Os três fogos
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 149 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Ἐγὼ μὲν ὑμᾶς βαπτίζω ἐν ὕδατι εἰς μετάνοιαν, ὁ δὲ ὀπίσω μου ἐρχόμενος ἰσχυρότερός μού ἐστιν, οὗ οὐκ εἰμὶ ἱκανὸς τὰ ὑποδήματα βαστάσαι· αὐτὸς ὑμᾶς βαπτίσει ἐν πνεύματι ἁγίῳ καὶ πυρί·
Certa noite, anos atrás, eu estava sentado em minha mesa de estudo, tarde da noite, e o trabalho do dia estava concluído.
Havia muita confusão em minha mesa de estudo, pois eu tinha acabado de me mudar naquele dia e não tinha tido tempo de reorganizar meus papéis.
Terminado o trabalho do dia, caí em um devaneio e, ao sair desse devaneio, vi-me balançando suavemente para frente e para trás em minha mão direita um pequeno folheto de quatro páginas.
Não sei como ele foi parar em minha mão.
Suponho que o tenha tirado da mesa, mas nem sei como foi parar na mesa, pois nunca o tinha visto antes.
Olhei para o folheto e notei estas palavras no topo do folheto em letras grandes: "Procura-se um Batismo de Fogo".
Isso imediatamente chamou minha atenção.
Eu disse: "É exatamente isso que eu quero; se há alguém nesta Terra que precisa de fogo, esse alguém sou eu", pois eu havia nascido e crescido frio como um iceberg.
Então li o folheto.
Não havia muita coisa no folheto que me impressionasse, exceto um texto: "Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo"; e isso não apenas me impressionou, como também ficou ressoando em minha mente e em meu coração, dia e noite.
Não conseguia me afastar dela: "Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".
No sábado seguinte à noite, quando fui a uma pequena reunião de oração realizada em minha igreja, disse ao zelador da igreja, quando a reunião de oração terminou. "A promessa diz: 'Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo'. "Um sorriso doce passou pelo rosto do zelador, e havia algo em seu olhar que me fez pensar: "Bem, o zelador parece saber tudo sobre isso. Será que ele tem algo que o pastor não tem?".
Durante os dias da semana seguinte, quando me sentava em meu escritório, quando andava pelas ruas, aquilo continuava a soar em meus ouvidos: "Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo".
Chegou a noite de quinta-feira e, no final de meu dia de trabalho, ajoelhei-me diante de Deus e pedi a Ele um texto ou um assunto para o sermão de domingo à noite.
Um irmão de Londres iria pregar para mim pela manhã.
O único texto que consegui ver em toda a Bíblia foi: "Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo", e eu disse: "Pai, não devo pregar no domingo de manhã; esse é um texto para o domingo de manhã, e eu não prego de manhã.
O Sr. Inglis vai pregar nesse momento".
Eu geralmente prego de manhã para os cristãos, e para os não salvos à noite.
"Eu quero um texto para a noite".
Mas eu não conseguia ver nada, apenas aquele texto: "Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo".
"Bem", eu disse, "Pai, se esse é o texto que o senhor quer que eu pregue, à noite ou de manhã, eu pregarei sobre ele; mas eu quero saber".
Naquele momento, surgiram da Bíblia dois outros textos, e ambos tinham "fogo"; e enquanto eu estava de joelhos, Deus simplesmente abriu os três textos, e eu tive meu sermão.
No domingo seguinte à noite, fui à minha igreja e preguei o sermão.
Quando terminei, disse: "Agora, todos os amigos que quiserem ser batizados com o Espírito Santo e fogo hoje à noite, e todos os que quiserem ser salvos, desçam as escadas".
As salas do andar de baixo estavam lotadas e, quando todos os que responderam ao convite encontraram espaço, pedi a todos os que queriam ser batizados com o Espírito Santo e fogo que fossem para a sala do jardim de infância, e aos que desejavam ser salvos que fossem para outra sala, a sala de perguntas, e aos demais que ficassem onde estavam.
Eles começaram a entrar em ambas as salas; eu fui para a sala do jardim de infância, onde as pessoas estavam sentadas em pequenas cadeiras de jardim de infância, e tão juntas que eu literalmente tive que passar por cima de suas cabeças para chegar à plataforma.
Oh, como nos divertimos naquela sala naquela noite!
Quando saí, perguntei ao meu assistente, que estava encarregado da sala de perguntas, que tipo de momento ele havia tido, e ele disse: "O Espírito de Deus estava lá; e muitas pessoas saíram para a luz".
Perguntei ao professor Towner, o mestre do coral, que ficou encarregado da terceira reunião, composta por aqueles que não haviam entrado em nenhuma das duas salas, e ele disse: "Não tivemos reunião alguma; não consegui dizer uma palavra; as pessoas se ajoelharam diante de Deus e falaram com Ele".
