A pregação na comunidade (2)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

1 - Introdução

Quero tomar como base com vocês o Texto de At 2.14“Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. ”
Estamos vivendo o tempo da páscoa. E daqui 50 dias comemoramos a festa de pentecostes, veja nós podemos dizer que o grande fruto da pascoa é pentecostes, o grande fruto de pentecostes é a comunidade mais o que gera a comunidade?

2 - Desenvolvimento

Grande Fruto que gera a comunidade é o anuncio da palavra, e isso nos encontramos na sagrada escritura no texto que lemos de atos dos apóstolos, então podemos afirmar que o grande fruto de pentecoste não é a comunidade mais a comunidade já constituída nos discípulos o entendimento do que é ser pescadores de homens ou seja pregadores.
Porque?
Ele já disse isso em Mc 16.15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. ”
Jesus já dizia aos discípulos qual era a missão da comunidade, isso em vários momentos do discipulado, os enviou a pregar.
E antes de subir aos céus da a eles uma ordem At 1 4-8 “E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito… mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalémcomo em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. ”
Aqui jesus define de uma vez por todas que a missão da igreja dizendo que:
1. O Espirito é dado a promessa feita e cumprida
2. junto com essa graça vem o poder, veja ele não fala aqui que poder é esse, fala? Não fala, e podemos ver no texto que o poder que recebemos é do Espirito dado. Mas qual o poder do Espirito? Na criação ele tem o poder de colocar em ordem o caos da criação.
Veja Deus é o criador e ele cria pela palavra que é jesus e essa criação nova precisa de formas e o Espirito e quem dá esta forma. Mas onde vejo isso Wilson, a ação de Jesus e o Espirito e de forma conjunta na criação a fala, ou seja, a palavra e produzida por ar sopros e sem perceber quando falamos precisamos do ar para produzir palavras, veja se faltar a no ar falta-nos palavras. Sem essas duas coisas não há comunicação de nada. Ai o caos.
Veja o que o Padre da Igreja diz:
São Basílio “Na criação dos seres a causa primeira de tudo o que existe é o Pai, a causa instrumental o Filho, a causa aperfeiçoadora é o Espírito. É pela vontade do Pai que os espíritos criados subsistem; é pela força operativa do Filho que são conduzidos ao ser e pela presença do Espírito que chegam à perfeição. Se tentas tirar o Espírito da criação, todas as coisas se misturarão e a vida delas aparece sem lei, sem ordem, sem qualquer determinação”
Santo Ambrósio referindo-se aos primeiros dois versos do Gênesis (“a terra estava deserta e sem forma e as trevas cobriam o abismo”) ele observa: “Quando o Espírito começou a pairar sobre isso, o criado não tinha ainda nenhuma beleza. Em vez disso, quando a criação recebeu a operação do Espírito, obteve todo este esplendor de beleza que a fez brilhar como ‘mundo’ ”
Em outras palavras, o Espírito Santo é aquele que faz o criado passar do caos para o cosmos, que faz dele algo belo, ordenado, limpo: um “mundo” (mundos) precisamente, de acordo com o significado original desta palavra e da palavra grega cosmos. Agora nós sabemos que a ação criadora de Deus não se limita ao instante inicial, como se acreditava na visão deísta ou mecanicista do universo. Deus não “foi” uma vez, mas sempre “é” criador. Isso significa que Espírito Santo é aquele que faz passar o universo, a Igreja e cada pessoa, do caos ao cosmos, ou seja: da desordem à ordem, da confusão à harmonia, da deformidade à beleza, do velho ao novo. Não, é claro, mecanicamente e abruptamente, mas no sentido de que está trabalhando nela e guia a sua evolução para uma finalidade. Ele é aquele que sempre “cria e renova a face da terra” Sal 140.
Então o qual é o poder do Espirito que recebemos?
Pelo anuncio testemunhal dar beleza a nova criação feita por Deus pelo Mistério da Palavra.
Então chegamos a um ponto fundamental, toda essa nova criação acontece dentro da Igreja (comunidade)
Como está sua comunidade? CAOS OU COSMO
Então a igreja se encontra muitas vezes porque não entendemos esse PODER recebido pelo BES, que as vezes confundimos com CARISMAS, Jesus chama os carismas na sagrada escritura não de poder, mas de SINAIS e diz mais ele diz que os SINAIS acompanham a palavra MC 16.15-20 “15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. 17 Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados. 19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. 20 E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam. ”
Não são os carismas que transforma o CAOS em COSMOS, os sinais confirmam a pregação, o PODER referido em At 1.8 e este poder que vem com o espirito e é fundamental para ser testemunha.

3 - Conclusão

Então
Carismas são Sinais que acompanham a palavra
PODER vem junto com Espirito dado que tem a força de dar Ordem (beleza) a nova Criação Feita por Deus por meio da Palavra (jesus). Para que? Para que a pessoa possa dar continuidade com o primeiro Fruto de PENTECOSTES, a ser então Perseverantes na Doutrina, Fração do Pão, Comunhão Fraterna, e na Oração.
E aí? Como tem sido a sua pregação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more