O Deus do perdão e o perdão de Deus

Simplesmente Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
1 rating
· 23 views
Notes
Transcript
Marcos 2.1–12 NVT
1 Dias depois, quando Jesus retornou a Cafarnaum, a notícia de que ele tinha voltado se espalhou rapidamente. 2 Em pouco tempo, a casa onde estava hospedado ficou tão cheia que não havia lugar nem do lado de fora da porta. Enquanto ele anunciava a palavra de Deus, 3 quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca. 4 Por causa da multidão, não tinham como levá-lo até Jesus. Então abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava. Em seguida, baixaram o homem na maca, bem na frente dele. 5 Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, seus pecados estão perdoados”. 6 Alguns dos mestres da lei que estavam ali sentados pensaram: 7 “O que ele está dizendo? Isso é blasfêmia! Somente Deus pode perdoar pecados!”. 8 Jesus logo percebeu o que eles estavam pensando e perguntou: “Por que vocês questionam essas coisas em seu coração? 9 O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se, pegue sua maca e ande’? 10 Mas eu lhes mostrarei que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados”. Então disse ao paralítico: 11 “Levante-se, pegue sua maca e vá para casa”. 12 O homem se levantou de um salto, pegou sua maca e saiu andando diante de todos. A multidão ficou admirada e louvava a Deus, exclamando: “Nunca vimos nada igual!”.

Contexto

Apresentação do maior benefício do cristianismo:
Avalie por um instante: qual foi o maior benefício que você recebeu ao se tornar cristão?
Ética e moralidade; propósito e felicidade; compaixão e ação social. Subprodutos da salvação, mas não o melhor dela.
Ser livrado da ira de Deus e receber o perdão dos seus crimes / pecados que você comet foi a maior bênção que recebeu.
Exploração das possíveis objeções: "Como você pode dizer isso para mim, considerando o sofrimento que passei?":
Abuso, traição, dívidas, abandono, dor da morte de alguém querido pode parecer seu verdadeiro problema, mas não é.
Aliás, a única maneira que as pessoas que destruíram sua vida tem de acabar contigo pra sempre é se você não puder perdoa-las. E não há como perdoar alguém se você se sentir superior a ela.
Destaque da importância do perdão para superar situações de dor e destruição.
A única maneira de perdoar é através do evangelho.
Ele te leva até o pó e mostra que sem merecer perdão algum Cristo nos perdoou. O evangelho mostra quem realmente somos e o quanto não merecemos o perdão de Deus.
Mas Cristo tanto nos ama tanto que nos perdoa de forma incrível e poderosa. Essa passagem nos ajudará a compreender isso:

1 - A necessidade do perdão

Marcos 2.1–4 NVT
1 Dias depois, quando Jesus retornou a Cafarnaum, a notícia de que ele tinha voltado se espalhou rapidamente. 2 Em pouco tempo, a casa onde estava hospedado ficou tão cheia que não havia lugar nem do lado de fora da porta. Enquanto ele anunciava a palavra de Deus, 3 quatro homens vieram carregando um paralítico numa maca. 4 Por causa da multidão, não tinham como levá-lo até Jesus. Então abriram um buraco no teto, acima de onde Jesus estava. Em seguida, baixaram o homem na maca, bem na frente dele.
Jesus volta para sua cidade, seu quartel general e a casa onde está hospedado está cheia.
Jesus prega com autoridade;
Porque faz milagres e a multidão está em busca desses sinais.
Temos paralítico que precisa tanto de cura que seus amigos tem fé de que Jesus pode curá-lo e se sacrificam por ele de tal forma que o colocam “bem na frente dele”.
Mostrar a necessidade espiritual de um relacionamento justo com Deus como fundamental.
Com isso eles estão dizendo a Jesus qual é o problema do paralítico.
Nós somos assim, nos colocamos diante de Deus como vítimas: nosso passado, o mal que nos fizeram. Parece óbvio nosso problema da nossa perspectiva, mas Deus enxerga diferente.
Jesus enxerga o exterior, mas vê também o interior das pessoas.
Comparação da paralisia física do paralítico com a destruição causada pelo pecado.
Assim como esse paralítico está completamente destruído o pecado nos destruí por completo:
Aquele paralítico que já se sentia um lixo, incapaz, amargurado, destruído no corpo e na alma;
Obedecer algumas leis não é o suficiente para justiça de Deus. Temos obedecer toda a lei, ou seja, 613 mandamentos.
O pecado nos tona incapazes, mas vai além disso, nos torna criminosos diante de Deus:
Decálogo Ex. 20 desencadeando em Lv 19.18
Levítico 19.18 NVT
18 “Não procurem se vingar nem guardem rancor de alguém do seu povo, mas cada um ame o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o SENHOR.
Nossa disposição em perdoar é mínima e mostra quanto somos maus.
As mesmos pessoas que ofendem ao Deus Justo inúmeras vezes ao longo do dia, são as que se colocam ao longo da noite sentindo-se injustiçadas pela vida. Qual deveria ser a resposta de um Deus que de acordo com Paulo...
Romanos 1.18 (NVT)
18 […] mostra do céu sua ira contra todos que são pecadores e perversos, que por sua maldade impedem que a verdade seja conhecida.
iii. Qual seria sua resposta aquele que te violentou, abusou, ofendeu, prejudicou, zombou, roubou, traiu fosse colocado fragilizado “bem diante de ti?” Provavelmente seria: “eu te odeio, eu não te perdoo, eu vou mandar cair fogo do céu em cima da sua cabeça”.
Mas essa não foi a resposta de Deus

