Efésios 2:1-10 - Considerações sobre o Crescimento Saudável
Notes
Transcript
Título: Considerações sobre o Crescimento Saudável - (Efésios 2:1-10)
Título: Considerações sobre o Crescimento Saudável - (Efésios 2:1-10)
----------------------------------
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO:
CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO:
Queridos irmãos, antes de observarmos nosso texto, precisamos considerar o que o ap. Paulo expõe nos versos 3-14 do capítulo 1:
Temos aqui, a grande obra que o Senhor Deus fez da Eternidade à História, apresentada à Igreja em Éfeso. O apóstolo discursa neste texto sobre a ação soberana de Deus. É perceptível nestes versos, que Deus é o personagem principal no “Drama da Salvação”. Nós não chegamos a ser coadjuvantes. Aqui, nós não brilhamos. Aqui a graça, misericórdia, soberania, e poder de Deus se destacam.
Continuando o cap. 1, dos versos 15-23:
O apóstolo relata ter ciência da fé que a igreja em Éfeso testemunhava, e resume o desejo em suas orações por eles no verso 17: “… para que Deus,… o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele...”. Não somente isto, mas também comunica quem é o seu guia: Jesus, O Cristo. O guia, pois é o Cabeça sobre tudo e todos, inclusive da Igreja.
----------------------------------
Nos versos que antecedem nosso texto, o apóstolo faz uma breve introdução da ação de Deus Pai, do Senhor Jesus Cristo e do Espírito Santo na História da Redenção. Para então desenvolver pontualmente assuntos que estão sob o governo do Senhor na história. Dentre estes temos o que encontramos no texto do sermão.
Dos versos 3-23, a síntese teológica, como é apresentada, dá uma visão macro à igreja em Éfeso, da perspectiva do Soberano Senhor, daquele que nos predestina à um propósito. Daí então do cap. 2 em diante, a nossa lupa dá um zoom em tópicos importantes; aproximando a igreja de demandas que eram desafiadoras naquele momento, e que não são diferentes hoje.
É como se no cap. 1 eles estivessem olhando a distância. Mas do cap. 2 em diante eles começaram a ser apresentados ao que Deus esteva fazendo ali, entre eles. Do macro, ao micro. Da ação daqu’Ele que, para alguns estava distante, para a intervenção na história de cada eleito.
Esta é a diferença entre: a introdução e o conteúdo desenvolvido na epístola/carta. Tudo isso faz parte. Mas são apresentados a nós a partir de perspectivas.
Do modo que a verdade nessa perspectiva é comunicada à igreja em Éfeso, é para nós hoje. É como se olhássemos para uma casa do lado de fora, com a planta em mãos. Você consegue se localizar, mas não conhece de fato a casa.
A diferença entre o cap. 1 e 2 são as esferas. No cap. 1 a casa nos é apresentada, e estamos com a planta em mãos. A partir do cap. 2, a porta da casa é aberta e nós entramos, daí começamos a experimentar o que existe ali. Na vida real.
Partindo daí então, entramos no texto desta noite:
Nosso texto nos apresenta um problema grandioso. Problema este que passa despercebido para muitos. Você deve estar se perguntando: “Qual é”? Resposta:
----------------------------------
1º O PROBLEMA (QUEDA): NÓS ESTÁVAMOS MORTOS:
Ef 2:1-3: São versículos descritivos, é o relato da direção na qual caminha à humanidade. E também de como você outrora caminhava.
Estava sob o curso deste mundo, por influência do “príncipe da potestade do ar”, como um filho da desobediência. Sob influência, também, da própria carne; servindo as vontades e pensamentos da mesma. Vivendo como filho da ira.
Dentro ou fora de um templo. Muitos caminham, ou caminharam nesta direção: em delitos e pecados; segundo as obras do mundo, do diabo e da carne.
Irmãos, essa é uma situação no mínimo aterrorizante. Se você se encontra assim, não encontrará saída. Não nessas circunstâncias. Pois, o que um morto pode fazer?
TRANSIÇÃO:
Mas o texto nos apresenta A RESOLUÇÃO para este grande problema:
----------------------------------
2º A GRAÇA (REDENÇÃO): ELE NOS DEU VIDA:
Ef 2:4-9: Também são versículos descritivos. Quem salva pecadores? Quem o salvou quando você estava morto em delitos e pecados? Quando você estava em inércia espiritual? O Senhor Deus e Pai, em Cristo Jesus. Pela graça.
