O discípulo e a Bíblia - 2Tm 3.14-16

Sou discípulo, e agora?  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Handout

Introducão

A Bíblia é um livro ultrapassado, um livro antigo, que se perdeu no tempo, ele não alcanca mais os anseios do homem e da mulher pós-modernos.
Alguém disse que a Bíblia precisa ser atualizada, uma celebridade que não brilha mais como antigamente, disse que há coisas na Bíblia que precisam ser corrigidas.
A sexualidade como a Bíblia trata, não cabe mais para essa sociedade livre e desenvolvida.
Aliás, muitas igrejas, falam de tudo, ensinam tudo, menos a Bíblia.
John Stott, disse que o homem é bom em inovar e inventar novas versões do cristianismo, porém, versões distantes da Bíblia.
Como nós, igreja sendo plantada em 2023, 21 séculos depois de Cristo, podemos confiar na Bíblia e nos relacionarmos com ela, frente a tanta oposicão e descrédito geral?
Será que devemos ser tão radicais com a bíblia, a ponto de usá-la para orientar a conducão da igreja, para orientar nossos casamentos, nossa sexualidade, para educar nossos filhos?
Esse não é um questionamento moderno, uma preocupacão somente nossa, mas a igreja sempre enfrentou oposicão por acreditar radicalmente na Bíblia.
Paulo e Timóteo enfrentaram isso naquele tempo e nós enfrentamos isto nesse tempo.
2 Timothy 3:1–5 NAA
Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo forma de piedade, mas negando o poder dela. Fique longe também destes.
2 Timothy 4:3–4 NAA
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, se rodearão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
Como discípulos de Jesus que vivemos neste tempo e temos a Bíblia como nossa regra de fé e prática, devemos viver?
Há um imperativo neste texto que precisamos observar.
Permeneca - Essa palavra significa “ficar num lugar”, “continuar”, “suportar”, “permanecer em vigor”.
Porque permanecer, será que tem pessoas que não permanecem, será que tem como ser seguidor de Jesus e não seguir a Bíblia?
Porque o discípulo deve permanecer em um relacionamento constante e crescente com a Bíblia?

1.Permaneca, porque a Bíblia é apreensível para crer; v.14

2 Timothy 3:14 NAA
Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu
Um dos primeiros aspectos da escritura é que ela é apreensível. Ou seja, nós podemos compreender a Bíblia.
Deus não apenas deu esse livro para que a religião cristã tenha um livro texto, mas porque Deus deseja se revelar a nós, e que possamos apreender de Deus.
É verdade que Deus é insondável, é verdade que Deus tem decretos que ele não nos quis revelar, mas ele se deu a conhecer pela Bíblia.
Timóteo, só se tornou um discípulo, porque antes foi ensinado nas escrituras.
Nos podemos saber como ele aprendeu.
2 Timothy 1:5 NAA
Lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habita também em você.
Em resumo, aprendemos que existem ambientes onde a palavra deve ser ensinada, para que então possamos apreender.
Na casa, Timóteo foi instruído por sua mãe e avó em sua casa, desde crianca, logo, há aqui uma recomendacão a nós, ensinemos aos nossos filhos desde a tenra idade o evangelho.
Deuteronomy 6:4–9 NAA
— Escute, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas.
Depois, Timóteo aprendeu do próprio Paulo
2 Timothy 3:10 NAA
Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,
A igreja é o outro ambiente que Deus estabeleceu para que ele seja conhecido, que sua verdade seja pregada, ensinada, exposta, a fim de que pessoas apreendam.
É claro, que Timóteo só pode de fato apreender o que sua família e seu pastor ensinaram, porque o Espírito Santo lhe abriu o coracao para compreender a Bíblia.
Os reformadores, defendiam a perspicuidade das escrituras, ou seja, é outra maneira de dizer que qualquer pessoa pode ler a Bíblia e apreender seu ensino, pois o autor, o Espírito Santo, ilumina nosso entendimento para compreende-la.
Por isso ele pode crer firmemente, e Deus espera que ao nos dar a escritura, tenhamos fé semelhante a de Timóteo, e possamos permanecer firmes em nosso confissão de que a Bíblia é a palavra de Deus.
Mas, porque devemos permanecer na Bíblia?

