Viver os propósitos de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 17 views
Notes
Transcript

Bondade e Misericórdia

Gostava de iniciar com a leitura de algo que se conta em algumas igrejas sobre o salmo 23.
Conta-se que certa vez uma estação de rádio resolveu criar um concurso de locução baseado numa passagem da bíblia
Os ouvintes foram incentivados não apenas a participar, mas também a escolher qual passagem seria usada para testar a habilidade de cada participante
De todos os trechos belos da bíblia o mais votado foi o salmo 23, que deveria ser recitado em público pelos participantes até que a mesa do júri escolhesse qual seria o melhor de todos.
No dia da apresentação um a um todos os concorrentes começaram a apresentar sua performance, uns tinham mais habilidade técnica que outros e por isso ganhavam as melhores notas, mas finalmente apareceu um idoso que embora fosse desprovido de todas as qualidades técnicas necessárias foi o único que arrancou lágrimas do auditório fazendo até mesmo o júri se esquecer de anotar a pontuação.
Um dos participantes sem entender a reação do auditório perguntou a um colega porque um homem de voz arranhada como aquela tinha conseguido tal resultado sobre o grupo. A resposta imediata foi, enquanto todos os locutores demonstravam conhecer o salmo do pastor, aquele homem foi o único que demonstrou conhecer o Pastor do Salmo.
Salmo 23.1–6 BEARA
1 O Senhor é o meu pastor;nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; 3 refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. 4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. 5 Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. 6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.
Gostava de fazer aqui uma divisão deste Salmo em 3 partes,
Primeira parte e logo no inicio vemos o ponto central do texto
O SENHOR É O MEU PASTOR
Referente ao versículo 1 convêm perceber que o nada me faltará tem que ser bem analisado. o que o Salmista pretendia focar é a suficiência de Deus para ele
Ele não faltará
A segunda parte desde o ponto anterior até ao versículo 5 encontramos o desenvolvimento tendo em conta o ponto o ponto central do texto.
este salmo aponta para o Senhor, e na mente de David reconhecendo nas suas ovelhas o seguir a voz do pastor, também ele se vê como um pastor que deseja o melhor para as ovelhas. Ele então transporta essa identificação que ele tem para Deus e como Ele é mais eficiente como pastor que o próprio David.
Um aparte, enquanto pensava neste salmo pensei na possibilidade de outro autor ter escrito este salmo e creio que não seria muito diferente deste. Apóstolo Paulo
A terceira parte o versículo 6
iremos abordar mais detalhadamente este versículo, encontramos aqui 2 verdades subjacentes, pela Sua Graça Deus revela a Sua bondade por cada um de nós, ao cuidar de nós (Recebemos o que não merecemos), misericórdia (não recebemos o que merecemos)
vamos voltar a ler o versículo 6
Salmo 23.6 BEARA
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.
Para ficarem com uma ideia mais visual, encontramos aqui como que uma sandes mista, temos no meio a manteiga, o queijo, a fiambre, para alguns presunto e vejam o vers. 1 e 6 como que o pão.
esta imagem é para perceberem que sem o pão é impossível ter uma sandes mista, estes 2 dão consistência ao salmo.
O salmista neste momento chega ao topo do cuidado do Senhor na sua vida. Vejo claramente neste texto uma progressão de relacionamento ou de percepção deste relacionamento como um recurso poético do salmista. Davi iniciou sua descrição de seu relacionamento com o senhor como sendo uma ovelha de um maravilhoso pastor que a alimenta e provê de recursos que satisfazem sua alma assustada e ao mesmo tempo está com ele nos momentos mais difíceis de sua vida como no vale da sombra da morte.
No entanto, ele afirma que este Senhor não é apenas um pastor, mas um amigo que o convida para celebrar a mesa da vitória diante de seus inimigos! Ele afirma que esta mesa honra o nome do Senhor pois Ele o guia pelos caminhos de justiça por amor de seu nome que é Fiel! Mas agora ele finaliza este salmo ampliando a intimidade de relacionamento onde ele se descreve não somente como uma ovelha ou amigo, mas como aquele que mora na casa do Senhor e tem ela como sua habitação!