Espero que Deus abençoe a Palavra da mesma forma hoje à noite. Acredito que sim.
I. O FOGO DO BATISMO COM FOGO
I. O FOGO DO BATISMO COM FOGO
Você encontrará o primeiro dos três fogos em Mateus 3:11:
Ἐγὼ μὲν ὑμᾶς βαπτίζω ἐν ὕδατι εἰς μετάνοιαν, ὁ δὲ ὀπίσω μου ἐρχόμενος ἰσχυρότερός μού ἐστιν, οὗ οὐκ εἰμὶ ἱκανὸς τὰ ὑποδήματα βαστάσαι· αὐτὸς ὑμᾶς βαπτίσει ἐν πνεύματι ἁγίῳ καὶ πυρί·
Esse é o primeiro dos três fogos, o batismo com fogo - o que isso significa?
Agora sabemos o que significa ser batizado com água - já vimos isso -, mas o que significa ser batizado com fogo?
Você obterá a resposta perguntando duas coisas:
primeiro, o que o fogo faz na Bíblia?
e, segundo, o que aconteceu com os apóstolos no Pentecostes quando eles foram batizados com o Espírito Santo e com fogo?
A. O fogo revela
A. O fogo revela
A primeira coisa que a Bíblia diz que o fogo faz é revelar. Em 1Coríntios 3:13 , lemos:
ἑκάστου τὸ ἔργον φανερὸν γενήσεται, ἡ γὰρ ἡμέρα δηλώσει, ὅτι ἐν πυρὶ ἀποκαλύπτεται· καὶ ἑκάστου τὸ ἔργον ὁποῖόν ἐστιν τὸ πῦρ [αὐτὸ] δοκιμάσει.
E a primeira coisa que o batismo com fogo faz é revelar o que o homem realmente é, mostrar a nós mesmos como Deus nos vê.
Lembro-me da noite anterior à pregação daquele sermão, no final da noite de sábado, depois que o sermão estava pronto, eu me levantei e disse: "Pai Celestial, acho que tenho um sermão para amanhã à noite, mas não creio que tenha aquilo de que o sermão fala.
Vou pregar sobre o batismo com o Espírito Santo e fogo, e como posso pregar sobre isso se não o tiver recebido?
Agora, para que eu possa pregar um sermão honesto, batize-me com fogo agora mesmo".
Deus ouviu a oração, e a primeira coisa que aconteceu foi que tive uma revelação de mim mesmo como nunca tive antes em toda a minha vida.
Nunca imaginei que houvesse tanto orgulho, tanta vaidade, tanta ambição pessoal, tanta maldade em meu coração e em minha vida como vi naquela noite.
E homens e mulheres, se forem batizados com fogo, acredito que uma das primeiras coisas que virão a vocês será uma revelação de si mesmos como Deus os vê.
Não é exatamente disso que precisamos, uma revelação de nós mesmos hoje que nos poupará da terrível humilhação da revelação de nós mesmos no dia em que estivermos diante do tribunal de Cristo?
B. O fogo refina
B. O fogo refina
A segunda coisa que o fogo faz é refinar ou purificar. Em Malaquias 3:1-3, somos informados sobre o poder purificador do fogo.
הִנְנִ֤י שֹׁלֵחַ֙ מַלְאָכִ֔י וּפִנָּה־דֶ֖רֶךְ לְפָנָ֑י וּפִתְאֹם֩ יָבֹ֨וא אֶל־הֵיכָלֹ֜ו הָאָדֹ֣ון׀ אֲשֶׁר־אַתֶּ֣ם מְבַקְשִׁ֗ים וּמַלְאַ֨ךְ הַבְּרִ֜ית אֲשֶׁר־אַתֶּ֤ם חֲפֵצִים֙ הִנֵּה־בָ֔א אָמַ֖ר יְהוָ֥ה צְבָאֹֽות׃ וּמִ֤י מְכַלְכֵּל֙ אֶת־יֹ֣ום בֹּואֹ֔ו וּמִ֥י הָעֹמֵ֖ד בְּהֵרָֽאֹותֹ֑ו כִּֽי־הוּא֙ כְּאֵ֣שׁ מְצָרֵ֔ף וּכְבֹרִ֖ית מְכַבְּסִֽים׃ וְיָשַׁ֨ב מְצָרֵ֤ף וּמְטַהֵר֙ כֶּ֔סֶף וְטִהַ֤ר אֶת־בְּנֵֽי־לֵוִי֙ וְזִקַּ֣ק אֹתָ֔ם כַּזָּהָ֖ב וְכַכָּ֑סֶף וְהָיוּ֙ לַֽיהוָ֔ה מַגִּישֵׁ֥י מִנְחָ֖ה בִּצְדָקָֽה׃
Não há nada que purifique como o fogo. A água não purifica como o fogo.
