Três Razões para Você Confiar em Deus Diante de Um Gigante
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 109 viewsDeus nos coloca diante de dificuldades para aprendermos a confiar nele. Precisamos aprender a andar no poder de Deus para sobreviver e prosperar na vida.
Notes
Transcript
Introdução:
Introdução:
1 Samuel 17.
Eu quero que você encontre o capítulo 17 de 1 Samuel, por favor – vamos falar sobre, suponho, a história mais conhecida da vida de Davi. A maioria de nós conhece esta história de Davi e Golias. Hoje vamos estudar sobre o tema - Três Razões para Você Confiar em Deus Diante de Um Gigante -
Todos nós temos gigantes no nossa vida. Todos nós temos alguns problemas gigantescos, alguns gigantes feios e outros cruéis que nos ameaçam e ameaçam nossos entes queridos, problemas semelhantes a Golias.
E muitas pessoas ao nosso redor estão vivendo em um desespero silencioso por causa de algum problema em suas vidas.
Existem os gigantes da tentação, gigantes do medo, gigantes do ciúme, gigantes da dissimulação, desânimo, desgosto, gigantes financeiro - problemas, problemas sério! É disso que vamos falar. Três Razões para Você Confiar em Deus Diante de Um Gigante.
O plano de Deus para o Seu povo é a vitória - sempre e em todas as circunstâncias.
2Coríntios 2.14 (NVI)
14 Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo”;
Romanos 8.37 (NVI)
37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores,// por meio daquele que nos amou.
Now, let’s begin reading : 1 Samuel 17:3–10 (NIV84)
Os filisteus juntaram suas forças para a guerra e se reuniram em Socó, de Judá. E acamparam em Efes-Damim, entre Socó e Azeca. Saul e os israelitas reuniram-se e acamparam no vale de Elá, posicionando-se em linha de batalha para enfrentar os filisteus. Os filisteus ocuparam uma colina e os israelitas outra, estando o vale entre eles.
Um guerreiro chamado Golias, que era de Gate, veio do acampamento filisteu. Tinha dois metros e noventa centímetros de altura. Ele usava um capacete de bronze e vestia uma couraça de escamas de bronze que pesava sessenta quilos ; nas pernas usava caneleiras de bronze e tinha um dardo de bronze pendurado nas costas. A haste de sua lança era parecida com uma lançadeira de tecelão, e sua ponta de ferro pesava sete quilos e duzentos gramas. Seu escudeiro ia à frente dele.
Golias parou e gritou às tropas de Israel: “Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo. Se ele puder lutar e vencer-me, nós seremos seus escravos; todavia, se eu o vencer e o puser fora de combate, vocês serão nossos escravos e nos servirão”. E acrescentou: “Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo”. Ao ouvirem as palavras do filisteu, Saul e todos os israelitas ficaram atônitos e apavorados.
Davi era filho de Jessé, o efrateu de Belém de Judá. Jessé tinha oito filhos e já era idoso na época de Saul. Os três filhos mais velhos de Jessé tinham ido para a guerra com Saul: Eliabe, o mais velho, Abinadabe, o segundo, e Samá, o terceiro. Davi era o caçula. Os três mais velhos seguiram Saul, mas Davi ia ao acampamento de Saul e voltava para apascentar as ovelhas de seu pai, em Belém.
Durante quarenta dias o filisteu aproximou-se, de manhã e de tarde, e tomou posição.
Nessa ocasião Jessé disse a seu filho Davi: “Pegue uma arroba de grãos tostados e dez pães e leve-os depressa a seus irmãos no acampamento. Leve também estes dez queijos ao comandante da unidade deles. Veja como estão seus irmãos e traga-me alguma garantia de que estão bem. Eles estão com Saul e com todos os homens de Israel no vale de Elá, lutando contra os filisteus”.
