(At 23:1-10) Paulo diante do Sinédrio
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
1 >>
Consciência limpa. consciência é uma das palavras prediletas de Paulo, e ele a emprega duas vezes no livro de Atos (Atos 23.1 “Fitando Paulo os olhos no Sinédrio, disse: Varões, irmãos, tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência até ao dia de hoje.” Atos 24.16 “Por isso, também me esforço por ter sempre consciência pura diante de Deus e dos homens.”) e 21 vezes em suas epístolas (2Co 1.12 “Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com santidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria humana, mas, na graça divina, temos vivido no mundo e mais especialmente para convosco.” ; 1Tm 3.9 “conservando o mistério da fé com a consciência limpa.”)
1Pe 3.16 “fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,” 1Pe 3:21 “a qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo;”).
Se um indivíduo persiste em pecar contra a consciência, pode desenvolver a chamada “má consciência” ou “consciência cauterizada”
Hb 10.22 “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.”
1Tm 4.2 “pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,”
“Quando Lutero recebeu ordem para renunciar a suas convicções na Dieta de Worms, ele não o poderia fazer. Dirigiu-se ao Imperador Carlos e à delegação de Roma e disse, ‘A menos que eu esteja convencido pela Sagrada Escritura ou por razão evidente, não posso retratar-me. Pois minha consciência é mantida cativa pela Palavra de Deus, e agir contra a consciência não é certo nem seguro’.”
Somos como as pessoas que Jeremias descreveu que tinham a testa de uma prostituta que perdera a sua capacidade de ruborizar-se.
2-3 >>
lhe batessem na boca. O Sumo Sacerdote Anania era um homem perverso e corrupto. Ele tinha a consciência cauterizada.
Parede branqueada. (Mt 23.27 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!”
4-5 >>
Sumo Sacerdote de Deus. Muitos são associados a Deus, mas no último dia ouvirão Mt 7.22-23 “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.”
“Não fale mal...”. Êx 22.28 “Contra Deus não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do teu povo.”
6 >>
da esperança da ressurreição. Paulo divide o pública com o tema da Ressurreição.
Existem aqueles que estão perdidos por negarem abertamente a fé, como os Saduceus. Existem aqueles que estão perdidos apesar de professarem a fé correta, como os Fariseus.
7-9 >>
e o Sinédrio se dividiu. No fundo, aqueles que se voltam contra o Senhor, estão divididos. Não há amor real, não unidade real. Para que isso se manifeste, basta tocar em seu orgulho.
Não achamos… Os fariseus imediatamente absolveram Paulo, mas na verdade seu objetivo era se absolver. Tudo que o homem faz é uma tentativa se auto absolvição, estamos todos tendo se salvar, se libertar da culpa. Só Jesus pode fazer isso!
10 >>
Paulo fosse despedaçado. No final, nao importa, o Evangelho sempre será o alvo. Apesar da inimizade entre os partidos, Paulo era o alvo de todos, o Evangelho era o alvo de todos.
APLICAÇÃO
Preservamos nossa consciência examinando sempre o nosso coração, e submentendo nossa consciência à Palavra de Deus.
A hipocrisia é o uso de duas máscaras. Devemos fugir de sermos chamados de sacerdotes de Deus e agirmos contra a lei.
A Ressurreição é a nossa única esperança. Mas devemos viver de acordo com essa esperança, e não como os fariseus. A esperança da ressurreição deve moldar o nosso presente 1Jo 3:2-3 “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.”