Suponha que eu tenha uma peça de ouro e que haja alguma sujeira em seu exterior; como posso tirá-la? Posso lavá-la com água.
Mas suponha que a sujeira esteja dentro dela, como você a tirará? Só há uma maneira: jogue-a no fogo.
E, homens e mulheres, se a sujeira estiver do lado de fora, ela pode ser lavada com a água da Palavra; mas o problema é que a sujeira está do lado de dentro, e o que precisamos é do fogo do Espírito Santo penetrando no mais profundo de nosso ser, queimando, queimando, queimando, limpando.
Que refinamento veio para os apóstolos no dia de Pentecostes!
Como eles estavam cheios de egoísmo até a última ceia!
Na Última Ceia, eles tiveram uma disputa sobre quem deveria ser o primeiro no Reino dos Céus,
mas depois de Pentecostes não pensaram mais em si mesmos, mas em Cristo.
Quão fracos e covardes eles foram até a crucificação!
Todos O abandonaram e fugiram,
e Pedro O negou, sob a acusação de uma serva, com juramentos e maldições.
Mas depois do dia de Pentecostes, aquele mesmo Pedro que amaldiçoou, jurou e negou Cristo quando a criada o acusou de ser um seguidor de Jesus, enfrentou o próprio conselho que O condenou e disse:
εἰ ἡμεῖς σήμερον ἀνακρινόμεθα ἐπὶ εὐεργεσίᾳ ἀνθρώπου ἀσθενοῦς ἐν τίνι οὗτος σέσωται, γνωστὸν ἔστω πᾶσιν ὑμῖν καὶ παντὶ τῷ λαῷ Ἰσραὴλ ὅτι ἐν τῷ ὀνόματι Ἰησοῦ Χριστοῦ τοῦ Ναζωραίου ὃν ὑμεῖς ἐσταυρώσατε, ὃν ὁ θεὸς ἤγειρεν ἐκ νεκρῶν, ἐν τούτῳ οὗτος παρέστηκεν ἐνώπιον ὑμῶν ὑγιής.
Ah, amigos, a purificação é um processo muito lento pelos métodos comuns, mas o batismo com fogo faz maravilhas em um momento.
C. O fogo consome
C. O fogo consome
3. Em terceiro lugar, a Bíblia nos ensina que o fogo consome. Em Ezequiel 24:11-13 somos informados sobre o poder consumidor do fogo, o fogo do julgamento que consumirá a sujeira e a escória de Jerusalém.
וְהַעֲמִידֶ֥הָ עַל־גֶּחָלֶ֖יהָ רֵקָ֑ה לְמַ֨עַן תֵּחַ֜ם וְחָ֣רָה נְחֻשְׁתָּ֗הּ וְנִתְּכָ֤ה בְתֹוכָהּ֙ טֻמְאָתָ֔הּ תִּתֻּ֖ם חֶלְאָתָֽהּ׃ תְּאֻנִ֖ים הֶלְאָ֑ת וְלֹֽא־תֵצֵ֤א מִמֶּ֨נָּה֙ רַבַּ֣ת חֶלְאָתָ֔הּ בְּאֵ֖שׁ חֶלְאָתָֽהּ׃ בְּטֻמְאָתֵ֖ךְ זִמָּ֑ה יַ֤עַן טִֽהַרְתִּיךְ֙ וְלֹ֣א טָהַ֔רְתְּ מִטֻּמְאָתֵךְ֙ לֹ֣א תִטְהֲרִי־עֹ֔וד עַד־הֲנִיחִ֥י אֶת־חֲמָתִ֖י בָּֽךְ׃
E o batismo de fogo consome, na verdade, ele limpa consumindo; ele queima toda a escória, toda a vaidade, toda a justiça própria, toda a ambição pessoal, todo o temperamento ingovernável.
Certa vez, tivemos no Instituto Bíblico de Chicago uma jovem que tinha muitas características que um cristão não deveria ter.
Quando soubemos que ela viria, todos nós, com autoridade, achamos que ela nunca deveria ter vindo para o Instituto Bíblico.
Foi o que pensei quando soube que ela viria, pois eu a havia conhecido na escola de onde ela veio e sabia que ela era uma das alunas mais incontroláveis que já houve na escola.
Ela era teimosa, voluntariosa, orgulhosa, de temperamento explosivo, barulhenta e praticamente tudo o que uma garota não deveria ser.
Quando soube que ela estava vindo para o Instituto Bíblico, eu disse: "Fulana de tal vem para o Instituto Bíblico! O que diabos ela quer no Instituto Bíblico?"
Mas o tio dela era um dos melhores amigos que o Instituto já teve e, portanto, por consideração ao tio, nós a admitimos.
Agora, exigimos de todo aluno desse Instituto Bíblico que algum trabalho definido para salvar os perdidos ande de mãos dadas com o estudo da Bíblia; pois o estudo da Bíblia, a menos que seja acompanhado de trabalho real para a salvação de almas, secará a alma de um homem mais rapidamente do que quase qualquer outra coisa.