Levantando-se de madrugada, Davi deixou o rebanho com outro pastor, pegou a carga e partiu, conforme Jessé lhe havia ordenado. Chegou ao acampamento na hora em que, com o grito de batalha, o exército estava saindo para suas posições de combate. Israel e os filisteus estavam se posicionando em linha de batalha, frente a frente. Davi deixou o que havia trazido com o responsável pelos suprimentos e correu para a linha de batalha para saber como estavam seus irmãos. Enquanto conversava com eles, Golias, o guerreiro filisteu de Gate, avançou e lançou seu desafio habitual; e Davi o ouviu. Quando os israelitas viram o homem, todos fugiram cheios de medo.
Os israelitas diziam entre si: “Vocês viram aquele homem? Ele veio desafiar Israel. O rei dará grandes riquezas a quem o vencer. Também lhe dará sua filha em casamento e isentará de impostos em Israel a família de seu pai”.
Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?”
Repetiram a Davi o que haviam comentado e lhe disseram: “É isso que receberá o homem que matá-lo”.
Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: “Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha”.
E disse Davi: “O que fiz agora? Será que não posso nem mesmo conversar?” Ele então se virou para outro e perguntou a mesma coisa, e os homens responderam-lhe como antes.
As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que o mandou chamar.
Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”.
Respondeu Saul: “Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”.
Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”.
Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”.
Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo.
E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Então tirou tudo aquilo e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.
Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. Disse ele a Davi: “Por acaso sou um cão, para que você venha contra mim com pedaços de pau?” E o filisteu amaldiçoou Davi, invocando seus deuses, e disse: “Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!”
Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos os que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos”.
Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu para a linha de batalha para enfrentá-lo. Tirando uma pedra de seu alforje, arremessou-a com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu, dando com o rosto no chão.
Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão, derrubou o filisteu e o matou.
Eu sei que muitos aqui nós já ouviu muitas pregações sobre essa passagem.
Nao e minha expectativa apresentar algo novo ao que você já sabe sobre essa historia. Apenas quero relembrar algumas instruções úteis de como esses principios se aplicam a voce e a mim hoje.
Davi nao e o unico que teve que enfrentar gigantes, voce e eu temos que enfrentar gigantes.
Now I want you to just imagine the giant in your life. Is it lust? Is it envy? Is it materialism? Is it laziness? Is it fear? Is it greed? Is it amargura? Is it doubt? What is it? What is it that stands between you and God’s will for your life and the joy, the victory, that God wants you the have?
Vamos ate o vale de Elah e ver David entrar um gigante de dois metros e noventa centímetros de altura, e anotar tres razões para Você Confiar em Deus Diante de Um Gigante.
Há vitória em Jesus, e há um exemplo vitorioso nesta história para que você viva como um vencedor. Você está pronto?
Razao # 1 para Você Confiar em Deus Diante de Um Gigante
I. v. 17–24 NADA ACONTECE NA NOSSA VIDA POR ACASO
I. v. 17–24 NADA ACONTECE NA NOSSA VIDA POR ACASO
1 Samuel 17:17–24
A. Este dia para David começou como qualquer outro dia.
A. Este dia para David começou como qualquer outro dia.
Ele planeja cuidar de suas ovelhas e fazer as mesmas coisas que tem feito dia após dia durante anos. Mas, este dia será diferente! Jesse envia David para verificar os três irmãos mais velhos de David que estão lutando no exército de Saul. Eles se foram há pelo menos 40 dias, 1 Sam. 17:16, e Jesse está preocupado. Veja bem, naqueles dias os países não tinham exércitos permanentes. Cidadãos comuns se reuniam em torno do rei quando ele convocava voluntários para lutar.
Então, David vai para ver seus irmãos como ele é ordenado. Quando ele chega, o texto nos diz que ele “Chegou ao acampamento na hora em que, o exercito estava saindo para suas posicoes de combate” e Davi ouviu as afrontas - provocações - de Golias - ele viu todo exercito de Israel com medo do gigante.
Davi ouve o gigante blasfemar contra o Nome de Deus e envergonhar o povo de Deus.
(Ill. Golias e suas estatísticas). Até o rei Saul parece estar com muito medo de enfrentar o gigante na batalha.
O dia de Davi começou como incontáveis outros dias, mas antes que o sol se pusesse, Davi se viu cara a cara com um grande e poderoso gigante.