Como descreverias o teu relacionamento com o Senhor?

A casa do Senhor é o lar do coração do salmista. Por isso te pergunto: Como descreverias o teu relacionamento com o Senhor?
É um relacionamento 24/7 ou só de domingo, é um relacionamento que aparece quando algo te falta.

A Bondade do Senhor

A bondade do Senhor é o fato de Ele nos conceder sua graça imerecida e sua capacidade de fazer o bem para conosco nos dando tudo o que pode ser considerado bom em seu propósito eterno e por isso podemos lembrar do texto:
Romanos 8.28 BEARA
28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Todas as coisas cooperam para o bem porque estamos nas mãos de um Deus bondoso! Mesmo que as circunstâncias insistam em nos tentar a duvidar de que tudo coopera para o nosso bem, devemos assim como o salmista afirmar: “Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão”.
temos visto a bondade de Deus, ou temos nos deixado afogar pelas dificuldades e lutas e tentamos resolver da nossa maneira.
quem resolve os problemas da ovelha, quem defende a ovelha, mesmo no vale da sombra da morte.
O que fazem as ovelhas para merecer esta bondade?

A Misericórdia do Senhor

A misericórdia do Senhor é sua capacidade de não nos dar aquilo que merecemos, ou seja, por sua graça e bondade Ele nos dá o que não merecemos e por sua misericórdia Ele não nos dá aquilo que merecemos, a condenação!
Precisamos como pecadores e falhos clamar pela misericórdia do Senhor vida pois afinal:
Lamentações de Jeremias 3.22–25 BEARA
22 As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. 24 A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. 25 Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Deixo mais uma pergunta, o que busca a tua alma, onde depositas a tua esperança?
Quanto mais penso na misericórdia de Deus, mais vejo o quão miserável pecador eu sou, quanto mais percebo o ato misericordioso revelado em Jesus Cristo por amor do Nuno, mais vejo refletido no meu dia a dia a bondade e misericórdia de Deus.

Porque o salmista afirma estas duas verdades e depois diz que habitará na casa do Senhor?

A resposta está na Palavra de Deus
Salmo 15.1–5 NVI
1 Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? 2 Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade 3 e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, 4 que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem o Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, 5 que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!
Um homem justo em seus caminhos, não prepotente, mas que tem convicção da obra de transformação de Deus em sua vida, tem a certeza de que a bondade do Senhor o proverá de dádivas e que a misericórdia o protegerá de suas falhas e pecados e isso o permitirá adentrar na casa do Senhor como Filho de Deus! Este poderá habitar na casa do Senhor por longos dias! Um relacionamento perfeito e total com o Senhor! Mas como seres pecadores e falhos podem viver desta forma com o Senhor?
Pela bondade e misericórdia de Deus.

Conclusão

Vivemos dias que parece que não existe tempo para tudo o que temos para fazer, quanto mais, para parar e fazer uma avaliação.
Como posso mudar o que está errado se não tenho tempo para avaliar.
Como posso ver a bondade de Deus se não vejo os meus erros, sem isso, sempre terei a ideia que as coisas que me acontecem de bem é pelos meus méritos.
Este é o lugar e a hora de fazermos uma reflexão sobre a nossa vida
Este Senhor que David nos apresenta como o Seu Pastor, quem é Ele para mim
Como está o meu relacionamento com o Senhor
Sinto na minha vida que a graça e bondade de Deus me seguem
A minha vida reflete uma gratidão sincera reconhecido pela misericórdia de Deus.
existe quem busca a Deus por um Milagre, quando olho para estes versículos vejo o reflexo do maior milagre que pode ocorrer na nossa vida.
A Graça revelada pela bondade de Deus e Sua misericórdia.

Aplicação

Hoje é um bom dia para refletir sobre o que que me leva até ao Senhor.
Depois dessa reflexão buscar conhecer o Pastor deste Salmo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.