Liberto Para Servir
Notes
Transcript
Liberto Para Servir
Liberto Para Servir
Marcos 5.1-6 “Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,”
Marcos 5.7-14 “exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país. Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos. E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram. Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos. Então, saiu o povo para ver o que sucedera.”
Marcos 5.15-20 “Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles. Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.”
É muito facil fazer uma ligação entre a passagem anterior e o texto lido, o evangelista Marcos vai de um mar agitado para um homem agitado, Jesus acalma uma tempestade exterior para depois acalmar uma tempestade interior, humanamente falando ambos incontrolaveis, mas Jesus subjugou os dois.
Gostaria de iniciar essa menssagem falando de uma certeza, se Jesus foi vitorioso contra a furia dos ventos e do mar controlando essa grande tempestade, se Jesus foi vitorioso subjugando uma legião de demonios, podemos ter certeza que Jesus pode resolver qualquer problema que tem nos assolado! Viciados vcs podem ter esperança e a certeza que Jesus pode libertar vcs, famílias destruidas vcs podem ter esperança e a certeza que Jesus pode resolver o problema de vcs, ansiedade, depressão vcs serão exterminados no poder do nome de Jesus!
1° Jesus liberta o endemoninhado e confronta os demonios. (1-14)
A impureza do endemoninhado segundo os judeus - ficava junto dos mortos, estava em uma terra gentilica e estava endemoninhado.
A severidade do problema - sepulcro tres vezes no texto, não convivia junto da sociedade, fugiu para junto dos mortos, mas ainda estava condenado a si mesmo se mutilava.
1Jo 3.8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”
João 10.10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”
Os demoninos se submetem a Deus - Marcos 5.6-7 “Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!”
A expressão “Filho do Deus altissimo” quase sempre é encontrada na boca de pagãos (Gn.14:18ss; Nm 24:16; Is 14:14; Dn 3:26; 4:2; At 16:17)
Essa expressão quer dizer Deus acima de todos os outros deuses. (Deus era conhecidos pelos pagãos como ELION - Altissimo)
Eu aprendo aqui que :
É comum ouvir as melhores palavras pelas as piores bocas;
Palavras lindas como essa não é suficiente para dizer que uma pessoa é creinte de verdade, precisamos ver os frutos;
Mateus 7.18-21 “Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”
O mais gentiu dos hipocritas pode dizer que Jesus é o filho de Deus, contudo, o proprio satanas pode dizer o mesmo.
2° Jesus é convidado a se retirar da Cidade mas deixa um remanescente. (15-20)
De endemoninhado a ser humano normal, não é preciso dizer mais nada a cerca de Jesus, o aspecto do homem diz tudo; Jesus rejeitado é a fonte da verdadeira humanização.
Cidade é muito materialista; eles pensavamque não houvessem bem maior que Cristo poderia fazer para compensar a perca dos porcos, até mesmo aquele homem liberto. Muitas pessoas não querem abrir mão de seus bens em favor de Cristo.
O Homem pedi para ir com Jesus mas lhe é negado.
porque o homem pedi? para não esta no meio daqueles que o rejeitaram, para esta perto do seu salvador e atender suas esxpectativas de vida.
Os demonios pediram e lhes foi concedido, os homens pediram e Jesus disse sim e agora este convertido pedi e Jesus diz não.
Porque? porque agora a vida dele estava sob o dominio de Jesus!
Aplicações;
1° Aplicamos essa mensagem a condição humana de perdição no pecado.
O apostolo Paulo descreve muito bem isso em Romanos 7.15 “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.”
Romanos 7.17 “Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim.”
Romanos 7.20 “Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.”
Romanos 7.24 “Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”
É possivel ser saudavel de corpo, instruido e comportado, respeitado e aceito, e mesmo assim ter experiências com uma força em nós invisível (pecado), que nos aliena e não nos deixa viver uma vida para a qual existimos. Quando nos conformamos com isso a decadencia é certa! nos tornamos insurpotaveis! para estes insurportaveis Jesus esta em tempo integral disponivel!
2° A cura de Deus para nós não é o limite, fomos curados para curar! A pessoa normal não é unicamente a pessoa curada, mas a pessoa que passa a entender sua missão na vida!
3° Evangelismo se começa em casa!
Ilustração:
John Gibson Paton foi um missionário cristão nascido na Escócia em 1824, que desempenhou seu ministério junto aos canibais nas Ilhas New Hebrides dos Mares do Sul até morrer em 1907.
Antes de ir evangelizar a ilha ele teve muita resitencia, pois todos sabiam que a morte era certa.
sobre isso John Paton respondeu a aqueles que eram contra a sua ida a ilha: “Prefiro ser comido por homens fazendo a vontade de Deus, do que ficar e ser comido por vermes”.
O impacto da pregação e da prática do Evangelho foi notável; em duas décadas, a ilha inteira se tornou cristã praticante.