Adore Somente a Deus
Os Dez Mandamentos • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 13 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O povo de Israel estava na escravidão no Egito por 430 anos. Eles viviam sendo maltratados pelo faraó, pois os hebreus estavam se multiplicando na terra do Egito.
8 Então subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José. 9 Disse ele ao seu povo: “Vejam! O povo israelita é agora numeroso e mais forte que nós. 10 Temos que agir com astúcia, para que não se tornem ainda mais numerosos e, no caso de guerra, aliem-se aos nossos inimigos, lutem contra nós e fujam do país”.
E os egípcios ficaram preocupados, pois pensavam que Israel poderia se rebelar contra eles. Por isso, começaram a oprimir o povo, fazendo eles trabalharem como escravos, mas oprimindo-os de forma severa.
11 Estabeleceram, pois, sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tarefas pesadas. E assim os israelitas construíram para o faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramessés. 12 Todavia, quanto mais eram oprimidos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Por isso os egípcios passaram a temer os israelitas, 13 e os sujeitaram a cruel escravidão.
Mas o povo continuava a se multiplicar, desse modo, diante dos olhos do faraó a situação não foi resolvida. Então, o faraó mandou as parteiras matarem os meninos hebreus e deixar as meninas viverem.
15 O rei do Egito ordenou às parteiras dos hebreus, que se chamavam Sifrá e Puá: 16 “Quando vocês ajudarem as hebréias a dar à luz, verifiquem se é menino . Se for, matem-no; se for menina, deixem-na viver”. 17 Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos. 18 Então o rei do Egito convocou as parteiras e lhes perguntou: “Por que vocês fizeram isso? Por que deixaram viver os meninos?”
19 Responderam as parteiras ao faraó: “As mulheres hebréias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarem as parteiras”.
Então o faraó foi mais severo. Ele mandou todo o povo matar os meninos, jogando-os no Rio Nilo.
22 Por isso o faraó ordenou a todo o seu povo: “Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido, mas deixem viver as meninas”.
Nesse tempo Moisés um casal chamado Anrão e Joquebede tiveram um filho, eles tiveram que esconder a criança, mas conseguiram apenas com três meses e depois colocou o bebê dentro de um cesto e soltou no Rio Nilo. A filha do Faraó adotou esse menino e colocou o nome de Moisés (Êxodo 2.1-10).
Moisés já na idade adulta, descobriu a sua origem e viu que os egípcios forçavam o seu povo a trabalharem pesado. Durante a visita, viu um egípcio maltratando um hebreu, olhando para o lado não viu ninguém, então decidiu matar o egípcio e esconder o corpo na areia. Mas após a descoberta do faraó, ele teve que fugir imediatamente para a terra de Midiã.
Depois de 40 anos, após Moisés sair do Egito, ele estava com 80 anos de idade. Em um certo momento cuidando do rebanho de seu sogro Jetro, Deus o chamou para libertar o povo da escravidão do Egito. O clamor de Israel tinha chegado na presença de Deus.
8 Por isso desci para livrá-los das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. 9 Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. 10 Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas”.
24 Ouviu Deus o lamento deles e lembrou-se da aliança que fizera com Abraão, Isaque e Jacó.
O faraó endureceu o coração, então veio as dez pragas do Egito. Depois da última praga Israel foi liberto do Egito.
31 Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram. 32 Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também”.
33 Os egípcios pressionavam o povo para que se apressasse em sair do país, dizendo: “Todos nós morreremos!”
40 Ora, o período que os israelitas viveram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41 No dia em que se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram do Egito. 42 Assim como o Senhor passou em vigília aquela noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar o Senhor, por todas as suas gerações.
No contexto dos Dez Mandamentos o povo estava no deserto. Após dois meses que o povo havia saído do Egito Deus se revela para o povo de Israel.
3 Logo Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus. E o Senhor o chamou do monte, dizendo: “Diga o seguinte aos descendentes de Jacó e declare aos israelitas: 4 Vocês viram o que fiz ao Egito e como os transportei sobre asas de águias e os trouxe para junto de mim. 5 Agora, se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora toda a terra seja minha, 6 vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa. Essas são as palavras que você dirá aos israelitas”.
7 Moisés voltou, convocou as autoridades do povo e lhes expôs tudo o que o Senhor havia-lhe mandado falar. 8 O povo todo respondeu unânime: “Faremos tudo o que o Senhor ordenou”. E Moisés levou ao Senhor a resposta do povo.
Deus fez uma aliança com a nação de Israel. Deixou Dez Mandamentos para que o povo seguissem.
Transição
Transição
Veremos três lições importantes a respeito do primeiro mandamento.
Ideia Central
Ideia Central
Deus não quer ser trocado por nenhum outro deus. Isso significa que o cristão não deve deixar que outras coisas ocupe o lugar de Deus em sua vida.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° Seja um cristão Monoteísta
1° Seja um cristão Monoteísta
3 “Não terás outros deuses além de mim.
2° Não seja um cristão idolatra
2° Não seja um cristão idolatra
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
Conclusão
Conclusão
Aplicação
Aplicação