2.Permaneca, porque a Bíblia te torna sábio para a salvacão; v.15

2 Timothy 3:15 NAA
e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.
Podemos nos perguntar, mas porque Deus escreveu um livro, o que ele quer que conhecamos?
O versículo 15 deixa nos trás à tona duas verdades:
Que o Deus que deu as escrituras é um Deus santo, pois Paulo diz que a qualidade da escritura que Timóteo aprendeu, são letras sagradas, ou seja, o Deus que falou em nossa língua, é um Deus Santo.
Mas principalmente, a Bíblia é a narrativa do Deus que está salvando um povo por meio da obra perfeita e infalível de seu amado filho, Jesus Cristo.
A Bíblia deixa claro que esse Deus Santo, criou todas as coisas, fez homem e mulher, os colocou em sua presenca, mas ambos pecaram, e com o pecado veio a condenacão e morte.
Legando a humidade toda a morte espiritual e a grande inimizade contra Deus.
Com isso, a raca humana caminha a passos largos a perdicão, mas Deus ao se revelar em sua palavra, aponta o caminho para a reconciliacão do homem pecador com o Deus santo.
Ele nos da a Bíblia, escrita dentre um período de 1600 anos, com mais de 40 autores, mas como uma história única, de como Deus decidiu em sua soberana graca, salvar por meio de seu filho os homens em seus pecados.
A expressão "podem" é o termo grego "dynamai", de onde vem a palavra poder.
Ou seja, esta palavra, que podemos compreender, é também poderosa para nossa Salvacão.
Paulo disse:
Romans 1:16 NAA
Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
Irmãos, preste atencão, a sabedoria do mundo pode te fazer bem sucedido, cheio de prestígio, mas não pode te fazer sábio para a salvacão.
1 Corinthians 1:21 NAA
Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, Deus achou por bem salvar os que creem por meio da loucura da pregação.
Porém a Bíblia, não apenas te faz sábio para este mundo, mas te torna sábio para a salvacão, para fazer parte do reino de Deus, pois ela nos leva a Jesus Cristo.
Romans 10:17 NAA
E, assim, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Cristo.
A Bíblia nos desperta a fé, a bíblia nos apresenta o mais maravilhoso, grandioso, perfeito, imcompavável salvador, nosso bendito Senhor Jesus Cristo.
Mas, porque devemos permanecer na Bíblia?

3.Permaneca, porque a Bíblia é inspirada por Deus; v.16a

2 Timothy 3:16 NAA
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
O que significa dizer que a palavra de Deus é inpirada?
Significa dizer que a origem e o conteúdo da Bíblia vem do próprio Deus, e por inspirada, Paulo quer dizer que Deus soprou diretamente dos seus pulmões estas poderosas verdades aos homens.
Os autores humanos foram guiados poderosamente pelo Espírito Santo.
2 Peter 1:21 NAA
porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
Como resultado, o que eles escreveram não só está isento de erro, mas é de valor supremo para o homem.
É tudo o que Deus quis que fosse. Constitui a infalível regra de fé e prática para a humanidade.
Mesmo que os homens distorcam a Bíblia, mesmo que muitos se levantam contra ela, mesmo que alguns pastores modernos digam que ela precisa ser atualizada.
A Bíblia continua sendo a palavra inspirada, poderosa, infalível, inerrante, eterna Palavra de Deus.
Por isso que em nosso documento de declaracão confessional declaramos no segundo artigo.
Revelação: Deus graciosamente revelou a sua existência e poder na ordem criada, e tem se revelado de maneira suprema aos seres humanos caídos na pessoa de seu Filho, o verbo encarnado. Além do mais, este Deus é um Deus que fala, que por seu Espírito graciosamente se revelou em palavras humanas: cremos que Deus inspirou as palavras preservadas nas Escrituras, os sessenta e seis livros do Antigo e do Novo Testamento, os quais documentam e são também meio de sua obra salvadora no mundo. Estes escritos somente constituem a Palavra de Deus verbalmente inspirada, a qual, nos escritos originais, possui autoridade suprema e está isenta de erro e é também completa na revelação de sua vontade para a salvação, suficiente para tudo o que Deus requer que creiamos e façamos e final em sua autoridade sobre todo o domínio do conhecimento que exprime. Confessamos que tanto nossa finitude quanto nossa pecaminosidade impedem a possibilidade de conhecer exaustivamente a verdade de Deus, mas afirmamos que, iluminados pelo Espírito de Deus, podemos conhecer verdadeiramente a verdade revelada de Deus. A Bíblia deve ser crida, como a instrução de Deus, em tudo o que ela ensina; obedecida, como mandamentos de Deus, em tudo o que requer; e confiada, como penhor de Deus, em tudo o que promete. À medida que o povo de Deus ouve, crê e obedece à Palavra, ele é equipado como discípulos de Cristo e testemunhas ao evangelho.
Permaneca firme na Bíblia, pois nela Deus se faz conhecido e compreendido, poderosamente te salva, ela te permite ouvir Deus falando a você.
Mas, porque devemos permanecer na Bíblia?