Pedimos que a jovem fosse aos cortiços, às casas dos pobres e dos marginalizados.
Certa tarde, essa moça estava visitando a Milton Avenue e a Townsend Street, duas das ruas mais pobres de Chicago.
Depois de algum tempo, ela ficou muito cansada de subir e descer as escadas e entrar e sair das casas imundas e, em vez de voltar para o Instituto, caminhou em um estado de espírito muito rebelde e foi até a Lake Shore Drive, a mais bela avenida de Chicago, ao longo da margem do lago.
Ao passar por aquelas mansões magníficas, ela olhou para elas com um olhar que dançava de prazer e disse: "É disso que eu gosto. Já estou farta da Milton Avenue; já estou farta de subir escadas e entrar em cortiços. É disso que eu gosto e é isso que eu vou ter".
Ela voltou para o Instituto e foi direto para seu quarto, ainda em um estado de espírito muito amargo e rebelde.
A campainha do chá tocou antes que a batalha terminasse, e ela foi até a mesa, tomou seu lugar e sentou-se, e ali, na mesa de chá, o fogo de Deus caiu exatamente onde aquela moça estava sentada.
Ela saltou de seu lugar e correu até uma amiga que estava em outra mesa, jogou os braços em volta dela e exclamou: "Sou voluntária para a África!"
e o fogo de Deus em um momento ardeu, ardeu e ardeu, até que aquela jovem mudou tanto, suas ações mudaram tanto, sua visão da vida, seus gostos, suas ambições, seu próprio rosto mudou tanto em um momento, que quando seus velhos amigos a viram e ouviram, mal puderam acreditar em seus próprios olhos e ouvidos.
Mais tarde, ela voltou àquela mesma escola em Massachusetts, onde havia sido um grande obstáculo, e com palavras ardentes abriu seu coração para as moças de lá e, com grande poder, levou-as ao Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.
Não é disso que precisamos hoje à noite, um fogo que queime nosso orgulho, nosso egoísmo, nossa vaidade, nosso mundanismo, que queime todas essas coisas que impedem o mundo de vir a Cristo, porque fazemos os homens pensarem que o cristianismo é irreal?
Vocês, mulheres com maridos não convertidos, não é disso que precisam, um batismo de fogo, transformando sua vida e revestindo-a de beleza, para que seus maridos digam: "Preciso ter o que minha esposa tem?
D. O fogo ilumina
D. O fogo ilumina
No lugar seguinte, o fogo ilumina.
Muitas vezes, quando estou em Chicago, olho para o noroeste da cidade e, de repente, vejo os céus se iluminarem e depois escurecerem novamente, depois se iluminarem mais uma vez e depois escurecerem.
As grandes portas da fundição haviam sido abertas e fechadas, e abertas e fechadas, e essa luz nos céus era o brilho das fornalhas.
O fogo ilumina, mas nenhum fogo ilumina como "o batismo com o Espírito Santo e com fogo".
Quando um homem é batizado com o Espírito Santo e fogo, a verdade que antes era obscura para ele se torna instantaneamente tão brilhante quanto o dia;
as passagens da Bíblia que ele não conseguia entender antes se tornam tão simples quanto A B C, e cada página da Santa Palavra de Deus brilha com a luz celestial.
Um batismo com fogo fará mais para tirar a infidelidade, o ceticismo e a falsa doutrina de um homem do que qualquer educação universitária.
Quantos jovens saem de uma educação teológica mais do que meio infiéis, mas chega o grande dia em que esse pregador meio infiel é batizado com o Espírito Santo e com fogo, e suas dúvidas, questionamentos e críticas vão por água abaixo.
Quantos homens sem instrução ou semianalfabetos têm um conhecimento tão maravilhoso da verdade de Deus que homens eruditos sentam-se a seus pés com profundo espanto, porque ele foi iluminado pelo batismo com o Espírito Santo e fogo!
Veja novamente o caso dessa garota.
Eu estava fora quando o fato que descrevi aconteceu, e a primeira coisa que ouvi quando voltei foi o que havia acontecido com ela.
Eu estava saindo do lado masculino do instituto e passava entre a igreja e o departamento feminino quando essa jovem virou no portão e me encontrou.
Ela olhou para mim e disse: "Oh, Professor Torrey, você ficou sabendo?"
"Sim, Jack, eu soube", eu disse, e, a propósito, isso é uma indicação de seu caráter para que ela seja chamada de Jack;
"Eu soube o que aconteceu",
e então ela começou a derramar sua alma.
Ela praticamente dançou na calçada enquanto me contava, e eu soube pela primeira vez o que significava dançar diante do Senhor!
