A convicção de Isaías

Viver em Paz  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Reflexões sobre o tipo de relacionamento a que somos chamados por Deus e o seu potencial de criar um ambiente propício para a Shalom de Deus

Notes
Transcript

Introdução

Hoje trago para nossa reflexão uma das convicções do profeta Isaías sobre a paz. Essa convicção nos é apresentada no capítulo 26.
Isaiah 26:3–4 NVI
3 Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. 4 Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.
Durante vários anos eu trabalhei dando orientações sobre a melhor maneira de se fazer investimentos financeiro. Nessa época tive a oportunidade de falar para pessoas que desejam aplicar de forma sábia suas economia e também para gerente e diretores de empresas que queriam fazer bons investimentos.
Há muitos conselhos prudentes que podem ser dados para quem vai investir seus recursos. Talvez, um dos mais conhecidos e intuitivos seja “não coloque todos os ovos na mesma cesta.” A ideia por trás dele é a diversificação. Se você investir tudo que tem em só lugar e a coisa der errado, você vai perder tudo. Então é melhor não confiar demais e dividir suas economia em diferentes investimentos.
Esse pode ser um bom conselho para investimentos, mas quanto à maneira de experimentar a Shalom de Deus, o profeta Isaías pensava diferente: para ele viver essa plenitude de Deus dependia de você apostar tudo, durante toda sua vida em uma só esperança.

Um lugar seguro

O livro do profeta Isaías é basicamente profético, mas o capítulo em que nosso texto está inserido é um salmo. Ele nos apresentar uma canção a ser cantada em Judá, um cântico de louvor ao Senhor.
Nesse cântico Isaías anuncia que o Senhor vai cuidar do seu povo e protegê-lo, como se Deus colocasse em volta deles muros e trincheiras. Um lugar seguro, onde a paz perfeita nos guarda
Esse lugar seguro não é um espaço físico, mas uma inclinação da mente, que ao perceber que Deus é confiável, se volta para Ele. Esse ambiente interior é onde somos protegidos e guardados.
No entanto, a imagem que o profeta nos oferece é de um cidade fortificada, protegida contra inimigos e adversários. Dentro da cidade as pessoas estão seguras, salvas e vivem em paz. As portas dessa cidade estão sempre abertas para receber aqueles que confiam em Deus.
No verso 3, Isaías diz que nessa cidade protegida as pessoas usufruem de uma paz que é perfeita. Ele usa um recurso literário para fazer isso, repetindo seguidamente a palavra Shalom, para enfatizar. Shalom Shalom, diz o profeta, e nosso texto traduz como paz perfeita.
Perceba que tudo está relacionado à nossa confiança em Deus. Quando somos tomados por essa certeza, de que Deus é bom e está a nosso favor, o coração e a mente descansam e se abrem para as palavras e as orientações que vem do Senhor.
Nessa cidade protegida pela salvação de Deus só entram aqueles que confiam nele. Não é que as portas fiquem fechadas, ao contrário, as portas estão sempre abertas. No entanto, aqueles que alimentam dúvidas sobre o amor de Deus, passam pela frente, mas não desejam entrar. Preferem ficar do lado de fora e tentar viver a vida por conta própria.
Já aqueles que são convencidos sobre o amor e a bondade de Deus, correm para dentro, para se abrigar atrás dos muros da salvação e assim experimentam a perfeita paz, que alcança os que nele confiam.

Onde estou

Quando cheguei nesse ponto de minha reflexão foi inevitável me perguntar: onde eu estou?
Do lado de fora das muralhas de amor, desconfiado e tentando me virar por mim mesmo; fora dos muros da salvação, quando a pessoa fica olhando de longe desconfiada, a paz é um artigo de luxo, um sentimento raro e temporário.
Será que estou oscilando entre proteção da cidade de Deus e o lado de fora, hora confiando, hora desconfiando? Para aqueles que permanecem no vai e vem das dúvidas, a paz se torna uma frustração, porque parece estar lá, mas com frequência escapa por entre os dedos.
Ou estou completamente rendido aos cuidados de Deus, convicto do amor dele por mim? Para aqueles que entregam confiantes a Deus, a paz que eles experimentam é do tipo que anunciou o profeta: Shalom, Shalom, paz constante e sem fim.

