BREVIDADE DA VIDA X VIDA ETERNA.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

1Jo 5.10-13 “Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho. E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.”
Objetivo: Firmar a fé na doutrina cristã da vida eterna.
1Jo 2.25 “E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.”
Introdução:
Em nossos dias há uma preocupação constante com a longevidade (Isto é um paradoxo, pois ao mesmo tempo em que almejam viver muitos anos, a maioria não quer ficar velhos).
Tratamentos, cuidados, exercícios, alimentação especial, busca da fórmula milagrosa, tudo vale para esticar a juventude.
Mt 6.27 “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”
Parece-me que alguns chegam a gastar a vida apenas preocupando-se em viver mais.
Já 😄 pensou mudar a placa da igreja? Para fonte da juventude?
Este cuidado pode ser bom ou não, ACREDITO QUE TUDO depende da motivação que leva a querer viver mais.
Mas, seja como for, está claro que a maioria das pessoas quer viver bastante.
CONTUDO, Todos os marcadores humanos de tempo - segundos, minutos e horas - concordam em relação a brevidade da vida, que nossas vidas são limitadas em duração e valor.
Sl 144.4 “O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira.”
A expressão "a vida é como um sopro" expressa a brevidade e fragilidade da vida. O sopro não é contínuo: tem uma duração, uma força inicial que diminui gradualmente... assim como a vida.
Todos nós temos um tempo limitado neste mundo. Nossos corpos envelhecem e um dia acabamos por morrer. Não existe forma da escapar da morte (Romanos 3:23 ; Romanos 6:23 “Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
O mundo todo está debaixo da maldição do pecado, que leva à morte.
Para estes que gostam de vida a Bíblia tem uma notícia excelente. Ela mostra que existe algo bem melhor do que os melhores anos que podemos passar aqui na terra.
Ela fala em vida eterna!
Explicar o que é vida eterna:
O apóstolo João é o autor que mais usou esta expressão “vida eterna” em toda a Bíblia.
Das quarenta e cinco vezes que “vida eterna” aparece na Bíblia, somente duas estão no Antigo Testamento (Deuteronômio 32.40 e Daniel 12.2) e das quarenta e três vezes que é citada no Novo Testamento, vinte e três estão no evangelho de João.
A linguagem do APOSTOLO JOÃO é considerada mais espiritualizada, visto que procura dar respostas ao gnosticismo, uma filosofia mística que negava a ressurreição corpórea de Jesus.
DITO ISTO PRECISAMOS ESCLARECER MAIS UMA PALTA:
a) Não é apenas uma vida que não acaba mais (uma existência que não tem fim pode ser um castigo insuportável – neste sentido o inferno também é vida eterna);
b) Ela é uma vida de qualidade perfeita que não acaba mais (isto sim vale a pena!);
c) Ela é o que de mais precioso um ser humano pode obter, por isso é um assunto que deve ser do interesse geral. João, neste texto, não está apresentando um relato minucioso do que seja a vida eterna, mas ele acaba nos mostrando alguns pontos básicos a respeito dela, que todos os seres humanos precisam saber.
1. A vida eterna é dada por Deus:
1.1. O primeiro ponto que percebemos no texto é que a vida eterna é dada por Deus (Ler o v. 11a).
1.2. João está escrevendo para cristãos e está dizendo que Deus deu a vida eterna para nós.
1.3. Passados tantos anos, desde que ele escreveu estas palavras, é impressionante perceber que ainda em nossos dias pessoas que se acham cristãs pensam que é preciso, de alguma forma, comprar a vida eterna.
1.4. Alguns parecem pensar: Afinal ela é o máximo, deve custar caro, tenho que fazer algo grandioso para consegui-la. Tenho que pagar o preço!
Citar tentativas de pagar o preço:
a) Sacrifícios.
b) Boas obras.
c) Voto de pobreza; Martírio...
Ilustração: Citar, por exemplo, que no meio muçulmano são muitos os que têm morrido ao atuarem como homens bombas praticando atentados suicidas contra Israel, na busca de comprar a vida eterna com este ato.
Esse ensino, desde a infância, faz crer às crianças [meninos], que ao se auto-explodirem, para matar os hereges [judeus e cristãos], eles, herois da jihad [guerra santa], ganham o “paraíso”, onde terão umas setenta virgens à sua disposição. Qualquer jovem-bomba se prepara para isso a vida toda, pois crê que em assim procedendo alcançará a condição de mártir, e salvo será, indo para o Paraíso com todas as “benesses” a ele devidas e reservadas.
