W. Bush citou esta passagem quando se dirigiu à nação do salão oval na noite dos ataques de 11/09.
No Salmo 23, Davi fala muito pessoalmente de Deus. Ele afirma que o Senhor é seu Pastor.
Para entender melhor este versículo 1 fazer uma introdução deste salmo.
Devíamos sempre fazer perguntas ao texto para obter respostas, pois a bíblia é revelada pelo E.S. além da oração consideremos as seguintes perguntas
Quem
Quando
Onde
Como
O quê
Porquê
Iremos encontrar algumas respostas ao longo da mensagem desta tarde, mas, desafio que os irmãos ao chegarem a casa busquem estas respostas.
Autor: David
Ocupações de David: rei, pastor, músico
Período deste salmo: é apontado para o período enquanto seria pastor, ou então para uma fase em que estaria a fugir enquanto era rei. qualquer uma delas, mostra que não foi num período de férias.
em qualquer uma das 2 versões de David vemos algo que nos deve levar a ver estes versículos com outros olhos.
De qualquer maneira, uma coisa é certa, David enquanto escreve este salmo ele sabe do que está a falar por experiencia própria.
Quero só me concentrar no primeiro versículo.
Salmo 23.1 BEARA
1 O Senhor é o meu pastor;nada me faltará.
Pedia a um dos jovens para ler na versão que vai estar projetada, quem pode ler de uma forma mais profunda, alguém
ok vamos lá ver como isto vai sair, não foi ensaiado pois não.

23 1 מִזְמוֹר לְדָוִד יהוה רֹעִי לֹא אֶחְסָר׃

No original, as palavras: nada faltará, não indica coisas, mas sim a própria presença do Pastor. Ou seja, o salmista estava a dizer que O Senhor é meu pastor e não me faltará.
Portanto, pode indicar sim provisão, vemos isso nos versículos 2 e 3 onde vemos a provisão do Pastor.
mas a mensagem principal é que o Senhor não falta e sempre está presente e o Seu cuidado é permanente.
lemos em Mateus 6.33 algo que volta a apontar para o que o salmista quer dizer
Mateus 6.33 BEARA
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Encontramos aqui uma mesma ideia, existem coisas que são acréscimos, mas, não essenciais, devemos pedir a Deus sabedoria para buscarmos o essencial e deixar que Deus se for da Sua vontade acrescente as outras coisas.
Quando vemos o Salmo 23 encontramos informações que estão associadas que não estão descritas aqui, e isso ajuda a perceber o que David queria dizer.
facilmente posso enquadrar em 3 cenários esta passagem
Curral o Abrigo- local onde ficam durante a noite as ovelhas
apesar de não ser o Oásis, aqui as ovelhas passam as noites abrigadas
Um dos aspetos interessantes que vemos desde o principio é que o curral não é feito pelas ovelhas, mas, pelo pastor.
No curral por norma é colocado palha para as ovelhas dormirem e serve para as manter secas e confortáveis, mais uma vez devo salientar que aqui não é o Oásis.
Quantas vezes reclamamos porque a palha é de baixa qualidade, queremos uma mais fofa.
Existe uma musica bem conhecida de muitos de nós que diz ; estou bem aonde não estou, porque eu quero ir aonde eu não fui...
Deserto o caminho - percurso desde o curral até ao Oásis
aqui são encontrados os maiores perigos para as ovelhas
temos feito algumas caminhadas, e sabemos que nem sempre se consegue ter uma ideia do tempo exato que se demora a chegar ao final, existem variáveis e perigos, seguimos na confiança de que o guia sabe para onde nos leva.
existem algumas semelhanças entre as nossas caminhadas e o trabalho do pastor, temos sempre uns com mais pressa que outros, uns metem-se por atalhos e apertos, como o pastor o guia tem que ter olhos bem abertos.
Como na caminhada nós precisamos reconhecer autoridade e uma melhor preparação por parte do guia, as ovelhas também conhecem o pastor e confiam na sua orientação.
