Apocalipse 3.1-6

apocalipse   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 14 views
Notes
Transcript

Série Apocalipse - Verdadeiro avivamento

Apocalipse 3.1–6 (NAA)
Carta à igreja em Sardes
3 1— Ao anjo da igreja em Sardes escreva:
“Estas coisas diz aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas:
Conheço as obras que você realiza, que você tem fama de estar vivo, mas está morto.
2Fique vigiando e fortaleça o restante que estava para morrer, porque verifiquei que as obras que você realiza não são íntegras na presença do meu Deus. 3Lembre-se, pois, do que você recebeu e ouviu; guarde-o e arrependa-se. Se você não vigiar, virei como ladrão, e você de modo nenhum saberá em que hora virei contra você.
4Mas você tem aí em Sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestes. Elas andarão comigo, vestidas de branco, pois são dignas.
5O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Alguns anos atrás eu estava passeando numa cidade da europa pra fazer um trabalho na época… e viajar aquelas cidades, como strasburgo, genebra e outras, você fica maravilhado com tanto história, tanta arquitetura, tanto coisa bonita que vê em todo lado.
Um certo dia, estávamos fazer umas gravações numa cidade e eu avistei uma igreja de longe. Muito bonita, com suas torres dos dois lados, com tantos detalhes que você acaba se perdendo de tanto olhar.
Fui seguindo em direção aquela igreja e notei que estava aberta. Pensei: Claro que vou lá dentro pra conhecer a parte interior e o que está acontecendo com ela hoje.
Ao entrar na igreja, já no seu Átrio, que é um espaço de transição entre o mundo exterior e o sagrado interior da igreja, algo me chamou atenção… várias vitrines com roupas da moda daquela cidade… entrei um pouco mais e quando chego na "Nave" que é o espaço principal da igreja, onde os fiéis se reuniam para a adoração, vários banners pindurados com propagandas de marcas…
No Altar, que era o ponto focal e principal das igrejas amtigas, mais vitrines com roupas e sapatos...
No espaço d acúpula da igreja, trocadores de roupas…
Vocês devem imaginar minhas frustração depois de ver o interior daquela igreja… as pinturas, mosaicos, esculturas, tampados com informações a respeito de moda...
O Contraste foi muito grande… por fora, uma beleza indescritível, por dentro, não havia mais nem sombra de uma igreja, somente espaços ocupados por outras coisas...
E a pergunta é: por que eu fiquei tão frustado ao ver o interior daquela igreja mesmo com sua arquitetura exterior intacta?
Simplesmente por que o que eu esperar era ver por dentro uma expressão da beleza que eu via pelo lado de fora, mas o que eu vi, foi descontinuidade completa entre o lado exteriror e o lado interior.
O que vamos ver hoje é um pouco da história da igreja de Sardes e como a história dela ensina lições importantes pra vida da igreja hoje...
Pra você que nos visita hoje, estamos na série de Apocalipse aqui na igreja da trindade e nessas útlimas semanas estamos considerando as cartas que o senhor Jesus envia para 7 igrejas descritas aqui em apocalipse.
E a partir do relato que encontramos nesses 6 versículos...
Gostaria que você visse comigo 4 pontos a respeito do verdadeiro avivamento
A necessidade do avivamento
Os imperativos do avivamento
O agente do avivamento
As bençãos do avivamento
Na história da Igreja cristã, tivemos importantes avivamentos acontecendo em vários períodos da história...
Na igreja primitiva em Atos: Vemos que logo após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos no conhecido "dia de Pentecostes", resultando em um poderoso avivamento. Vemos a mensagem do evangelho se espalhando rapidamente, milhares de pessoas se convertem ao cristianismo e as principais marcas que vemos naquela igreja primitiva é que eles estavamos completamente devotados a aprender e se aprofundar na doutrinas dos apostolos, eles tinham comunhão através do partir do pão e também através das orações...