Então ela encerrou da seguinte forma:
“Uma das melhores coisas é que a Bíblia é um novo livro. A Bíblia costumava ser o livro mais estúpido que eu já havia lido, e eu não acreditava que ela fosse a Palavra de Deus. Eu acreditava na divindade de Jesus Cristo, porque suas palestras me convenceram. Mas a Bíblia era um livro estúpido. Mas agora Deus está me mostrando coisas tão maravilhosas na Bíblia”.
Agora sejam honestos.
Não há alguns de vocês hoje à noite que professam ser cristãos, para os quais a Bíblia é um livro estúpido?
Se quisessem dizer a verdade, não prefeririam ler um romance a ler a Bíblia?
Você lê a Bíblia porque acha que deve ler, mas não se diverte com ela.
O que você precisa é de um batismo com o Espírito Santo e fogo, e isso faria da Bíblia um novo livro; a glória brilharia em cada página.
E. O fogo aquece
E. O fogo aquece
A próxima coisa que o fogo faz é aquecer, ele faz brilhar.
Você está diante da porta de uma fornalha, atrás da qual há um fogo incandescente.
Você tem em suas mãos uma barra de ferro; ela é fria, preta e proibitiva, e não há beleza nela.
Mas você pega essa barra de ferro fria, escura e proibitiva, abre a porta da fornalha e a coloca no fogo ardente.
Logo ela estará quente, depois ficará vermelha e brilhará com uma beleza maravilhosa, e você terá a barra de ferro fria brilhando com fogo.
Você e eu estamos com frio - oh, como estamos com frio! e o Senhor Jesus nos pega e nos mergulha no fogo do Espírito Santo.
Começamos a nos aquecer e logo brilhamos,
brilhamos com amor a Deus,
brilhamos com amor a Cristo,
brilhamos com amor à verdade,
brilhamos com amor pelas almas que estão perecendo.
Homens e mulheres, a grande necessidade da atualidade são homens e mulheres em chamas.
Irmãos, é disso que precisamos no púlpito, ministros em chamas.
Que homens frios são a maioria de nós, pregadores!
Ortodoxos o suficiente, talvez, e apresentamos a verdade mais solene com grande força de razão e grande beleza de retórica e a eloquência mais convincente;
e nosso público se senta e admira nossa forte pregação, mas não se arrepende de seus pecados.
Por que não? Porque não estamos em chamas.
Convencemos o intelecto, mas não derretemos o coração.
Mas coloque um ministro que esteja em chamas no púlpito.
Wesley era um homem assim, Whitefield era um homem assim;
Charles G. Finney era um homem assim - coloque um homem em chamas no púlpito, e o público se derreterá.
Mas também precisamos desse tipo de pessoa no coro.
Que belos corais temos hoje em dia.
Eles cantam quase como anjos, e as pessoas ficam sentadas admirando-os, mas ninguém se converte com seu canto.
Mas quando temos um homem em chamas para cantar, ou uma mulher em chamas para cantar, ou um coral em chamas para cantar, algo acontece.
É disso que precisamos em nossas classes da Escola Dominical.
Colocamos um rapaz ou uma moça para dar uma aula na Escola Dominical, e eles sabem a lição perfeitamente e estudam todas as últimas "ajudas", e tornam a lição tremendamente interessante,
mas os meninos e meninas, homens e mulheres em suas classes não são convertidos, porque os professores não estão em chamas.
Oh, homens e mulheres, a necessidade, mais do que qualquer outra coisa hoje à noite, é um batismo de fogo no ministro, um batismo de fogo nos anciãos, um batismo de fogo nos diáconos, um batismo de fogo no coral, um batismo de fogo nos professores da Escola Dominical, um batismo de fogo nos obreiros pessoais e um batismo de fogo nos homens e mulheres da congregação.
Acabamos de cantar um hino, orando para que o fogo de Deus caia no Salão de Conferências esta noite. Se isso acontecer, homens e mulheres, se isso acontecer, esta cidade será abalada.
F. O fogo transmite energia
F. O fogo transmite energia
A próxima coisa que o fogo faz é transmitir energia.
Os homens de ciência nos dizem que toda forma de energia pode ser transmutada em fogo e que, com o fogo, é possível gerar qualquer forma de força ou energia.
Quando um batismo com fogo acontece, então vem o poder.
Essa foi a principal manifestação no Pentecostes.
O fogo de Deus caiu e, com a energia desse fogo, os homens saíram do cenáculo e 3.000 pessoas se converteram.
Um homem me leva à sua fábrica.
Ele diz: "Este maquinário é o melhor do mundo".
Ele me leva até a sala de máquinas e diz: "Olhe para esse grande motor, ele tem tantos cavalos de potência, e há energia nesse motor para mover todas as rodas desta grande fábrica".
Então volto para a fábrica e dou uma olhada ao redor. Não há nada acontecendo.
