Resistir as ciladas do inimigo, revetido da armadura de Deus
Efésios 6.10-20
Análise histórico-Cultural
ANÁLISE DO CONTEXTO LITERÁRIO:
Esquema do conteúdo
Prefácio e saudação (1:1–2)
1.A boa notícia do evangelho (1:3–3:21)
a.Bênçãos espirituais para os que estão unidos com Cristo (1:3–23)
b.Da morte para a vida (2:1–10)
c.Unidos por meio de Cristo (2:11–22)
d.Paulo, apóstolo entre os gentios (3:1–21)
2.A vida cristã (4:1–6:20)
a.A união das partes do corpo de Cristo (4:1–16)
b.A nova vida dos que estão unidos com Cristo (4:17–5:21)
c.Relacionamentos na família (5:22–6:9)
d.A armadura do cristão (6:10–20)
Conclusão e bênção (6:21–24)
Na sua terceira viagem missionária, o apóstolo Paulo passou quase três anos na cidade de Éfeso (At 19:1–20:1). Essa cidade se tornou um importante centro do trabalho cristão na província romana da Ásia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. A Epístola aos Efésios foi escrita quando Paulo estava preso (4:1). O assunto principal desta epístola é o plano de Deus de “fazer convergir nele [Cristo], na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra” (1:10). A
Na primeira parte da epístola (caps. 1–3), o apóstolo fala de como os cristãos são um só povo por causa da morte de Cristo na cruz e também de como o Espírito Santo lhes dá o poder de viverem sempre unidos uns com os outros. Na segunda parte (caps. 4–6), ele fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com ele. E fala também de como essa vida se manifesta no relacionamento que eles têm uns com os outros.
A fim de tornar mais claro o que quer dizer a união do povo de Deus, o apóstolo usa três figuras para a Igreja: a de um corpo, do qual Cristo é a cabeça (1:22–23); a de um edifício, do qual Cristo é a pedra fundamental (2:20–21); e a de um casal, no qual a Igreja é a esposa, e Cristo é o marido (5:25–32).
fortalecei-vos no Senhor
Revesti-vos da armadura de Deus
resistir às ciladas do demônio
não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar
Intensificai as vossas invocações e súplicas
Orai em toda circunstância
7 O Senhor é a minha força e o meu escudo!
Por isso meu coração exulta e o louvo com meu cântico.
8 O Senhor é a força do seu povo,
uma fortaleza de salvação para o que lhe é consagrado.
6:10 Paulo está chegando ao fim da sua epístola. Agora ele faz um apelo emocionado a toda a família de Deus como soldados de Cristo. Todo verdadeiro filho de Deus aprende depressa que a vida cristã é uma guerra. As hostes de Satanás tentam impedir e obstruir a obra de Cristo e querem colocar cada crente fora de combate. Quanto mais atuante for o cristão no serviço do Senhor, mais sentirá os ataques ferozes do inimigo. O Diabo não desperdiça a sua munição com cristãos nominais. Além disso, é fato que, com a nossa própria força não somos capazes de vencer o Diabo. Portanto, a primeira admoestação é que devemos ser sempre fortalecidos no Senhor e nos abundantes recursos da sua força.