B. Não é assim que os gigantes da vida vêm até você e para mim?
B. Não é assim que os gigantes da vida vêm até você e para mim?
Eles raramente avisam que estão chegando. Você se levanta uma manhã, esperando que aquele dia seja como qualquer outro, e aí está: um gigante entrou em sua vida. Quando eles vêm, sempre nos pegam desprevenidos e sempre nos assustam. Nós olhamos para eles e, na maioria das vezes; não temos ideia do que fazer.
C. Precisamos entender que os gigantes não aparecem do acaso; sua aparição é oportuna.
C. Precisamos entender que os gigantes não aparecem do acaso; sua aparição é oportuna.
Veja bem, Da NOSSA Perspectiva, eles simplesmente aparecem. Mas, da Perspectiva de Deus, todos eles fazem parte de Seu plano perfeito para nós.
Se pudéssemos entender a verdade que Deus nos ensina em Rom. 8:28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” -
Segundo pastor/teologo John MacArthur, Jr.: a frase “ Todas as coisas” - e’ abrangente, sem qualificações ou limites. Nem este versículo nem seu contexto permitem restrições ou condições. Todas as coisas são inclusivas no sentido mais amplo possível. Nada existente ou ocorrendo no céu ou na terra “será capaz de nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus” (8:39).
Passagens como PS. 37:23 “O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada;”
Job 23:10 “Mas ele conhece o caminho por onde ando; se me puser à prova, aparecerei como o ouro.”
Jr. 29:11, “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Esses e incontaveis outros textos das Sagradas Escrituras precisam se tornar uma realidade para nós porque eles trazem grande conforto aos nossos corações.
(Mal. Na maioria das vezes, somos como Israel. Eles vagaram pelo deserto por dois anos depois que deixaram o Egito. Eles chegaram às margens do rio Jordão. Tudo o que tinham que fazer era atravessar o rio e tomar a Terra Prometida que Deus já havia dado a eles. Em vez de entrar e tomar a terra, eles primeiro enviaram 12 espias. Os espias examinaram a terra e voltaram com seu relatório. 10 dos espias estavam convencidos da derrota de Israel por causa da presença de gigantes na Terra Prometida.
As próprias palavras dos espias contam melhor a história, Numbers 13:23–33 “Quando chegaram ao vale d e Escol, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois deles carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos. Aquele lugar foi chamado vale de Escol por causa do cacho de uvas que os israelitas cortaram ali. Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra. Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra. E deram o seguinte relatório a Moisés: “Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela. Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão”. Então Calebe fez o povo calar-se pera…”
O povo atendeu ao relatório negativo de 10 homens e teve que passar mais 38 anos no deserto.
D. Quando Um Gigante Aparece na sua vida, não e por acaso. Ele está lá pela providência de Deus.
D. Quando Um Gigante Aparece na sua vida, não e por acaso. Ele está lá pela providência de Deus.
Aqui está o ponto de tudo isso: Deus sabia sobre os gigantes? Ele poderia tê-los removido antes da chegada de Israel? Ele permitiu que eles estivessem lá? A resposta para todas essas perguntas é “Sim!” Sim, Ele sabia que eles estavam lá. Sim, Ele poderia tê-los removido. Sim, Ele permitiu que eles estivessem lá.
Deus queria que Israel enfrentasse aqueles gigantes. 40 anos depois, quando eles voltaram ao rio Jordão, adivinhe o que, os gigantes ainda estavam lá esperando, Deut. 9:1–3 ““Ouça, ó Israel: Hoje você está atravessando o Jordão para entrar na terra e conquistar nações maiores e mais poderosas do que você, as quais têm cidades grandes, com muros que vão até o céu. O povo é forte e alto. São enaquins! Você já ouviu falar deles e até conhece o que se diz: ‘Quem é capaz de resistir aos enaquins?’ Esteja, hoje, certo de que o Senhor, o seu Deus, ele mesmo, vai adiante de você como fogo consumidor. Ele os exterminará e os subjugará diante de você. E você os expulsará e os destruirá, como o Senhor lhe prometeu.”
A propósito, esse mesmo princípio é visto repetidas vezes na Bíblia - 3 Hebreus na fornalha, Dan. 3; Daniel na cova dos leões, Dan. 6; Discípulos na tempestade, Marcos 6:45; etc.
