Nasce um discípulo - Jo 3.1-15

Sou discípulo, e agora?  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript
Handout

Intro

Pedir duas coisas ao público:
1. Sua extrema atenção agora, largue seu celular, acompanhe o texto na bíblia ou na tela da TV, não há nenhuma preocupação fora daqui que seja maior do que a preocupação que você precisa ter com o que este texto tem a dizer.
2. Eu preciso que você me dá mais tempo do que você dá semanalmente, pois o que esse texto tem a dizer é tão sério que não posso deixar nada de lado, dada a importância da doutrina que temos aqui.

Desenvolvimento

Nós passamos alguns meses aqui observando o Evangelho de Marcos e vendo Jesus operar maravilhosamente milagres grandiosos na vida das pessoas.
Nós o vimos libertar pessoas cativas a demônios, o vimos curar uma diversidade de enfermidades, o vimos transformar ventos fortes em suaves brisas, o vimos transformar um fluxo contínuo de sangue em plena saúde, e o vimos ressuscitar a filha de Jairo.
Todos foram milagres de tirar o fôlego, mas há um milagre muito maior, muito mais espetacular, mais profundo, e mais avassalador que João vem nos apresentar nestes versículos.
O milagre do Novo nascimento.
Podemos começar perguntando, o que é o novo nascimento?
Steven Lawson, vai dizer que é a implantação da vida espiritual na alma espiritualmente morta, é a vida de Deus na alma do homem.
Que concede a ele, uma nova mente, um novo coração, uma nova disposição, novas afeições e desejos, uma nova vontade.
As coisas velhas passam, e se fazem novas em Cristo, e por causa de Cristo, somente de Cristo.
É uma transformação que acontece de dentro para fora, de forma poderosa, soberana e miraculosa.
A mensagem desta noite visa responder a pergunta de nossa série, sou discípulo e agora.
Mas antes de apresentarmos por meio da série como deve viver um discípulo, precisamos perguntar antes se somos discípulos.
Se um discípulo não nascer, não importar saber como vive um.
Eu não me importo tanto em saber se você já leu toda a Bíblia, se nasceu em um lar cristão, se é filho de pastor, se tem anos de caminhada de fé.
A pergunta que salta do texto a nós é se você já nasceu de novo.
Nenhuma outra doutrina das escrituras deve ser discutida e ensinada, se você não nasceu de novo, não adianta dizer que você precisa crescer, se você ainda nem nasceu de novo.
Porque a mais importante questão da sua vida é se você nasceu de novo.
Vamos começar a observar Nicodemos, o homem que veio até Jesus.
John 3:1–2 NAA
1 Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 2 Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele.
A revista Forbes, de tempos em tempos solta uma lista de pessoas que são as celebridades mais influentes de um certo período da história.
Se a revista Forbes existisse no tempo de Jesus, Cristo talvez não sairia em suas páginas, mas Nicodemos sim.
Ele era uma celebridade, ele era aquele que tinha todas as respostas, todos o procuravam para saber dos oráculos de Deus, ele não procurava ninguém, mas era procurado por todos a fim de ser consultado.
Nicodemus era o principal professor de Israel, nenhuma pesquisa era aprovada sem passar pela análise crítica de Nicodemos.
Ele era um fariseu, ou seja, ele era um conservador, acreditava nas escrituras do AT como ninguém, o grupo de Nicodemos estava entre os mais respeitados e bíblicos daquele tempo.
Nicodemos era minuciosamente detalhista quanto aos aspectos da Lei, além disso ele era uma espécie de governante dos judeus, ou seja, ele estava no mais alto escalão da nação, ele era membro no sinédrio, a corte judicial da nação.
As pessoas olhavam para Nicodemos, como uma das pessoas mais próximas de Deus e do reino de Deus que elas conheciam, ele era o professor, com o maiúsculo (Jo 3.10) de Israel.
Ele era o maior teólogo dentre os teólogos daquele tempo.
Mas o texto diz que ele veio até Jesus a noite.
Ele deve ter vindo a noite, porque queria ter uma conversa tranquila com Jesus, pois assim como Jesus reunia muita gente com muitas perguntas, Nicodemos era também alvo de pessoas buscando respostas.