Na Reforma Protestante no século XVI, liderada por Martinho Lutero e outros reformadores vemos também um importante avivamento na história da igreja. A ênfase principal foi a redescoberta da justificação pela fé, através da profunda compreensão da autoridade das Escrituras e a rejeição de doutrinas e práticas da Igreja Católica Romana.
A Palavra de Deus foi traduzida para diferentes idiomas, alcançando um público mais amplo, e houve um resgate da adoração congregacional e uma ênfase na responsabilidade pessoal perante Deus.
Tivemos o que ficou conhecido como "Avivamento da Grande Reforma" que se deu no século XVIII, especialmente na América do Norte e no Reino Unido. Pregadores como Jonathan Edwards, George Whitefield e John Wesley proclamaram a mensagem do evangelho com grande fervor, resultando em uma enorme resposta emocional das pessoas. Multidões se converteram, igrejas foram revitalizadas e houve um impacto social significativo, incluindo o movimento que resultou na abolição da escravidão.
E a pergunta que fica pra nós é: Por que ao longo da história vemos avivamentos acontecendo nas igrejas?
E a resposta é: Por que igrejas estão morrendo espiritualmente. Pessoas estão se deixando levar pelos modismos da cultura, estão se afastando da palavra de Deus e da doutrina....
Qual o contexto da Igreja de Sardes?
Essa igreja leva o nome da própria cidade, Sardes,
localizada na antiga região da Lídia, na Ásia Menor (atual Turquia), e la foi uma das cidades mais importantes e prósperas da antiguidade.
Historiadores vão dizer que Sardes foi fundada por volta do século VII a.C. e foi a capital do reino da Lídia. Ela estava estrategicamente situada e ela se torna famosa por sua riqueza.
Durante o reinado de Creso, o último rei lídio, Sardes atingiu o auge de seu poder e prosperidade. A cidade foi um importante centro comercial e financeiro, conhecida por sua indústria têxtil e produção de moedas de ouro. Creso foi considerado um dos reis mais ricos do seu tempo.
Quando João escreveu esta carta, Sardes era uma cidade rica, mas totalmente degenerada.
Era uma vidade que vivia da luxúria, do consumismo e secularismo.
O que vemos aqui é que A igreja de Sardes se torna como a cidade.
Em vez de influenciar, foi influenciada.
A mensagem principal de Jesus pra essa igreja é a necessidade urgente de um avivamento
Primeiro ponto essa manhã:
A necessidade do avivamento
3 motivos pelos quais o avivamento é necessário:
1- O avivamento é necessário quando a igreja está prestes a morrer espiritualmente.
Final do vs 1 e começo do vs 2, olhe comigo: Conheço as obras que você realiza, que você tem fama de estar vivo, mas está morto.
2Fique vigiando e fortaleça o restante que estava para morrer,
E a pergunta que fica pra gente é: as pessoas na igreja de Sardes estão mortas ou dormindo espiritualmente? Eles são descrentes? Eles estão mortos como uma pedra, ou são crentes que esqueceram quem são? qual é a identidade deles?
Talvez numa primeira lida a gente ache que aquela igreja está cheia de não cristãos e entre esses não cristão tem verdadeiros crentes que são mencionados no versículo 4.
Mas não é isso que o texto está sugerindo… o que parece é que Jesus vai dizer que eles estão num estado de dormência espiritual,
e por isso no vs 3 ele vai pedir pra que eles se lembrem do que receberam e ouviram e arrependessem…
Jesus está misturando suas metáforas aqui.
Você não diz a uma pessoa morta para acordar. Pessoas mortas precisam ser ressuscitadas.
Já as pessoas que dormem espiritualmente, precisam ser despertadas ou reavivadas
O que parece é que Jesus está lidando com cristãos que estão, por assim dizer, estão dormindo espiritualmente e precisavam urgentemente serem despertados para fortalecer o que estava para morrer...
2- O segundo motivo pelo qual o avivamento é necessário é quando os crentes apesar de realizarem obras, levam uma vida sem integridade...
final do vs 2, olhe comigo
porque verifiquei que as obras que você realiza não são íntegras na presença do meu Deus.