Deus sabia sobre todos esses eventos porque eles faziam parte de Seu plano perfeito! - Diga assim:
Deus sabia sobre todos esses eventos porque eles faziam parte de Seu plano perfeito! - Diga assim:
“Nada acontece na minha vida por acaso Deus tem um plano perfeito!”
“Nada acontece na minha vida por acaso Deus tem um plano perfeito!”
II. v.25-40 DEUS É DIGNO DE NOSSA FÉ E CONFIANÇA
II. v.25-40 DEUS É DIGNO DE NOSSA FÉ E CONFIANÇA
A. Quando David ouve as ameaças e o desafio de Golias, ele decide que algo tem de ser feito em relação a este gigante.
A. Quando David ouve as ameaças e o desafio de Golias, ele decide que algo tem de ser feito em relação a este gigante.
Da para perceber as suas intenções, v. 26-32; e David comeca a agir para ver Golias derrotado.
Mas, assim que David declara o seu desejo de ver o gigante derrotado, ele é alvo de críticas, v. 28, e de dúvidas, v. 33.
No entanto, David vai em frente e enfrenta o gigante/problema, aqui nos podemos observar um jovem que aprendeu algo sobre a fé e a confiança no Senhor.
1. Davi aprendeu sobre os propósitos de Deus - 1 Sam. 16:13 - David tinha sido ungido como rei para se sentar num trono. Davi sabia que não morreria naquele dia.
2. David aprendeu sobre a proteção de Deus - v. 1 Sam.17:34-37 “Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”.” -
David sabia que tudo o que Deus tinha feito no passado, ele ainda era capaz de fazer naquele momento.
3. David aprendeu sobre o poder de Deus - v. 1 Sam.17:38-40 “Saul vestiu Davi com sua própria túnica, colocou-lhe uma armadura e lhe pôs um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado com aquilo. E disse a Saul: “Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado”. Então tirou tudo aquilo e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.”
- David sabia que a vitória não estava nas espadas, escudos, lanças, armaduras e arcos, mas no grande poder de Deus. Ele entraria nesta batalha com o mesmo Deus e as mesmas armas que tinha usado antes.
- Em outras palavras, a confiança de David não estava no exército, na armadura ou nos armamentos; a confiança de David estava no Deus Todo-Poderoso.
O mesmo Deus que o protegera e lhe dera vitória após vitória nas colinas da Judeia, lhe concederia a vitória no Vale de Elá!
Para David, só havia um gigante naquele dia e o seu nome não era Golias. O único gigante que Davi tinha em sua vida era o Senhor Deus Todo-Poderoso, v. 26, 32, 36-37.
B. Que lição para nós que também enfrentamos gigantes de vez em quando!
B. Que lição para nós que também enfrentamos gigantes de vez em quando!
Se aprendêssemos as mesmas lições que David aprendeu sobre a luta contra os gigantes, poderíamos acabar com todos eles. Eis o que precisas de saber:
1. Deus não te salvou para que um gigante te destruísse -
1. Deus não te salvou para que um gigante te destruísse -
Deus te salvou para que voce desse frutos, e muitos frutos! John 15:1-4 e depois te levar para casa, para a glória!
Esse gigante não pode desfazer a obra eterna que Deus já fez na sua alma, Phil.1:6 “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” - 2 Tim. 1:12 “Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia.”
Esse gigante está lá como parte do plano eterno de Deus para a sua vida.
Esse gigante está lá para te fazer crescer, dar frutos! Núm. 14:9.
Gigantes servem como adubo para ajudar a sua fé a ficar mais forte. Pode confiar nos propósitos de Deus!
2. Deus não mudará de ideia a seu respeito no meio do caminho -
2. Deus não mudará de ideia a seu respeito no meio do caminho -
Ele sempre será o que sempre foi. Um dos maiores atributos de nosso Senhor é Sua imutabilidade. Isso significa simplesmente que Ele não muda! Deus é um Deus que não pode mudar,
Mal. 3:6 ““De fato, eu, o Senhor, não mudo. Por isso vocês, descendentes de Jacó, não foram destruídos.”