Mas ele vem a noite, simbolizando a sua real situação, apesar de ter sobre si tantos títulos, tanto prestígio, ele vivia em escuridão e densas trevas por causa do pecado, se não fosse assim, Jesus não diria a ele que era necessário ele nascer de novo.
João deixa claro, os homens amam mais as trevas do que a luz.
John 3:19 NAA
19 A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Nicodemos é um gentleman, olhem a maneira como ele se dirige a Jesus.
John 3:2 NAA
2 Este, de noite, foi até Jesus e lhe disse: — Rabi, sabemos que o senhor é Mestre vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que o senhor faz, se Deus não estiver com ele.
Ou seja, o professor dos professor, aquele que ensina o povo, percebe que tem algo faltando em seu ensino, que ele precisa buscar respostas de um outro rabi, de um outro mestre.
Ele reconheceu que o ensino de Jesus e o que ele fazia, vinha da parte de Deus, era inegável.
Aliás, Nicodemos diz que Jesus está fazendo alguns sinais, era uma das formas de dizer que ele fez um milagre com uma mensagem por de trás, e foi isso que levou o professor dos professores a Jesus.
A mensagem por de trás dos sinais está no que Jesus fez no capítulo 2 de João, ao transformar água em vinho.
Assim é o novo nascimento, Jesus pegou a água das talhas, água nem tão limpa como parecia, água parada e transformou no melhor vinho que eles beberam naquela festa.
Assim ele faz conosco, ele pega nossas vidas imundas, sujas, encardidas pelo pecado e pelo milagre da graça nos transforma em filhos de Deus.
Mas Nicodemos não sabe disso, não entendeu sobre isso até aqui.
Além do que Jesus não era um rabi apenas, um professor, ele é o próprio Deus encarnado, aquele que esvaziou-se de sua glória e veio habitar entre nós cheio de graça e verdade.
Irmãos, vamos considerar algumas coisas até aqui.
Olhe por um minuto para Nicodemos, ele tem muito mais gabarito que nós aqui nesta noite, ele tem muito mais prestígio, ele tinha muito mais dinheiro, ele era muito mais respeitado, o currículo dele põe o seu no chinelo.
Ele é mais poderoso que você, mais influente que você, mais sábio que você, aos olhos do seu povo, estava mais perto de Deus do que você.
Mas havia algo que ele não tinha, vida espiritual em seu ser.
Talvez exista em nosso meio muitos como Nicodemos, parecidos, ou trilhando um caminho semelhante, com prestígio, poder em algum esfera, sabem as respostas bíblicas, se acham bons crentes.
Mas perdidos espiritualmente, sem vida espiritual em seu coração, nós como Nicodemos, não temos nada de grande valor. Se não nascermos de novo.
Porque estar na igreja, estar no círculo daqueles que se reúnem aos domingos, que cantam, que dão dinheiro, que servem, não significa estar em Cristo.
E isso levanta uma questão importante, as pessoas que mais acham que estão dentro, são aquelas que são mais difíceis de alcançar, porque ninguém será salvo, até que compreenda e reconheça que está perdido.
Nicodemos era assim, ele estava tão certo de estar no reino, que não quis saber como entrar no reino, ele não perguntou isso a Jesus.
Mas Jesus disse algo a este homem, e a mensagem que Jesus ensinou é a mais importante mensagem que ele ouviu e que nós podemos ouvir nesta noite.
John 3:3 NAA
3 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.
Alguém disse que Jesus leu Nicodemos como um livro aberto, leu a carta sem abrir o envelope. (Jo 2.23-25).
Ou seja, não pense que podes se esconder atrás de mera religião, se você não nasceu de novo, essa verdade vai te perseguir e te perturbar.
E Jesus não esperou que o professor fizesse qualquer pergunta, na verdade, Jesus interrompeu os elogios dele para lhe levar aquilo que é mais importante.
Jesus diz: em verdade em verdade lhe digo.
Ou seja, o que será dito deve toda a atenção, é tão verdadeiro, tão poderoso, tão infalível, tão inspirado, tão inerrante, tão elevado que merece toda a atenção.
Se você quer entender o ensino de Jesus, é nisso que você precisa se concentrar.
Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.
Não há nada mais direto nas escrituras, não há outro discurso mais papo reto assim na Bíblia.