O que parece é que aqueles membros da igreja de Sardes viviam como se fosse uma vida dupla… dentro da igreja tinha ortoxia, mas fora eles se misturavam com o mundo e a cultura que os rodeava…
Aqui a palavra íntegras, transmite a ideia de algo perfeito…
Mateus 5.48 ARA
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.
O contexto aqui é exatamente a motivação que nos leva a praticar boas obras…
Esses crentes eram como os hipócritas. Davam esmolas, oravam, jejuavam, entregavam o dízimo, com o fim da ganhar a reputação de serem bons religiosos.
Jesus explora bastante esse tema no sermão do monte.
Aqueles crentes estava mais preocupados com a aparência externa do que uma transformação interna profunda.
A pergunta que fica pra gente é: o que nos motiva a fazer boas obras?
Queremos parecer mais piedosos, mais santos… ganhar algum tipo de relevância social ou eclesiológica?
Ou será que a principal motivação do nosso serviço na igreja é o amor por pessoas?
Jesus resumiu os mandamentos em Mateus 22
Mateus 22.37–38 ARA
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.
39E o segundo, semelhante a este, é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” 40Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
Se você não ama, o seu serviço não é íntegro perante o Senhor. Se você ama o seu irmão, isso vai automaticamente te levar ao serviço na igreja local...
3- O Terceiro motivo pelo qual o avivamento é necessário é quando existem crentes que estão se contaminando com o mundo
Vs 4, olhe comigo...
4Mas você tem aí em Sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestes.
A causa da condição pela qual a igreja de Sardes se encontrava não era perseguição, não era heresia, não era falsos ensinamentos, não era falta de obras…
Não há nada nesta carta que indique que a igreja de Sardes, se desviou por exemplo do ensinamento bíblico. Em nenhum momento a carta vai dizer: tem aí entre vocês falsos mestres com falsos ensinos…
Em outras cartas eventualmente vemos de que várias igrejas entraram em falsos ensinamentos, entraram em heresias...
O texto diz também que essa igreja tinha boa fama para os de fora.
Talvez a igreja estava em constante crescimento, cheia de atividades… talvez vários programas e diversos cultos…
Mas a condição que a Igreja de Sardes estava era que ela tinha deixado que o mundanismo entrasse dentro da igreja.
Aqui a imagem que Jesus usa é a contaminação de suas vestes…
Aquela igreja entendeu imediatamente essa ilustração uma vez que a cidade de Sardes era muito famosa na indútria de tecido… eles sabiam que se algo externo contaminasse os tecidos que eles tavam trabalhando, aquele material estaria perdido… era preciso ter um tipo de proteção para que nada manchasse aquela produção.
O que estava acontecendo é que os crentes da igreja estavam contaminados pela cultura da cidade. o simbolo usado aqui é a corrupção....
O mundanismo tinha se infiltrado na igreja. Por baixo da aparência piedosa daquela congregação que era vista como respeitável, havia impureza escondida na vida de seus membros.
O mundo estava entrando dentro da igreja. A igreja estava se tornando amiga do mundo, amando o mundo e se conformando com ele.
Aqui precisamos entender o que é o "mundo"...
Não estou falando de coisas boas que o descrente, ou que o mundo, produz que refletem a graça comum entregue por Deus para a humanidade.
Nós podemos aproveitar de uma boa música, boas comidas, assistir um bom jogo de futebol… pra mim que sou são paulino tem sido um pouco difícil… se você é corintiano ou vascaíno pior ainda…
Mas quando pensamos em "mundo" podemos lembrar do texto de Efésios 2.2
Efésios 2.2 (ARA)
nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo.
O mundo é a primeira influência que exerce uma certa pressão para que o crente viva de acordo com os valores desse sistema caído. E o sistema expressa todos os valores sociais e espirituais que estão alienados ou separados de Deus.