4.Permaneca, porque a Bíblia é útil para a vida; v.16b

Muitos atacam a Bíblia por ser um texto antigo, demodê, e que seu lugar é na biblioteca como documento meramente histórico.
Mas a inspiracão da Bíblia tem um próposito, já vimos que podemos apreender, sermos salvos, ouvir a Deus por meio da Bíblia, mas ela é também útil para o viver.
Paulo disse:
Philippians 1:27 NAA
Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo até aí para vê-los ou estando ausente, eu ouça a respeito de vocês que estão firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé do evangelho;
O Evangelho, a Bíblia tem seu valor, ela tem umautilidade, devemos usá-la.
a) ensino;
Quando Jesus chama os discípulos e neles estabelece a igreja, ele diz:
Matthew 28:19–20 NAA
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
A Bíblia é útil para ensinar a igreja o que Deus requer de nós, a Bíblia deve ser usada por você que é discípulo de Jesus como um manual de vida.
Se Deus é seu salvador e Senhor, e ele te chama andar como sua testemunha, você precisa viver apartir da Bíblia.
Ela é útil para te ajudar a abandonar a mentira, a deixar o pecado, a usar seu dinheiro, a educar os filhos, a ter uma namoro santo, ela te ensina e educa para viver a vida em todas as áreas, para a glória de Deus.
Deixa de consultar seu coracão, os coachs, as pessoas que não temem a Deus, faca da Bíblia seu norte, pois ela é lampada para os pés e luz para o caminho.
b) repreensão;
A bíblia ela também é como uma placa de pare, pois ela está ai para nos fazer fortes e constantes advertências.
O tempo todo a escritura nos adverter a nos convertermos, a abandonarmos o pecado, o orgulho, os ídolos do coracão.
c) correcão;
Mas ela não apenas aponta o erro, mas ela corrige o erro, ela mostra o caminho de mudanca.
Ephesians 4:25–29 NAA
Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo. Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês, nem deem lugar ao diabo. Aquele que roubava não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o necessitado. Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
d) educacão na justica;
Na última semana aprendemos que Deus escreveria sua lei em nossos coracões, o seu Espírito habitaria em nós e nos conduziria a verdade.
Ser educado na justica é ter nossa mente e coracão treinados para andar em obediência ao Senhor.
É uma vida exposta ao discipulado, onde nossa vida é colocada frente a santa, justa e bendita palavra e somos chamados a mudanca, ao abandono de tudo que não agrada a Deus.
Mas devemos ainda permanecer na escritura.

5.Permaneca, porque a Bíblia aperfeicoa você; v.17

2 Timothy 3:17 NAA
a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Deus está salvado um povo que ele está trabalhando constantemente para faze-lo parecido com seu Filho, Jesus Cristo.
O trabalho de Deus por meio da Bíblia é nos equipar para sermos seus discípulos, para sermos homens e mulheres de Deus.
Mas não só isso, a Bíblia nos leva a servir, a usar nossas habilidades e dons para a missão de Deus por meio da vida de cada discípulo engajado na igreja local e no mundo.
Ephesians 2:10 NAA
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Titus 2:14 NAA
Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras.
O Senhor espera nos econtrar firmados na Bíblia, como povo da palavra, como igreja que não se envergonha do Evangelho, como povo que vive e prega a Bíblia.
Frente aos desafios desse tempo, onde temos informacões em um clique, onde temos coaches para todas as áreas da vida.
Permaneca na Bíblia, ela é fonte infalível de verdade poderosa e transformadora.
A Bíblia revela Jesus Cristo e te molda a ele, para que possas ser salvo, ....
Related Media
See more
Related Sermons
See more