2 - A graça do perdão

Marcos 2.5–8 NVT
5 Ao ver a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Filho, seus pecados estão perdoados”. 6 Alguns dos mestres da lei que estavam ali sentados pensaram: 7 “O que ele está dizendo? Isso é blasfêmia! Somente Deus pode perdoar pecados!”. 8 Jesus logo percebeu o que eles estavam pensando e perguntou: “Por que vocês questionam essas coisas em seu coração?
A resposta de Deus é perdão dos pecados:
Foi para isso que Jesus, o filho do homem, veio: salvar pecadores de graça e por graça.
Os fariseus surtam:
Na perspectiva deles tava errado: Porque fazia duzentos anos durante a revolta dos Macabeus e foram eles que lutaram para manter a ortodoxia do judaísmo.
Uma das ações que desencadearam a revolta dos macabeus foi a profanação do Templo de Jerusalém por Antíoco, que erigiu um altar para Zeus e sacrificou um porco no local, simbolizando a violação das práticas religiosas judaicas.
E agora, aparece um rabino perdoando pecados. Como assim? só Deus perdoa e há um ritual para isso:
O sacrifício da expiação realizado anualmente no Dia da Expiação, também chamado de Yom Kipur;
O sumo sacerdote, que entrava no Santo dos Santos, a parte mais sagrada do Templo de Jerusalém, para realizar o sacrifício em favor do povo. Ele tomava o sangue de um novilho e o aspergia no véu que separava o Santo dos Santos do restante do Templo.
Zelo que virou hipocrisia
Todo esse zelo virou legalismo e hipocrisia - porque eles editavam mandamentos para nao cumprir com outros, e essa vida religiosa onde se obedece pra ser aceito eles rejeitarm o Messias
Mas ao mesmo tempo levantavam uma questao importnte: com que autoridade esse JEsus se autoconclama como salvador?

3 - O custo do perdão

Marcos 2.9–12 NVT
9 O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Seus pecados estão perdoados’ ou ‘Levante-se, pegue sua maca e ande’? 10 Mas eu lhes mostrarei que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados”. Então disse ao paralítico: 11 “Levante-se, pegue sua maca e vá para casa”. 12 O homem se levantou de um salto, pegou sua maca e saiu andando diante de todos. A multidão ficou admirada e louvava a Deus, exclamando: “Nunca vimos nada igual!”.
Um poder extraordinário:
No pensamento dos fariseus Deus tem suas regras e portanto, para se perdoar pecados anualmente é preciso sacrificar um cordeiro, que dirá para perdoar eternamente pecados.
O verso 9, a questão enigmática, nos coloca à sombra da cruz:
É preciso um grande poder para curar um homem fisicamente e Jesus fez isso, ele tinha esse poder...
Mas seria necessário um sofrimento infinito, morte e um amor surpreendente para que possamos ser perdoados.
Certamente, você perdoaria quem abusou de ti e magoou e traiu e feriu, se ele pudesse voltar no tempo e reparar todos os erros cometidos, mas nenhum ser-humano é capaz disso. E nós não conseguimos voltar no tempo e reparar nossas ofensas a Deus, as coisas terríveis que já cobiçamos fazer ou que fizemos, nenhum ser-humano seria capaz...
Somente Deus seria capaz. Por isso está escrito que Jesus:
Filipenses 2.7–8 (NVT)
[…] esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana,
8 humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.
Hebreus 10.12 (NVT)
12 Nosso Sumo Sacerdote, porém, ofereceu a si mesmo como único sacrifício pelos pecados, válido para sempre […]
1Pedro 2.24 NVT
24 Ele mesmo levou nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas suas feridas fostes sarados.
Colossenses 2.13 NVT
13 Vocês estavam mortos por causa de seus pecados e da incircuncisão de sua natureza humana. Então Deus lhes deu vida com Cristo, pois perdoou todos os nossos pecados.
Por isso, Deus está dizendo a ti agora através do que Isaías escreveu:
Isaías 43.25 NVT
25 “Eu, somente eu, por minha própria causa, apagarei seus pecados e nunca mais voltarei a pensar neles.

Conclusão:

Deus Pai nos chama a buscar ativamente o perdão de Deus e a viver uma vida transformada pelo poder do perdão em todos os aspectos do nosso relacionamento com Deus e com os outros.
A Ceia do Senhor e a prática do perdão
1Coríntios 11.23–25 NVT
23 Pois eu lhes transmiti aquilo que recebi do Senhor. Na noite em que o Senhor Jesus foi traído, ele tomou o pão, 24 agradeceu a Deus, partiu-o e disse: “Este é meu corpo, que é entregue por vocês. Façam isto em memória de mim”. 25 Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, confirmada com meu sangue. Façam isto em memória de mim, sempre que o beberem”.
Nesse momento, somos convidados a examinar o nosso coração, reconhecer nossos pecados e buscar o perdão de Deus.
Além disso, a Ceia nos lembra da importância de praticar o perdão aos outros, assim como fomos perdoados por Deus.
Ao participarmos desse memorial, renovamos nosso compromisso de viver uma vida de perdão, amor e reconciliação, refletindo o caráter de Cristo em nossos relacionamentos.

Oração

Orar para que Deus revele áreas em nossa vida que precisam de perdão e buscar a Sua graça para nos restaurar.
Orar para que Deus fortaleça nosso desejo de buscar o perdão, nos ajude a viver vidas de perdão e nos guie no processo de cura e restauração em nossos relacionamentos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more