1.5. Não, não é preciso pagar porque já foi pago (Se for preciso explique como).
1.6. Quem recebe presente não paga por ele, pois já foi pago (Jesus pagou e nos comprou a vida eterna).
1.7. A Bíblia é clara ao dizer que Deus nos deu a vida eterna e ainda que alguns procurem pagá-la isto não é possível por dois motivos:
a) Porque já foi paga.
b) Porque é tão cara que ninguém poderia pagar.
1.8. Estejamos atentos, pessoas ao nosso lado querem a vida eterna, mas pensam que devem pagar por ela!
2. A vida eterna está em Jesus:
João, neste texto, também afirma que a vida eterna está em Jesus (v.11b).
(Isto está de acordo com os ensinos do próprio Jesus.
Veja o que o Mestre afirma sobre si mesmo: João 11:25,26 e 14:6).
⛔ Não adianta buscar em outras fontes, a vida eterna está em Jesus.
Não há fonte da juventude, não há poção milagrosa, não há outro a que se possa recorrer, não há outro caminho que não seja O SENHOR JESUS!
2.1. Quem tem Jesus tem a vida eterna!
🚫 Não adianta você buscar o maior cirurgião do mundo…
2.1.1. Depois de afirmar que a vida está em Jesus João dá a consequência lógica disto (Ler o v. 12a).
2.1.2. Sim, quem tem Jesus tem a vida! (Não é que terá, ou talvez venha a ter. Este tem a vida!).
2.1.3. Os cristãos verdadeiros, muitas vezes, são chamados de presunçosos por afirmarem que possuem a vida eterna, por isso é bom destacar:
É a Bíblia que afirma isto! (Quem tem Jesus tem a vida).
2.1.4. Se você tem Jesus. Se apropriou dele pela fé.
Ele faz parte da sua vida (Pode se alegrar ao extremo, pois você é alguém que já está gozando a vida eterna).
2.1.5. Se você não tem Jesus, não deixe o tempo passar, receba-O pela fé, arrependa-se de seus pecados e peça, urgente, para que ele venha a fazer parte de sua vida. (Então aproprie-se destas verdades:
Você é um salvo pela graça.
Você tem a vida eterna, pois Deus, por meio de Jesus, foi quem lhe deu estes privilégios).
2.2. Quem não tem Jesus não tem a vida eterna:
2.2.1. Mas, nesta passagem, da mesma forma que João afirma: quem tem Jesus tem a vida eterna, afirma também: quem não tem Jesus não tem a vida eterna! Ou seja, está perdido.
2.2.2. Isto deve levar aqueles que já têm a vida assegura a se preocuparem com aqueles que ainda não têm.
2.2.3. Sabemos que estes estão correndo um grande pe- rigo. A vida normal é curta e pode ser abreviada.
2.2.4. Findando-se a vida terrestre não existe mais possibi- lidade de mudanças na situação. Quem tem, tem, quem não tem, não tem nem nunca terá a vida eterna!
2.2.5. A oportunidade para que alguém venha a ter Jesus fazendo parte de sua vida é agora e, consequentemente, a vida eterna também.
2.2.6. A Bíblia é clara ao mostrar que se morre uma vez só e que depois disto devemos enfrentar o juízo.
Conclusão:
HÁ UMA PREOCUPAÇÃO GIGANTESCA DAS PESSOAS COM ESSA VIDA.
A vida humana é frágil e vulnerável, mas tem um propósito. Dependemos do Senhor e do seu amor para viver como Ele deseja. Pela sua bondade e providência vivemos pela fé, enquanto desfrutamos a vida, pois tudo passa brevemente como uma fumaça, neblina ou vapor.
Bom, João não escreveu estas palavras para atemorizar ninguém, nem para apertar os salvos, pelo contrário, escreveu para confortar.
Alguns estavam inseguros e então ele escreveu dizendo o seu propósito. Vejam o que diz no v.13.
Ele escreveu para que os cristãos soubessem, no meio das dificuldades, que são possuidores da vida eterna.
Estamos aqui só de passagem.
Logo logo estaremos indo embora. Ainda que passemos por sofrimentos, dores, angústias, desilusões, perseguições, é confortador saber que nos aguarda a vida eterna, a vida ideal!
2Tm 1.10 “sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho.”
Jesus oferece a vida eterna de graça a todos que crêem nele (João 6:40 “Porque a vontade de meu Pai é que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.”
Crer em Jesus significa rejeitar a vida de pecado, pedir perdão a Deus, dedicando sua vida a Ele, e acreditar que Jesus perdoou seus pecados.
Quando isso acontece, Jesus lhe dá uma vida nova, indestrutível! O Espírito Santo passa a morar dentro de seu coração, lhe dando a garantia da vida eterna.
A vida eterna é dada por Deus e está em Jesus!
Related Media
See more
Related Sermons
See more