Mais adiante Jesus diz que além de não poder ver, não pode entrar em seu reino, se caso não tenha nascido de novo.
Já vimos o que é nascer de novo.
Mas é interessante uma das palavras aqui neste verso, a palavra "de novo", em grego é a palavra "anothen".
Significa num primeiro momento, nascer pela segunda vez, nascer de novo, como está traduzido.
E Nicodemos entendeu assim.
John 3:4 NAA
4 Nicodemos perguntou: — Como pode um homem nascer, sendo velho? Será que pode voltar ao ventre materno e nascer uma segunda vez?
Jesus está dizendo a ele que ter apenas um nascimento físico, que apenas nascer como descendente de Abraão, que ser um judeu, nascer na cidade santa, não o levará ao reino de Deus.
Que nascer na igreja, ser de família crente, não te levará ao reino de Deus.
Mas a palavra "anothen", significado também "do alto", "de cima".
É um nascimento que vem do alto, que desce do trono da graça de Deus, é um nascimento que não acontece na maternidade Carmela Dutra, mas um nascimento que acontece no seio da graça salvadora de Deus em Cristo Jesus.
Pra ser mais claro, não é um nascimento que se origina na religião, que se origina na igreja, que se origina pela paternidade terrena, mas é um nascimento que vem de um reino totalmente diferente do que vivemos.
Como disse antes, é a vida de Deus sendo implantada na alma de um homem morto espiritualmente.
Não importa seus argumentos de tudo que você já fez no espectro religioso e evangélico, se você não nascer de novo você não poderá ver, experimentar, adentrar ao reino de Deus.
Lembra, na visão popular, se tinha alguém mais perto do reino, seria Nicodemos, mas Jesus diz, não, sem nascer de novo, todos estão distantes do reino de Graça.
O verso 4 Nicodemos só consegue pensar em termos físicos, na impossibilidade de voltar ao ventre materno.
Jesus continua a ensiná-lo e confrontá-lo.
John 3:5 NAA
5 Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhe digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
De novo, Jesus diz, em verdade em verdade lhe digo, ou seja, presta toda a sua atenção em mim.
Quem não nasce da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
O que Jesus está querendo dizer?
Será que o batismo salva, será que pra nascer de novo então devo me batizar nas águas?
Se Jesus estiver ensinando isso, Paulo nos mandaria deixar de seguir a Jesus, pois ensinar que o batismo salva, é ensinar um falso evangelho.
Jesus não é um pregador de falso evangelho, Marcos 1.1 diz que Jesus é o próprio evangelho.
Jesus está querendo ensinar o professor dos professores e levá-lo ao livro que ele conhecia do início ao fim.
Jesus o convida ao Antigo Testamento em Ezequiel 36.25-27.
Ele vai explicar a Nicodemos, como é nascer da água e do Espírito.
Jesus vai usar duas parábolas para nos mostrar o ministério do Espírito no novo nascimento, água, no verso 5, e vento no verso 8.
Vamos a Ezequiel, Deus é que está falando aqui.
Ezekiel 36:25 NAA
25 Então aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão purificados. Eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos.
Deus não está falando de tomar banho ou mergulhar, ele está falando da obra do Espírito Santo no novo nascimento em nos lavar das imundícias do pecado.
Ezekiel 36:26 NAA
26 Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
Nesta primeira parte, Deus está dizendo que seu Espírito vai tirar nosso coração incrédulo, duro, amante do pecado e do mal, e nos dará novos afetos, nova vontade, novos desejos.
Aqui tem algo importante.
Se ao nascer de novo, meu coração que não ama a Deus é arrancado e eu recebo novo coração, com novos amores, novos desejos e novos afetos.
Talvez o fato de você não conseguir orar como resultado de seu amor a Deus, ler as escrituras, servir a Deus, se santificar, pode ser um sinal de que você não nasceu de novo.
Não é só o fato de ter uma agenda cheia, não é só o fato de a vida no século 21 ser corrida, de os tempos serem diferente, mas de você ainda possuir um coração tão duro, tão petrificado que ainda não nasceu de novo.
Um coração de pedra é um coração sem vida, por isso não tem vida com Deus e com as coisas que Deus ama.
Mas ainda sim você tenta fazer estas coisas, pois como Nicodemos, acreditamos que ao fazer estas coisas receberemos o favor de Deus.