Você pode pensar em algumas coisas comigo essa manhã: Opressão política, através da corrupção que já tem trazido miséria, fome, desemprego em todo nosso país. A relativização de todas as coisas. Hoje já não temos absoluto, não temos o que é certo e o que é errado. O certo é aquilo que te trás felicidade, independente do que seja, se você está feliz, então está tudo certo, tá valendo.
Isso é o tipo de mundanismo que estava dentro da igreja de Sardes...
Duas aplicações pra nós essa manhã...
1- Individualmente você precisa se perguntar: Eu estou morto espiritualmente e preciso que Cristo me ressussite e me dê nova vida?
Ou eu estou dormindo espiritualmente e preciso que Cristo me acorde e traga um avivamento para a minha vida?
Em ambas situações, corra pra Cristo… se humilhe perante a cruz de Cristo… relembre do sacrifício Dele na cruz para te salvar… arrependa de seus pecados...
2- Agora como membros da Igreja da trindade, como corpo de Cristo aqui na igreja local, precisamos pensar num nível mais profundo ainda...
A pergunta que a gente precisa fazer é: Uma igreja que tem doutrina sólida, que experimenta um crescimento constante, com aparência de estar vida, é possível que ela adormessa espiritualmente? A responta é: Com certeza…
Temos que assumir como igreja que como pecadores, podemos esquecer aquele primeiro amor que lemos no capítulo 2 para a igreja de Éfeso…
Temos que assumir que podemos cair numa dormência espiritual se não formos vigilantes…
Nós como igreja precisamos sempre nos arrepender quando esquecemos de quem nós éramos, e lutar com perserança para nossas obras sejam íntegras na presença de Deus...
E é por isso que temos nosso segundo ponto que é:
Os imperativos do avivamento
Podemos pensar em pelo menos três imperativos usados por Jesus para trazer avivamento para a igreja
1- Doutrina
vs 3, olhe comigo
3Lembre-se, pois, do que você recebeu e ouviu; guarde-o e arrependa-se.
A pergunta aqui é: O que é que eles ouviram e deviam se lembrar?
A Palavra de Deus!
Mas essa igreja não era uma igreja herege alguém pode argumentar...
Mas não ser herege não quer dizer que a palavra de Deus estava sendo pregada de forma profunda...
O que essa igreja é chamada a se lembrar é dos tempos em que a doutrina impactava profundamente a vida daqueles crentes.
Uma igreja pode esperimentar o avivamento quando volta ao passado e lembra como as doutrinas traziam o entusiamos para o cristão viver em novidade de vida...
O verbo lembrar parece apontar não para o passado recente de alguns anos, mas para um passado talvez de mais de uma geração.
Segundo registros históricos, o evangelho foi levado a Sardes em meados dos anos 50 e João escreveu o Apocalipse por volta dos anos 90… nessa caso, quarenta anos teriam se passado.
É Por isso então que Jesus os instrui a se lembrarem do que seus pais haviam feito, pois a primeira geração havia recebido a mensagem da salvação, dado ouvidos a ela e seguido suas instruções em obediência.
A segunda geração ainda tinha a mensagem do evangelho, mas agora são instruídos a relembrar e guardá-la.
Nós somos a primeira geração da Igreja da Trindade…
A pergunta que a gente precisa nos fazer é como nós nos mantemos firmes na doutrina e o que devemos fazer para que a segunda geração não se perca...
Eu fico olhando tantas crianças que temos aqui na igreja da trindade, minha familia e a familia do juliano já está contrubuindo para 8 delas rs...
Essas crianças são talvez a segunda geração dessa Igreja…
O que Jesus está nos intruindo é para que viva uma vida de arrependimento...
Lembre-se, guarde-o e arrependa-se.
Recentemente o conselho ministerial da Igreja se reuniu para várias reuniões pra gente pensar e reafirmar qual seria a missão da Igreja da Trindade… essa missão deveria nortear tudo o que fazemos aqui a curto, médio e longo prazo…
A ideia é que com isso nós foquemos no que é realmente importante e que as próximas gerações se lembrem disso também...