Confiança incerta

Muita gente vive no vai-e-vem da confiança incerta. Sei que essa é uma expressão questionável, mas de certa forma explica o elas sentem. Elas dizem confiar completamente em Deus, mas têm medo de se entregar aos cuidados dele. Querem experimentar a paz de Deus, mas receiam entrar na cidade da salvação e descobrir que foram, de alguma forma, enganados. Vivem assim... pela metade: confiam desconfiando, e acabam não experimentando a Shalom de Deus.
Algumas pessoas ficam desconfortáveis quando percebem que estão no grupo que confia desconfiando. Estar nesse grupo sem se dar conta é realmente uma tragédia, mas perceber-se nele é um passo importante para entrar na cidade protegida.
Eu gosto da atitude do pai daquele menino que era afligido por demônios. A história está narrada no evangelho de Marcos. Aquele homem procurou Jesus se pediu ajuda, mas fez isso sem muita convicção. Pediu a Jesus que se ele pudesse o ajudasse. Jesus disse que tudo é possível ao que crer, e o pai do garoto respondeu de imediato: eu creio! Mas com a mesma rapidez emendou: ajuda-me a superar minha incredulidade.
Eu confio, disse ele, mas mais confiança está mesclada de incredulidade, insegurança e medo. Ajuda-me! Então o Senhor concedeu àquele homem uma experiência pessoal para alimentar sua fé e ajudá-lo nas muitas situações que ele ainda iria viver.
Isaías está convicto de que a rendição completa a Deus é um condição para experimentar a Shalom. Ele fala que aqueles cujo propósito está firme em Deus são guardados por sua paz. A expressão Propósito firme em Deus descreve alguém cuja a mente, a alma e o corpo se inclinam na direção de obedecer, de se deixar guiar.
Quando nos rendemos a Deus deixamos de nos opor a Ele e passamos para o lado dele, e aí o Espírito de Deus desenvolve em nós uma atitude mental e espiritual favorável a quem Deus é e ao que Ele faz.
Ao mesmo tempo, essa rendição completa a Deus é um aprendizado. Assim como em outros relacionamento, a gente confia à medida em que conhece. Por isso, a mensagem do evangelho é um chamado para nos relacionarmos com Deus. Cada experiência que vivemos com ele, cada dor experimentada na sua companhia, cada frustração vivida ao lado dele, cada alegria celebrada em sua presença fazem a gente conhecer melhor quem Ele é assim crescer em confiança.
Se você confia, mas precisa da ajuda de Jesus para enfrentar a sua incredulidade, há um caminho para você sair dessa instabilidade e experimentar a paz de Deus. Leia comigo novamente o verso 4 do nosso texto:
Isaiah 26:4 NVI
4 Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna.
Lembra que no começo de nossa reflexão eu falei dos conselheiros financeiros? Se fôssemos aplicar o conselho deles às nossas caminhadas de fé seria algo mais ou menos assim:
“Diversifique a su fé. Nada de colocar sua confiança em apenas um deus! E se ele falhar, como você vai ficar? Divida sua fé em vários deuses, porque se um falhar o outro lhe socorre. Nessa diversificação, inclua também você mesmo. Separe uma boa porção de confiança para confiar em si mesmo. Avalie os resultado o tempo todo e se for necessário mude de um deus para outro. Enfim, seja cauteloso e não entregue sua confiança integralmente para ninguém”.
Isaías tem convicções diferentes e elas podem socorrer aqueles que precisam enfrentar sua incredulidade. No verso que lemos há duas expressões que demonstram o tipo de relacionamento que somos chamados a desenvolver com Deus: PARA SEMPRE e SOMENTE. Elas são desafiadoras para a mentalidade pluralista de nossa época, mas são excelentes placas de indicação para quem deseja viver em paz.

Para Sempre

A Shalom de Deus não se desenvolve através de relacionamento temporário ou provisórios. O terreno fértil para a paz é feito de permanência e continuidade. Na brevidade de nossa vidas somos somos chamados por Isaías a confiar no Senhor para sempre, porque Ele é para sempre.
Há pessoas que querem apenas flertar com Deus. Aproximam-se dele, mas já planejam uma relacionamento de curto prazo, apenas enquanto alcançam o que desejam. Não é possível experimentar a paz por esse caminho. Para que a Shalom de Deus se estabeleça em nossas vidas nosso relacionamento com ele não pode pode ser pontual e breve, mas integral e para a vida toda. Para sempre!

Somente o Senhor

O profeta aponta também para a exclusividade. Esse tema é tão importante para Deus que Ele o colocou em destaque nos 10 mandamentos:
Exodus 20:3–4 NVI
3 “Não terás outros deuses além de mim. 4 “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.
Porque Deus afirma isso? Não é mesquinho da parte dele querer que a humanidade o reconheça como o único Deus verdadeiro? Por que Deus não abre espaço para outras experiência de adoração e confiança?
A razão é bem simples: não existem outros criadores dos céus e da terra. A verdade é que Ele é único e a única fonte de vida para o universo; negar isso seria permitir que a humanidade caminhasse enganada para a morte. Por isso o profeta Isaías afirma “O Senhor, somente o Senhor é a Rocha Eterna”. O Senhor é único digno de confiança.
Nossa confiança, toda nossa confiança deve ser colocada exclusivamente nele, porque Ele tem as respostas para a falta de propósito e significado que toma conta de tantas pessoas.
Nossa confiança, toda nossa confiança dever ser colocada exclusivamente nele porque a vida plena para a qual fomos criados está disponível nas mãos dele, que é a própria vida.
Então não tem negociação. Para o bem da humanidade o Senhor exige exclusividade. Se dividirmos nossa confiança conforme a Teologia dos Investidores, não nos restará nada digno para dedicarmos nossas vidas; e paz nos será tirada.

Conclusão

Quero concluir com o verso em que o profeta reconhece seu passado como resultado das intervenções de Deus.
Isaiah 26:12 NVI
12 Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós.
A paz chegou até ele pelas mãos do Senhor, que interviu na sua história. Como é importante esse reconhecimento sobre os feitos do Senhor em nossa caminhada de fé!
Penso que uma das coisas que nos ajudaria a experimentar a Shalom é termos nossa própria coleção de “Feitos do Senhor”. Se você ainda não tem, sugiro que faça uma retrospectiva da sua história e identifique os momentos em que o Senhor agiu.
O profeta diz que tudo que ele alcançou foi resultado do agir de Deus. Onde estava o Senhor na história da sua vida. Certamente não estava longe. Você consegue reconhecê-lo?
Desenvolver uma coleção pessoal de “Feitos do Senhor” é uma forma de fortalecer a nossa confiança para futuro a partir daquilo que Ele já fez no passado. E quanto mais nossa confiança em Deus se fortalece, mas a Shalom dele se tornar parte de nossa história.
Eis o resumo de tudo:
O Senhor guarda em perfeita paz, protegidos com sua salvação, aqueles que nele confiam. Ele nos chamou para um relacionamento duradouro e exclusivo, que é o ambiente propício para nossa confiança nele crescer e se fortalecer. Ele age em nossa história deixando as marcas do seu amor e é olhando para elas que nossa confiança é fortalecida. É assim que Ele mesmo estabelece sua Shalom em nossas vidas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more