(At 23:11-35) O favor de Deus e a oposição dos homens
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
11 >>
Deus que acompanha (23.11): O maior encorajamento que Paulo recebeu para prosseguir resoluto foi a presença de Jesus.
Deus encoraja (23.11): O encorajamento não vem dos homens, mas de Deus
Deus que comissiona (23.11): O destino de Paulo não estava nas mãos dos judeus ou dos romanos, mas estava nas mãos de Deus.
Mesmo que a liberdade de Paulo houvesse acabado, seu ministério não
“Paulo agora obtém sua próxima missão: “Ir a Roma e pregar lá”. A missão assegura-lhe que Jesus o protegerá. Note-se, entretanto, que o Senhor não lhe promete liberdade e jornada tranquila até a cidade imperial. Jesus assegura a Paulo que ele chegará ao seu destino, mas omite como a longa jornada se passará e os tipos de perigo que Paulo enfrentará ao longo do percurso. Nas palavras de um ditado há muito honrado:Deus não promete boa viagem,Mas garante um porto seguro.” - Kistemaker
12-15 >>
“Quando o inimigo se vê vencido pelo argumento, utilizase da violência. Os judeus não conseguiram resistir aos argumentos de Paulo diante do Sinédrio, então resolveram matá-lo de forma traiçoeira, conspirando veladamente contra ele”. - HDL
“Mas nem os planos humanos mais cuidadosos e astutos podem ser bem-sucedidos quando Deus se opõe a eles. Nenhuma arma forjada contra o povo de Deus prevalecerá (Is 54.17). - HDL
“Quando Calvino foi banido de Genebra e enviado para Estrasburgo, onde pastoreou uma congregação de 300 pessoas, ele a chamou de “pequena igreja em Estrasburgo”. Durante sua pregação e ensino, quem poderia imaginar que 500 anos mais tarde as pessoas ainda estariam traduzindo aqueles sermões e palestras para alimentar toda a igreja do século 21? Jonathan Edwards, após muitos anos de serviço fiel à sua congregação em Northampton, foi demitido e exilado da cidade com base em calúnias e denúncias falsas. Ele foi trabalhar entre os índios, e enquanto estava em Stockbridge, ele aproveitou essa ocasião para sentar e escrever The Freedom of the Will, um dos dez clássicos mais importantes de toda a história cristã. Quem pode imaginar quando Deus não mais o usará? Quem pode calcular quanto impacto sua vida e testemunho ainda causarão?” - Sproul
16-25 >>
Nas palavras de Agostinho: “Confie o passado à misericórdia de Deus, o presente a seu amor, e o futuro a sua providência”. O que sabemos é que a notícia da conspiração passou do sobrinho de Paulo para Paulo, de Paulo para o centurião, e do centurião para o comandante, que tomou conhecimento da trama pelos lábios do jovem.
26-35 >>
Cesareia era o destino de Paulo. A sede do governo romano não ficava em Jerusalém, mas em Cesareia
“Félix governou como procurador da Judeia por sete ou oito anos, desde 52 d.C. Era implacável em abafar as sublevações dos judeus. Apesar de liberto, parece nunca ter abandonado sua mentalidade servil, o que fez Tácito escrever que “ele praticou todo tipo de crueldade e luxúria, exercendo o poder de um rei com os instintos de um escravo””.
APLICAÇÃO
Deus é suficiente! Você deve sempre lembrar que Deus não apenas tudo que precisamos, Ele é tudo o que temos. Não só nas horas mais difíceis, mas em todo tempo. Quando Paulo estava preso do que ele precisava? Ser liberto da prisão?! Não! Ele precisava de Cristo, e Cristo estava ali, ao seu lado. Cristo deve ser tudo pra você. A obra dele deve ser a sua esperança e consolo. O quano você ama Jesus? O quanto você deseja-o? O quanto você quer estar com ele? O quanto você vive pra ele?
Lute contra o temor dos homens. Não tema aqueles que matam o corpo, ou aqueles que tiram o dinheiro, que demitem, que zombam, temam aquele que depois de matar lança corpo e alma no inferno. Esse é justamente aquele que está conosco. E Rm 8:31 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
Esteja sempre preparado para ir pra onde Deus mandar você. Deus nos submete a condições que nós não queríamos, mas é o que ele quer pra nós hoje. Foi assim que Deus cumpriu o seu propósito na vida de Paulo, ele estava sendo mandado para Roma como Deus queria, mas foi através de julgamentos e prisões. No final, devemos descansar em Deus, tudo tem um propósito, o nosso desejo final deve ser glorificar a Deus e se alegrar nele para sempre.