O caminho entre o curral e o Oásis era feito bem cedo, quem orienta o caminho é o pastor, além de orientar o pastor tem que proteger as ovelhas e estar atento para se faltar alguma deixe as outras em segurança para ir buscar a perdida.
Lucas 15.4–6 BEARA
4 Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? 5 Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. 6 E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
David antecipadamente já mostrava que com o Senhor como Seu Pastor, ele podia se perder, sofrer perigo de vida, mas, o Senhor nesses momentos não iria faltar e ia ao Seu encalce.
Felizmente nas nossas caminhadas nunca tivemos situações mais complexas, sempre foram tranquilas, mas, no deserto, a conversa é outra, vários perigos estão perto de acontecer, aqui passando para a nossa vida é semelhante.
Oásis o lugar de deleite- Repouso, pastos verdejantes e águas tranquilas
Pequena região fértil em pleno deserto, graças à presença de água.
Nem sei se existem palavras para descrever melhor este local, e como o objetivo central não é este vou seguir adiante.
A forma como muitos olham para este salmo centrasse nisto que falei antes, no entanto este salmo não é sobre o Oásis, o Curral ou o deserto, o vale da sombra da morte, não tem a ver com David, mas, tem a ver com o Senhor.
Se virmos todos os restantes versículos estão atrelados ao Pastor (Senhor), é o Senhor que faz com que o restante dos acontecimentos ocorram.
² Ele me faz repousar em pastos verdejantes (quem é que faz isto). Leva-me para junto das águas de descanso (quem é que faz isto);
³ refrigera-me a alma (quem é que faz isto). Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome (quem é que faz isto).
⁴ Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam (quem é que faz isto).
⁵ Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários (quem é que faz isto), unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda (quem é que faz isto).
Salmos 23:2-5
O SENHOR FAZ ISTO
Sempre tem existido estudos que vão desenvolvendo os versículos 2 a 6, esquecendo a chave de ouro que é o 1.
será que conseguimos ver aqui o oposto do que se passou com Jesus.
o Senhor é meu pastor nada me faltará
sabem o que não faltou a Jesus
O Deserto,
Fome,
Traição,
Coroa de espinhos,
Sede,
Abandono,
Quem o negasse,
Cruz,
Lágrimas,
Sofrimento,
Tudo isto não faltou a Jesus ao ponto de exclamar
mt 27.46
Mateus 27.46 BEARA
46 Por volta da hora nona, clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?
não querendo focar em detalhes vejam como inicia o salmo 22.1
Salmo 22.1 BEARA
1 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido?
Tudo isto não faltou a Jesus, para que hoje Ele possa ser o Teu pastor e Te garante que Ele não falta na tua vida, e se por algum motivo tu te perdes no meio do caminho, Ele vai ao teu encontro e te carrega nos Seus ombros.
É neste Pastor que eu acredito que dá a Sua vida
João 10.11 BEARA
11 Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.
e na verdade Ele deu a Sua vida
CONCLUSÃO
Quando focamos o que nos falta, acabamos por deixar que isso prevaleça em detrimento daquilo que temos, e esta é uma grande lição deste salmo
Como vimos no texto inicial, o que precisamos não é de conhecer o salmo do pastor, mas, o Pastor do Salmo.
Este salmo mais que apontar para uma vida onde Deus nos leva ao colo aponta para quem Ele verdadeiramente é.
Ele é suficiente para a nossa vida, sem Ele nada podemos fazer.
A nossa vida muitas vezes dá um trambolhão parece que ficamos de cabeça para baixo, e isso acontece de um momento para o outro.
Por mais orientado que eu seja, por mais que a minha vida esteja orientada, por mais segurança que eu tenha em mim. Tu Senhor és o meu Pastor e Tu não me faltas Senhor.
APLICAÇÃO
Esqueçam qualquer técnica de leitura, não se preocupem em aprimorar o timbre e tom da Vossa voz para ler este salmo do pastor, mas, busquem conhecer o Pastor deste salmo, e façam Dele o Vosso Pastor em todos os momentos da vossa vida.
Related Media
See more
Related Sermons
See more