Heb. 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.”
O mesmo Deus que fez todas aquelas coisas maravilhosas e milagrosas sobre as quais lemos na Bíblia ainda é o mesmo Deus hoje!
Já ouviu falar do Mar Vermelho; do Maná; da Água da Rocha; da botija de Azeite e da Farinha; dos Pães e dos Peixes; da Ressurreição de Lázaro; etc.
Bem, o mesmo Deus que fez todas essas coisas e inúmeras outras ainda é nosso Deus hoje!
Ill. Seu Nome diz tudo -
Ex. 3:14 “Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”.”
Ele é o Deus auto-existente e imutável! Você pode confiar na proteção de Deus!
(Ilustração: Parece que não temos dificuldade em recordar as nossas derrotas passadas; mas temos dificuldade em recordar as vitórias que o Senhor nos deu. Pensem nisso! Conseguimos lembrar-nos de todos os vales, mas não conseguimos lembrar dos cumes das montanhas).
3. Deus nunca falha, principalmente com aqueles que depositam a sua confiança n'Ele
3. Deus nunca falha, principalmente com aqueles que depositam a sua confiança n'Ele
- Aqueles que confiam em homens, métodos e materiais podem e irão falhar. Mas, aqueles que colocam a sua confiança inabalável em Deus e no Seu poder nunca falharão.
Como vêem, o nosso Deus não é um Deus fraco e anémico. Não! Ele é um Deus de poder; um Deus de glória; um Deus que está sempre se movendo de forma poderosa para demonstrar o Seu poder.
Aqueles que confiam n'Ele ao enfrentarem os gigantes da vida podem ver esse poder atuar nas suas vidas pela fé.
Deus é poderoso,
Mat. 28:18 “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.”
E, aqueles que andam com a sua fé n'Ele podem experimentar esse poder.
Heb. 11:1 “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”
Eph. 3:20 “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós,”
Ill. Deus é "capaz"
Dan. 3:17“Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei.”
Dan. 6:20 “Quando ia se aproximando da cova, chamou Daniel com voz que revelava aflição: “Daniel, servo do Deus vivo, será que o seu Deus, a quem você serve continuamente, pôde livrá-lo dos leões?””
Heb. 7:25 “Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.”
- C. Onde está a vossa confiança quando enfrentam os gigantes da vida? Está no homem, na economia, em si mesmo?
- C. Onde está a vossa confiança quando enfrentam os gigantes da vida? Está no homem, na economia, em si mesmo?
Todos eles falharão.
Ao enfrentarmos os nossos gigantes, precisamos nos certificar de que a nossa fé e a nossa dependência estão no Senhor.
Ele e só Ele nunca falhará! A nossa sobrevivência depende da nossa capacidade de confiar n'Ele.
III. v.41-54 DEUS CONCEDE VITORIA PARA AQUELES QUE ACREDITAM QUE E POSSIVEL VENCER
III. v.41-54 DEUS CONCEDE VITORIA PARA AQUELES QUE ACREDITAM QUE E POSSIVEL VENCER
A. Há um momento em que é preciso parar de falar e começar a agir.
A. Há um momento em que é preciso parar de falar e começar a agir.
Chegou a hora de Davi tomar posse do que já lhe havia sido dado pelo Senhor. Ele declarou a sua fé em Deus, Desceu ao vale, enfrentou o gigante, atirou a pedra e matou o gigante.
Que momento deve ter sido na vida do jovem David ver Deus fazer aquilo que ninguém, a não ser David, acreditava ser possível!
B. Amigos, há um momento em que é preciso parar de falar e começar a tomar posse!
B. Amigos, há um momento em que é preciso parar de falar e começar a tomar posse!
À medida que enfrentamos os nossos próprios gigantes dia após dia, não será altura de começarmos a tomar pela fé algumas das coisas de que até agora só falámos?
Por exemplo, falamos do fato de que Deus eh o nosso provedor, Phil. 4:19 “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Mas continuamos a ficar demasiadamente preocupados com as nossas finanças.