"É muito estranho", eu digo, "você não me disse que esse era o melhor maquinário do mundo para esse propósito e que aquele motor lá embaixo poderia mover todas as rodas da fábrica?Bem, notei que as conexões estão todas feitas, que tudo está engrenado e que a alavanca está na posição correta, mas não há uma roda sequer em movimento em toda a fábrica. Qual é o problema?"
"Você não sabe?", disse ele. "Desça e eu lhe mostrarei", e ele me levou novamente até a sala de máquinas, até o motor, abriu a porta e disse: "Olhe lá dentro". E eis que não há fogo na caixa de incêndio.
Vou até a ferrovia.
Há uma grande locomotiva sobre os trilhos, e me disseram que é a melhor locomotiva que já saiu da fábrica de locomotivas.
Ela é capaz de arrastar um trem com carga pesada por uma ladeira de 30 metros.
A locomotiva foi acoplada a cerca de meia dúzia de vagões descarregados.
Olho para a locomotiva e digo: "O que você me disse? Ela consegue puxar um trem com carga pesada por uma ladeira de 30 metros?
Então, por favor, me explique uma coisa? Essa locomotiva tem apenas seis vagões vazios atrás dela, o acoplamento está feito, o acelerador está aberto e, mesmo assim, ela não está se movendo e não consegue puxar um vagão, mas você diz que ela consegue puxar cem. Qual é o problema?"
Fui levado até a locomotiva e a porta da fornalha foi aberta e, quando olhei para dentro, vi que não havia fogo na fornalha. Esse é o problema
Amigos, entro nas igrejas hoje em dia e
oh, que bela organização eu vejo,
que arquitetura magnífica,
que pregação eloquente eu ouço,
que cântico maravilhoso!
E, no entanto, nem uma roda em toda a instituição se move para Deus.
Qual é o problema?
Não há fogo na fornalha.
O que precisamos hoje é do fogo de Deus na caixa de fogo e, graças a Deus, a promessa é: "Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo".
G. O fogo se espalha
G. O fogo se espalha
Mais uma coisa sobre esse fogo - o fogo se espalha; nada se espalha como o fogo.
Lembro-me de ter ouvido falar, há alguns anos, antes de ir morar em Chicago, sobre uma velha irlandesa que tinha um pequeno barraco na cidade, com um pequeno galpão nos fundos, onde ela mantinha uma vaca.
Certa noite, ela estava ordenhando a vaca e, de repente, a vaca deu um coice e derrubou a lanterna.
A lanterna caiu sobre um feixe de palha, que pegou fogo e incendiou o galpão.
O galpão incendiou o barraco, e o barraco ao lado pegou fogo, e o barraco ao lado, e o outro ao lado, e logo o fogo saltou sobre o braço sul do rio Chicago para o lado leste, e continuou a se alastrar, e em quarenta e oito horas havia limpado uma área de uma milha de largura e três milhas de comprimento, e restavam apenas dois edifícios em toda aquela seção de Chicago.
O fogo se espalha. Se um incêndio for deflagrado, ele se espalhará.
Naquela noite que mencionei no início de meu sermão, havia um estrangeiro, que veio me ouvir pregar.
Ele desceu as escadas em resposta ao meu convite e nos disse: "Estou aqui hoje, vindo de longe, e quero esse batismo de fogo", e ele o recebeu.
Quando saiu da igreja, foi para seu quarto, sentou-se e escreveu uma carta para a classe bíblica da qual era membro.
O professor leu a carta para a classe, e o fogo de Deus entrou naquela classe e, cerca de duas semanas depois de ter enviado a carta, ele recebeu a notícia de que o fogo que caiu nele havia sido aceso naquela igreja longe.
Nada se espalha como o fogo. Será que não precisamos do batismo com esse fogo hoje ?
II. O FOGO DO JULGAMENTO QUE TESTARÁ AS OBRAS DO CRENTE
II. O FOGO DO JULGAMENTO QUE TESTARÁ AS OBRAS DO CRENTE
O segundo fogo você encontrará em 1Coríntios 3:13, 15 :
ἑκάστου τὸ ἔργον φανερὸν γενήσεται, ἡ γὰρ ἡμέρα δηλώσει, ὅτι ἐν πυρὶ ἀποκαλύπτεται· καὶ ἑκάστου τὸ ἔργον ὁποῖόν ἐστιν τὸ πῦρ [αὐτὸ] δοκιμάσει.
εἴ τινος τὸ ἔργον κατακαήσεται, ζημιωθήσεται, αὐτὸς δὲ σωθήσεται, οὕτως δὲ ὡς διὰ πυρός.
Esse segundo fogo é o fogo do julgamento, testando nossas obras no tribunal de Cristo.
Observe que o julgamento aqui não é o julgamento referente à nossa salvação.
Essas são pessoas salvas cujas obras foram queimadas.
