A fé e as promessas.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
2023.07.02 D A Fé e as promessas
2Co 1.20-22
1. A importância de ouvir sobre o que Deus é, e o como as promessas nos atingem, fortalecem, encorajam para perseverança e avançarmos com o evangelho.
2. Não gostamos do termo promessa. Ficou muito desgastado - a igreja católica criou um sistema diferente – achando que as pessoas precisam fazer penitências. Por isso, vemos pessoas andando centenas de Km, ou subindo escadas de joelhos. Pagando promessa. Ou por terem recebido, ou por esperar receber alguma benção.
‌3. Por isso, esse termo criou certo ranço entre os protestantes, que sabem que isso 4. (Fp 2.13É Deus quem opera em vós tanto o querer como o realizar). Portanto, toda boa iniciativa em nós tem origem em Deus. Soberania.
I – A nova
I.a) A nova aliança é uma promessa de Deus. Estava decretada desde a eternidade. Deus de antemão preparou toda a história da criação, a queda e a restauração. E só os salvos têm um privilégio que está acima do privilégio dos anjos - experimentarem da graça da nova aliança. E na nova aliança temos tantas promessas, que não conseguimos contar.
I.b) Preste atenção! Quando dizemos que até a queda do homem foi um decreto divino, não queremos dizer que Deus é injusto. Mas, se não conhecêssemos a desgraça humana, nunca daríamos valor a graça. É por viver a miséria humana, que levantamos nossas mãos, nossas orações e nosso sincero louvor. E lhe rendemos louvor.
I.c) A nova aliança anunciada pelos profetas, que foram a boca de Deus, foi executada por Jesus. Portanto, é NELE que estão contidas todas as promessas. Ele no-la revelou por meio do Espírito Santo.
I.d) A Palavra de Deus ensina promessas de bençãos pela obediência. E promessas de maldições que refreiam a desobediência. Mas esses mandamentos foram dados por Deus – o objetivo deles era para a Deus. E as promessas são as ações de misericórdias. Elas são um depósito de bençãos. Um tesouro da boa vontade do Pai.
II – Promessas se cumprem (20).
II.a) Tantas tem nele o sim, e por ele o amém - As promessas de Deus são a nossa esperança. Podemos crer por aquilo que já fez. Nr 23.19 - Balaque compra Balaão para amaldiçoar Israel, mas como amaldiçoar, se a promessa de benção estava sobre o povo escolhido? A boca de Balaão ficou impossibilitada de proferir maldição. E ele teve que dizer - Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Por acaso, tendo ele dito, não fará? Ou havendo falado, não se cumprirá?
II.b) Agora, em Hb 11.11 - Tudo aquilo que se crê sem promessa não passa de suposição.
II.c) Davi se animou a orar por uma causa (2Sm 7.27) - porque Deus havia lhe revelado, e o orientou na oração. (Lc 1.38 - “ Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra.” . A base reguladora das nossas orações estão nas promessas - elas recaem sobre o que Deus já fez e ainda fará. O fato é que sem as promessas de Deus não
III.a) As promessas pela obediência à Lei nunca puderam ser cumpridas fielmente. Por isso, o AT pré anunciava o evangelho de Deus executado em Jesus.
III.b) Agora, por meio da fé em Jesus Cristo confirmamos a lei de Deus (Rm 3.31- Não anulamos a Lei, mas confirmamos). E é dessa forma que nos tornamos herdeiros das promessas, feitas em Abraão (Gl 3.14,29).
III.c) Como nos apropriamos dos tesouros das promessas? A condição é pela fé que gera arrependimento (Jo 3.36 “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.”
III.d) Se manter rebelde é prova da falta da fé verdadeira. E nosso egoísmo é a barreira que impede de enxergarmos as promessas.
III.e) Falamos que a oração é orientada por promessas. E Jesus nos mostrou como orar. O pai nosso é o modelo perfeito de uma oração de quem tem um pai Santo, e que dá o melhor para seus filhos - o amor Santo. A oração perfeita não é a que tem uma retórica bonita, mas é aquela do publicano - tem misericórdia de mim, porque sou pecador!
III.f) A maior promessa que temos é esta -Estarei contigo até a consumação dos séculos. Isso se restringe a esta vida. Mas veja o que ele diz aos discípulos em Jo 14.1-3. Vida longa aqui na terra, prazeres da terra, são lixo, quando O Espírito Santo faz você enxergar o que é prometido aos FILHOS de DEUS.
IV - Como nos apropriamos das promessas?
IV.a) O filho que era contumaz rebelde aos pais (que se recusa), Deus ordenou que fosse morto. As promessas têm dupla realidade – Benção e Maldição.
IV.b) Vamos de novo para Jesus (Jo 3.36 - quem se mantém rebelde não verá a vida,
IV.c) Não nos apropriamos das promessas de Bem aventuranças por vontade própria - apenas repetindo, e pensando nelas. Existe CONDIÇÕES que Deus estabeleceu para isso.
IV.d) Porque Jesus foi exaltado? Veja FP 2.5-8 - se humilhou, se esvaziou, se fez servo, obedeceu, e sofreu. Veja as bem aventuranças! Mt 5 - De quem é o Reino dos céus? COMEÇA quando nos tornamos humildes - a partir daí precisa aparecer o ARREPENDIMENTO, O AMOR, A SUJEIÇÃO, O PERDÃO, A BONDADE, A FIDELIDADE, A
V – Concluindo (21b-22)
v.a) Nos ungiu e nos selou. Escolheu e garantiu. Vocação, mas também assegurou com a presença do Espírito Santo – Jesus e Deus.
v.b) (EF 4.30 – É a presença de Deus no Espírito que te leva para ter vida eterna.
V.c) ESCOLHA – Aflições servem de quebrantamento e crescimento e coragem. Testemunho da família de um dos líderes da maior igreja da Suécia...contada por Paschoal Peragine.
Related Media
See more
Related Sermons
See more