As ações da Trindade na vida da Igreja
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsA Trindade Eterno trabalhando em favor de seu povo com a finalidade de fazer-lo habitação do Altíssimo.
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, hoje gostaria de direcionar nossa atenção para as profundas verdades encontradas em Efésios 3:14-21. Neste trecho inspirador, o apóstolo Paulo nos revela as ações poderosas da Trindade eterna na vida da igreja. À medida que mergulhamos nesses versículos, somos levados a contemplar a maravilha e o privilégio de sermos participantes desse relacionamento íntimo com o Deus triúno. Permitam-me compartilhar com vocês:
Ilustração:
Imagine-se em uma vasta orquestra sinfônica, onde cada instrumento possui sua própria melodia única, mas todos estão unidos sob a regência do maestro. Da mesma forma, a igreja é um conjunto de pessoas, com dons e chamados diversos, mas todos direcionados pela ação coordenada da Trindade eterna.
NARRATIVA
NARRATIVA
Esse pertence a uma grande sessão que vai do 2.11 - 3.21. Um grande assunto que perpassa por muitos argumentos paulino, e é natural isso quando vamos ler os escritos do apóstolo Paulo. Veja, Paulo demonstra a majestosa e massiva teologia da econômia da Trindade, isto é as funções que cada Pessoa do trio divino desempenha na salvação do homem.
No cap. 01, percebemos a ação do Pai em escolher, do Filho em redimir e do Espírito aplicar os efeitos da redenção.
No cap. 2.1-10 vemos a incapacidade do homem em se redimir e misericórdia de Deus enfatizada.
E a partir do 2.11, Paulo mostra que a salvação não foi endereçada apenas aos judeus, mas também para os gentios. Como Cristo uniu em sua própria carne indo até a cruz, judeus e gentios. E como isso estava oculto no Antigo Testamento, e agora no Novo foi revelado através do ministério de Paulo o qual, ele mesmo diz no 3.1: “Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios,”.
Leia comigo o texto de 2:21-22: “no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.”
Estamos em processo de reconstrução: Sabemos que os nossos pecados fazem separação em nós e o nosso Deus. Sabemos que a Imagem de Deus em nós impressa está distorcida, portanto há um grande interesse da Trindade em nos tornar um santuário de habitação de sua Presença.
E como a Trindade Eterna faz isso?
Em primeiro lugar: O Espírito nos dá Força espiritual (v. 15-16)
A Igreja de Deus é fortalecida com poder. E essa Igreja não somos apenas nós, mas também crentes do passado e de todos os lugares. E de outras dimensões, observe o verso 14: tanto do céu como sobre a terra. Isto é, a família de Jesus não é limitada pelo tempo e espaço. Mesmo após a morte, o crente continua pertencendo ao rol de membros da Igreja do Senhor.
Perceba, que a Trindade está envolvida para nós sejamos equipados com poder. Paulo nessa sessão citou isso em sua oração, pois ele mesmo sabia que a única maneira de ficarmos de pé diante das lutas é sermos fortalecidos no Senhor e na força de seu poder” (Ef 6.10).
Em segundo lugar: Morada de Jesus (v. 17)
e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,
A segunda ação da Trindade é Cristo morar em nosso coração pela fé. E quando Cristo mora nos corações, é desenvolvido em nós um alicerce firme e inabalável. Uma base que é suficiente para compreender as medidas do Amor de Cristo. Veja Ef 3.18-19
a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
A morada de Cristo em nós pela fé aponta e progride para a morada final, a plenitude de Deus. Isto é, o propósito final, sermos “edificados para habitação de Deus no Espírito.” (2.22)
Agora veja na parte final da nossa passagem Ef 3.20-21
Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Paulo finaliza sua oração em exaltação da onipotência de Deus em fazer muito mais daquilo que pensamos ou pedimos, isto é, além de resolver o problema do pecado, será capaz de reunir todos os crentes seja do passado, do presente, dos que estão nos céus e na terra para habitar com eles naquele última dia.
Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO:
Paulo antes de mostrar qual o compartamento correto no cap. 04 em diante, mostrou que é importante entender o propósito da Trindade para o seu povo. Devemos nos alicerçar nessas finalidades. O fortalecimento que vem do Senhor, a morada de Cristo no nosso coração e o Templo final de Deus.
APLICAÇÃO:
APLICAÇÃO:
Querido jovem, você tem tudo para manter-se firme em uma comunhão com o povo de Deus. Não permita que os racicínios da faculdade ou de alguém confunda o verdadeiro sentido de vida, morar com Cristo.
Querido adolescente, continue buscando compreender qual é a medida do amor de Cristo e como isso faz sentido em todas as áreas da nossa vida.