(Êx 12:29-42) A morte dos primogênitos e a saída do Egito

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

29-30 >> A morte dos primogênitos
Silêncio. Imagine o silência, à meia-noite, muitas luzes apagadas, mas alguns na expectativa de que alguma coisa ia acontecer. De repente, um choro forte e agudo, e um grito seguido de outro. Eram maes e pais chorando por seus filhos. O silêncio foi dissipado, e todo Egito foi tomado de desespero. Essa é a praga final.
O Fundamento. A divisão entre os dois povos é notória. Deus marca o seu povo com sangue. O sangue revela duas coisas sobre a nossa salvação: Ela é pela eleição, e pela justificação. Pela eleição porque Deus escolheu livremente quem ele iria salvar, quem iria marcar com sangue, e pela justificação porque um animal precisou morrer no lugar de um pecador.
Quando Jesus vem ele ensina: Jo 6:53-54 “Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”
Os egípcios não confiaram no sangue!
31-36 >> Vão embora!
Vão e adorem. Finalmente o Faraó se humilha, e não só pede, como ordena que os israelitas vão embora e levem tudo.
Abençoem também a mim. Quase todos desejam a bênção de Deus. Até mesmo pessoas que não têm um relacionamento pessoal com Jesus Cristo procuram, às vezes, os serviços de um cristão. Pedem oração, querem conselhos espirituais ou desejam casar-se ou ser enterrados numa igreja. Mas a bênção de Deus é para aqueles que confiam no sangue”. P. R.
Despojaram os egípcios. Não eram presentes de despedida, mas despojo, um termo militar para o saque de uma guerra. A vitória foi do povo de Deus. Isso é um cumprimento da Palavra de Deus em Gn 15:13-14 “então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e depois sairão com grandes riquezas.”
Graça comum e idolatria. Toda verdade é de Deus. Toda bênção que um ímpio recebe é do Senhor. E os crentes podem usufruir disso. Os israelitas foram abençoados com o ouro do Egito. Mas não podemos nos esquecer que eles usaram aquele ouro para fazer um bezerro.
37-42 >> Uma história real
2 milhões. 600 mil homens, sem contar mulheres e crianças. Exército do Senhor.
Um misto de gente.Os filhos de Israel partiram sem demora. Uma multidão mista foi com eles. Alguns, talvez, dispostos a deixar seu país, devastado por pragas; outros, por curiosidade; talvez alguns por amor a eles e à sua religião. Mas sempre houve entre os israelitas aqueles que não eram israelitas. Assim, ainda há hipócritas na Igreja.” - M. Henry
História.Você acredita que, se estivesse presente quando Cristo foi crucificado, você poderia ter estendido sua mão e ferido seu dedo com uma farpa da cruz?” - F. Shaeffer
Esta noite. “Essa é a noite do Senhor, aquela noite extraordinária, que será celebrada em todas as gerações. As grandes coisas que Deus faz por Seu povo não devem ser apenas uma maravilha de alguns dias, mas devem ser lembradas por todas as eras, especialmente a obra de nossa redenção por Cristo. Essa primeira noite de páscoa foi uma noite do Senhor, que devia muito ser observada; mas a última noite de páscoa, na qual Cristo foi traído e na qual a primeira páscoa, com o restante das cerimônias judaicas, foi eliminada, foi uma noite do Senhor, que deve ser observada com ainda mais zelo. Um jugo, mais pesado do que o do Egito, foi quebrado de nosso pescoço, e uma terra, melhor do que a de Canaã, foi colocada diante de nós. Foi uma redenção a ser celebrada no céu, para todo o sempre”. Mt. Henry
APLICAÇÃO
Fé. A diferença sobre João e José...
Graça comum. Devemos compreender que tudo pertence ao Senhor, cada área da Criação é do Senhor, não só a Igreja! mas tudo na sociedade. Em certo nível, é nosso dever atuar nessas áreas e transformá-las. Ter cuidado para não idolatrá-las.
Domingo e Ceia do Senhor. Aquela noite passou a ser lembrada perpetuamente por aquele povo. Não temos motivos maiores para lembrar do dia do Senhor, do Culto ao Senhor, e da Ceia do Senhor?
Related Media
See more
Related Sermons
See more