Mas Jesus está destruindo nosso sonho de salvação pelas nossas obras, Jesus está destruindo nossos ídolos, Jesus está rasgando nossa reputação religiosa e dizendo em alto e bom som.
Sem nascer de novo, o reino que te espera é outro, onde haverá choro a ranger de dentes.
Você precisa de um coração dado pelo Espírito, um coração que pulsa de amor por Deus e pelas coisas que Deus se importa, para então ser participante desse reino.
Veja, isso é algo que somente, exclusivamente, unicamente Deus pode fazer. E ele diz, "Eu lhes darei".
Ezekiel 36:27 NAA
27 Porei dentro de vocês o meu Espírito e farei com que andem nos meus estatutos, guardem e observem os meus juízos.
Veja como o ministério do Espírito Santo é poderoso, maravilhoso, e como o novo nascimento é o maior milagre das escrituras.
Ele não só nos lavará nossas imundícias, não só nos dará um coração que pulsa e tem vida, mas habitará dentro de nós e fará com que este novo coração ame a Deus a ponto de, andar, guardar e observar a santa e bendita palavra de Deus.
Comece a desconfiar de você, se você não ama ler e aprender das escrituras, se você não tem a Bíblia como a fonte confiável de suas decisões, se seu viver não está de acordo com as escrituras.
A única conclusão lógica que podemos chegar, frente a radicalidade do que Jesus está dizendo, é que não houve novo nascimento em seu alma.
Voltando ao diálogo com Nicodemos, este texto que lemos do AT que expõe o que é nascer de novo da água e do Espírito, é um texto de cabeceira para o professor de Israel.
Jesus está dizendo que nascer de novo, pelo poder do Espírito é ter a alma lavado para receber um novo coração que bate de amores por Deus.
O professor deveria saber disso, mas ele não pode saber, porque seu coração é de pedra, o máximo que ele pode saber é sobre nascimento físico, é sobre ventre materno, não sobre o ventre da graça.
Algo que precisamos observar também é a palavra "não pode". v.5.
Pode significa permissão, permitir alguém a fazer algo, mas não pode neste texto diante de nós, não diz respeito a não permitir, mas demonstra a incapacidade humana de entrar no reino, de ver o reino.
Jesus vai deixar isso claro no verso 6.
John 3:6 NAA
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Em resumo, um nascimento físico dá vida a um bebê, mas o novo nascimento pelo poder do Espírito, faz nascer um discípulo de Jesus, com a vida de Deus em sua alma.
Alguém disse: Se você não nasceu de novo por meio do segundo nascimento, seria melhor que nunca tivesse nascido no primeiro nascimento.
John 3:7 NAA
7 Não fique admirado por eu dizer: “Vocês precisam nascer de novo.”
Em outras palavras, por mais duro que seja o que te disse, é a mais pura verdade, saber sobre o reino não te coloca no reino, ser mestre em Israel não te coloca no reino, você precisa nascer de novo.
Jesus ressalta a palavra precisa, a mais vital necessidade da raça humana, nós precisamos nascer de novo, mas este novo nascimento não pode ser produzido por nós.
E Jesus quer deixar isso ainda mais claro nos próximos versículos.
Sabe quando você percebe a necessidade de desenhar para que a pessoa entenda o que você tem a dizer, Jesus faz isso agora.
John 3:8 NAA
8 O vento sopra onde quer, você ouve o barulho que ele faz, mas não sabe de onde ele vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.
Este verso vai nos mostrar como o Novo Nascimento acontece por meio do Espírito Santo.
Três coisas saltam este texto.
1. O vento é independente e soberano:
Ninguém o controla, ninguém inicia o vento, ninguém direciona o vento, ninguém para o vento, ele tem uma mente própria, ele vai cumprir seu propósito e caminho.
Assim é o movimento do Espírito Santo em operar o novo nascimento, não podemos determinar quem ele salvará, O Espírito com o Pai e o Filho se moverá para alcançar aqueles que ele elegeu antes da fundação do mundo.
2. O vento é invisível, assim como o Espírito:
Você não pode ver o vento, mas pode sentir o vento, assim é com o Espírito, ele está aqui, você não o vê, mas pode senti-lo, pode abraçar as convicções que ele trás em seu coração, como consolo, alegria, paz, discernimento.