Missão da Igreja da Trindade
"Glorificar ao Deus Trino por meio da pregação do verdadeiro evangelho, fazer discípulos e os capacitar a imitar a Cristo pelo testemunho e boas obras na igreja, cidade e além"
então O primeiro sinal do avivamento é a volta do povo de Deus à Palavra.
Os crentes assim como a igreja de Atos, descrita em Atos 2, passam a ter fome de Deus e da sua Palavra… passam a perseverar na doutrina. Começam a se dedicar ao estudo das Escrituras.
O quanto nós hoje estamos estamos nos dedicanto ao estudo da palavra de Deus…
Graças a Deus temos a oportunidade de ter bons pregadores aqui na Igreja que domingo após domingo pregam o evangelho… mas além disso,
outras oportuindade que temos como igreja para nos aprofundar no estudo da palavra de Deus…
2- Segundo imperativo para o verdadeiro avivamento
Uma volta a vigilância espiritual
Começo do vs 2, olhe comigo
2Fique vigiando e fortaleça o restante que estava para morrer,
Quando aqueles primeiro leitores ouviram isso, possivelmente eles lembraram de sua história.
Apesar da cidade de Sardes ficar numa parte alta e protegida de muros… a primeira invasão que ela sofreu foi exatamente por que não estava vigiando e por isso soldados inimigos cavaram um buraco por baixo do muro e invadiram a cidade...
A igreja precisa ser vigilante contra as ciladas de Satanás, contra a tentação do pecado.
E como a igreja pode ser vigilante? ainda no começo do vs 2: fortalecendo...
A igreja se fortalece quando ela vigia e quando ela vigia ela se fortalece, esse é um ciclo para que a igreja se proteja...
O que podemos fortalecer em nossa igreja hoje? O texto sugere que talvez devéssemos fortalecer as coisas que ainda funcionam na igreja...
A ênfase nessa frase está no verbo fortalecer, de modo que tanto os agentes como as atividades que ainda restam em Sardes são reforçadas.
Os crentes fiéis precisam ajudar a fortalecer os que estão fracos na fé e estão se deixando contaminar pelo mundo.
Precisamos vigiar não apenas a nós mesmos, mas os outros também.
E é por isso que membresia é importante na igreja local...
Estamos dentro de um pacto para:
Caminhar junto em amor fraternal, para discipular na disciplina e na admoestação do Senhor…
Trabalhar e orar pela unidade da igreja...
É por isso que damos tanta ênfase em mebresia… precisamos juntos nos fortalecer na fé
3- Terceiro imperativo para o verdadeiro avivamento
Uma volta a santidade
vs 4, olhe comigo...
4Mas você tem aí em Sardes umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestes. Elas andarão comigo, vestidas de branco, pois são dignas.
Aqui vemos que alguns crentes da igreja de Sardes não estavam vivendo em pecado como a maioria… alguns poucos, santos, no termo original, separados, ainda estavam firmes e por isso era necessário que outros buscassem a santidade desses poucos crentes ali.
A palavra vestes é um símbolo para a conduta espiritual e o estilo de vida moral deles...
No final do livro de Judas, que antecede o livro de apocalipse que estamos considerando, ele vai dizer no vs 22
22E tenham compaixão de alguns que estão em dúvida; 23 salvem outros, arrebatando-os do fogo; sejam compassivos, mas com temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.
Enquanto alguns estavam sendo constantemente manchados pelo pecados, alguns estavam com suas vestes limpas…
em Isaías 61.10
Isaías 61.10 (NAA)
Tenho grande alegria no Senhor! A minha alma se alegra no meu Deus, porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça,
Esses poucos fiéis são dignos. Ou seja, aos olhos de Jesus, eles são declarados dignos, não por causa dos seus próprios méritos, mas por causa dos méritos do próprio Cristo.
Se por um lado, até nossas boas obras nada mais são do que trapos da imundícia, mas quando ouvimos obedientemente a voz de Jesus e desejamos ser como ele era, somos declarados dignos por causa do que ele fez por nós.