Falamos da graça de Deus em todas as situações da vida, 2 Cor. 12:9 “Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.”
Mas continuamos a agir como se não fossemos conseguir nada de Deus!
Falamos sobre Deus estar no controle das nossas vidas, Rom. 8:28 “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”
Mas vivemos como se as nossas vidas nao tivesse nenhum proposito!
Será que ja nao passou da hora de deixarmos de falar de tudo o que poderíamos ter em Jesus e começarmos a verdadeiramente aceitar?
David derrotou Golias porque estava disposto a aceitar pela fé o que Deus lhe tinha dado. (Voce acha que David desceu aquele vale para morrer?)
A mesma coisa vai funcionar na sua vida e na minha hoje!
Amigos, a sentenca contra o seu gigante ja foi decretada!
1 Cor. 15:57 “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
2 Cor. 2:14 “Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento;”
Rom. 8:37 “Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”
A vitória já foi prometida tome posse. Como? Fazendo o que David fez.
1. Coloca a tua confiança no Senhor.
2. Acredite que Ele pode fazer tudo o que sempre fez.
3. Depois, entra no teu vale, enfrenta o teu gigante e continua a atirando até ele cair. Estou convencido de que esta é a razão pela qual David levou cinco pedras para matar um gigante. Ele sabia que poderia haver mais de um, e estava disposto a enfrenta-los até conseguir a vitória.
C. Amigo, quer acredites ou não neste pregador, aqui está a verdade da questão: Voce é um destruidor de gigantes!
C. Amigo, quer acredites ou não neste pregador, aqui está a verdade da questão: Voce é um destruidor de gigantes!
Não porque voce possui qualquer poder; mas porque serves um Deus que possui todo o poder.
Não porque a tua pontaria seja boa; mas porque serves um Deus que nunca falha.
Não porque mereças alguma coisa de Deus; mas porque Ele prometeu dar-nos a vitória através do Seu Filho, o Senhor Jesus.
Por isso, vai lá e toma o que é teu pela fé! A sua sobrevivência depende disso!
Conc:
Conc:
Então, voce tem algum gigante que gostaria de ver derrotado na tua vida?
Deixe-me te dizer uma coisa, eles nem sempre caem facilmente! Golias caiu no primeiro golpe; o seu e o meu podem precisar de muitos mais do que isso.
Lembre-se de uma coisa importante: O gigante so cai através da obra do Deus Todo-Poderoso agindo na sua vida, a seu favor: "Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos.” Zacarias 4:6
É interessante observar as pessoas envolvidas neste relato.
Saul alimenta os seus medos;
Eliabe alimenta os seus ciúmes;
Golias exibe o seu orgulho; e David exercita a sua fé.
Os outros assistem à vitória de David.
Poderia ter sido Saul, poderia ter sido Eliabe, poderia ter sido qualquer um dos milhares soldados de Israel, mas coube a um jovem rapaz, pastor de ovelhas, tomar posse da vitória e ensina a todos o poder da fé.
Hoje, voce pode escolher: se esconder na tua tenda e tentar evitar aquele gigante. Talvez ele se vá embora. Ele Não vai! Olha os versículos 3 e 23. Quando chegou o 40º dia, Golias já tinha avancado e atravessado o vale e estava a subindo a encosta da montanha em direção ao acampamento de Israel.
O teu gigante não vai simplesmente desaparecer; ele vai se aproximar cada vez mais e, por fim, vai te derrotar, se voce não fizer nada.
O seu gigante não se contentará em não fazer nada; ele irá tomar cabo da sua vida se voce deixar.
Ou então, parar de falar e começar a agir! Levante-se! Jesus esta lhe dizendo “que lhe seja feito conforme a tua fé” Essa é a receita para a vitória na guerra contra os gigantes da vida.
Ou então, parar de falar e começar a agir! Levante-se! Jesus esta lhe dizendo “que lhe seja feito conforme a tua fé” Essa é a receita para a vitória na guerra contra os gigantes da vida.
Se precisar de matar algum gigante na tua vida hoje, este altar é um ótimo lugar para pegar as suas pedrinhas, carregar a tua funda e acertar um golpe mortal no teu gigante.