Conforto e confiança na perseguição - Salmo 56
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 17 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
A epigrafe do Salmo traz 3 informações interessantes:
A melodia “A pomba nos terebintos (carvalhos) distantes”
A autoria de Davi.
O contexto histórico: Quando os filisteus o prenderam em Gate Cf. 1Sm 21:10–15; Sl 34 (título). Quanto à posterior estadia de Davi entre os filisteus, cf. 1Sm 27; 29.
Foi humilhante para Davi ter de buscar refúgio de seus próprios compatriotas entre os filisteus na cidade de Gate (1Sm 21:10–15; 27:4; 29:2–11), mas a hostilidade feroz do rei Saul o obrigou a fazê-lo, ou pelos menos foi assim que Davi encarou a situação.
Neste Salmo Davi mistura queixa com oração, e ameniza a angústia de seu espírito, meditando sobre a misericórdia de Deus. Ele ora para que possa experimentar o divino auxílio sob as perseguições as quais lhe foram impostas por Saul e seus demais inimigos; e expressa sua esperança de êxito.
Ele faz em dois ciclos de lamento e fé, finalizando com uma oração de gratidão.
I. O primeiro ciclo de lamento/fé (v.1-4)
I. O primeiro ciclo de lamento/fé (v.1-4)
1. Declara as ameaças pedindo misericórdia (v.1-2): Ele inicia pedindo misericórdia, pois está receoso das ameças e opressão contra sua vida
2. Fala dos seus sentimentos Ele está com medo — V.3a
3. Declara sua confiança~em Deus — V.3b-4. Termina expreesando o contraste entre Deus e o homem. Um mortal: Lit. a carne, termo que enfatiza a debilidade dos seres humanos, em contraste com o poder de
II. O segundo ciclo de lamento/fé (v.5-11)
II. O segundo ciclo de lamento/fé (v.5-11)
1. Declara as ameaças pedindo castigo para os inimigos (v.5-7). Os inimigos interpretam mal suas palavras, tem pensamentos de fazer o mal contra ele, fazem emboscadas para o matar! Uma rotina perturbadora ao extremo.
Ele finaliza no v.7 pedido que Deus castigue os inimigos pelas suas más obras.
2. Fala dos seu sentimentos — v.8. Ele está angustiado, por isso chora.
3. Declara sua confiança — v.9-11. Ele sabe que Deus é por ele; Louva a Palavra de Deus; Mais uma vez não teme os homens.
III. A oração de gratidão (v.12-13)
III. A oração de gratidão (v.12-13)
Ele cumpre seus votos em gratidão pela petição alcançada: Deus o livrou da morte, Deus deu a ele a salvaçao dos que o perseguiam.
Agora o seu desejo é andar na presença de Deus, pois ele é a luz da sua vida.
Cristo tambem é a nossa salvaçào, ele é luz do mundo — João 8.12