Ponto 3:
O agente do avivamento
De forma mais simples possível, o agente do avivamento é o próprio Jesus.
vs 1, olhe comigo
Ele se apresenta a Igreja como aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas
No início de cada uma das cartas do livro de Apocalipse, Jesus se apresenta de maneira diferente.
Nesse caso, ele se apresenta com uma combinação da saudação inicial do livro, “os sete espíritos”
Apocalipse 1.4 (NAA)
4...
Que a graça e a paz estejam com vocês, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete espíritos que estão diante do seu trono
Os sete espíritos descrevem que nosso senhor Jesus Cristo tem a plenitude do Espírito Santo e através do Espirito Santo ele tem autoridade para se fazer conhecido naquela igreja.
Em
João 15.26–27 NAA
— Quando, porém, vier o Consolador, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim. E vocês também testemunharão, porque estão comigo desde o princípio.
Ou seja, Ele instrui o Espírito a torná-lo conhecido tanto entre os crentes quanto a aqueles que estão morrendo espiritualmente… e é através do Espírito Santo que Cristo traz avivamento as igrejas que estão morrendo.
É importante nos lembrarmos que é o Espírito Santo que age para que as igrejas continuem perseverando na Fé cristã. É a ação poderosa do Espírito Santo na vida do cristão que trás crescimento saudável para a igreja. Se temos esperimentado um crescimento na Igreja da Trindade, é exatamente o ES que convense o pecador a buscar a palavra de Deus. A buscarem Jesus Cristo e o conhecimento dele
O Espírito Santo procede de Jesus Cristo que tem em sua mão as 7 espíritos.
Ele se apresenta também com uma outra expressão já usada na carta que foi dirigida a igreja de Éfeso:
Apocalipse 2.1 (NAA)
2 1— Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: “Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas...
Ele tem as sete estrelas na sua mão que seriam seus mensageiros designados para proclamar a Palavra de Deus que gera vida nova dentro da igreja.
Jesus tem poder pra trasformar aquele igreja....
E ele tem poder pra transformar a igreja em primeiro lugar por que
Jesus conhece o estado da igreja...
no vs 1, olhe comigo, ele vai dizer:

Conheço as obras que você realiza,

Jesus conhece as obras da igreja. Ele conhece toda a nossa vida, nosso passado, nossao presente, nosso futuro, nossos atos, o que motiva nós estarmos aqui todo domingo...
Por vezes a gente trabalha na igreja sem receber nenhum tipo de reconhecimento… e claro que essa não deve ser nossa motivação...
Mas somos humanos… você pode chegar aqui cedo pra servir no culto, talvez deixa sua família em casa pra servir em alguma área que é essencial para que o culto aconteça. ou talvez durante a semana em áreas na igreja que não são tão vistas e talvez possa em algum momento bater o desânimo em você por que não está sendo visto…
o que lembramos aqui é que Jesus conhece nossas obras… sendo elas boas ou más… não motivação agora não é mais agradar as pessoas mas agradar a Cristo por que ele conhece e sabe o que fazemos.
Você pode lembrar comigo das outras cartas para as outras igrejas aqui em apocalipse...
Jesus conhece a perseverança na igreja de Éfeso
Jesus conhece a tribulação pela qual a igreja de Esmirna estava passando
Jesus conhece que na igreja de Pérgamo aqueles cristãos não negaram a Fé mesmo numa sociedade secularizada
Nós como igreja da Trindade não podemos esquecer que Jesus sabe quem somos, como estamos e exatamente do que precisamos.
Em segundo lugar, Jesus é o agente do avivamento por que a igreja pertence a ele
A igreja pertence a Jesus porque ele a fundou, exerce autoridade sobre ela, redimiu-a por meio de seu sacrifício, tem um relacionamento íntimo e amoroso com ela e é seu líder supremo.
Essa compreensão é central para a fé cristã e é baseada na autoridade das Escrituras.