3. O vento é misterioso:
Jesus diz, você não sabe de onde ele vem, nem para onde vai, lembre-se, o vento é a metáfora para Espírito aqui neste texto.
Neste sentido, aqueles que você acha que Deus não alcançaria, ele alcança, e aqueles que pela sua história, educação, frequência religiosa, todo mundo pensa estar no reino, pode ser que não nasçam de novo.
A minha oração é que nesta noite o vento do Espírito encha esse espaço, encha seu coração, encha as nossas vidas e nos faça nascer de novo.
O verso 8 demonstra a profunda e exclusiva soberania de Deus no novo nascimento, não há uma vírgula de cooperação humana aqui.
Nicodemos fica mais boquiaberto ainda.
John 3:9–10 NAA
9 Então Nicodemos perguntou: — Como pode ser isso? Jesus respondeu: 10 — Você é mestre em Israel e não compreende estas coisas?
Jesus o repreende, pois Nicodemos não entendeu que precisa nascer de novo, é noite em sua alma, é noite em seus olhos, ele está espiritualmente em trevas, ele nunca entenderia, se não nascer de novo.
John 3:11 NAA
11 Em verdade, em verdade lhe digo que nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vocês não aceitam o nosso testemunho.
Mais uma vez, em verdade em verdade lhe digo.
Jesus quer dizer que os profetas antigos disseram a mesma coisa, a lei apontava para a mesma coisa, os salmos apontavam para a necessidade do novo nascimento, tudo que Nicodemos estudou em toda a sua vida até ali apontava para a necessidade de Nascer de novo.
E Jesus está expondo de novo o que já foi dito por toda a tradição Bíblica do AT.
O ministério de Jesus proveu centenas e centenas de pessoas profundamente transformadas, há uma nuvem de testemunhas diante de Nicodemos.
E Jesus conclui, mas vocês não creram. Nicodemos era um incrédulo.
Vocês não nasceram de novo, e continuam a tentar receber graça de Deus por meio de obediência sem novo nascimento, por meio de guardar a lei sem novo nascimento, por meio de religião sem novo nascimento.
John 3:12 NAA
12 Se vocês não creem quando falo sobre coisas terrenas, como crerão se eu lhes falar sobre as celestiais?
Jesus está sendo categórico, você não é capaz de crer que precisa nascer de novo para entrar no reino que começa agora neste era.
Como pode acreditaria se visse a glória de Deus e o reino eterno descendo do céu e novos céus e terra sendo feito?
Jesus começa do menor para o maior, ou seja, se ele não cria no novo nascimento, como creria no reino eterno de Cristo em Glória.
John 3:13 NAA
13 Ora, ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que de lá desceu, o Filho do Homem.
Interessante do que Jesus diz aqui.
Ninguém subiu aos céus para revelar estas coisas.
Se tem alguém que pode falar das realidades espirituais, é somente Jesus.
E ele diz, mas há uma exceção, o filho do homem que desceu de lá.
Jesus não só veio para nos dizer como é o céu, mas para nos dizer que se queremos chegar aos céus, o caminho não é pelo nosso esforço, não é pelo dinheiro que damos, mas nascendo de novo pelo poder do Espírito.
Jesus está dizendo a Nicodemus e a nós, vocês devem olhar para mim, fazem bem em prestar atenção em mim.
Jesus demonstrou a necessidade de nascer de novo, mostrou a Nicodemus como isso se dá pela obra do Espírito.
E agora, com terna misericórdia, paciência, compaixão e amor Jesus se revela ao professor como ele poderia nascer de novo, pintando mais uma imagem do AT conhecida por Nicodemos.
John 3:14–15 NAA
14 — E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Em Números 21, Deus estava conduzindo aquele povo teimoso pelo deserto durante 40 anos, como castigo pela sua incredulidade e dureza, e eles começaram a murmurar contra Deus, pecando contra a liderança do Senhor.
Deus enviou no meio do povo serpentes venenosas que injetou um veneno mortal e milhares de israelitas morreram, Deus estava justamente julgando os pecados daquele povo.
O texto demonstra que em meio ao julgamento Deus se lembra da sua misericórdia.