Todo o trabalho que fazemos para Cristo deve ser posto à prova, deve ser posto à prova do mais severo tipo de teste, o teste do fogo;
e, amigos, há muita coisa que a Igreja de Cristo está fazendo declaradamente para Cristo, e muita coisa que os cristãos individualmente estão fazendo, que nunca resistirá ao teste do fogo.
Vocês acham que essas feiras e bazares da igreja e todo esse tipo de palhaçada, por meio da qual a Igreja de Cristo é levada ao nível de um museu de moedas de dez centavos, em que tantos cristãos professos estão colocando suas melhores energias, vocês acham que elas resistirão à prova de fogo? Nunca!
Todos eles se transformarão em fumaça.
Você pode ser salvo, mas perderá sua recompensa.
Você será salvo como se fosse pelo fogo.
Uma grande quantidade de trabalho que é bom, mas que é feito não para a glória de Deus, mas para a ambição pessoal - o bom sermão, perfeitamente ortodoxo, severamente lógico, lindamente retórico, o sermão que até mesmo as pessoas boas aplaudem, mas que é pregado não para que Deus possa ser glorificado na salvação dos pecadores, mas para que o pregador possa ser aplaudido.
Você acha que isso resistirá à prova de fogo? Nunca! Vai virar fumaça.
Os belos solos cantados, o trabalho filantrópico feito, o trabalho pessoal de salvação de almas feito, não para a glória de Deus, mas para a exaltação de si mesmo - isso resistirá à prova de fogo? Nunca! Tudo isso se transformará em fumaça.
Na noite em que falei em minha igreja, os dois cantores principais foram para a segunda reunião, e a soprano principal disse - uma bela cantora, uma das mais belas cantoras que já ouvi -
"Nunca pensei nisso antes. Não acredito que tenha cantado um solo em minha vida para Deus. Cantei para mim mesma".
Graças a Deus, o fogo de Deus veio sobre minha soprano principal e minha contralto principal, e eu perdi as duas, pois elas se tornaram missionárias.
Eu gostaria de perder todo o coral, se pudesse perdê-los da mesma forma!
Além disso, permitam-me dizer que o bom trabalho, o trabalho feito para um bom propósito, mas feito em nossa própria força e não no poder do Espírito Santo, não resistirá à prova de fogo.
O sermão pregado para glorificar a Deus, mas pregado com as palavras sedutoras da sabedoria do homem e não em demonstração do espírito e do poder de Deus, resistirá à prova de fogo? Nunca!
Portanto, homens e mulheres, nosso trabalho deve ser testado quanto ao seu caráter, quanto ao seu motivo, quanto ao poder com que é feito.
Tua obra resistirá ao fogo?
Tua obra resistirá ao fogo?
III. O FOGO DA CONDENAÇÃO ETERNA
III. O FOGO DA CONDENAÇÃO ETERNA
Chegamos agora ao terceiro fogo. Lemos sobre ele em 2Tessalonicenses 1:7-9 :
καὶ ὑμῖν τοῖς θλιβομένοις ἄνεσιν μεθʼ ἡμῶν, ἐν τῇ ἀποκαλύψει τοῦ κυρίου Ἰησοῦ ἀπʼ οὐρανοῦ μετʼ ἀγγέλων δυνάμεως αὐτοῦ ἐν πυρὶ φλογός, διδόντος ἐκδίκησιν τοῖς μὴ εἰδόσιν θεὸν καὶ τοῖς μὴ ὑπακούουσιν τῷ εὐαγγελίῳ τοῦ κυρίου ἡμῶν Ἰησοῦ, οἵτινες δίκην τίσουσιν ὄλεθρον αἰώνιον ἀπὸ προσώπου τοῦ κυρίου καὶ ἀπὸ τῆς δόξης τῆς ἰσχύος αὐτοῦ,
O terceiro fogo é o fogo da condenação eterna.
Cada um de nós deve encontrar Deus no fogo em algum lugar.
Espero que alguns de nós, hoje à noite, O encontremos no fogo do batismo com o Espírito Santo e fogo;
alguns de nós, eu sei, O encontraremos no grande dia do julgamento, quando o fogo testará nosso trabalho, seja ele de que tipo for;
e, amigos, temo que alguns de nós - que Deus permita que sejam bem poucos - possam encontrá-Lo no fogo da condenação eterna.
Alguém diz: "Você acha que é um fogo literal?" Não vou me deter em discutir isso.
Considere isso como uma figura, se quiser, mas lembre-se de que figuras sempre representam fatos.
Algumas pessoas, quando encontram algo na Bíblia que não lhes agrada, dizem: "É figurativo", e acham que isso elimina tudo.
Lembre-se, quem usa as figuras; são figuras de Deus; e as figuras de Deus representam fatos, e Deus não é mentiroso, portanto as figuras de Deus nunca exageram os fatos que representam.
E quão terrível deve ser a agonia mental e espiritual descrita por essa figura, se é que é uma figura!