Em Mateus 16:18 Jesus diz a Pedro:
Mateus 16.18 NAA
Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
A Bíblia descreve Jesus como a autoridade e cabeça da igreja.
Efésios 1.22–23 NAA
E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Jesus exerce autoridade sobre a igreja e orienta seus caminhos como seu líder supremo.
O que nos uni como Igreja é exatamente o senhorio de Cristo sob a Igreja que pertence a Ele.
Em terceiro lugar: Jesus é o agente do avivamento e faz isso por meio do seu Espírito
Jesus tem e oferece a plenitude do Espírito Santo à igreja.
O problema da igreja de Sardes era morte espiritual; Cristo é o que tem o Espírito Santo, o único que pode dar vida.
A salvação é um ato de graça de Deus, e é por meio do trabalho do Espírito Santo que somos capacitados a responder ao chamado de Deus, arrepender-nos, crer e ser transformados em seguidores de Jesus Cristo.
Nossa oração para a Igreja da Trindade é que o Espírito Santo continue nos capacitando como membros a nos amarmos e servirmos mutuamente. Que o Espírito Santo continue capacitando cada crente aqui para o serviço e ministério nessa igreja local pra que Deus seja glorificado e mais pessoas possam conhecer o evangelho…
Que o Espírito Santos continue guiando também a igreja da trindade em sua missão. Que a gente possa ter mais líderes e pastores capacitados para ensinar e pregar a Palavra de Deus com sabedoria.
Último ponto com vocês essa manhna a respeito do verdadeiro avivamento:
As bençãos do avivamento
VS 5, olhe comigo

5O vencedor será assim vestido de branco, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida. Pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Aqui vemos um paralelismo bem comum no hebraico quando ele liga a referência anterior às roupas brancas com o conceito do vencer...
Aqui o vencedor é aquele que persevera até o fim…
E aqui temos um paradoxo… por que se de um lado aqueles que perseverarem até o fim será vestido de branco e não terá o nome apagado do livro da vida, é o próprio Cristo que capacita o cristão a perseverar…
Essa é aquela famosa doutrina "Perseverança dos Santos" ou seja, uma vez salvo, salvo para sempre...
Em Isaías 49.16 Deus vai dizer
Eis que eu gravei você nas palmas das minhas mãos;
João 10.27–29 NAA
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.
A salvação é um ato soberano de Deus, iniciado por Ele e completado por Ele.
Fomos escolhidos por Deus antes da fundação do mundo, redimidos por meio da obra de Cristo na cruz e selados pelo Espírito Santo.
Deus preservar os crentes verdadeiros até o fim, garantindo sua segurança eterna.
Cristo ainda diz mais no vs 5, olhe comigo:

confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

Essa é uma expressão que Cristo usa aqui e que tem acompanhado todo os seu ministério aqui na terra...
Em Mateus 10:32
Mateus 10.32 NAA
— Portanto, todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus;
Lucas 12.8 NAA
— Digo mais a vocês: todo aquele que me confessar diante dos outros, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus;
Naquele dia final, Na suprema corte do céu, diante de Deus e seus anjos, Jesus confessa os nomes daqueles que confessam seu nome na terra.
Jesus e seu povo são um, e ele não se envergonha de chamar os crentes de irmãos e irmãs...
Se você ainda não consessa Jesus Cristo como seu único salvador, que hoje seja a oportunidade de você olhar para a cruz de Cristo e confiar que Ele tem poder para salvar os seus pecados…
Então confesse verbalmente, publicamente, que Jesus Cristo é seu único salvador...
Se você já tem confessado Cristo como seu único salvaodr, mas se vê numa espécie de dormência espiritual, que A mensagens do evangelho possa trazer avivamento para sua vida...
E pra todos nós hoje, que ouçamos o que o Espírito de Cristo diz para nossa igreja hoje.
Vamos orar?
Que a igreja hoje possa experimentar o verdadeiramento avivamento que vem de Jesus Cristo e que nós
Related Media
See more
Related Sermons
See more