Numbers 21:7–9 NAA
7 Então o povo foi a Moisés e disse: — Nós pecamos, porque falamos contra o Senhor Deus e contra você. Ore ao Senhor, pedindo que tire de nós as cobras. Então Moisés orou pelo povo. 8 O Senhor disse a Moisés: — Faça uma serpente e coloque-a sobre uma haste. Quem for mordido e olhar para ela viverá. 9 Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste. Quando alguém era mordido por alguma cobra, se olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
A serpente nos remete ao pecado em Gn 3, o bronze nas escrituras representa o julgamento da parte de Deus.
Logo, a serpente de bronze é a imagem do pecado sob o julgamento justo e santo de Deus.
Deus ordena a Moisés a erguer essa serpente o mais alto que puder, e ordena que olhem para a serpente a fim de se livrarem do veneno mortal e serem curados.
Naquele dia, houve os que pela fé olharam para a serpente e foram curados, e aqueles que tomados de incredulidade olharam para si mesmos e morreram.
Só aqueles que perceberam que o veneno que foi injetado era fatal, deram crédito a simplicidade da cura que foi oferecida a eles.
Como disse, tudo isso é uma imagem de algo muito maior e perfeito.
Num outro ponto da história, Jesus Cristo seria levantado no alto de uma cruz.
Aquele que não conheceu pecado, mas se fez pecado por nós, ele levou sobre si o castigo que nos estava proposto, ele se tornou maldição em nosso lugar, ele verteu seu precioso sangue naquela rude cruz.
Para que pudéssemos, desviar os olhos de nós mesmos, de nossos méritos, de nosso currículo religioso, e pudéssemos olhar para ele, e por meio dele, viéssemos a nascer de novo.
Jesus está dizendo a Nicodemos, o que eu estou pregando, o que os profetas pregaram, o que João Batista pregou, o que toda a escritura testemunha, é que aqueles que olharem para op filho de Deus e este cruficicado.
E pela fé acreditarem unicamente, exclusivamente em sua obra, receberão em sua alma, vida verdadeira, vida eterna, vida plena.
Jesus está dizendo que em si, um caminho de graça foi aberto, a loucura da mensagem da cruz é o caminho para nossa salvação, para nascermos de novo, não da carne, não do nosso esforço, mas pelo poder transformador do Espírito Santo.
Assim como é necessário que eu e você nasçamos de novo, era necessário que Cristo foi morto em uma cruz, para prover em si, vida nova para aquele que crê.
Se você não olhar para Jesus pelos olhos da fé, e crer nele para que o Espírito opere o novo nascimento em você, tudo que eu direi nos outros sermões entrará em um ouvido e sairá pelo outro.
Pois assim como Nicodemos não entendeu até aqui o que Jesus está dizendo, você não entenderá a importância da Bíblia na sua vida, da oração, do culto, da santidade, do serviço, da genoridade e de pregar o evangelho.
Pois sem nascer de novo, nada disso afetará seu coração, se ainda não recebeste um novo coração.
Olhe para Jesus, contemple Jesus com fé para sua salvação, não há nada mais necessário e imediato com o qual você deve se envolver agora.
Pois ao olhar para Jesus pela fé, além de nascer de novo, imediatamente receberás vida eterna agora e para a eternidade.
Vida eterna tem duplo significado aqui.
Em primeiro lugar, vida perfeita, plena da era vindoura, recebida imediatamente quando olhamos com fé para Jesus.
Agora mesmo, dentro do tempo e da história, a vida futura, a vida da eternidade, invade nosso tempo e nosso coração.
Não receberás vida eterna quando pisar na eternidade, mas nunca pisarás na eternidade, se não receberes vida eterna agora em Cristo.
Só tendo a vida de Deus em você, a vida eterna, você verá e entrará no reino de Deus.
O segundo significado é vida de eterna duração, é um vida que não tem fim, pois nada poderá dar fim a nossa vida, pois a morte e o pecado foram vencidos em Cristo.
Isso pode nos dar segurança e certeza de que nada, nem aqui e nem na eternidade nos separam da vida com Deus e da vida de Deus que está em nós.
Essa qualidade de vida, você não pode encontrar sem olhar com fé para Cristo Jesus, aquele que foi levantado no alto daquela cruz, para prover rica salvação a todo aquele que crê.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more