TEMÁTICO: A FAMÍLIA DE JACÓ
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 23 viewsA QUESTÃO DA PREFERÊNCIA NA FAMÍLIA
Notes
Transcript
Introdução
Jacó vivia na terra de Canaã
Seus filhos pastoreavam os rebanhos e José estava com 16 anos . Canaã ficava ao sul de Belém e onde Abraão havia morado. Era um lugar especial para Jacó porque ali Abraão, seu avô, cultivou a sua comunhão com Deus. Ali seu avô Abraão recebeu a ordem do Senhor para sair e deixar toda a sua parentela e seguir para um lugar que Deus haveria de mostrar. Aqui Abraão ensina uma linda lição de fé no Senhor Deus.
José levava comida aos seus irmãos que estavam cuidando dos rebanhos do pai. Sempre trazia notícias dos seus irmãos a seu pai e eram sempre notícias negativas. Não há clareza sobre o que eles faziam, mais o seu pai Jacó não ficava feliz com as notícias que lhe chegavam. Ficamos a imaginar como deveria ser o relacionamento de José com os seus irmãos, uma vez que ele os entregava de bandeja a seu pai. A história de preferência aqui se repete na família, na casa de Isaque havia a prática não recomendável de ter filhos preferidos e, ali, já havia dado sérios problemas. Deus nos dá filhos para que sejam amados de forma igual, sem preferências!
1. A preferência de Jacó por José.
1.1. A família de Jacó enfrentava sérios problemas decorrentes da preferência que o pai demonstrava por José.
1.2. O erro da preferência por filhos vem da geração anterior e prossegue com Jacó e seus filhos.
1.3. Percebemos que este problema já havia acontecido na família de Isaque em que se registra a preferência dos pais por um ou outro filho e o desastre que poderá advir desse tipo de comportamento.
1.4. Havia o agravante da preferência de Jacó a José, o texto relata que ele amava mais a Jose do que a seus irmãos, porque era filho de Raquel sua esposa amada e porque era filho da sua velhice.
1.5. Jacó mandou fazer uma túnica talar colorida, de mangas compridas para José. Era um vestimento real, algo muito especial! Só pessoas especiais tinham uma veste daquele tipo. Ficou escancarada a preferência de Jacó por José. DEUS NOS DÁ FILHOS PARA QUE SEJAM AMADOS DE FORMA IGUAL!
2. A reação dos seus irmãos a esta preferência.
2.1. Os seus irmãos estavam com muito ódio de José por perceberem a preferência do seu pai por ele.
2.2. É importante perceber o estrago que uma relação deste tipo pode gerar na vida de toda a família.
2.3. Os irmãos de José começam a pensar em como se vingar dele. Eles decidiram matá-lo. (Verso 20)
2.4. Inicilmente aproveitaram quando ele foi encontrá-los a mando de seu pai e o jogaram no fundo de um poço para que ali morresse e contariam ao pai uma história mentirosa para justificar o desaparecimentodo garoto. Depois resolveram vendê-lo aos mercadores esmaelitas.
2.5. Jacó chorou por seu filho. (V 34) DEUS NOS DÁ FILHOS PARA QUE SEJAM AMADOS DE FORMA IGUAL
3. Os estragos causados à família por um relacionamento em que há preferência por um dos filhos.
3.1. Desenvolve o odio na família por conta da inveja que nasce no coração dos irmãos que vêem a preferência por um determinado filho
3.2. Pode gerar problemas de baixa auto estima naquele que se sente preterido
3.3. Pode gerar comportamentos inadequados de rebeldia para chamar a atenção dos pais
3.4. Fomenta a inimizade entre irmãos por causa da preferência dos pais. DEUS NOS DÁ FILHOS PARA QUE SEJAM AMADOS DE FORMA IGUAL
4. O ódio no coração dos irmãos de José aumenta por conta dos seus sonhos.
4.1. José despertava ainda mais o ódio dos seus irmãos por onta do seu comportamento de trazer as notícias dos mal feitos deles a seu pai e ainda por contar aos seus irmãos os sonhos que ele teve e que demonstravam que eles se dobrariam diante de José.
4.2. Temos de reconhecer que as próprias circunstâncias familiares não favoreciam a formação moral e espiritual desses rapazes.
4.3. Levado pelo engano de Labão, Jacó foi obrigado a casar-se com Lia, que ele não amava. Depois se casou com Raquel, a moça que ele amava. Ora, os filhos de Lia com Jacó foram vítimas de uma circunstância anormal.
4.4. É claro que o pai sempre cuidou bem dos filhos e a todos amava, cumprindo para com eles o dever de pai. Mas um homem com duas mulheres, com duas esposas, não leva uma vida normal, principalmente para os filhos. Eles sofreram as consequências dessa situação.
4.5. Naquela época os sonhos eram levados muito a sério. Quando José começa a sonhar e contar aos irmãos acerca dos seus sonhos, que indicavam que no futuro ele teria algum tipo de ascenção sobre eles, fomentou o ódio e inveja no coração dos seus irmãos, reforçando o sentimento que já existia por conta da preferência de seu pai. DEUS NOS DÁ FILHOS PARA QUE SEJAM AMADOS DE FORMA IGUAL!
5. Deus é soberano e tem propósitos mesmo em meio aos erros dos homens
5.1. José foi vendido pelos seus irmãos aos ismaelitas, estes o venderam a potifar
5.2. Potifar colocou Jose como mordomo de tudo o que possuia, Deus abençoou a sua casa por causa fidelidade de José.
5.3. Até mesmo na injustiça Deus tem propósito. José foi vítima da mulher de Potifar e foi preso injustamente. Poderia ter se rebelado contra Deus, mas escolheu ser fiel e integro mesmo na prisão injusta
5.4. O própósito de Deus para a vida de José se cumpre e ele se torna governador do Egito
5.5. José reconhece e perdoa seus irmãos, demonstrando um coração puro e voltado para Deus.
5.6. A família de Jacó é alimentada por meio de todas as tragédias pelas quais José passou.
Conclusão
Família é projeto de Deus, não canso de afirmar. A família da Jacó não era diferente. Deus projetou aquela família e permitiu todas as suas disfunções que foram consequências do grande erro de Jacó em amar mais um filho em detrimento dos outros. A preferência por um dos filhos é um erro crasso que os pais devem evitar a todo custo para que não venham a enfrentar as consequencias que a família de Jacó enfrentou. Deus usou toda aquela situação na vida de José e transformou o mal em bênção. José estava debaixo da bênção do Senhor porque era fiel a Deus, obediente aos princípios de Deus, mesmo em meio aos caos que viveu. Ele escolheu ser fiel e obediente; ele escolheu Deus e não a murmuração; ele escolheu Deus e não a vingança contra seus irmãos. E você, o que escolhe? Ainda que você tenha vivido em sua casa a preferência dos pais por um irmão, Deus escolheu vovê e ele o ama de forma incondicional. Você é especial para Deus! Ele quer te ver feliz, lhe oferece vida em abundância por meio de Cristo Jesus. Ele lhe oferece perdão pela mágoa que você carrega em seu coração. Decida liberar perdão a seus pais e seus irmãos. Faça como José, escolha Deus, escolha obedecer, escolha perdoar, escolha amar e seja feliz!