Como afirmou o pastor Tim Keller:
“Se você fosse cem vezes pior do que é, seus pecados não seriam páreos para a misericórdia dele.”
Ele o salvou de forma constrangedora. Constrangedora para hoje, que você tem iluminação do Espírito para compreender que assim foi, pois outrora não compreendia assim, pois você estava morto em delitos e pecados.
Hoje você tem vida. Vida verdadeira. Tanto que o apóstolo não fala de algo propriamente escatológico - por mais que envolva o início escatológico da plenitude de vida - mas ele trata do presente. Do agora.
Você hoje tem vida. E vida com um propósito: mostrar nestes séculos que estaremos aqui (daqui pra frente), à riqueza da graça do Senhor. Ecoando às palavras de Jesus em Mt 5:13-16, que diz:
Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Você foi salvo para testemunhar; você tem vida para expor a graça do Senhor. Não é uma benção - um presente - que você deve guardar com medo de alguém roubar.
Você foi salvos para expor a vida que recebeu em Cristo. Você deve se preocupar com os outros; com o que eles estão vendo em você. E não somente ficar se olhando no espelho para ver como vai sair a self. Não é a sua imagem, mas sim o que você possui em Cristo Jesus.
Ele lhes deu a vida. Você não merecia e não pediu por motivação própria.
TRANSIÇÃO:
Ele vos deu tudo isso, em Cristo, e com um propósito que, o texto também nos apresenta:
----------------------------------
3º RESPOSTA (MISSÃO): NOS PREPAROU PARA BOAS OBRAS:
Assim como a salvação foi preparada de antemão, pois você foi predestinado e eleito antes da fundação do mundo. Doutrinas essas que são distintivos reformados.
As Boas Obras também foram, de antemão preparadas, para que você ande nelas. Você não pode comparar doutrinas e questionar: “Qual a mais importante”? Resposta: Todas são.
Tanto a doutrina da salvação (soteriologia), como as obras de misericórdia.
Que obras? Exemplo: Resposta: 11-22 (a reconciliação dos irreconciliáveis - Judeus e Gentios) - Do pobre ao rico, do que possuía cargo importante ao pescador, do coletor de impostos à gente impura. Ele fez isso e você deve caminhar nessa direção. Como ferramentas de reconciliação, nas mãos do Redentor.
Expressões como: “não tendo esperança e sem Deus no mundo”, “vós que antes estáveis longe”, “o qual de ambos fez um”, “derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”, e verbos como: “reconciliar”, “destruir”. Encontrados entre os versos 11-18, mostram o que Cristo fez e o que você deve promover.
O texto exige de você essa resposta:
Promover (no sentido de expor) a Graça do Senhor, através de boas obras.
----------------------------------
CONCLUSÃO:
Crescimento Saudável é desejável e deve ser alcançado pela Igreja Local. Mas, como você sabe que está na direção certa?
Bom: Como calvinistas/reformados, os irmãos tem clareza em certas doutrinas. Exemplo: Depravação do homem (exposta no texto), a soberania de Deus na salvação (salvação monergista). Compreender essas doutrinas é importante? Certamente!
Mas não é o suficiente! Tanto que você vê muitos calvinistas preocupados em promover atividades onde a igreja estará ocupada, e não se preocupam com o Reino de Deus. Reino este, onde a Igreja, a noiva de Cristo é ativa e não passiva. Reino este onde a noiva de Cristo promove a Graça do Senhor, e não fica preocupada em olhar-se no espelho. Pois sabe que a beleza que ela possui, vem do Noivo.
Estas são “resoluções sobre o crescimento saudável” meus irmãos. A resolução não é o testemunho. Mas, no testemunho há resolução. Uma resolução é a conclusão que você chega depois de pensar bastante sobre determinado assunto.
Onde chegaremos depois destas resoluções apresentadas?
Resposta: “Tenho vivido segundo às obras que Cristo aponta que devo viver, ou não”? Se a resposta for não, seu testemunho depõe contra você, e a resposta para a pergunta: “estou crescendo de forma saudável”, está em suas mãos.
O que você fará com isso então? Você tem que se mover. Se a semente no seu coração germinou e está crescendo você irá se mover e mudará a situação em que se encontra.
De forma pessoal e comunitária.