Você já sofreu queimaduras graves?
Você já viu alguém gravemente queimado? Eu já.
E quão terrível deve ser a agonia espiritual ou física, seja qual for, representada por uma figura tão terrível como essa.
O pensador superficial diz: "Oh, não posso acreditar nisso; não posso acreditar que um Deus misericordioso vai permitir que os homens continuem sofrendo dia após dia, semana após semana, mês após mês e ano após ano, sem esperança".
Abra seus olhos. Veja o que está acontecendo ao seu redor.
Será que Deus não está permitindo que homens e mulheres que pecam, especialmente em certas formas específicas de pecado, sofram as mais terríveis agonias dia após dia, mês após mês, ano após ano, sem nenhuma esperança de alívio, a menos que se arrependam; e quando o tempo de possível arrependimento passa - e deve passar em algum momento - quando o tempo de possível arrependimento passa, e isso continua e continua, cada vez pior, o que você tem a não ser o inferno?
Não é possível livrar-se do inferno livrando-se da Bíblia ou livrando-se de Deus;
o inferno está aqui;
o inferno é um fato.
A única mudança que a Bíblia e Deus fazem é abrir uma porta de esperança, e quando você bane Deus e a Bíblia, a única mudança que você faz é fechar a única porta de esperança.
Os infiéis são culpados da incrível loucura de tentar fechar o inferno fechando a única porta da esperança.
O inferno está aqui. É um fato atual e, a menos que haja arrependimento e aceitação de Cristo, será um fato eterno e sem fim.
Você diz: "Para quem?"
Ouça: "Para se vingar dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho".
Primeiro, "para aqueles que não conhecem a Deus".
Isso é para os agnósticos.
Você sabe o que significa "agnóstico"?
Muitas pessoas têm orgulho de dizer: "Sou agnóstico".
Bem, agnóstico significa "não sei" ou "não sei nada"; é usado para aqueles que "não conhecem Deus".
Portanto, nosso texto diz que Deus se vingará dos agnósticos.
Alguém diz: "Isso não é justo". Não posso evitar isso: é um fato.
Mas é justo. Você deve conhecer Deus; você não tem desculpa para não conhecer Deus.
O dever mais solene que recai sobre todo homem é conhecer a Deus, e há uma maneira de conhecê-Lo.
O problema é que você não quer conhecer Deus.
Qualquer agnóstico que queira conhecer Deus logo se familiarizará com Ele.
Eu já fui agnóstico, mas fui honesto e não demorei muito para encontrar Deus.
Ainda na outra noite, um homem me disse: "Sou agnóstico".
Eu lhe indiquei um caminho para sair do agnosticismo, um caminho razoável,
e perguntei: "Isso não é razoável?",
e ele disse: "Sim".
Então perguntei: "Você vai tentar?"
e ele disse: "Não, não vou".
Seu agnosticismo não é seu infortúnio; é seu pecado.
A primeira e mais solene obrigação que recai sobre a criatura é conhecer, adorar e servir ao Criador.
Você deve conhecer a Deus e, se se recusar a conhecê-Lo, o Senhor Jesus será revelado finalmente para se vingar de você e de outros agnósticos.
Mas não apenas para os agnósticos, mas "para os que não obedecem ao Evangelho".
Muitos homens não são agnósticos, mas não obedecem ao Evangelho.
Há muitos de vocês que apoiariam o que eu digo sobre o agnosticismo, mas não obedecem ao Evangelho.
Vocês não acreditam com fé real, o que significa entrega absoluta e confiança no Senhor Jesus Cristo.
Você não obedece a Jesus Cristo como seu Senhor e Mestre.
Você não O confessa abertamente como o Evangelho ordena.
Ele se vingará de você; você será "castigado com destruição eterna da presença do Senhor e da glória do Seu poder".
Conclusão
Conclusão
Homens e mulheres, cada um de nós deve encontrar Deus no fogo.
Oh, hoje, você não quer encontrá-Lo no glorioso fogo do Espírito Santo,
refinando-o do pecado,
limpando a escória e a sujeira,
iluminando-o com a gloriosa verdade de Deus,
aquecendo o coração frio até que brilhe com amor santo,
energizando-o com o poder de Deus
e espalhando-se por onde quer que vá?
Ou você deseja encontrar Deus no fogo naquele dia de julgamento,
que testará seu trabalho quanto
ao caráter,
motivo,
o poder que o produziu,
e enviará todas as suas obras em fumaça,
e o deixará lá despojado,
salvo "como pelo fogo"?
Ou você encontrará Deus naquele fogo terrível da condenação eterna,
quando chegar o dia em que o mesmo Cristo que você rejeitou e pisoteou voltará na glória do Pai, com Seus anjos poderosos,
"retribuindo a vingança aos que não conhecem a Deus e não obedecem ao Evangelho"?